Essa página tem apoio de
academiar3floripa.com.br
2019
VOLTA À ILHA PROVA DE REVEZAMENTO EM FLORIANÓPOLIS
A prova de maior distância na América Latina, com percurso de 140 km acontece em 2019 no dia 13 de abril. A primeira edição foi em 1996.
Existem várias categorias e há também variação na quantidade de integrantes por equipe.
Poderá ser publicado material transmitido por Parceiro que participa da prova, ao qual desejamos boa prova.
Brasileiro de Rally 2018
Irmãos Zettel, paranaenses obtiveram a segunda colocação em Rio Negrinho-SC
Uma prova inédita, em Rio Negrinho / SC, contou pontos para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. Mesmo com muita chuva, o evento foi um sucesso e os irmãos Leo Zettel / Fred Zettel ficaram com a segunda colocação.
A previsão do tempo assustou muito as equipes durante os preparativos para a quarta etapa do campeonato brasileiro de rally de velocidade. Mas mesmo com muitas variações, a chuva deu as caras mesmo na cidade de Rio Negrinho, que pela primeira vez sediou uma etapa de rally.
A prova contou com 276 km, sendo 137 km de trechos cronometrados, divididos em 10 especiais, que foram realizadas pontualmente. "A chuva deixou as estradas bem escorregadias, principalmente uma serrinha no trecho da tarde. Mas é igual para todos", conta o piloto Leo Zettel, que corre com um Peugeot XRC, na categoria RC2N – para veículos com tração integral, ao lado de seu irmão Fred Zettel.
Como foi a primeira prova na chuva da dupla de Curitiba na categoria principal, os irmãos estavam um pouco apreensivos e não foram bem na primeira especial. "Entrou muita água dentro do carro e os vidros embaçaram demais", lamenta Leo. "Mas depois ajustamos o equipamento e fomos pegando o jeito, aí os tempos ficaram melhores", completa o piloto. Ao final de 10 especiais a dupla ficou com a segunda colocação.
Resultado Rally Rio Negrinho
1. Paulo Nobre / Gabriel Morales – Mitsubishi Lancer EVO IX
2. Leo Zettel / Fred Zettel – Peugeot 207 XRC
3. Alexandre Horn / Gilson Yoshimura – Mitsubishi Lancer EVO IX
Classificação Brasileiro de Rally
1. Paulo Nobre / Gabriel Morales – Mitsubishi Lancer EVO X – 52 pontos
2. Luiz Facco / Francis Herrero – Peugeot 208 Maxi – 47 pontos
3. Alexandre Horn / Gilson Yoshimura – Mitsubishi Lancer EVO X – 34 pontos
4. Milton Pagliosa / Andre Pagliosa – Mitsubishi Lancer EVO X – 32 pontos
5. Leo Zettel / Fred Zettel – Peugeot XRC – 20 pontos
A próxima etapa será o Rally da Graciosa, nos dias 17 e 18 de novembro, na região da Serra do Mar, no Paraná.
Para temporada 2018 de rally de velocidade, os irmãos Leo Zettel e Fred Zettel contam com patrocínio da WZ Comm, Militec-1, Industrial Design e apoio da OMP Racing Brasil, S Werner Confecções e Apetrechos.com.br. Mais informações sobre a equipe no site www.zettel.com.br.
Parabenizo a dupla de amigos assim como o Gilson Yoshimura, meu vizinho, terceiro em Rio Negrinho e no Campeonato.
Irmãos Zettel, de Curitiba, dupla forte no Brasileiro de Rally 2018
Estreando na categoria principal do Campeonato Brasileiro de Rally a dupla Leo Zettel e Fred Zettel chegou a liderar o primeiro dia de prova, mas foi obrigada a abandonar o Rally de Estação após um acidente na SS9. Erechim sediará a segunda etapa.
O Rally Internacional de Erechim, também no Rio Grande do Sul, somará pontos para os campeonatos Gaúcho, Brasileiro e Sulamericano, nos dias 25 a 27 de maio.
Para temporada 2018 de rally de velocidade, os irmãos Leo Zettel e Fred Zettel contam com patrocínio da WZ Comm, Industrial Design e apoio da S Werner Confecções, OMP Racing Brasil e Apetrechos.com.br.
Paranaenses encaram 20º Rally RN 1500 no Rio Grande do Norte
A dupla vai disputar 600km de prova, considerada a segunda maior do Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade
Entre os dias 11 e 15 de abril, o piloto paranaense Marcelo Maronezi e a navegadora Luciani Maronezi encaram a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade. Eles vão percorrer mais de 800 km da prova Rally RN 1500, no Rio Grande do Norte. ,
O RN 1500 chega em 2018 à sua 20ª edição e promete grandes desafios. Os organizadores prepararam um percurso com trechos que fizeram parte de edições anteriores e incluíram também algumas novidades, onde a principal marca é a diversidade de terrenos.
A disputa inicia em São Miguel do Gostoso e segue até Natal, passando por cidades do sertão do Rio Grande do Norte. “Esse é uma prova muito interessante, porque exige muita habilidade tanto da pilotagem quanto da navegação, em terrenos como dunas, pedras e piçarras, um terreno típico do sertão nordestino” afirma Marcelo Maronezi, que compete ao lado da esposa Luciani, na categoria Super Production. A dupla conta com o apoio da Via Jap, Facilit Construções e Reformas, Itaguajé Futebol S/A e dos Padrinhos do Hospital Erasto Gaertner.
Segundo Maronezi, é grande a expectativa em relação à prova, que deve contar com a presença de pilotos de todo país, em cinco categorias. O objetivo da dupla nessa temporada é pontuar para o campeonato nacional e preparar o carro para o Rally dos Sertões, onde os paranaenses defendem a terceira posição alcançada ano passado.
Segundo a organização, a secretaria da prova será montada em São Miguel do Gostoso, nos dias 10 e 11 de abril. No dia 12, os participantes saem com destino a Açú, para um percurso com 221 km, sendo 142 km de especial. No dia 13, o trecho terá largada e chegada em Açú, em laço, com 205 km e 134 de especial. A terceira etapa, no dia 14, será entre Açú e Currais Novos, com 214 km e 172 km de especial, a maior da edição. Para fechar o rally, no dia 15 acontece a quarta etapa, de Currais Novos a Bom Jesus, com 198 km de prova e 120km de especial. A premiação acontece no Parque das Dunas, em Natal.
Texto com ligeiras alterações a partir de Informação acima recebida de NCA Comunicação.
RALLY EM MORRETES-PR DEFINIU TÍTULO BRASILEIRO 2016
Os irmãos Leo e Fred Zettel buscavam o bi campeonato do Campeonato Brasileiro
de Rally
na categoria RC5 (para carros 1.6 de produção).
A etapa final teve 12 especiais, ou trechos cronometrados, somando 126 km dos
346 km do percurso total. A prova decidiu o título em duas categorias.
O Rally de Morretes, no litoral do Paraná, aconteceu dias 18 e 19 de
novembro. Sexta
teve a largada
promocional e a primeira especial, denominada Street Stage, com 1,5 km no centro
histórico da cidade. As outras 11 especiais foram disputadas no sábado, a partir
das 8 horas da manhã. O evento terminou com a premiação no Centro de
Eventos de Morretes.
A prova teve apoio da Prefeitura de Morretes e das Polícias Militar e Rodoviária
Estadual do Paraná para o bloqueio dos trechos onde aconteceram as especiais.
Os irmãos Leo Zettel e Fred Zettel contam com a
estrutura da ProMacchina Motorsport, patrocínio da WZ Comm – Comunicação que
mostra resultados, GoBS – distribuidor Exclusivo OMP no Brasil,
Programa Talentos do Paraná e apoio da Industrial
Design e Tireshop.com.br
Serra da Graciosa, abaixo durante a prova em 2015, faz parte do roteiro. Acima, em 2016, durante a cronometragem no Street Stage para definição da ordem de largada
A prova é a única de Rally de Velocidade por pisos pavimentados do Brasil e somou pontos para os Campeonatos Paranaense e Brasileiro de Rally de Velocidade. O primeiro trecho foi o acesso secundário da cidade, em seguida a PR 410 entre Antonina e São João da Graciosa, logo após o mesmo trecho em sentido contrário, e o último trecho foi a subida da Serra da Graciosa. O Street Stage definiu a ordem de largada para o segundo dia de prova. E os irmãos Leo Zettel / Fred Zettel, que disputam os dois campeonatos com um VW Gol RC5, fizeram o 5º tempo na geral. Mas com o correto ajuste dos comissários, largaram atrás dos carros 4x4.
“Nosso carro se dá bem em trechos travados, por isso esse ótimo resultado. Mas nas especiais de sábado não seria legal largar com um (carro da categoria) RC2 logo atrás”, disse o piloto Leo Zettel, se referindo que os carros da categoria RC2 atingem mais velocidade.
O clima bom atraiu numeroso público da cidade e vizinhança.
A esperança da dupla Zettel de tirar a diferença para o Peugeot da dupla Fabio Simsen / Gilson Rocha que lideravam na soma dos tempos e tinham a liderança do Campeonato na etapa Graciosa foi frustrada pela quebra do câmbio. Assim, com o resultado do Rally de Morretes 2016 a dupla Simsen / Rocha conquista o título de Campeã Brasileira de Rally de Velocidade, ficando a família Zettel com o vice-campeonato.
Resultado Rally Morretes 2016 (Cat. RC5)
1.Fabio Simsen / Gilson Rocha – Peugeot 207 – 1:11:42
2.Edu Paula / Bruno Scarpelli – Peugeot 207 – 1:37:53
3.Leonardo Zettel / Frederico Zettel – VW Gol – 1:42:25
Classificação do Campeonato 2016
1.Fabio Simsen / Gilson Rocha – 118 pontos
2.Leonardo Zettel / Frederico Zettel – 96 pontos
3.Edu Paula / Bruno Scarpelli – 73 pontos
OUTUBRO
SEM JASC EM ANO DE OLÍMPIADA
Os fortes ventos do dia 16 que causaram grandes prejuízos em Tubarão, cidade que sediaria os JASC Jogos Abertos de Santa Catarina é o que justifica oficialmente o cancelamento do evento que só acontecerá em 2017, em Chapecó, no Oeste. Anteriormente, duas edições dos JASC já haviam sofrido com eventos meteorológicos que levaram a cancelamentos: Blumenau em 1983 e em 2008 Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó. Assim pode-se dizer que nas três ocasiões a vitória coube à fôrça da natureza.
MAIO
IRON MAN FLORIPA
TRÊS BRASILEIROS E DUAS BRASILEIRAS NO TOP TEN
A vitória no masculino foi de canadense e no
feminino de norte-americana com recordes em ambas as categorias.
No masculino, é a segunda melhor marca já registrada no mundo.
Os brasileiros ficaram em sexto - Fabio Carvalho
com 8 horas 19 minutos e 7 segundos (8h 19' 17"); oitavo - Frank
Silvestrin com 8h 20' 3" e décimo - Luis Henrique Ohde 8h 27'
32". As brasileiras se colocaram na quarta - Ariane
Monticeli e na sexta posição - Mariana Borges com 9h 21' 18 " e
9 h 34' 1". Monticeli foi a campeã da prova na edição 2015.
Mariana Borges é catarinense, "manezinha" como se diz de quem é
natural de Florianópolis.
RALLY DE ERECHIM-RS
Dupla paranaense terá novidade em pneus A dupla de
Curitiba, Leo Zettel / Fred Zettel, segue para o Rally de
Erechim com uma nova estratégia de pneus. De 13 a 15
de maio acontece o maior rally de velocidade do Brasil. Com 260
km, sendo 153 km de especiais, o Rally de Erechim deve
movimentar a cidade gaúcha de mesmo nome com carros de toda
América Latina. Organizada pelo EAEC – Erechim Auto Esporte Clube, a lista de
inscritos já conta com mais de 60 carros na disputa pelos
campeonatos gaúcho, brasileiro e sulamericano de rally. Na categoria de acesso do Campeonato Brasileiro de Rally –
RC5 (para veículos 1.6 de produção), os irmãos de Curitiba Leo
Zettel e Fred Zettel precisam diminuir a diferença do líder da
categoria. “Andamos bem nas duas primeiras etapas do
campeonato, mas nosso carro não está conseguindo acompanhar os
Peugeot”, conta o piloto Leo. Para o Rally de Erechim a equipe traçou uma nova estratégia
de pneus. “A única diferença evidente para nossos
concorrentes do ano passado para cá foram os pneus, então vamos
usar uma medida menor nessa prova para ver se compensamos”,
explica Leo. Por ser o rally mais longo da temporada, a equipe seguiu no
dia 10, terça, para Erechim. Na quarta e quinta as duplas farão
o reconhecimento dos trechos. Quinta a noite haverá a largada
promocional a partir das 20h na Praça da Bandeira. Sexta começa
a disputa com o tradicional Super Prime às 19:00 horas. No
sábado e domingo serão 12 especiais para definir o vencedor da
prova. Domingo ãs 13:30 deve acontecer a premiação. Classificação do Campeonato Brasileiro – cat RC5 Os irmãos
Leo Zettel e Fred Zettel contam com a estrutura da ProMacchina
Motorsport, patrocínio da WZ Comm – Comunicação que mostra
resultados, GoBS – distribuidor Exclusivo OMP no Brasil e apoio
da Industrial Design – móveis com design industrial.
MARÇO
PASSEIO PEDALANDO PELA VIDA EM GRAVATAL-SC, DIA 20
Promovendo a Doação de Sangue, o Passeio é organizado por MTB Gravatal, tem apoio da Prefeitura da cidade. Inscrições podem ser feitas no riscozeroadventure.com.br
2015
DEZEMBRO
Rali de Morretes
Leo e Fred Zettel vencem e comemoram o título paranaense e o vice brasileiro
NOVEMBRO
NA VILA DA REGATA, EM ITAJAÍ
Por volta das 4 horas da madrugada do sábado, dia 06, o primeiro veleiro da Regata Transat Jacques Vabre aportou em Itajaí. Macif é o nome da embarcação, que partiu da França dia 25 de outubro.
OUTUBRO
Dia 03
Regata válida pela oitava etapa da Copa Veleiros de Oceano, em Florianópolis, e com forte vento Sul, conferível na imagem abaixo, pela folhagem da árvore.Do trapiche da Beira Mar Norte, Centro de Floripa para Jurerê, Norte da Ilha de Santa Catarina
Dias 03 e 04
em Araquari-SC, na Praia da Barra do ItapocuEtapas 11 e 12 do Brasileiro de Rally Cross Country (Carros, Caminhões, Motos, Quadriciclos e UTVs)
Etapas 8 e 9 do Brasileiro de Rally Baja (Motos, Quadriciclos e UTVs)
Dia 11
Meia Maratona Internacional de FlorianópolisSETEMBRO
POWERMAN tem vitórias de catarinenses
Florianópolis sediou a primeira prova da maior série do duatlo mundial no dia 27. Sob chuva os catarinenses Matheus Ghiggi e Mariana Borges foram os campeões masculino e feminino. Os 20 km de corrida a pé e os 60 km pedalando uma bike foram completados em pouco mais de 2 horas e 40 minutos por Matheus e em pouco mais de 3 horas pela Mariana. O atleta masculino é de Balneário Camboriú e a atleta feminina é de Floripa.
AGOSTO
Dia 2
0 ACONTECE EM OUTUBRO EM GRAVATAL4ª
TRILHA DA CACHAÇA Moto e Quadri 04 Outubro Realizado por Fecha Trilha de Gravatal-SC. A inscrição dá direito a café da manhã, lanche na trilha, almoço, e garrafinha de cachaça. Os primeiros 400 inscritos recebem camiseta do evento que tem apoio da Prefeitura Municipal de Gravatal e diversos patrocinadores. A distribuição da Caipira na Betoneira já é tradicional e está diretamente ligada ao nome da Trilha. Inscrições: fechatrilha2012@gmailDia 02 ACONTECE EM OUTUBRO EM FLORIPA
Desafios e diversão serão as marcas do Mountain Do Caixa Lagoa da Conceição
A etapa mais tradicional do Mountain Do abre as inscrições para a 12ª edição, que irá movimentar Florianópolis, em outubro
Iniciaram no dia 29 de julho as inscrições para o Mountain Do Caixa Lagoa da Conceição, uma das principais etapas do circuito, que será realizada no Lagoa Iate Clube (LIC), entre os dias 2 e 4 de outubro. O evento terá como proposta unir esporte, alegria, superação e integração com a natureza, em algumas das paisagens mais bonitas da Ilha.
Em 2015, a prova terá 65Km entre bosques, lagoas, montanhas, dunas e trilhas, além de voltar a ser exclusivamente de revezamento. Os competidores poderão participar da corrida em dupla, quarteto ou octeto, nas categorias feminina, masculina, mista e aberta.
A programação do evento começa na sexta-feira (2) com entrega dos kits no LIC e simpósio sobre o trajeto que os atletas vão percorrer, seguido de um coquetel. No sábado (3), a abertura da corrida será 6h15 e a primeira largada às 7h15. Já no domingo, após a corrida, será dia de premiação e almoço.
A etapa Lagoa da Conceição foi a pioneira do circuito Mountain Do, uma das primeiras corridas de montanha no Brasil, e desde 2004 reúne atletas dispostos a superar limites e desafios em um dos principais cartões postais da capital catarinense.
As inscrições para participar do Mountain Do Caixa Lagoa da Conceição podem ser feitas através do site mountaindo.com.br/provas/lagoa-da-conceicao/
SERVIÇO
O que: Mountain Do Caixa Lagoa da Conceição
Quando: 2 a 4 de outubro de 2015
Onde: Lagoa Iate Clube (LIC) - Rua Hipólito do Vale Pereira, 620, Lagoa da Conceição, Florianópolis/SC
Informações: (48) 3343.7011 / (48) 9914.0651
JULHO
Dia 23 RALLY
IRMÃOS ZETTEL LIDERAM O PARANAENSE E SÃO VICE-LÍDERES NO BRASILEIRO
A dupla de Curitiba começou bem o Rally de Piraquara, realizado nos dias 03 e 04 de julho valendo como 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally e 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Rally, mas uma quebra no suporte do motor deixou os irmãos Leo e Fred com a terceira colocação na prova.
Com este resultado a dupla continua na liderança do paranaense e sobe para a segunda colocação no brasileiro. Reprodução zettel.com.br
As duplas percorreram 207km de prova, sendo 120 de trechos cronometrados, com direito a lama, poeira, buracos, pedras, saltos e até prova noturna.
Logo depois da largada promocional, realizada na prefeitura de Piraquara, as duplas partiram para duas primeiras especiais noturnas. "Andar a noite é muito legal. O desafio é maior e a boa interação entre piloto e navegador fica mais evidente", conta o piloto Leo Zettel
No dia seguinte foram realizadas mais seis especiais na área rural do município tornando a disputa bem mais acirrada. "Vínhamos os três primeiros em uma boa disputa. Vencemos a SS5, mas tivemos problemas mecânicos na SS6 e perdemos mais um minuto", lamenta Leo, que ao lado do irmão, Fred, ficou com a terceira colocação. "Considerando os problemas, o resultado foi ótimo!", completa o piloto.
Para a temporada 2015 de rally os irmãos Leo Zettel e Fred Zettel contam com a estrutura da ProMacchina Motorsport, patrocínio da WZ Comm - Comunicação que mostra resultados, Balaroti - Sua casa em 1º lugar, GoBS - distribuidor Exclusivo OMP no Brasil e Dmack Motorsport Brasil - pneus de rally.
A próxima prova em que os Zettel participarão será no dia 15 de agosto, na terceira etapa do Campeonato Paranaense de Rally, quando os irmãos defenderão a liderança.
Dia 14
MEIA MARATONA DE FLORIPA
Descrição no site da prova: "Clima ameno, altimetria perfeita e beleza por todos os lados. Com seu percurso à beira-mar, a Meia de Floripa é a meia-maratona mais charmosa do país e faz parte do Circuito 21k Sudamericano."
A chuva se fez presente. Mas nenhum atleta se fez ausente! Troféus aos três primeiros colocados no Masculino e no Feminino.
MAIO
Dia 31
A BRASILEIRA ARIANE MONTICELLI É CAMPEÃ NO IRONMAN, E COM RECORDE
Uma provação mais que uma prova. Na verdade são tres provas integradas. Cada triatleta tem que nadar 3,8km, pedalar por 180km e correr 42,2km!!!
Na categoria masculina vitória do belga Marino Vanhoenacker, também com novo recorde de tempo total. O brasileiro Igor Amorelli, campeão da prova em 2014 foi o quarto colocado e também superou o recorde anterior, baixando das 8 horas seu tempo de prova. Timothy O'Donnel, o recordista anterior, terminou em segundo, melhorando em 6 minutos o seu recorde.
IRONMAN MOVIMENTA FLORIANÓPOLIS
Em época de baixa estação no litoral do Sul do Brasil, o evento esportivo reúne cerca de 10 mil pessoas na capital catarinense. E, como num passe de mágica, a Ilha da Magia ganha fôlego nas áreas de gastronomia e hotelaria. No dia da prova, 31, em 2015, o tráfego de veículos tem alterações e limitações.
TOQUES RÁPIDOS
Imbituba Marathon, evento de Mountain Bike acontece em sua primeira edição no dia 31 no litoral Sul catarinense. Infos: (48) 3255-8000.
Exposição de Camisas de Times, dia 23, em Florianópolis na AABB Coqueiros, a partir das 14:00 horas.
2014
27/10
PÓDIO PARA OS IRMÃOS ZETTEL NO RALLY EM PONTA GROSSA
Os irmãos Leonardo e Frederico Zettel subiram ao pódio da quinta etapa do Parananense de Rali de Velocidade ao conquistarem o terceiro lugar. O valor do resultado pode ser melhor avaliado ao se saber que na etapa anterior um acidente danificou o carro e deixou a dupla preocupada em relação ao desempenho após os reparos. A performance e o resultado provaram a qualidade do trabalho da RT One, a equipe de preparação.
Foto: Edson Castro
As chuvas nos dias que antecederam a prova deixou o percurso bastante enlameado na primeira especial , e a dupla preferiu adotar postura preventiva, da forma mais segura, deixando para acelerar ainda mais nos demais trechos já mais secos. O Rally de Ponta Grossa, englobou o Campeonato Brasileiro da modalidade teve 328,8 quilômetros, sendo 146,6 quilômetros de trechos cronometrados em especiais de alta velocidade.
Leo e Fred Zettel contam com o patrocínio da WZ Studio(www.wz.com.br), Aline Andrade e Balaroti.
A próxima etapa acontece em dezembro, na cidade de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba/PR. Animados pelo resultado, mais perto de casa e agora confiantes no potencial do carro, ao qual ainda estão se adaptando, os irmãos Zettel são fortes candidatos a mais um pódio.
CATARINENSE GABRIEL MEDINA PODE TRAZER O PRIMEIRO TÍTULO MUNDIAL DE SURF PARA O BRASIL
A etapa disputada em Portugal entre os dias 12 e 13 de outubro pode consagrar o catarinense Campeão Mundial de Surf. A vantagem de 6.500 pontos sobre o segundo colocado coloca o brasileiro numa situação de relativa tranquilidade. Mas é fundamental conseguir boas manobras como aéreos ou tubos para garantir boa pontuação na avaliação dos juízes. São cinco juízes, sendo que a melhor e a pior nota em cada onda são desconsideradas, valendo a média das outras tres notas. Cada atleta pode surfar até 10 ondas, sendo computadas as duas melhores notas médias.
Medina durante um tubo
"Aéreo" sobre as águas do mar
22/09
ATLETA "GOLFINHO", VERDADEIRA MÁQUINA NA PISCINA
Oito medalhas de ouro em nove provas, e ainda uma de prata em apenas tres dias no Catarinense Open de Natação! Esse, o feito de Eduardo Seeger Duarte, que compete pelo Lira Tênis de Clube. Eduardo registrou cinco recordes a nível estadual durante o campeonato. O catarinense está em preparação para disputar o mundial, no Catar.
14/07
DESAFIO OFF ROAD E TRILHA EM CANELA-RS DIAS 15,16 e 17 AGOSTO
No sábado, largada às 8:30, almoço em Churrascaria e na chegada da Trilha Chopp e Churrasco. E para completar show com banda local.
No domingo o Desafio. com sorteio de brindes, a partir das 9:00 horas. Contato: [email protected]
15/06/14
CATARINENSE É
PRIMEIRO BRASILEIRO CAMPEÃO DA NBA
O blumenauense Tiago Splitter faz parte da equipe
do San Antônio Spurs que conquistou o título de campeão
da NBA Liga Norte-americana de Basquete.
26/05/14
BRASILEIROS VENCEM IRONMAN EM FLORIANÓPOLIS, QUE REUNIU QUASE 2 MIL ATLETAS DE 34 PAÍSES
IGOR MORELLI, CATARINENSE VICE EM 2013 É O CAMPEÃO DA ETAPA 2014. A FESTA SE COMPLETOU COM O VICE DE ATLETA GOIANO
Nadar 3.800 metros nas águas do mar da praia de Jurerê, pedalar por 180 km através das belezas da Ilha de Santa Catarina e ainda correr por 42 km, mesma distância das Maratonas pela parte Norte da Ilha. Essa é a motivação que atrai atletas de tantos lugares. Esse é 14º ano que o evento acontece em Floripa. Argentina com 294 participantes e EUA com 72 tiveram as maiores representatividades. O Brasil, com 1384 atletas inscritos tem o absoluto domínio numérico. O atleta goiano Santiago Ascenço repetiu seu resultado de 2011, conquistando o título de vice campeão na dobradinha brasileira. Entre as 175 mulheres(Ironwomans?) a gaúcha Ariane Monticelli foi a terceira colocada, repetindo o que conseguira em 2011. A campeã foi a canadense Sara Gross que estabeleceu novo recorde de tempo feminino para o percurso da prova. Em 2013 ela foi a vice campeã na etapa de Florianópolis.
Num dia frio, o início dentro d'água não tirou o ânimo dos esportistas Fotos: Bike Magazine
O campeão, pedalando na estrada
Erguendo a fita da chegada, no gesto da vitória
21/03/14
ANIVERSÁRIO DE SENNA GANHA BOA LEMBRANÇA
Homenagem do Google ao piloto brasileiro tri campeão da F 1 pela
data de seu nascimento, em 1960.
Ayrton Senna nasceu há 54 anos, em São Paulo-SP. Vítima de acidente em
01 de maio de 94 no GP de San Marino, menor República no mundo, Senna
morreu aos 34 anos. O
SULACONTECE.com
prepara
homenagem pelos 20 anos sem Ayrton.
MARÇO
AUTOMOBILISMO: REGIÃO SUL TERÁ MAIORIA DAS PROVAS DO BRASILEIRO DE MARCAS
Cinco das oito etapas do Brasileiro de Marcas 2014 serão disputadas em autódromos do Sul do País. 06 de abril a abertura em Tarumã-RS. Quatro etapas seguidas acontecem no Sul: 08 de junho, a quarta etapa, que é a única ainda sem definição, apenas com a certeza de que será realizada na região Sul: Cascavel-PR ou Santa Cruz do Sul-RS é a dúvida; a capital paranaense nomina a quinta etapa dia 27 de julho, sendo que na verdade o autódromo está localizado na vizinha São José dos Pinhais; a prova seguinte será no Velopark-RS dia 07 de setembro; e em 19 de outubro os carros da categoria voltam a correr em São José dos Pinhais-PR, sendo a localização da etapa considerada Curitiba, pela organização. Santa Catarina? Tem apenas autódromos com pistas em terra.
FEVEREIRO
ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO HOMENAGEIAM ÍDOLOS DO ESPORTE BRASILEIRO
Ayrton Senna homenageado pela Unidos da Tijuca e Zico, que desfilou no dia em que completou 61 anos, pela Imperatriz Leopoldinense. Os dois enredos foram muito bem desenvolvidos. No caso de Senna o McLaren do maior número de vitórias, o Kart onde tudo começou e sua confessa paixão, e até a chuva, condição climática em que era ainda mais difícil superar as habilidades do brasileiro. A trajetória de Zico ao redor do mundo foi mostrada e 500 bolas com seu autógrafo foram lançadas ao público. Extra Sul, mas que vale a informação
NO RALI DAKAR, QUE É "AQUI DO LADO", ENTRE ARGENTINA, BOLÍVIA E CHILE ACONTECEU UMA VITÓRIA DO ESPORTE, QUE DEIXA DE ALMA LAVADA OS ESPORTISTAS DE VERDADE
A equipe russa Kamaz-Master levou o Beduíno de Ouro nos Caminhões após a correta decisão dos juízes baseada no regulamento da competição e vitória de Andrei Karginov. A explicação:
DEZEMBRO
Dia 02
JOGOS ABERTOS DE SANTA CATARINA 2013: BLUMENAU, A "VELHA" CAMPEÃ, VOLTA A GANHAR
Itajaí foi vice e Florianópolis a terceira colocada. Em 2014, a portuária Itajaí sediará os JASC. Blumenau, a anfitriã esse ano, conquistou o 40º título.
NOVEMBRO
Primeira
Vitória Feminina no GP Bento Gonçalves em 105 anosJosiane Gulart entrou para a história do turfe não só gaúcho, mas brasileiro e até mundial. A joqueta de 28 anos venceu a tradicional prova e declarou: "Bastam sensibilidade e conhecimento do animal". E alfinetou os jóqueis: "Não há necessidade de força nem de braço masculino".
O proprietário do cavalo Victory is Durs recebeu R$ 100 mil como prêmio pela conquista.
O Ginásio dos Bancários, em Belém-PA, foi o cenário da conquista da equipe de voleibol feminino da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola. As neotrentinas chegaram à final dos Jogos Escolares da Juventude contra a equipe do Centro Educacional da Lagoa, do Rio de Janeiro e trouxeram para Santa Catarina o título da Primeira Divisão do campeonato.
A disputa ocorreu no sábado, 16 de novembro e foi marcada por muita emoção. Foram quase três horas de jogo, com cinco set's, na busca pela medalha de ouro. Nova Trento abria vantagem de 2 set's a 0, com parciais de 23/25 e 20/25, quando o adversário empatou a partida com parciais de 17/25 e 15/25. A decisão foi para o tie-break. No momento decisivo, as meninas da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola levaram a melhor e marcaram 16/14 contra as cariocas.
A atleta Karoline Tormena foi eleita destaque na modalidade de voleibol nos Jogos Escolares da Juventude. A equipe de Nova Trento representava Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude, que reuniu atletas de 15 a 17 anos de todo o Brasil.
Informação recebida Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento Texto: Marcia Peixe
(revisão sulacontece.com)Dia 17
Extreme Racing Series em Florianópolis
Disputado nas águas da baia Norte da capital catarinense, na Ilha de Santa Catarina, o evento teve fortes ventos Noroeste na sexta-feira dia 15 e Sul no sábado, quando um
dos catarmarãs de 40 pés virou, sem lesões aos integrantes da tripulação. Domingo as águas estiveram tranquilas.
Dia 16
"AVENTURA PELOS MARES DO MUNDO" EM ITAJAÍ, PARA RECEBER REGATA INTERNACIONAL
A regata Jacques Fabre disputada por 44 veleiros que partiram da França tem chegada na cidade portuária catarinense. Festival gastronômico com as culinárias do Brasil,
França, Espanha, Itália, e Portugal fazem parte das atrações que incluem Planetário Digital, Cinema 3D e Festival de Música. Até o dia 01 de novembro no Centreventos da cidade.
Alguns shows musicais: Lenine(dia 16); Renato Borghetti(19); Céu(21); Monobloco(22). Entrada gratuíta.
Dia 03
SANTA CATARINA DOMINA O HÓQUEI FEMININO SOBRE GRAMA JÁ FAZ SETE ANOS
Desterro(o nome inicial da capital catarinense foi Nossa Senhora do Desterro) e Florianópolis dividem os títulos brasileiros desde 2007
Em 2007, 2009 e 2010 Desterro levou a melhor e foi a equipe campeã nacional. Em 2008, 2011 e 2012 o time Florianópolis venceu.
Dia 09 no Rio de Janeiro, aconteceu o desempate. Em oito anos desde o início da disputa do Brasileiro, Santa Catarina está invicta!
COMO É: As partidas de Hóquei na grama são disputadas em dois tempos de 35 minutos, por times com 11 jogadores(no caso jogadoras).
Desde 1908, já faz 105 anos, é esporte olímpico. A bola só pode ser atingida com o taco. O contato da bola com o corpo do atleta é falta.
Dia 03
O GAÚCHO FELIPÃO NONO ENTRE OS MELHORES TÉCNICOS DE FUTEBOL DO SÉCULO CONCORRE A MELHOR DO ANO
Final do Paranaense de Rally 4x4 será em Curitiba
A competição chega na reta final com a realização da quinta e última etapa. A capital paranaense recebe pela primeira vez prova válida pelo Campeonato Paranaense de Rally 4x4
A 1ª edição do Rally PR já é um sucesso. Muita aventura, diversão e emoção
aguardam as equipes que vão se encontrar em Curitiba (PR) dia 23 de novembro
para a última etapa do rali de regularidade válido pelo Campeonato Paranaense de
Rally 4x4. Além dos inscritos, suas famílias e amigos estão convidados para um
sábado diferente e divertido.
"A expectativa é de fechar com chave de ouro um campeonato que mesmo estando na
sua primeira edição, tem agradado competidores, pela parte técnica e de se
tratar de um campeonato com personalidade própria", Vander Hirt, diretor e
organizador do Rally Paraná.
Estão programadas duas voltas para o sábado, com um total aproximado de três
horas percorridas, em busca do título para as três categorias da competição:
Master, Graduados e Junior. Nesta competição, as duplas devem seguir as
orientações da planilha e quem for mais regular perde menos pontos e, no fim do
dia, os melhores de cada categoria sobem ao pódio, em uma grande festa de
premiação!
O Rally PR 2013 passou pelas cidades de Ponta Grossa (1ª etapa), Cascavel (2ª
etapa), Arapongas/Apucarana (3ª e 4ª etapas) e Curitiba encerra a temporada.
"Estamos planejando um circuito que terá novamente uma prova bem técnica e com
médias bem justas", disse Hirt.
O planejamento para o campeonato 2014 já está sendo elaborado incluído o
calendário com novas cidades.
Na Master, a diferença é pequena entre os quatro primeiros na tabela do
campeonato. A disputa está entre três duplas de Apucarana e uma de Curitiba:
Leandro Moor Ximura/Wagner Hirt, Apucarana, 134 pontos; Rone Branco/Ronaldo
Willian, Curitiba, 120; Otávio Enz Marreco/Allan Enz, Apucarana, 119 e Luiz
Gonçales Jr. / Jonathan Ardigo, Apucarana, 104.
Já na Graduados, Renato Agostineto/Eduardo Ortolan, Cascavel, e Rogério Gonçales/Rodrigo
Borges, Apucarana, estão empatados com 110 pontos no ranking do Paranaense
de Rally 4x4. A seguir Daniel Castanho/Joao Henrique, Londrina, com 82 pontos;
Carlos Augusto-Guto/André Mocelin, Campo Largo, 78; Mauri Glir Jr/Alessander
Fontes, Curitiba, 77; Waldemiro Veiga/Luiz Zanotti, Joinville, 76 disputam com
muito equilíbrio na pontuação o terceiro lugar. O veterano piloto de
Joinville-SC poderá fazer valer sua experiência.
A disputa segue acirrada na Junior com Rafael Pinto/Robson Osório, Curitiba, na
ponta com 119 pontos, sendo que Hoberson Henning/Gilberto Jr., Castro, estão a
apenas três pontos de diferença dos líderes e bem próximos, Irineu
Pedroso/Robson Schuinka, Cascavel, com 106 pontos.
Informações sobre a quinta etapa dia 23/11 em Curitiba podem ser obtidas pelo email [email protected]
Informação recebida de SiG Comunicação - Texto Silvana Grezzana Santos - Edição
Luciano Dellarole
OUTUBRO
Dia 13
Vitória gaúcha na etapa da F Truck na serra do RS
Régis Boessio obteve a sua segunda vitória, pilotando um caminhão Mercedes Benz. Felipe Giaffone(Man), Djalma Fogaça(Iveco, leia-se Fiat) e Beto Monteiro(Ford) chegaram a
seguir e foram os grandes adversários do piloto gaúcho. O público faz uma verdadeira festa no autódromo, acampando e preparando o tradicional churrasco. E, ainda teve motivo
para comemorar.
A pista de Guaporé é a que mais teve corridas da F Truck
Dia 10
Guaporé, na serra gaúcha, recebe etapa da F Truck
Dos 26 pilotos da categoria apenas Régis Boessio é gaúcho, e está em sexto no Campeonato. Boessio venceu uma corrida nessa temporada e enfrentou problemas em outras.
O atual campeão, o paranaense Leandro Totti é o vice-líder. Assim o Sul do Brasil tem forte representação, embora numéricamente pequena.
A etapa de Guaporé será dias 11 a 13. A etapa seguinte acontece dia 10 de novembro, em São José dos Pinhais, em autódromo vizinho à capital paranaense, Curitiba.
SETEMBRO
Dia 16
O catarinense Milton Becker, o "Chumbinho" ganhou a etapa do Brasileiro de MotoCross disputada em São José na categoria MX 3. O piloto já conquistou 16 vezes o titulo nacional.
AGOSTO
Dia 19
Mais de 5 mil pessoas vibram com show de automobilismo no Cavalo de Aço em Joaçaba
O Autódromo Cavalo de Aço em Joaçaba recebeu mais de 5 mil pessoas no último final de semana durante a 7ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo. Com muito sol, frio e belíssimos pegas o público vibrou com as provas.
Gaiolas disputam campeonato paralelo ao catarinense
Para José Junqueira, Presidente do Auto Moto Clube de Joaçaba, o evento foi um grande sucesso.
"Assumimos o clube cerca de 30 dias atrás e trabalhamos com muito empenho para realizar esta etapa, e o público e as equipes atenderam ao nosso chamado e a etapa foi coroada de sucesso, e só podemos agradecer a todos que compareceram", disse Junqueira. Resultado da 7ª etapa do Catarinense:
Mini Fórmula Tubular B (somatório das 2 baterias)
1º Lorenzo Santangelo (Blumenau) 2º Sidemar Bonkoski (Barra Velha) 3º Elder Lang (Joinville)
Mini Fórmula Tubular A (somatório das 2 baterias) 1º Amaro Lenfers (Blumenau) 2º Celso França (Blumenau) 3º Sandro da Silva (Blumenau)
Estreantes 1º Thoni Leite (Itajaí) Gol 2º Marco Aurélio Becher (Campos Novos) Gol 3º Fábio Hess (Palhoça). Todos com Gol.
Marcas N 1º Bernardo Junqueira (Joaçaba) 2º Reginaldo D. Vieira (Joinville) 3º Jairo Gevaerd (Ituporanga). Todos com Gol.
Marcas B 1º Josias Esmério (Lages) Gol 2º Jairo Gevaerd (Ituporanga) Fiesta 55 3º Vilson Junior Polmann (Lages) Gol
Marcas A 1º Sidnei de Borba (Joinville) 2º Juliano Dutra (Joaçaba) 3º Christiano Bornemann (Curitiba). Todos com Gol.
Stock Car Opala B 1º Aladir Amorim (Blumenau) 2º Clóvis Ewald (Blumenau) 3º Avelino Martins (Lages)
Stock Car Opala A 1º Mário Diego Broering (Palhoça) 2º Elton Sewald (Blumenau) 3º Alessandro Coelho (Jaraguá do Sul)
Stock Car Omega 1º José Osvaldo Oliveira (Joinville) 2º Tomás Paulino da Rocha (Blumenau)
Turismo Clássico Fusca, Gol, Passat, Voyage, Uno, Prêmio, Brasília
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO CATARINENSE
Mini Fórmula Tubular B
1º Lorenzo Santangelo (Blumenau) 237 pontos
2º Sidemar Bonkoski (Barra Velha) 190 pontos
3º Carlos Sestrem (Blumenau) 159 pontos
4º Marlon da Silva (Blumenau) 119 pontos
5º Carlos Meneses (Jaraguá do Sul) 114 pontos
Mini Fórmula Tubular A
1º Sandro da Silva (Blumenau) 177 pontos
2º Amaro Lenfers (Blumenau) 177 pontos
3º Celso França (Blumenau) 159 pontos
4º Henrique Tischner (Pouso Redondo) 145 pontos
5º Edson Luiz Pedro (Blumenau) 119 pontos
Estreantes
1º Leone Marcolla (Jaraguá do Sul) 173 pontos
2º Thoni Leite (Itajaí) 119 pontos
3º Gustavo Machado (Campos Novos) 86 pontos
4º Marco Becher (Campos Novos) 86 pontos
5º Paulo Maba (Jaraguá do Sul) 84 pontos
Marcas N
1º Reginaldo Dziedzic Vieira (Joinville) 177 pontos
2º Bernardo Junqueira (Joaçaba) 174 pontos
3º Anderson Lobo (Joinville) 106 pontos
4º Jairo Gevaerd (Ituporanga) 98 pontos
5º Adelar da Rocha (Chapecó) 63 pontos
Marcas B
1º Josias Esmério (Lages) 160 pontos
2º Vilson Junior Pollmann (Lages) 100 pontos
3º Eduardo Zanon (Brusque) 87 pontos
4º Jairo Gevaerd (Ituporanga) Fiesta 74 pontos
5º César Maba (Jaraguá do Sul) Gol 5 49 pontos
Marcas A
1º Fausto De Lucca (Joaçaba) 184 pontos
2º Christiano Bornemann (Curitiba) 153 pontos
3º Lucas Bornemann (Curitiba) 121 pontos
4º Sidnei de Borba (Joinville) 121 pontos
5º Juliano Dutra (Joaçaba) 77 pontos
Stock Car Opala B
1º Christian Poffo (Ascurra) 143 pontos
2º Clóvis Ewald (Blumenau) 92 pontos
3º Aladir Amorim (Blumenau) 85 pontos
4º Michel Oliveira (Pouso Redondo) 68 pontos
5º Antônio �Canela� Pansolin (Curitiba) 46 pontos
Stock Car Opala A
1º Elton Sewald (Blumenau) 176 pontos
2º Mario Diego Broering (Palhoça) 153 pontos
3º Alessandro Coelho (Jaraguá do Sul) 141 pontos
4º Charles Oliveira (Pouso Redondo) 70 pontos
5º João Rodrigo Chemin (Fazenda Rio Grande) 6 pontos
Stock Car Omega
1º Roberto Pruner (Camboriu) 84 pontos
2º José Osvaldo Oliveira (Joinville) 78 pontos
3º Tomás Paulino da Rocha (Blumenau) 67 pontos
4º Genil Constâncio Filho (Blumenau) 48 pontos
5º Tito Morestoni (Blumenau) 48 pontos
3ª ETAPA TCC
TCC B (somatório das 2 baterias)
1º Clemerson Cruz (Faz. Rio Grande) Fusca
2º Marcelo Pacheco (Florianópolis) Uno
3º Laércio Fröhlich Jr. (Joinville) Fusca
TCC A (somatório das 2 baterias)
1º Társis Hildebrando (Erval Velho) Gol
2º Francis H. Trennepohl (Florianópolis) Passat
3º Alexandre Kath (Jaraguá do Sul) Voyage
CLASSIFICAÇÃO - TURISMO CLÁSSICO CATARINENSE
TCC B
1º Marcelo Pacheco (Florianópolis) Uno 142,5 pontos
2º Clemerson Cruz (Faz. Rio Grande) Fusca 111 pontos
3º Alan Wormsbecker (São Bento do Sul) Prêmio 97 pontos
4º Carlos Henrique Nodari (Florianópolis) Uno 90 pontos
5º Laércio Fröhlich Jr. (Joinville) Fusca 87 pontos
TCC A
1º Társis Hildebrando (Erval Velho) Gol 139,5 pontos
2º Francis H. Trennepohl (Florianópolis) Passat 138 pontos
3º Alexandre Kath (Jaraguá do Sul) Voyage 85 pontos
4º Janser Fendrich (São Bento do Sul) Voyage 68 pontos
5º Jeferson Plothow (São Bento do Sul) Gol 65 pontos
2ª Etapa Copa Scherer Gaiolas
Gaiola Ar B (somatório das 2 baterias)
1º Raphael Souza
2º Wilson Parno
3º Waldemar Ronssen Jr.
Gaiola Ar A (somatório das 2 baterias)
1º Juliano Bittencourt
2º Adriano dos Anjos
3º Anderson Boing
Gaiola Água (somatório das 2 baterias)
1º Cristiano Possobon
2º Alter Torcatto
3º Vilson Polmann
A 8ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo será nos dias 14 e 15 de setembro no Autódromo Lourenço Schreiner, em São Bento do Sul, onde acontecerá também a 4ª etapa da TCC (Turismo Clássico Catarinense) e uma prova festiva de Gaiolas e Fusca Cross.
Texto: FAUESC
Dia 14
Copa SC de Kart consagra a nível estadual o trabalho do Automóvel Kart Clube de Brusque
A realização da primeira etapa da Copa SC de Kart 2013 é a consagração de um trabalho iniciado em 2008, quando o Automóvel Kart Clube de Brusque – responsável pelo
evento que aconteceu no dia 9 de agosto –retomou o Kartódromo Municipal. Até então o local estava sendo usado para outros fins e os pilotos estavam sem um local em Brusque
para treinar e realizar eventos.
Com chuva a habilidade prevalece e aparece
Cerca de 40 pilotos de várias partes de Santa Catarina e de outros estados como Paraná e Rio Grande do Sul disputaram a Copa, mesmo debaixo de chuva forte.
Com início dos treinos ainda na quinta-feira,durante todo o dia de sábado o Kartódromo Municipal de Brusque passou todo o dia de sábado tomado pelos amantes da velocidade.
Dos pequenos pilotos das categorias cadete e mirim aos mais experientes, ninguém desanimou com o céu cinza. Ao contrário, a animação era ainda maior. “Piloto é assim. Não
importam as condições do tempo. Para eles o que interessa é estar na pista”, assinalou o diretor da prova e do departamento de kart da Federação de Automobilismo do Estado
de Santa Catarina, Fauesc. “O negócio é baixar a viseira e esperar a bandeira de largada”, completa.
Entre treinos e baterias, o evento teve início às 8h e durou todo o dia, encerrando às 17h com a entrega dos troféus aos vencedores e o sorteio dos cerca de R$ 20 mil em prêmios a pilotos e mecânicos.
A Copa SC de Kart tem ainda mais duas etapas em setembro e novembro nas cidades de Indaial e Chapecó. Ao final, os vencedores garantem vaga para a Copa das Federações, evento de nível nacional que acontecerá em dezembro no Parque Beto Carrero World, em Penha, e reunirá os melhores pilotos de kart do país.
O presidente do Automóvel Kart Clube de Brusque, Victor Gianesini, encerrou o sábado satisfeito com o resultado do evento. Para Miguel, a união de ideias e dos participantes da Copa SC, entre pilotos, chefes de equipes e mecânicos, contribuiu para a superação de todas as dificuldades. “Consagramos a Copa SC, que veio para se eternizar como mais um
grande evento do kartismo catarinense”, finaliza.
Gianesini afirma ainda que tudo isso só foi possível graças ao empenho de uma grande equipe que vai além dos sócios do clube, pilotos e empresas apoiadoras, mas inclui também prefeitura municipal, secretarias de Saúde, de Obras, a Guarda de Trânsito de Brusque, Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, Unimed e Tiro de Guerra. Os campeões da primeira etapa da Copa SC de Kart 2013
Categoria Cadete Stefano Martins Categoria Mirim Mayke Naderer Categoria Junior João Antonio Bedin Categoria Junior Menor Pedro Michellon Goulart Categoria F4 Luis Fernando Dondoni Categoria F4 Preparados Adilson Kassulke Categoria Novatos Wellington Larsen Categoria Graduados Bruna Tomaselli Categoria Senior A Juliana Petruski Categoria Senior B Edward Veiga Fachini Categoria Super Senior Heuro Tortato
Informação recebida de Giselle Zambiazzi
Dia 6
Copa Santa Catarina de Kart começa em Brusque, dias 08 a 10
O Automóvel Kart Clube de Brusque realiza neste final de semana uma das mais importantes provas do esporte no Estado.
O Kartódromo Municipal receberá cerca de 70 pilotos para as disputas da Copa Santa Catarina de Kart 2013.
O campeão de cada categoria conquista uma vaga para a Copa das Federações de Kart, evento de nível nacional que será realizado em dezembro no Beto Carrero.
Além das vagas na competição brasileira, também estão em jogo cerca de R$ 20 mil em prêmios que serão distribuídos entre os vencedores das 12 categorias previstas no regula-
mento da prova.
A movimentação no kartódromo já começa na quinta, 8 de agosto, com os treinos livres das 8h às 22h. Na sexta acontecem os treinos oficiais e as tomadas de tempo. As baterias
terão início às 7h30min de sábado com a largada dos F4 Preparados. O pódio com as premiações e a entrega dos troféus está previsto para as 17h30min. A Copa Santa Catarina de Kart segue todas as normas do Regulamento Nacional de Kart e é o único evento de kart autorizado pela Federação de Automobilismo do Estado de
Santa Catarina (Fauesc) para os dias 9 e 10 de agosto. Entre os prêmios a serem distribuídos estão motores, carburadores, kit de refrigeração e várias peças. O regulamento com todos os detalhes da prova, incluindo os valores das inscrições, pode ser conferido no site da Fauesc (www.fauesc.org.br). Durante os treinos e as baterias o Kartódromo Municipal de Brusque ficará aberto ao público com entrada franca e serviço de bar e lanchonete no local.
Os competidores que quiserem reservar boxes e barracas deverão fazê-lo antecipadamente.
Depois de Brusque a Copa SC terá mais duas etapas, uma em Indaial (20 e 21 de setembro) e outra em Chapecó/Xanxerê (15 e 16 de novembro). Contatos e maiores informações no (48) 9973-3400 com João Luiz, (47) 9117-3367 com Victor ou (47) 9220-7939 com Rodrigo. Primeira Etapa Copa SC de Kart 2013 Kartódromo Municipal de Brusque Rodovia Antônio Heil, Centro. Categorias:Mirim, Cadete, Super Cadete, Junior Menor, Junior, Novatos, Graduados, Sênior A, Sênior B, Super Sênior, F-4 Preparados, F-4 Sorteados.
Informação recebida de Giselle Zambiazzi
JULHO
Estádio construído para a Copa 2014, em Porto Alegre-RS
Bela arquitetura
S
how de velocidade em Chapecó com bom público no autódromoApós 2 anos sem sediar provas do Campeonato Catarinense de Automobilismo, o Autódromo Internacional de Chapecó voltou a viver as emoções das disputas nas pistas de terra e o público compareceu em excelente número: foram mais de 3,5 expectadores vibrando com os pegas.
Com muito sol e temperatura agradável, o show dentro da pista ficou por conta dos pilotos, enquanto o público fez sua parte vibrando com as manobras e disputas arrojadas, válidas pelas 5ª e 6ª etapas do Campeonato.
Para Almir Petris, Presidente da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC), foi um volta em grande estilo.
O trabalho realizado na divulgação da prova foi espetacular e o público compareceu. Queremos parabenizar a toda equipe do Automóvel Clube de Chapecó pelo fantástico trabalho realizado e agradecer aos pilotos, as equipes e ao público que fizeram este show ser ainda mais bonito. Certamente ano que vem Chapecó estará no calendário do Catarinense de Automobilismo e não mediremos esforços para trazer mais pilotos e retribuir com uma belíssima prova novamente, disse Petris.
A 7ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo será nos dias 17 e 18 de agosto no Autódromo Cavalo de Aço, em Joaçaba, no meio oeste. Na ocasião também será disputada 3ª etapa da TCC (Turismo Clássico Turismo).
Texto: FAUESC Edição: sulacontece.com
JUNHO
OPINIÃO
O MAIOR GOL CONTRA DA HISTÓRIA DO BRASIL
Não se trata de lance durante partida da Seleção!
As mega construções a custo bilionário criando "elefantes brancos", de fato em tamanho muito maior que o da realidade econômica Mundial e das reais necessidades do futebol brasileiro gerou a maior onda de manifestações populares jamais vista em decorrência de gastos não só excessivos, mas abusivos porquanto injustificáveis.
Apenas três exemplos mostram claramente o absurdo com o qual a população do "País do futebol" não concorda:1) O Maracanã que já tinha recomendação de Tombamento pelo IPHAN, só não foi implodido porque seria mais barato que o custo da reforma;
2) O "Mané Garrincha" em Brasília superou o bilhão de reais em custo(segundo Romario, ex craque do futebol e Deputado Federal é o mais caro da história do esporte no Mundo e tem capacidade para 70 mil pessoas, sendo que o maior público já registrado em partida do campeoanto regional na capital do Brasil foi de 1500 pessoas;
3) O Nordeste também foi castigado(e não premiado) com estádio a 20 km de Recife. O ponto mais próximo no qual o transporte coletivo(outro estopim para os protestos por todo o Brasil) chegou no jogo de inauguração fica a 1 km do "elefantão" pernambucano. É a infra-estrutura falha em todos os setores e em todas as regiões.Ainda bem que os brasileiros acordaram, sacudiram o marasmo dos políticos e conseguiram além de mostrar o quão fortes são seus braços e suas vozes, obter vitórias como a derrubada da PEC 37, e dos preços de passagens de ônibus, trem, barca e metrô pelo País.
A população brasileira está de Parabéns.
Ah! Em tempo, a Seleção brasileira de futebol, a "canarinho" também.
O momento excepcional levou à publicação dessa Opinião, que não cita o Sul do Brasil, região da qual o sulacontece.com busca mostrar TUDO DE BOM. Luciano Dellarole
MARATONA DE PORTO ALEGRE TEM MAIS DE 6 MIL INSCRITOS, DE 11 PAÍSES
Dia 16 uma multidão de atletas vai desafiar e superar limites na comemoração dos 30 anos da prova gaúcha
MAIO
RALI
RELATO DE PILOTO ESTREANDO EM NOVA MODALIDADE por Leo Zettel, que levantou poeira em Mafra-SC
"Por conta de um compromisso particular, meu amigo Felipe Lorenci não poderia participar da segunda etapa do Mitsubishi Cup, realizada em 04/05, em Mafra/SC. Como existem alguns contratos a serem cumpridos, me convidou para substituí-lo. Imediatamente senti a adrenalina correndo nas veias, mas junto vieram algumas preocupações: eu nunca tinha andado com um carro desse tipo nem em uma prova desse tipo. Dia 1º de maio fomos à uma pista próxima à Curitiba para treinar e conhecer o veículo. Logo nas primeiras voltas já vi que “o buraco era mais embaixo”. Pilotar uma TR4 ER é muito diferente de um carro baixo. Como ela é mais alta, a inclinação em curvas faz ela perder tração na rodas internas. Além disso é preciso andar sempre redondinho, pois qualquer atravessada ela perde potência. Entendido o funcionamento do carro, partimos para acerto de suspensão para saber quais as diferenças de comportamento. Saí de lá animado com a experiência, mas certo de que seriam necessárias muitas horas de pilotagem para ser competitivo com esse tipo de veículo. Chegou o dia da prova e junto com ele a parte mais impressionante. A organização do Mitsubishi Cup é impecável. O evento realmente trata os competidores como clientes (e importantes). Largamos para a primeira volta em uma pista feita dentro de uma fazenda, no meio da plantação (já colhida), cheia de curvas negativas, ganchos, radares e trial. Coisas novas pra mim, que geralmente ando em estradas. Valeu como aquecimento, pois custei à acreditar que o carro faria algumas curvas. O resultado foi o esperado: 12º, lá no fim do pelotão. Na segunda volta confiei mais no carro e arrisquei um pouco mais. Baixamos 45 segundo o tempo, mas resultado continuava ruim. Por fim, na terceira volta, andamos perto do que seria correto para essa modalidade terminando a volta em 10º. Mas acabamos desclassificados por excesso de velocidade no deslocamento do final da especial até o parque de apoio. Foi uma ótima experiência, principalmente pela ajuda do amigo e navegador Gustavo Lorenci, que me ajudou a aprender rapidamente a mecânica da organização, e da equipe Java, que fez um ótimo trabalho de apoio. Em resumo, pilotar a TR4 não é tão prazeroso quando um carro, mas a competição é sensacional. Sem dúvida ainda tenho muito que aprender, mas se tiver uma nova oportunidade, volto com certeza.” |
ABRIL
X GAMES FOZ DO IGUAÇU, O DESTAQUE
Com as cataratas como pano de fundo da pista de skate em formato e "U", o catarinense Pedro Barros, o Pedrinho tricampeão mundial do circuito de bowl, conquistou o título na modalidade skate park. O Brasil ganhou outras duas medalhas de ouro no Skate nessa edição brasileira da maior competição de esportes radicais do mundo, com a paulista Letícia Bufoni no street feminino e com o carioca Bob Burnquist na Mega Rampa.
30 de abril
RALLY DE MOTOS E QUADRIS DE 01 a 04 MAIO EM SC
Rally Serramar Santa Catarina é válido como etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, e acontece entre os dias 01 a 04 de maio. A expectativa é que mais de 200 pilotos de todo o país participem. O percurso terá 600 km, com largada em Laguna e chegada em Garopaba, com o roteiro passando por 15 municípios. Laguna, Urussanga, Gravatal e Garopaba
são as cidades de pernoite.29 de abril
RALI
Leo Zettel, empresário radicado em Curitiba vai ter a oportunidade de pilotar numa etapa do Mitsubishi Cup. Será na segunda etapa, dias 04 e 05 de maio, em Mafra-SC. Leo vai guiar o Pajero TR 4 ER de Felipe Lorenci, e fará dupla com Gustavo Lorenci. O sulacontece.com deseja uma boa estréia, nessa que é mais uma experiência na vida desse apaixonado pelo Rali.
Imagem: zettel.com.br
CICLISMO
AUDAX FLORIPA
22 de abril
O casal de karatecas catarinenses Douglas Brose e Lucélia Ribeiro voltou de Las Vegas onde participou do US Open Karate com duas medalhas. Ele trouxe a de Ouro na categoria 60 kg e ela a de Bronze nos 68 kg. Independente das categorias em que competem, pode-se dizer tratar-se de um casal "de peso".
14 de abril
04 de abril
AUTOMOBILISMO
Após 22 anos, FAUESC e FPrA realizam novamente Interestadual de Velocidade na Terra
Dias 25 e 26 de maio pilotos do Paraná e de Santa Catarina aceleram em Lontras-SC
A FAUESC (Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina) e a FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo) realizarão neste ano o Interestadual de Velocidade na Terra. A última edição do Interestadual foi em 1991, e desde então o campeonato não foi mais disputado.
Os dois estados tem grande tradição nos campeonatos de Velocidade na Terra e são considerados os mais competitivos do Brasil.
Para Rubens Gatti, Presidente da FPrA, a reativação do Interestadual tem tudo para ser um sucesso.
É um campeonato que nas décadas de 1980 e 1990 fez muito sucesso nos dois estados e fortaleceu muito os regionais, sempre com uma rivalidade muito saudável entre os pilotos, então acreditamos que os pilotos do Paraná participarão da 1ª etapa em Lontras, no mês de maio, e os Catarinenses retribuirão na 2ª etapa em São José dos Pinhais, em novembro, disse Gatti.
Almir Petris, Presidente da FAUESC, destaca os preparativos para a 1ª etapa.
A diretoria do Automóvel Clube de Lontras está mobilizada e acima de tudo muito motivada e honrada em receber a 1ª etapa do Interestadual no final de maio e estão realizando melhorias e preparando uma grande festa para os pilotos catarinenses e paranaenses, e reforço o convite para que todos compareçam nos dias 25 e 26 de maio em Lontras, enfatizou Almir.
Além da 1ª etapa do Interestadual será realizada a 3ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo e a 2ª etapa da TCC (Turismo Clássico Catarinense) e são esperados mais de 120 pilotos.
As reservas de box para a etapa de Lontras podem ser feitas na FAUESC pelo email [email protected].
Texto: Francis Henrique Trennepohl Assessor de Imprensa FAUESC. Adicionada a segunda linha no título.
Nova Trento, 28 de março
Torneio Início abre o Campeonato Municipal de Futebol de Campo no próximo dia 7
A Comissão Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (CMJEL) de Nova Trento realizou um congresso técnico na última terça-feira, 26 de março, com o objetivo de estabelecer as primeiras ações do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Sete equipes marcaram presença: S.R Humaitá, Ponta Fina, Claraíba E.C, Besenello, Indaiá, Klandestinos e Banotti/Di Mirmay. Para tanto, as equipes marcaram um torneio início para abrir o Campeonato, no próximo dia 7 de abril (domingo), às 9 horas, no campo da Sociedade Recreativa Humaitá. Este torneio conta um ponto na classificação, além de prêmios.
Segundo o Diretor da CMJEL, Otomaz Ferrari,
se chover o torneio início não será
realizado. “Aí marcamos para o dia 13 de
abril, sábado, a primeira rodada. A partir
daí os jogos sempre serão aos sábados, a
partir das 13h30min.
Pode-se fazer uma brincadeira? Aí o Torneio
seria rebatizado passando de Inicio
para "Adiado".
Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de
Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova
Trento
OFF ROAD
QUE JÁ ARRECADOU MAIS DE 3 T DE ALIMENTOS DESDE 2007. DESSA
VEZ CONSEGUIU MAIS 420 QUILOS
A participação é aberta a veículos 4x4, que não necessitam qualquer
preparação.
A cada 4x4 inscrito a organização comprou 20 Quilos de alimentos para
doação.
O trajeto percorreu estradas não pavimentadas em cinco municípios. Os
participantes passaram por 11 cidades. O almoço foi no café colonial da
Fluss Hauss, em Vargem do Cedro.
Off Roaders de
Balneário Camboriú, Florianópolis, São José, São Paulo-SP e Tijucas
participaram do
OFLLORIPA
4x4
2013
AMAROK
A transmissão da pick-up VW cedida pela
FUTURA
e usada pela Organização na edição 2013 do
OFLLORIPA
4x4
é a manual de seis marchas. Os engates são precisos,
suaves e a embreagem leve na unidade que estava com 2.528 km ao ser
retirada e 2.836 km ao ser devolvida. A economia de diesel é ainda maior
que na versão usada na edição 2012(leia mais abaixo). A média de consumo
foi de 13 km/l usando a tração 4x4 por cerca de um quarto do roteiro
percorrido e com o ar condicionado ligado apesar da temperatura amena,
visando evitar o embaçamento dos vidros. Além da segurança proporcionada
pela visibilidade adequada, as paisagens merecem ser apreciadas na sua
totalidade e com a máxima nitidez.
Vale
destacar a importância da correta calibragem dos pneus (válida para
qualquer veículo, e sobretudo nas pick-ups), de acordo com o tipo e
quantidade de carga. Esse ítem influi no conforto, na dirigibilidade e
na segurança.
Três pontos
que agradaram muito na condução da Amarok: Fôrça do motor(elasticidade e
torque); banco do motorista(design e densidade) que é firme e encaixa o
corpo numa sensação de conforto e até de proteção; painél de
instrumentos, simples e funcional com indicação de troca das marchas e
autonomia.
DOAÇÕES
A
primeira colaboração visando a doação em 2013 foi
confirmada pela
Cedro
Móveis
que contribuiu com 50 Quilos,
representados por 50 litros de leite.
Pick-up
Car
e
Trilha SC
doaram 50 Quilos cada.
Roda
Pára-brisas
aderiu doando 20 Quilos, mesmo
volume doado por
Sabor
do
Cerrado
,
Schumacher
Motorsports
e
Pickup
Company.
Ponto
das Baterias
e
Só
Pneus
estão entre os Parceiros contribuintes do
OFLLORIPA 4x4
2013.
No dia do Passeio, a
Inviolável(Tijucas)
entregou 50
litros de leite.
A Organização
em nome do
SULACONTECE.com doou
100 Quilos, completando 400 Quilos.
Pappatore
Forneria e Pizzeria
doou 20 Quilos aderindo após o Passeio.
A primeira Entidade
Assistencial definida para receber parte do volume
arrecadado, a Seara dos Pobres
(Florianópolis) instalada no Continente, foi beneficiada com 140
Quilos esse ano.
A
Fraternidade Espírita Allan Kardec (São José) com
sede no bairro Areias e a Casa Lar Luz
do Caminho (Florianópolis) sediada em Ingleses, no
Norte da Ilha de Santa Catarina receberam o mesmo volume(140 Quilos
cada).
ORGANIZAÇÃO OFF ROAD ADVENTURE TEAM
Para Quem Tem 4x4 e
Espírito de AVENTURA
PROMOÇÃO
SULACONTECE.com
INFORMAÇÕES
[email protected]
O volume de alimentos doado a cada OFLLORIPA
4x4 2007 930 2008 200
2009 280
2010 634
2011 750
2012 143
Total 2.937
Média
489,5 Quilos por
edição
2013 420
As Entidades Assistenciais beneficiadas
em anos anteriores foram:
2007
Seara dos Pobres
(Florianópolis) e
Lar de Zulma
(São José) com 465 Quilos cada; 2008
Grupo
Fraternal Ramatis(Balneário Camboriu)
que cuida de crianças abandonadas com os
200 Quios;
2009
Seara dos
Pobres
(Florianópolis) e
Lar de Zulma
(São José)
com 140
Quilos cada;
2010
Centro Espírita Leocádio José Correia
(Florianópolis)
e Seara dos Pobres
(Florianópolis)
com 317 Quilos cada; 2011 Centro
Espírita Leocádio José Correia ((Florianópolis),
Seara dos Pobres
(Florianópolis)
e
Lar de Zulma
(São José)
com 250 Quilos cada.
2012: Fraternidade Espírita Allan Kardec
(São José) com os 143 Quilos.
Stark,
o jipe brasileiro que nasceu catarinense,
compondo com a modernidade da arte em painel
em área rural na região da Grande Florianópolis, no OFFLORIPA 2012
Matérias
publicadas:
http://nastrilhas.com.br/site/index.php/agenda/icalrepeat.detail/2013/03/16/21/-/offloripa-4x4
10/01/13
http://www.belasantacatarina.com.br/eventos.asp?ev=8096&cid=52
http://www.colunaonline.com.br:80/coluna_ler.asp?id=7334
23/01/13
http://portaldailha.com.br/colunaonline/ecoturismo-off-road-beneficente/
07/02/2013
http://www.colunaonline.com.br/coluna_ler.asp?id=7423 16/02/2013
http://www.colunaonline.com.br:80/coluna_ler.asp?id=7472 03/03/2013
http://nastrilhas.com.br/site/index.php/noticias/40-offloripa-foi-um-sucesso
21/03/2013
Conheça um pouco mais
desse trabalho acessando
www.offroadadventureteam.com
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX 13 de
março
TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA
GAÚCHO GRÊMIO É VICE-LÍDER DO GRUPO 8, ATRÁS DE TIME
CARIOCA Após derrota para o Caracas na
quarta rodada, o Grêmio acumula 6 pontos no seu grupo. O time tricolor é
vice-líder, atrás do Fluminense, que tem 7. O Caracas, também tem 6
pontos e é terceiro devido ao saldo de gols. O Huachipato tem 4 e é o
lanterna. O técnico Luxemburgo foi claro:
"Se você quer ganhar a Libertadores,
passa por cima disso [campo ruim]. Tem que saber que a competição é
diferente. Não perdemos por causa do gramado. Tivemos chance, não
matamos. Não vamos buscar desculpas". Atitude e postura louváveis. "Minha análise é que temos
que jogar a Libertadores como ela é. Fizemos dois grandes jogos
recentemente. Não queria dizer que seria igual. Não temos que reclamar
do árbitro, ele era ruim para os dois lados. Poderia ter expulsado o
Vargas, por exemplo [fez falta fora do lance em um venezuelano]. Só que
o time deles entendeu isso e começou a forçar faltas que o juiz não
dava. Eles jogaram como se joga uma Libertadores. Nós não soubemos
entender o jogo. Tem que identificar o ambiente", disse o técnico do
time gaúcho. 02 março
FLORIANÓPOLIS
ARRANCADA NA PASSARELA NEGO QUIRIDO
O SAMBA DA
ACELERAÇÃO, POTÊNCIA E VELOCIDADE: Provas no sábado e no domingo e
Show de DRIFT
REGATA NA BAÍA SUL: Velas ao vento
22 barcos no mar, compondo a
paisagem com os veículos sobre as pontes 26 de fevereiro
Joaçaba
deu a largada para a temporada 2013 do
Campeonato Catarinense de Automobilismo
Nos dias 23 e 24 de fevereiro o
Autódromo Cavalo de Aço, em Joaçaba, foi palco da
abertura da temporada 2013 do Automobilismo
Catarinense.
Fotos: FAUESC
O
Para Almir Petris, Presidente da FAUESC, o
Campeonato Catarinense de Automobilismo deste ano
deverá ter um crescimento de pelo menos 20% com
relação ao número de participantes na temporada
passada.
"Estamos fazendo um trabalho de valorização dos
pilotos e das equipes que já começa a dar resultado
e o reflexo disso deverá ser percebido com aumento
de carros nos grids nas etapas deste ano", destacou
Almir, que completou:
"Na semana passada choveu muito na região de Joaçaba
e poucos acreditavam que seria possível fazermos
esta etapa, mas em conjunto com o Auto Moto Clube de
Joaçaba conseguimos ter sucesso e o final de semana
foi muito bom. Queremos agradecer ao público, aos
pilotos e as equipes que prestigiaram a prova".
A programação incluiu a realização de provas das categorias Mini Fórmula Tubular A e B,
Estreantes, Marcas A e B, Marcas B, Stock Car
Opala A e B, e Stock Car Omega .
Mini Fórmula Tubular. O 44 ganhou
A próxima
etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo
será nos dias 16 e 17 de março no Autódromo
Lourenço Schreiner, em São Bento do Sul, onde
acontecerá também a 1ª etapa da TCC (Turismo
Clássico Catarinense) e uma prova festiva de Gaiolas
e Fusca Cross.
Informaçõese imagens recebidas da FAUESC. através de Francis Henrique Trennepohl Assessor
de Imprensa
NW: Nas nove categorias, vencedores de oito
municípios. Apenas Jaraguá do Sul teve ganhadores em
duas: Estreantes e Opala A
Rally
4x4
em São Bento do Sul
O Jeep Clube São Bento realizou dia
02 de março o 4º Rally 4x4, aberto às categorias Super
Master Graduados e Turismo. A prova tem supervisão da
FAUESC.
______________________________________________________________________________________________________________________
DIA
16 DE
MARÇO, A SÉTIMA EDIÇÃO DO PASSEIO OFF ROAD ECOTURÍSTICO BENEFICENTE,
Atual técnico da seleção brasileira, Felipão é o 9º melhor do século 21; Parreira é o 19º na lista e o também gaúcho Dunga é o 20º
CAMPEÃO NA VIDA
O italiano que passou os últimos anos competindo em maratonas e provas cronometradas foi um dos 10 atletas da equipe de ciclismo. Há um longo tempo Zanardi já demonstrava a vontade de competir em Londres, mas não tinha certeza se seria selecionado ou não devido à concorrência.
Zanardi treina no Central Park para a Maratona de Nova York, em 2007 |
"Agora, tenho certeza de que irei para Londres", disse o ciclista ao site autosport.com. "Bem, tenho 99% de chances, vamos dizer. Porque tudo pode acontecer, mas já estou classificado. Eu realmente ajudei, com meus companheiros de time, a colocar a Itália como a nação número 1 no ranking de equipes, então vamos ser o time que está mais representado com um total de 10 lugares nos Jogos", disse o fenomenal atleta e esportista em março 2012.
Na F-1, Zanardi correu por quatro equipes: Jordan, Minardi, Lotus e Williams. Entretanto foi na equipe Chip Ganassi, da Cart, que conquistou o bicampeonato da categoria. Tornou marca registrada a manobra chamada "zerinho" em que fazia um giro de 360 graus com seu carro para comemorar as vitórias. Em 2001, quando guiava a equipe MoNunn, sofreu um gravíssimo acidente no circuito oval de EuroSpeedway Lausitz, na Alemanha, quando seu carro foi atingido na saída dos boxes pelo carro do canadense Alex Tagliani.
Como consequência, o italiano acabou tendo as duas pernas amputadas e correu sério risco de morte. Após um longo tempo de recuperação, Zanardi voltou a disputar campeonatos de WTCC pela BMW e conquistou três vitórias entre os anos de 2005 e 2009. Assim que começou no ciclismo, o italiano já venceu algumas maratonas, incluindo Roma, Florença e Nova York. Mesmo com a vaga, o atleta garante que sua carreira olímpica inicia e termina em Londres.
"Gosto do que faço e não estou com pressa em completar esta grande aventura. Na verdade, eu acredito que quando os Jogos terminarem, será um pouco triste para mim porque este capítulo da minha vida irá acabar. Eu posso continuar competindo no mesmo esporte, mas não consigo imaginar estar em forma para outros quatro anos e participar da edição brasileira dos Jogos", explicou. "Nunca diga nunca, mas agora é um como um copo com vinho. Estou gostando e tomando cada gole muito, muito lentamente, sem me apressar para terminá-lo", finalizou. Uma comparação típica de um italiano.