SULACONTECE.com
 
Atividades Diversas # Auto News # Beleza da Mulher # Curiosidades # Eventos # Feiras # Festas # Esportes # Lazer # Turismo # Gastronomia

www.sulacontece.com 

A superpérola. Foto: Reprodução / Facebook (Aileen Cynthia Maggay-Amurao PÉROLA DE 34 QUILOS

Encontrada acidentalmente por pescador que ingenuamente nem imaginava o que era, admirado pela beleza guardou a pedra embaixo da própria cama, até que um incêndio fez com que o "tesouro" viesse a tona! O local? Palawan nas Filipinas, onde em 1934 havia sido encontrada a Pearl of Allah(Pérola de Alá) como é chamada a pedra de 6,3 Quilos, que até então era a maior da qual se tinha notícia. Como aconteceu? A âncora do barco enroscou na maravilhosa raridade. Coisas da natureza, coisas da Vida!

SURPRESAS NOS VINHOS

As surpresas, por conta da lista dos 10 vinhos eleitos como sendo os melhores do mundo. Imagina-se um resultado muito diferente do que efetivamente acontece atualmente: Nenhum francês, italiano ou português entre os rótulos considerados top ten! Ao contrário: 4 australianos, 3 espanhóis, 2 argentinos e boa surpresa, 1 brasileiro!

Os vinhos espumantes da GARIBALDI, Parceira no site detêm as seguintes colocações obtidas no Ranking Mundial: 14º - Garibaldi Espumante Chardonnay Brut, 32º - Garibaldi Espumante Moscatel e 43º - Garibaldi Espumante Prosecco Brut. Esse ranking 2017 considera o período fevereiro 2016 a janeiro 2017 e resulta de diversos concursos mundiais de bebidas, com a grande maioria realizados durante 2016.      

As pontuações variam de acordo com a importância relativa de cada concurso e a posição de cada rótulo em cada um deles.                                                                                                       

Instituto paranaense participa de expedição de resgate de peças do navio Kasato Maru

   ITAPAR e Sociedade Geográfica da Rússia assinam termo de cooperação técnica e científica para expedição de resgate de peças do navio que trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil e está submerso em águas russas desde 1945

O Instituto Tecnológico e Ambiental do Paraná - ITAPAR e a Sociedade Geográfica da Rússia - SGR (Russian Geographical Society) assinaram termo de cooperação técnica e científica para realização da Expedição Científica Kasato-Maru, o navio que, em 1908, trouxe para o Brasil os primeiros imigrantes japoneses, e afundou em águas russas em agosto de 1945, após ser bombardeado por aviões russos. Além do resgate das peças da embarcação (âncoras, sino, leme, timão e demais artefatos), serão feitas pesquisas que envolverão questões como aquecimento global, biologia marinha, estudo da zona de mistura rio-mar e análise de lagos vulcânicos. A assinatura do termo acontecerá via Skype entre o presidente do ITAPAR, Acef Said, Aleksandrov D.G. e Sergey M. Fazlullin, respectivamente diretor executivo e vice-presidente, da Sociedade Geográfica da Rússia, e Yuriy Mozgovoy, primeiro secretário da SGR, representado o embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Sergey Akopov,. A assinatura aconteceu dia 16 na sede do Instituto, em Curitiba.

A expedição

De acordo com o presidente do ITAPAR, a sua participação e início das tratativas para a realização do resgate de peças do Kasato-Maru começaram em 2011 junto ao governo da Federação da Rússia. Em 2013, "recebemos oficialmente a primeira autorização para os projetos necessários. Em abril de 2015, o governo do Paraná e o Senado Federal manifestaram-se favoravelmente a respeito e formalizou-se o pedido, entregue pessoalmente ao embaixador russo Sergey Akopov. Dois meses depois, a Embaixada da Federação da Rússia emitiu nota oficial endereçada ao Ministro da Cultura do Brasil informando que o ITAPAR seria a única instituição autorizada a fazer a expedição", explicou Acef Said.

O governo da Rússia designou a Sociedade Geográfica da Rússia, instituição que tem 170 anos de existência e é uma das maiores do mundo, para coordenar os trabalhos de resgate. Acef Said esclarece que os mergulhadores e demais técnicos envolvidos serão exclusivamente russos. A expedição contará também com professores e alunos de universidades russas e brasileiras e tem apoio de diversas entidades representativas, dentre elas, a Câmara de Comércio Brasil Japão.

Cronograma dos trabalhos

Em maio deste ano, será realizada uma expedição precursora, com a finalidade de avaliar o local do acampamento base de mergulho e geolocalização exata do navio, bem como a contratação de técnicos, tripulação, equipe de resgate de emergência e demais equipamentos de campo.

Em julho e agosto, ocorrerá o resgate das peças. Entre setembro e dezembro, as peças resgatadas serão catalogadas, certificadas e remetidas ao ITAPAR no Porto de Paranaguá.

As peças percorrerão o Brasil em exposições itinerantes. Uma delas poderá ser destinada ao governo japonês para ficar exposta definitivamente no Porto de Kobe, local de partida dos primeiros imigrantes. Acef coloca que o país abriga a maior população de descendentes japoneses fora do Japão.

O navio, três nomes e três finalidades

O navio foi construído na Inglaterra (Liverpool) a pedido do Governo Russo, em 1900. Primeiramente, se chamou Potosi e depois Kazan. Foi utilizado como navio-hospital durante a Guerra Russo-Japonesa. No final do conflito bélico, foi capturado pela marinha do Japão e adaptado para ser um navio de passageiros, transportando soldados que regressavam do combate na Manchúria, já com o nome de Kasato Maru. Em seguida, passou a ser utilizado para transporte de imigrantes japoneses. Em 1908, trouxe o primeiro grupo oficial de imigrantes japoneses para o Brasil. A viagem começou no Porto de Kobe e terminou 52 dias depois no Porto de Santos. Vieram 165 famílias (781 pessoas) que foram trabalhar nos cafezais do oeste paulista.

Depois de algum tempo, Kasato Maru foi transformado em navio cargueiro e ainda voltou ao Brasil uma segunda e última vez, em 1917, transportando cargas. Em 1942, foi requisitado pela Marinha Imperial do Japão e passou a fazer parte da esquadra japonesa na Segunda Guerra Mundial como navio de apoio.
No dia 9 de agosto de 1945, foi bombardeado por três aviões russos e afundou no mar de Okhtosk, nas águas russas próximas da Península de Kamchatka. Está atualmente submerso a uma profundidade estimada de 18 metros e em bom estado de conservação
.

Informação acima recebida de NCA Comunicação - Novo Conceito Assessoria em Comunicação

Adequação temporal e ligeiros ajustes efetuados pelo editor

 
Ju Ilsen "a" Mulher do Carnaval 2016

Destaque de Escola de Samba paulista retirou a vestimenta cor da pele em protesto contra a Escola que não permitiu que ela desfilasse com tapa-sexo com manifestação contra a figura da presidente da República. Após colocar os seios à mostra foi expulsa do Sambódromo do Anhembi. O fato, mais importante que pitoresco, aconteceu dia 06, sábado. Ameaças de processos, da Escola contra a Destaque, que soube como se destacar, e da carnavalesca contra a Escola, que alegou haver um contrato contendo termos a serem seguidos. Ju afirmando ter sofrido agressões ao ser retirada da pista onde acontecem os desfiles.

Mulher de Opinião e Personalidade

"A minha fantasia é a repudia que todos nós brasileiros temos pela presidente da República, por toda a corrupção, falta de segurança, falta de escola, falta de hospitais. Eu vim realmente para manifestar".

E NEVOU AO LADO DE FLORIANÓPOLIS

           Além da Ponte Hercílio Luz O Morro do Cambirela, em Palhoça, cidade vizinha à capital catarinense, amanheceu com o topo coberto pelo branco dos flocos  um novo cartão postal catarinenense

                                                                                                                                                                        Foto: Alvarelio Kurossu/Agência RBS/Folhapress

 
Neve morro Cambirela Palhoça, Grande Florianópolis Serra do Tabuleiro, em Palhoça amanheceu coberta de neve                Foto: Rosane Lima

Vizinho a Florianópolis, neve caiu e deixou o topo do morro do Cambirela branco                                                         Foto: Luiz Evangelista/Futura Press/Estadão

O raro fenômeno aconteceu terça-feira dia 23/7/13, quando Bom Jardim da Serra registrou 7,8 graus negativos.

Alguns municípios de Santa Catarina que já registraram a ocorrência de neve:Rancho Queimado, São Joaquim, São Martinho, Urubici, Urupema.

EXTRA SUL MUNDO

 2015

ELVIS CONTINUA VALENDO MUITO

PIANO DOURADO LEILOADO. VALOR? ACIMA DE MEIO MILHÃO DE DÓLARES

Piano de cauda folheado a ouro de Elvis Presley, que ficava na sala de música de Graceland, em Mênfis, no Tennessee O artista presenteou a mãe com o piano, em 1955. Após a morte dela, a mulher Priscilla mandou folhear a ouro 24 Quilates a nogueira que revestia o instrumento.

Piano de cauda folheado a ouro decorava a sala de música da mansão do astro, em Graceland - Mênfis, no Tennessee. O Hall da Fama da Música Country, no estado norte-americano de Nashville, o expôs por vários anos.

Leilão acontece dia 07 de novembro.

CATARINENSE É "HOMEM-BANDA"

TOCANDO NA ESTRADA JÁ FAZ QUASE 10 ANOS, TOCA 10 INSTRUNENTOS AO MESMO TEMPO
Giuliano Valentini, o "homem-banda" que se identifica Giu One Man Band                           Foto Divulgação

O músico fez sua primeira incursão musical ao ar livre aos 15 anos. Auto ditada, até hoje não fez nenhum curso musical formal. No final de 2014 gravou seu primeiro CD e já vendeu 2500 cópias. 

Entre os planos em agosto 2015, Giuliano pensa em se apresentar nas outras capitais do Sul e também em São Paulo. Florianópolis e Balneario Camboriú têm tido o privilégio das performances.

Além das apresentações out door o catarinense faz o som inusitado em festas de aniversários ou casamentos. Ao todo, são 13 os instrumentos musicais já dominados pelo Homem-Banda.

MAIOR FEIJOADA DO BRASIL, FEITA NO SUL

Prudentópolis, no Paraná, entra para a história da gastronomia brasileira por preparar e servir a maior feijoada do País, durante a Festa Nacional do Feijão Preto. O caldeirão(ou tachão?) onde o prato típico do Brasil foi preparado pesa 12 Toneladas e tem 2 metros de altura. Foram usados 3 mil litros de água e uma retroescavadeira para retirar a iguaria numa concha enorme. O prato é do Brasil, o recorde é do Sul. 

PRÊMIOS MUNDO AFORA!

A Nona edição do Programa UNESCO Cidades Criativas, realizado no Japão, premiará Florianópolis, selecionada pela equipe técnica da UNESCO entre 28 cidades do mundo! Dia 28 de maio.

EXTRA SUL MUNDO

2016

 

POR ENQUANTO, NA EUROPA...

Acredita-se que exista um tipo de vinho para cada pessoa. Se você ainda não encontrou o seu, a notícia de junho 2016: lançado um vinho azul! Segundo a marca que o criou, a Gik Live, a bebida tem tudo para ser o hit do verão europeu.

Feita na Espanha, contém uvas brancas e vermelhas, misturadas a um pigmento comestível e antocianina – flavonoide derivado da casca da uva. As frutas são provenientes das regiões de La Rioja, Zaragoza, León e Castilla-la Mancha. Com 750 ml, a garrafa custa U$11 (R$ 37) é feita para ser consumida fria.

Atualmente, o produto é vendido somente no e-commerce da marca, mas a empresa visa expandir seus negócios além da Espanha, exportando para França, Reino Unido, Holanda e Alemanha.

NA NORUEGA Rodovia do Oceano Atlântico, com oito pontes nos seus 8 km de extensão tem um ponto incomum no trajeto e que se transformou em atração turística.                                 A Ponte Storseisundet, numa região em que montanhas, braços de mar e vilarejos típicos compõem a bela paisagem.

A imagem da Storseisundet pode assustar muitos motoristas                                                                    A ilusão de ótica da Ponte Storseisundet impressiona os motoristas e passageiros
Por esse ângulo, o desenho e trajeto são bem mais suaves e próximos do comum

A Rodovia é o acesso a ilha de Averoia, localizada em meio a fiordes entre os quais o Kornstadfjord e o Kvernesfjord, que tem 22 km de comprimento.

Com mau tempo, é comum que a estrada seja atingida por ventos assustadores e por ondas do mar.

SUPER NAVIO DE CRUZEIROS

O maior transatlântico do mundo, o Harmony of the Seas, foi lançado ao mar dia 10 de março de 2016 no porto francês de Saint-Nazaire, diante de milhares de curiosos, para fazer os primeiros testes em alto-mar, antes de ser entregue, em maio, a um armador americano.

Uma flotilha de pequenos barcos acompanhou durante o pôr-do-sol a primeira navegação deste transatlântico, construído no estaleiro STX France, e que tem números impressionantes: 362 metros de comprimento, 66 metros de largura, 16 conveses, peso de 120 mil toneladas e capacidade para transportar mais de 6.000 passageiros e mais de 2.000 tripulantes.

Harmony of the Seas

Aproveitando a ausência de vento e a calmaria do mar, o comandante a bordo conseguiu cumprir em menos de meia hora a delicada manobra de fazer o navio rodar por completo para colocar sua proa no eixo do canal de saída do porto e navegou sozinho graças à força de seus próprios motores.

O transatlântico, que será entregue à Royal Caribean International em 12 de maio, faz sua primeira série de testes no mar durante quatro dias.  É prevista uma segunda série de testes.

Pelo menos 500 pessoas a bordo para a primeira navegação, principalmente membros da tripulação, equipes de testes da STX France, dos fornecedores e do cliente.

FOCA "ESPERTINHA". OU "GOURMET"?

A foca Sammy cruza todos os dias a rua para ir buscar comida em restaurante em Dublin, na Irlanda.
O mamífero elegeu o restaurante Lighthouse Seafood.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

VAI UMA CERVEJA, DENTRO DA ÁRVORE?

"Bárvore" seria boa designação para o pub sulafricano que usa o interior oco do tronco de uma baobá de 1700 anos.

Esse tipo de árvore tem a característica de ficar com esse espaço livre após completar mil anos.  E, que espaço! A capacidade do salão é de 15 pessoas. O "pé direito" tem 4 m de altura e a circunferência da árvore é de 47 m. O diametro de 10,64 m é o segundo maior de que se tem notícia.

Ah, o nome do "Bárvore" é Sunland Big baobab Pub. Estando na região, dê uma entradinha. Afinal não é em todo lugar que se pode bebericar dentro de uma árvore milenar. A cidade de Modjadjiskloof, fica na província de Limpopo, no norte.

QUE TAL TER ESSA VISTA?

http://imguol.com/c/noticias/2014/09/11/projeto-criado-pela-empresa-modscape-para-a-casa-no-penhasco-1410436422722_956x500.jpg

Uma empresa australiana criou um projeto de uma casa idealizada para quem não têm medo de altura. Batizada de 'Cliff House', ou 'Casa no Penhasco', tem vista deslumbrante para o oceano e se localiza na ponta de um rochedo. O conceito foi criado pela empresa Modscape, de casas pré-fabricadas.

ESPETACULAR, OU ESTELAR? 

Design inspirado no formato de uma estrela(no caso a ponta superior) dá origem ao nome do arrojado projeto italiano: Star, embora em italiano estrela seja Stella. O inglês é o idioma considerado universal. Estão previstos quatro elevadores para facilitar o acesso aos oito decks(andares ou pisos), incluindo plataforma panorâmica permitindo enxergar a até 20 km e deck com vista submarina para completa integração com o meio por onde o Star vier a navegar.

ENTENDENDO A IDÉIA

Resta saber o custo, a viabilidade técnica, e quando navegará

HOMEM VOA SOBRE ESTRADA COM TRAÇADO ESPETACULAR

Utilizando um 'wingsuit' homem sobrevoa montanha no parque nacional de Tianmen, região central da China, sobre estrada em formato que faz lembrar da Serra do Rio do Rastro, multiplicada

 

EXERCENDO FÔRÇA, POR PRAZER

Não se trata de sadismo, mas de curtição exótica. Turistas podem alugar  tanque de guerra "Maximus" - usado no passado pelo Exército australiano - na Nova Zelândia, para esmagar carros.

A experiência é oferecida por uma companhia neozelandesa, que tem frota com outros sete tanques, e muitas sucatas!

VESTIDINHO BÁSICO...

O icônico vestido branco usado por Marilyn Monroe em "O Pecado Mora ao Lado" foi vendido por 4,6 milhões de dólares (cerca de R$ 7.400.000), em leilão em 2011, e. se tornou o mais caro da história

 

DE PARMESÃO EM PARMESÃO SE FAZ MAIS QUE MILHÃO                                                                                                                                                                                                  Só podia ser na Itália...
 
Ao todo, ladrões furtaram 2.903 peças de queijo parmesão em dois anos Em Modena, a 330 km de Roma, grupo(no Brasil chama-se quadrilha) de 11 pessoas auferiu grande lucro dando prejuízo total de R$ 3,4 milhões.

2.903 peças de queijo parmesão furtadas em um período de dois anos. Cada queijo pesa entre 35 e 40 Quilos e tem quase 50 cm de diâmetro. Haja muque e van para carregar tantas peças.

21/03/14

ANIVERSÁRIO DE SENNA GANHA BOA LEMBRANÇA

Homenagem do Google ao piloto brasileiro tri campeão da F 1 pela data de seu nascimento, em 1960.

Ayrton Senna nasceu há 54 anos, em São Paulo-SP. Vítima de acidente em 01 de maio de 94 no GP de San Marino, menor República no mundo, Senna morreu aos 33 anos. O
SULACONTECE.com prepara homenagem pelos 20 anos sem Ayrton.

EM HOMENAGEM A AYRTON SENNA(2012)
A empresa americana DP Customs, criou uma moto em homenagem a Ayrton Senna, falecido em 1994, pelos 18 anos sem o tri campeão da F 1.

A Defender tem as cores do capacete de Ayrton, as mesmas da bandeira brasileira. 

O motor da moto é bicilíndrico Harley-Davidson de 1.000 cm³. A traseira não tem amortecedores, mas pequenas molas sob o assento.

As rodas são aro 19" na dianteira e 16" na traseira.

VINÍCOLA INSPIRADA NA TARTARUGA É DESTAQUE ARQUITETÔNICO NA ITÁLIA

Arnaldo Pomodoro, escultor de nome que mais que italiano é gastronômico, conhecido por suas obras em formato esférico esculpidas em bronze criou a obra batizada Centenarium, para registrar os 100 anos da Cantina Ferrari produtora de vinho , a pedido da familia Lunelli, detentora da Cantina, no Trento, entre outras propriedades espalhadas pela Itália. Com sete metros, numa espiral dinâmica que evoca a efervescência dos espumantes produzidos já impressionava.

Ao adquirir uma propriedade na Úmbria, uma das regiões da Itália, os Lunelli recorreram a Pomodoro. O escultor, nascido em 1926 se entusiasmou e criou algo espetacular – o “Carapace”, ou seja, a “Carapaça”, segundo ele, a primeira escultura do mundo em que se vive e se trabalha.

Os desenhos do artista Arnaldo Pomodoro, inspirados nas formas da tartaruga – “símbolo de estabilidade e longevidade, que, com sua carapaça, representa a união entre a terra e o céu” – para projetar a vinícola Carapace.

 

Em poucos dias, o artista rabiscou as linhas que formariam o que ele batizou de “Carapaça”. Ele decidiu criar uma obra que colocaria em questão os fronteiras entre escultura e arquitetura, que, ao mesmo tempo que dialogasse com o mundo exterior, ou seja, com a paisagem ao seu redor, também falasse com o interior, com o vinho, cuja produção tem de ser estritamente funcional.

Segundo Pomodoro, a “Carapaça” nasceu do estudo do lugar. “A paisagem me lembrou a da Montefeltro (na Emília-Romagna), onde nasci, assim como também vi em muitas pinturas de Piero della Francesca”, disse o escultor, recordando os quadros do artista do período do Quattrocento do Renascimento italiano, que muitas vezes usou a paisagem da Úmbria como pano de fundo.

Os "degraus" na cupula remetem aos sulcos da terra ou mesmo às curvas de nível após o preparo do terreno para o plantio. Impressiona e para quem tem alguma proximidade com a terra, emociona.

Tartaruga “A minha intervenção, portanto, não deveria perturbar a doçura das colinas por onde os vinhedos se estendem, mas precisava se integrar perfeitamente com o ambiente”, apontou Pomodoro. “Então, tive a ideia de uma forma que lembra a tartaruga, símbolo de estabilidade e longevidade, que, com sua carapaça, representa a união entre a terra e o céu”, concluiu.

Pinturas do artista Piero della Francesca, do Quattrocento, também influenciaram o desenho da vinícola, segundo Pomodoro, o escultor cujas obras tem um "tempero" especial.

Foram seis anos de intensos trabalhos – guiados pela sensibilidade do escultor em conjunto com os aspectos técnicos do arquiteto Giorgio Pedrotti – para a obra estar pronta, sendo aberta ao público em junho de 2012. O resultado é uma grande cúpula coberta de cobre, gravada por rachaduras que lembram os sulcos da terra que a abraça. Ao lado, um elemento escultórico em forma de dardo vermelho que fura o chão enfatiza o trabalho na paisagem. Dentro, as linhas simples e curvilíneas continuam, com escada em caracol e barricas dispostas em círculo.

Para o artista, a “Carapaça” não é uma vinícola, mas uma escultura em que se pode viver e trabalhar, um lugar onde a arte e a natureza dialogam enfatizando tanto a excelência do “contentor” (o edifício) quanto do conteúdo (o vinho). Ao entrar em sua obra, Pomodoro afirmou: “Pela primeira vez na minha vida, tive a emoção de ser capaz de andar, falar e beber dentro do meu trabalho”. No interior, linhas curvilíneas mantêm o equilíbrio e originalidade do projeto

De Volta ao SUL

05/03/14

Tocar piano não tocava o público internauta. A pianista Rita Tibes ousou ao unir a arte da nudez(atualmente semi, a bem da verdade) à música.     Rita Tibes, a pianista sexy (Foto: Video/Reprodução)

O sucesso medido pelo volume de acessos aos seus vídeos exibindo os dotes artísticos e físicos recompensaram a atitude criativa da moça, em protesto pela igualdade com os pianistas do sexo masculino. Rita considera-se catarinense, por estar radicada em Florianópolis desde os 7 anos de idade. Nascida em São Paulo, é formada em Odontologia pela Univali.

A artista chegou a postar vídeo totalmente nua, já retirado do ar  

22/02/14

EM ANO DE COPA, OLIMPIADAS DE INVERNO MOSTRAM SHOWS DE ATRATIVIDADE E COMPETITIVIDADE

2.500 atletas de 100 países se reuniram num verdadeiro congraçamento esportivo, em que a competição é apenas um ingrediente para "aquecer" as disputas e as torcidas

Os jogos de inverno, realizados em Sochi, na Rússia em pleno verão brasileiro em que temperaturas de 40 graus foram registradas no Sul do País, levando a capital gaúcha ao apelido de "Fôrno"Alegre mostraram a beleza das paisagens nevadas e o equilíbrio não só sobre esquis, patins ou pranchas, mas entre os atletas de todas as modalidades.

Curling, uma espécie de Bocha sobre o gelo; Patinação Artística(individual feminina, masculina, ou em duplas mistas); Patinação de Velocidade(quatro patinadores largam ao som de um tiro) em pista oval; Hóquei; Salto em Distância(o esquiador plaina no ar por até 140 metros); Ski Cross(com saltos e curvas) e Slalon(montanha abaixo, à maior velocidade possível); Snow Board(modalidades Cross, Free Style; e Half); Biatlon(que inclui tiros de precisão. Em caso de erro, o patinador ou patinadora é penalizado(a) devendo percorrrer 150 m a mais a cada tiro errado); Cross Country(modalidade que exige o maior esfôrço do organismo dos praticantes entre todos os esportes, sejam de inverno ou de verão, em prova com 40 minutos de duração, geralmente decidida nos metros finais) e o Bob Sled, em que os atletas dependem da eficiência dos trenós dentro dos quais deslizam a até 130 km/h. Há três tipos de trenós e competição: Individual, dupla, quarteto. O valor de um trenó de última geração pode chegar aos 250 mil dólares(equivalente a R$ 600 mil). A equipe brasileira usou trenós antes usados por atletas de Mônaco, e sem a mais avançada tecnologia disponível.

SOCHI fabiana santos bobsled (Foto: Agência AP)

A dupla feminina titular é formada por Fabiana Santos e Sally Mayara. Larissa Antunes é a reserva.

As brasileiras Fabiana Santos e Larissa Antunes de cabeça para baixo no dia 16, na curva 11

Os países com melhores resultados até o dia 21: Noruega com 10 medalhas de ouro e 21 no total; Estados Unidos 8 de ouro e 25 ao todo; Alemanha com 8 e 16; Rússia com 7 e no total 23; Canadá com 7 de ouro e 20 no geral; Holanda com 6 ouro e 22 ao todo.

23/02/14

Nos dias finais, o quadro teve mudanças: Vitória da anfitriã Rússia, que conquistou 13 medalhas de ouro e 33 no total; Noruega com 10 e 26 ao todo ficou como vice campeã. Canadá com 10 de ouro e 25 no geral; Estados Unidos com 9 e 28; Holanda com 8 e 24 e Alemanha com 8 e 19. O Canadá perdeu por 1 medalha para a Noruega, mas teve 10 de prata contra cinco. Os Estados Unidos apesar da quarta posição foi o país com o maior número de medalhas nessa Olímpiada.

Quem não teve oportunidade de assistir ao vivo as transmissões por TV aberta e a cabo poderá ver algum reprise, possíveis reportagens ou flashs. Vale a pena, acredite.

ESTRADAS DE FERRO PODEM GARANTIR COMPETITIVIDADE À AGROPECUÁRIA CATARINENSE

O PROBLEMA

A grande distância entre a região Oeste de Santa Catarina e os portos encarece as carnes de ave (frango) e suína exportadas para 150 países. A necessidade de trazer milho do Centro-Oeste do País para alimentação dos animais, faz com que preço do cereal dobre devido ao elevado custo do transporte rodoviário. A cada ano, SC importa 2,5 milhões de Toneladas de milho, transportadas em 66 mil viagens de caminhão.

OBRAS BILIONÁRIAS

Existem duas opções e já se tem os valores das obras, embora o estudo de viabilidade técnica esteja na fase inicial em apenas uma delas: R$ 3,1 BILHÕES para a FERROVIA DO MILHO (Norte-Sul) com 1200 quilometros e R$ 6 BILHÕES para a FERROVIA DO FRANGO(Leste-Oeste) com 862 quilometros. Essa é chamada também de Ferrovia da INTEGRAÇÃO.

Ferrovia Litorânea com 275 km de extensão ligando os portos de Santa Catarina poderia reduzir custos com transporte e aliviar o tráfego de caminhões na BR 101. Poderia, caso passasse da intenção à ação. Calcula-se a redução da passagem de 4 mil caminhões nas BR 282 e 470. Certamente, o tráfego se tornaria mais ágil e os acidentes diminuiriam.

DETALHE: A idéia inicial é de que o projeto e a obra fiquem por conta de empresa do governo federal. O ideal é que se abra concorrência internacional. Só assim a conta a pagar vai baixar.

SERRA ABAIXO DE ZERO

A cidade de Urupema, na serra catarinense, registrou 2,4°C negativos, mais uma vez a temperatura mais baixa do Brasil, no dia 14/04/2013.

Três meses antes, em pleno  verão, teve a mínima de 2,3°C, segundo a estação meteorológica da Epagri/Ciram. A última vez que a cidade tinha registrado temperatura negativa foi no dia 28 de setembro de 2012 quando os termômetros chegaram a -0,3°C. Quem curte frio não pode deixar de ir a essa cidade da serra catarinense. Outras cidades "geladas": Urubici, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Painel, São Joaquim.

FLORIANÓPOLIS TEM COLECIONADOR DE PLACAS AUTOMOTIVAS

O Engenheiro de Aquicultura Jefferson Alencar possui considerável e importante acervo que permite que se faça uma "volta ao Mundo" ao se observar uma parede forrada por placas que já foram usadas em algum veículo a motor. O manezinho, termo usado para designar os nativos da Ilha de Santa Catarina é representante da Sabor do Cerrado, indústria de sorvete do Centro-Oeste do Brasil. A coisa toda, ou o "clic" que deu origem a essa paixão, teve início em 1970, quando aos cinco anos de idade, o garoto esperando dentro do Fusca do pai avistou algo amarelo reluzindo no chão da rua. A atração foi imediata, e ao ir buscar o objeto se deparou com um par de placas, recolhendo-as. Teve incentivo do pai que através de seus conhecimentos conseguiu placas para aumentar a coleção e solidificar o hobby. Jefferson é membro de associações de colecionadores de placas de automóveis da Austrália e da Inglaterra. Entre as placas, a de um Ford 1929 emplacado em 1931 e que tem gravada em alto relevo a assinatura do presidente do órgão de trânsito da cidade de São Paulo-SP.Tem algumas histórias que ajudam a entender o seu envolvimento e o fascínio que uma coleção como essa desperta. Contato: jefferson.alencar@gmail.com                             29/03/2013

PLACAS ESPECIAIS: UM POUCO DA HISTÓRIA DA COLEÇÃO, PELO COLECIONADOR

"A placa mais cara da coleção US$ 1800,00

Placa iraqueana. Trata-se da Embaixada da Polônia no Iraque.
Após o término do tempo do embaixador da Polônia no Iraque, a placa do carro foi levada junto com ele e posteriormente vendida.
56 - Embaixada da Polônia."

 

"Esta é outra preciosidade da coleção.
Uma placa de caminhão de Kabul, capital do Afeganistão.
Foi adquirida através de um soldado das tropas alemãs em serviço no Afeganistão.                                                                                                                                            

O veículo saiu de Kabul, capital do país com destino a outra cidade. Teve seu percurso interrompido por um missil disparado por tropas do talibã.                                              

Sobrara apenas o pára-choque traseiro do caminhão com a placa, a qual foi removida pelo soldado alemão. Ao expirar o seu tempo de permanência no Afeganistão, o soldado levou junto a placa e a entregou a um amigo na Alemanha, que a disponibilizou para venda."  

NW: Como em tudo, as aparências enganam. A placa do carro do embaixador está em pior estado de conservação que a do caminhão atingido pelo míssil.           31/03/2013

POR MUITO POUCO PODERIA TER NEVADO NA SERRA CATARINENSE DURANTE O VERÃO!

A cidade de Urupema, na serra catarinense, registrou a temperatura mais baixa do país Brasil no dia 11/01/2013, com a mínima de 2,3°C, segundo a estação meteorológica da Epagri/Ciram. Desde o dia 28 de setembro de 2012 quando os termômetros chegaram a -0,3°C não fazia tanto frio na cidade.

Temperaturas entre 1 grau positvo e 1 grau negativo são propícias para a formação de neve. Portanto, por pequena diferença essa condição não se verificou.

FÁBRICA DA BMW EM SANTA CATARINA

  O modelo a ser produzido é o chamado "Série 1"

Será instalada entre as cidade de Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), em Araquari, a  25 km de Joinville, a maior cidade de Santa Catarina. O porto de São Francisco do Sul fica a 30 km.

AS OUTRAS MONTADORAS NO SUL DO BRASIL

O Paraná tem unidades da sueca Volvo, das alemãs Audi/VW e da nipo-francesa Nissan/Renault. O Rio Grande do Sul tem as brasileiras Agrale (caminhões, tratores e utilitários) e Marcopolo Ônibus, e a americana GM em Gravataí.

BRASILEIRAS, GAÚCHAS

A Agrale tem 50 anos e oferece o utilitário Marruá em seis versões para uso civil e dez versões militares. Entre 1983 e 2006 fabricou 100 mil motocicletas. Parcerias com a Marcopolo(microônibus Volare), com a americana Navistar(caminhões International), com a alemã Deutz(tratores no Brasil e caminhões na Argentina) garantem a competitividade. A busca por tecnologia é constante e em 2006 a Agrale lançou o primeiro trator brasileiro com motor que permite o uso de biodiesel. Em 2009 o ônibus híbrido, diesel/elétrico, Agrale “Hybridus”. Em 2012 apresentou o Marruá Elétrico, projeto junto à Itaipu Binacional e à Stola do Brasil. Instalada em Caxias do Sul, na serra gaúcha, na chamada região do vinho. Nos três estados do Sul, 14 concessionárias do utilitário Marruá, sendo seis no RS, 5 no PR e 3 em SC.

A Marcopolo é a maior fabricante de ônibus, montando sobre chassis de qualquer marca, tanto modelos urbanos como rodoviários, incluindo biarticulados e os chamados "dois andares". Instalada em Caxias do Sul.

CATARINENSE

A Budny, de Içara-SC, fabricante de implementos agrícolas desde 1990, passou a fabricar também tratores em 2008. O diferencial da marca está nas medidas compactas de seus tratores.

BELEZA DAS GAÚCHAS INVADIU AS DELEGACIAS NO RS

Elisangela Melo Reghelin é responsável pela delegacia regional de Gramado (RS). A participação feminina no cargo na Polícia Civil do Rio Grande do Sul já é de 27,6%. São 144 delegadas. Foto: Adriana Franciosi/Agência RBS

ANIMAIS NASCIDOS NO MESMO MÊS QUE O SITE!

A Girafa Pequena é a mãe na foto. A girafinha filhote, nascida em 25 de novembro no Zoo do Beto Carrero World ainda não tem nome

O filhote de Tamanduá Mirim, nascido dia 20 de novembro, sempre nas costas de sua mamãe Juju, criada no Beto Carrero

 

MEIO AMBIENTE: SURPRESA DA NATUREZA

Um repolho gigante com dez quilos e um metro de diâmetro, quase três vezes maior que um repolho normal, foi colhido na plantação de legumes do aposentado Élcio Ropelato em Corupá, no norte de Santa Catarina. A hortaliça foi doada para os Bombeiros Voluntários da cidade e  servida em almoço especial para a corporação e para os familiares do agricultor de 69 anos

ANIVERSARIANTE DE NOVA TRENTO-SC PRESENTEIA HOSPITAL  

A neotrentina, Marli Dalbosco preparou uma grande festa surpresa para seu esposo, Vlademir Dalbosco (Tito), no dia 5 de janeiro, para comemorar os 56 anos de vida dele. Marli solicitou aos amigos de Tito que o presenteassem com dinheiro. O total arrecadado de R$ 4.545,00 - foi doado ao Hospital Imaculada Conceição de Nova Trento, e será usado na restauração da área da recepção do Hospital.

Prefeito e  Vice-Prefeito da cidade, Gian e Josemar se manifestaram: "Agradecemos de forma especial à Marli, que teve esta ideia e incentivou o marido em favor desta causa”.

 

CATARINENSE ANITA GARIBALDI, HEROÍNA OFICIAL

 
 
 
Anita Garibaldi, esposa do herói italiano Giuseppe Garibaldi e defensora dos ideais republicanos tanto no Brasil como na Itália, foi reconhecida oficialmente como heroína do Brasil. A lei que inscreve o nome de Anita Garibaldi no Livro dos Heróis da Pátria foi publicada no Diário Oficial da União em maio de 2012. O nome da heroína será esculpido em aço ao lado do de outros heróis nacionais, como Dom Pedro I e os militares que proclamaram a República, no livro que repousa no Panteão da Praça dos Três Poderes de Brasília. Ana Maria de Jesus Ribeiro, que ficou famosa como Anita Garibaldi, nasceu em 1821 no município catarinense de Laguna, em uma família de imigrantes açorianos.
 

HISTÓRIA DA ERVA MATE
Segundo narra Barbosa Lessa, em seu livro "História do Chimarrão", em 1554, o colonizador espanhol Domingo Martínez de Irala, chegou nas terras de Guaíra, atual Paraná, e foi recebido por 300 mil guaranis, com alegria e hospitalidade. Além da acolhida, o que chamou a atenção foi que os índios de Guaíra eram mais fortes do que os guaranis de qualquer outra região, mais alegres e dóceis. Entre seus hábitos, havia o uso de uma bebida feita com folhas fragmentadas, tomadas em um pequeno porongo por meio de um canudo de taquara na base um trançado de fibras para impedir que as partículas das folhas fossem ingeridas. Os guaranis chamavam-na de caá-i (água de erva saborosa) e dizem que seu uso fora transmitido por tupã.

O consumo se alastrou pelos países da América do Sul e a produção fortaleceu a economia. Com a abertura da estrada Serra Graciosa, em 1876, Curitiba se tornou um centro de exportação, transformando a erva mate em uma das maiores riquezas nacionais. No século XIX, o Paraguai se isolou dos outros países, proibindo a exportação de erva mate para fora do país. Isto fez a Argentina e o Uruguai substituírem a erva mate paraguaia pela brasileira, desenvolvendo o seu cultivo no Paraná e em Santa Catarina, regiões outrora despovoadas. Foi o chamado Ciclo da Erva Mate, que até os dias de hoje tem no Paraná um dos grandes produtores nacionais.

Propriedades
Estudos demonstram que a erva mate tem importantes propriedades nutritivas, fisiológicas e medicinais. Além da presença de vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, ela possui sais minerais como cálcio, manganês e potássio. Entre os benefícios do consumo da erva mate, podemos destacar combate os radicais livres, por conta dos agentes antioxidantes, melhora da digestão, efeitos antirreumáticos, diurético, estimulante e laxante. Ela ainda combate o colesterol ruim (LDL), reduzindo os riscos cardíacos, atua beneficamente sobre músculos e nervos, regula a função respiratória, e melhora a atividade mental e disposição.
 

REGIÃO SUL TEM SEU GATO-DO-MATO-PEQUENO

Pesquisadores descobriram uma nova espécie de gato-selvagem vivendo no Brasil. O estudo foi publicado em 27 de novembro 2013, no periódico Current Biology. Acreditava-se que existia apenas uma espécie de gato-do-mato-pequeno no País, entretanto, análises moleculares de DNA mostraram que os indivíduos que vivem no nordeste são diferentes dos que vivem no sul e sudeste, sem evidências de cruzamento, podendo-se afirmar que se trata de duas espécies distintas. “Nosso estudo ressalta a necessidade urgente de atenção para a espécie que vive no nordeste, pois suas características biológicas são muito pouco conhecidas”, afirma o professor da Faculdade de Biociências da PUCRS Eduardo Eizirik, observando que se sabe mais sobre a espécie do sul, na foto, chamada de "Leopardus guttulus"

 

ACONTECEU ANTES DO SULACONTECE.COM ESTAR ON LINE. VALE REGISTRAR

3 x 3 = OBRA DA NATUREZA GENÉTICA

 
 Três ovelhas deram à luz três filhotes trigêmeos cada uma, no parque Barigui, em Curitiba, o maior espaço público da cidade.

 

EXTRA SUL MUNDO

 
28/10/13

Vettel Campeão

Como em 2010, 2011e 2012. Já é mito

Quatro títulos consecutivos. Mais jovem campeão, bi, tri e tetra da Fórmula 1

Vettel se supera a cada GP

Fangio nos anos 50, Prost nos 80, Senna nos 80 e início dos 90 e agora na segunda década do Século XXI o alemão que poderá se tornar o maior nome da história da F 1. Jeito de adolescente, sorriso de menino, pilotagem de mestre. Um cara humilde e simples, que mantém a mesma namorada desde os tempos de colégio, o que já é prova de maturidade e do seu equilíbrio, ou melhor, seu forte caráter. As características de um verdadeiro campeão, com todos os ingredientes para se tornar o maior mito das pistas.

Vettel reverenciou de joelhos o carro que o levou às conquistas nos últimos quatro anos. Prova de que mais que ninguém, sabe que sem a excelência do RBR, vitórias e títulos poderiam não ter sido tão constantes. Mas, antes provou seu valor, sua garra, habilidade e técnica ao levar um carro Toro Rosso* à vitória em Monza, templo da velocidade, únicamente devido ao fato da corrida ter sido disputada sob chuva, condição em que o piloto vale mais que a máquina, ou seja a pilotagem tem maior peso.

*Mesmo patrocínio da RBR. Em italiano, significa Touro Vermelho, que é a tradução para Red Bull.

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

VOCÊ PAGARIA MAIS DE 20 MILHÕES DE REAIS?

Dono da Kahn Design recusa oferta de R$ 22 milhões por valiosa placa de carro

Não pelo belo Bugatti, mas pela placa de trânsito que identifica la bella macchina?

Pois, o dono da preparadora Kahn Design, Afzal Kahn recusou uma oferta de 6 milhões de libras – o equivalente a R$ 22 milhões – por sua placa com a inscrição "F1", que tem 109 anos de idade e número 1 – muito valiosa na Inglaterra.

O empresário britânico não tem a intenção de vender o registro que adquiriu em 2008 por cerca de 440 mil libras – R$ 1,6 milhão e que atualmente "orna" seu Bugatti Veyron. A placa já foi usada em outro "carrão" do empresário, um SLR McLaren.

O dono da customizadora de veículos ainda possui outro registro valiosíssimo. É a 4 HRH. Essa combinação indica que a numeração pertence ou pertenceu à frota de carros da realeza britânica. Algumas dessas placas foram vendidas por uma grande quantidade de dinheiro para arrecadar fundos para o tesouro britânico. Estima-se que Kahn tenha desembolsado cerca de 250 mil libras – algo em torno R$ 850 mil – pela placa.

Repare que a combinação de cores mudou de um carro para outro(volte e olhe a foto acima)

Placa da realeza, num modelo típicamente inglês

MOEDA DE MEIO CENTAVO LEILOADA POR R$ 725 MIL NA INGLARERRA

Do UOL, Economia, São Paulo

Uma moedinha rara, cunhada em 1796 nos Estados Unidos, foi leiloada por US$ 357 mil (cerca de R$ 725 mil) no sudoeste da Inglaterra nesta semana. O valor de face da moeda é de meio centavo ("half cent"), mas, além de existirem pouquíssimos pares em boas condições, esta moeda específica tem uma história interessante.

Nem tudo o que se guarda é "lixo" como pensam algumas pessoas. Essa é mais uma convincente prova

Mark Hillary tinha sido o último dono da peça. Ele morreu em 1963, aos 20 anos, quando escalava uma montanha na Grécia. 40 anos depois, seu irmão estava fazendo uma faxina em casa, quando encontrou a moedinha dentro de uma caixa improvisada, feita de palitos de fósforos colados uns aos outros.

A família pensava que essa caixinha feita de fósforos, que abrigava cerca de 70 moedas, era "lixo" que Mark Hillary guardava. A princípio, a expectativa da casa de leilões Woolley and Wallis era vender a moeda por um preço entre US$ 40 mil e US$ 47 mil, mas as expectativas foram superadas de longe.

A história de como a moeda norte-americana atravessou o oceano e foi parar em uma caixinha de fósforos na Inglaterra ainda é um mistério. A casa de leilões Woolley and Wallis apontou que não era raro, à época, que as moedinhas viajassem o Atlântico, já que itens de cobre eram colecionados pelos britânicos.

PEPITA GIGANTE ENCONTRADA EM GOLPE DE SORTE

Garimpeiro encontra pepita de ouro de 5,5kg na Austrália; peça vale mais de R$ 600 mil

Usando um detector de metais portátil, um homem encontrou uma pepita de ouro com formato de Y, em mato próximo a cidade australiana de Ballarat, em Victoria

Meteorito de Marte rico em água foi achado no Saara

Um meteorito com mais de 2 bilhões de anos, descoberto recentemente na Terra, difere de todos os encontrados até agora por ser rico em água e ser parecido com as rochas de Marte analisadas pelas sondas da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), segundo estudo publicado dia 04 na revista Science.

 

Apelidado de "beleza negra", o objeto com 320 gramas e do tamanho de uma bola de beisebol foi encontrado em 2011 no Saara, deserto no norte da África. A abundância de moléculas de água neste meteorito - com cerca de 600 partes por milhão,é dez vezes maior do que em outros meteoritos de Marte.

De acordo com o estudo, a água poderia vir de uma fonte vulcânica de um aquífero próximo à superfície do planeta vermelho, o que sugere que alguma atividade aquosa teria persistido na superfície de Marte durante o começo da era Sideriana (amazoniana)

2013 É O ANO DA COBRA, OU MELHOR, DA SERPENTE

      NO CALENDÁRIO CHINÊS 

Moedas de prata com o desenho de uma cobra, criadas em Taiwan, para deixar registrado o ano chinês da serpente. O Banco Central vai emitir 120 mil moedas. O valor de cada uma equivale a cerca de US$ 3,50 ou R$ 7,00.

 

TECNOLOGIA     GELO INTELIGENTE ALERTA PARA O ALTO CONSUMO DE ÁLCOOL 

Após o susto de acordar no pronto-socorro do hospital sete horas depois de ter ido a uma festa universitária, lembrando-se apenas dos goles nos drinques, que parou de contar na terceira dose, o estudante Dhairya Dand, de 23 anos não só aprendeu a lição como criou algo que pode colaborar para evitar ocorrências como a sua experiência.  O pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, desenvolveu  em apenas três semanas, cubos de gelo inteligentes que alertam as pessoas sobre o quanto elas beberam, com o intuito de evitar o coma alcoólico.

Batizado de Cheers! (a saudação feita no brinde, em inglês), os gelos são moldados em gelatina comestível e recheados com luzes de LED, acelerômetro, cronômetro, receptores infravermelhos e bateria. O acelerômetro é usado para calcular os goles dados e o cronômetro, para controlar o quão rápido o copo é esvaziado, indicando o nível de intoxicação alcoólica.

Esses dados fornecidos pelo circuito informam através de sinais luminosos o quanto a pessoa já bebeu. Os cubos mudam de cor como um semáforo de trânsito: o livre do verde, o alerta do amarelo (um tanto alaranjado) e a hora de parar do vermelho.

Algo útil além de muito interessante. No Brasil teria boas vendas a partir da nova legislação de trânsito cuja tolerância ao álcool é muito próxima a zero. Afinal ninguém quer pagar quase R$ 2 mil de multa, ter o veículo apreendido e ficar sem a carteira de habilitação durante um ano.

 

Esportivo de R$ 23 milhões(no Brasil) é o carro mais caro do mundo

 A cada lançamento de um novo carro de preço estratosférico costuma-se dizer que é feito para sheiks árabes.

 o Lykan Hypersport nasceu em um país do Oriente Médio. Projetado pela empresa libanesa W Motor, deverá ter apenas sete unidades fabricadas.

 

 Cada carro custará o equivalente a R$ 6,8 milhões em seu mercado de origem.

Com motor seis cililindros biturbo (760 cv) e baixo peso, esse superesportivo pode chegar aos 100 km/h em menos de 3s.

 

Seu painel holográfico projeta imagens em 3D e as costuras dos bancos de couro são feitas com fios de ouro.

Cálculos da Abeiva - Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores indicam que o Lykan custaria cerca de R$ 23 milhões no mercado brasileiro.

 

Vinho envelhecido junto a um meteorito!

O primeiro vinho envelhecido com um meteorito, que tem 4.5 bilhões de anos, segundo Ian Hutcheon, e encontrado no deserto do atacama, batizado Meteorito  chegou ao mercado em 2012.

Divulgação
Ian Hutcheon
 
Trata-se de um Cabernet Sauvignon produzido na vinicola Hutcheon's Tremonte, que fica no Vale Cachapoal, no Chile, e foi envelhecido por 12 meses em um barril junto com o meteorito.

Ian explicou: "Eu estive envolvido com vinhos e astronomia por tantos anos e queria encontrar uma forma de combinar os dois".

Divulgação

 "A ideia de submergir o meteorito no vinho é dar a oportunidade de todos poderem tocar algo vindo do espaço."

 

Por enquanto o vinho só esta sendo vendido no Centro Astronômico Tagua Tagua, um observatório criado por Hutcheon em 2007.  O enólogo pretende exportá-lo para outros países.

 

CIÊNCIA

Formigas ganham cor dos alimentos!

Corpo transparente faz espécie de formiga mudar de cor após comer

O cientista Mohamed Babu estranhou quando as formigas mudavam de cor após beber o leite derramado no chão da cozinha. Ao perceber que os insetos tinham os estômagos transparentes, e não eram uma espécie mutante, decidiu fazer um experimento fotográfico em Mysore, no sul da Índia.

A partir de uma base com água, açúcar, corante e, para deixá-la mais firme, um pouco de cera.  A mistura foi colocada em cima de um plástico no piso do jardim e as formigas agiram.   À medida que comiam o doce as formigas ficaram coloridas. A maioria preferiu os pingos mais claros, como verde e amarelo, deixando de lado os tons fortes de vermelho e azul – as poucas que provaram mais de uma cor criaram novas tonalidades.

Assim, visto o resultado, e pelo descrito parece que foi uma tarefa fácil e simples. Foram vários dias de testes até conseguir os melhores ângulos para os cliques da camera.

IMAGEM IRÔNICA

No rigoroso inverno europeu, uma imagem interessante: a neve cobrindo os painéis de captação de energia em parque solar na Alemanha, dia 21 de fevereiro 2013

 

MEIO-AMBIENTE Mais de 90% dos corais do Caribe estão mortos, segundo estudo
Pesca, poluição e aquecimento global podem destruir todos os recifes do planeta até 2050

O despejo excessivo de poluentes em águas da América Central, bem como as alterações radicais do padrão climático local, estão prestes a destruir por completo uma das maiores concentrações de corais do planeta. De acordo com um estudo divulgado em 10 de setembro de 2012 pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês), apenas 8% da barreira de recifes caribenha permanece viva.

Para a equipe de ambientalistas responsável pela pesquisa, a sobrevivência desse imenso ecossistema marinho depende agora de medidas governamentais urgentes para a conservação .Hoje ínfimas, suas taxas de crescimento vem desacelerando desde a década de 1970, quando a área viva da barreira não passava da marca dos 50%. Trata-se de um recrudescimento de 42 pontos percentuais em pouco mais de quatro décadas.

Natureza ameaçada significa comprometimento da beleza atrativa

"As principais causas da destruição dos corais são bem conhecidas e incluem pesca desregulada, poluição, doenças e o branqueamento provocado pelo aumento das temperaturas. O que há agora é uma necessidade urgente de reduzir drasticamente os impactos humanos na área, isso se há algum interesse em ver esses recifes e os cardumes que dependem deles sobrevivendo ao longo das próximas décadas", comentou Carl Gustaf Lundin, diretor global dos programas de preservação marinha e polar da IUCN.

Alertas sobre a degradação de recifes de corais no mundo inteiro tornaram-se mais frequentes ao longo dos últimos anos, especialmente por conta do crescente aumento da concentração de poluentes em ambientes marinhos. Especialistas também perceberam uma elevação da acidez dos oceanos e registraram uma expansão da pesca de espécies que se refugiam nesses ecossistemas.

No início de 2011, cientistas do WRI (Instituto de Recursos Naturais, na sigla em inglês) revelaram estimativas mais otimistas após calcularem que 75% dos recifes de corais caribenhos corriam risco de desaparecer. De acordo com esse estudo, um quadro ainda mais delicado está se desenvolvendo na costa sudeste da África, onde esse tipo de dano atinge 95% da área habitada por essa variedade de ecossistema. A previsão dessa ONG é de que, até 2050, todos os recifes de corais do planeta estarão em condições críticas.

Em todo o planeta, 275 milhões de pessoas vivem em regiões habitadas por recifes. A expectativa da IUCN é de que esse recrudescimento do espaço habitado por corais traga prejuízos substantivos a comunidades costeiras de países dependentes de recursos gerados pela pesca e pelo turismo. Apenas em algumas ilhas mais remotas do Caribe a situação é menos crítica. Nas Antilhas Holandesas e nas Ilhas Cayman, por exemplo, a porção de corais mortos não ultrapassa a marca de 70% das áreas catalogadas.

O relatório da IUCN foi elaborado por 36 cientistas oriundos de 18 países. A organização propõe o estabelecimento de cotas para a indústria pesqueira, a criação de mais áreas de proteção marinha e a aprovação de medidas que restrinjam o uso de determinados fertilizantes em fazendas próximas ao litoral.

Os corais são peça-chave para o equilíbrio ecológico dos oceanos pois operam como abrigos para animais mais jovens e, portanto, indefesos. E, também representam um importante fonte de renda para as comunidades locais, que dependem fortemente da renda gerada por atividades turísticas. 

O CLIMA MUDANDO O MAPA MUNDITexto: Luciano Dellarole
 
O arquipélago de Kiribati, conhecido como Ilhas Gilbert enquanto colônia britânica, e nação independente a partir de 1979 pode ser "engolido", ou melhor encoberto pelas águas do Pacífico cujo nível sobe à razão de 2 mm a cada ano, ritmo que segundo especialistas poderá ser acelerado nos próximos anos. A causa do problema está no tão propalado quanto real aquecimento global. A área do arquipélago ameaçado de ser submerso é de 811 km2. A maior parte das ilhas são atóis.
 

Atol Tarawa, em Kiribati, em foto de março de 2004; elevação do nível do mar é preocupação

Atol Tarawa, em Kiribati. Beleza ameaçada

 
Localizado a 4000 km ao Sul do Havaí e a 2250 km de Fiji, o arquipélago poderá ter toda sua população de 103 mil habitantes transferida para Fiji. O investimento, apenas na compra de área de 24 km2 seria de 9,6 milhões de dólares. A atual população de Fiji é de 850 mil pessoas.
 
O mesmo risco dos Kiribatianos correm os habitantes de Samoa, Tokelau e Tuvalu.
 
Alternativas para evitar que a água cubra o arquipélago: Construção de muros no mar, ou uma ilha artificial flutuante. A segunda opção tem custo elevadíssimo. 
 

NOTÍCIA "QUENTE" VINDA DO FRIO

Campeonato de trenó sem roupa no gelo, na Alemanha

Estrela do cinema pornográfico alemão, Mia Magma foi a grande vencedora do Campeonato Mundial de “Nacktrodeln” 2012, modalidade que consiste em deslizar na neve com um trenó de plástico, usando apenas uma peça de roupa íntima.

2012 marcou a quarta edição da competição, realizada desde 2009 na cidade alemã de Braunlage. Público fde 25 mil pessoas assisitiu 17 homens e 13 mulheres desprovidos de roupas deslizarem  na neve sobre trenós.

A atriz pornô de 25 anos enfrentou frio abaixo de zero no percurso de 88 metros de descida para vencer o evento. Apenas três acessórios são permitidos pela organização: roupa de baixo, capacete e calçado

No masculino, o vencedor foi Bernd Malyska, um alemão de 37 anos residente em Hannover. Os vencedores ganharam um prêmio de 1.000 euros, o equivalente a R$ 2,3 mil na epoca..

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

SUPERLUA: ENTENDA O FENÔMENO

 
A noite de 23 de junho 2013 apresentou no céu espetáculo estrelando a chamada Superlua, nome popular para se referir ao perigeu lunar, o ponto de maior aproximação do satélite com a Terra. E, era Lua cheia!

 

A imagem da Lua esteve 14% maior e cerca de 30% mais brilhante do que em dias normais de Lua cheia. Na maioria das vezes isso não coincide com a Lua cheia, sendo mais difícil perceber o fenômeno.

Quem perdeu a chance de observar terá outra oportunidade no próximo ano.

Por conta da órbita elíptica, a distância entre a Lua e a Terra varia. A cada 30 dias, ela atinge seu ponto de aproximação máxima com a Terra. No perigeu, ela fica cerca de 356 mil km distante da Terra, enquanto a média é de aproximadamente 380 mil km.

                    Beleza da natureza
Superlua vista no Rio de Janeiro em maio do ano passado
Superlua, no Rio de Janeiro em maio 2012

O melhor horário para observar a Superlua é no início da noite, quando ela está perto do horizonte.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PONTE ESPECIAL PARA SE VER E SE TRAFEGAR

Ponte La Barra, Punta del Este - Uruguai. Não sofreu nenhum abalo. Foi projetada assim. Interessante, se tornou atração turística. Sensação de montanha russa. Velocidade é de 40 km/h

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

EMERGIU DAS TELAS PARA O PRINCIPADO!

 

 

 

 

 

 

 

 

Ex membro dos Beatles, Ringo Starr posa em frente a submarino amarelo de 1964 em frente à exposição "Passion Ocean" em Mônaco

Ringo Starr junto ao "submarino amarelo", filme de 1964 dos Beatles, em frente à exposição "Passion Ocean" em Mônaco, em 2013

 
RIDÍCULA HISTÓRIA DO PREÇO PS 4 NO BRASIL (22/10/2013)
 
A mídia vem tratando o PS4 como genero de primeiríssima necessidade, fundamental. Pra que é fundamental? Pra encher o rabo* do governo com os impostos e o da empresa fabricante com o lucro absurdo que alega não ter, com a venda pela "merreca" de 4 paus aqui no paísinho!                    *desculpe, mas o têrmo expressa melhor a indignação que "caixa" ou "os bolsos". E, todos entendem, e sei, entenderão.
 
Se os poucos que tem condição realmente não comprassem, nem aqui nem em nenhum dos Kafundó do mundo, e principalmente se aqueles que não tem para os generos de primeiríssima necessidade como uma boa alimentação, educação e assistência de saúde e que farão prestações para mostrar pro vizinho que tem, pra satisfazer o capricho do filho(criança mimada ou adolescente sem noção do valor do dinheiro) ou até pra satisfazer o próprio ego, numa atitude burra, o fabricante cairia na real e ajustaria o valor em Real, de acordo à realidade brasileira.
 
Lazer? Jogar uma pelada, nadar em qualquer lugar com água razoávelmente limpa(ser realista faz bem) a custo zero. Ou empinar uma pipa (sem cerol, hein molecada bandida), lançar um anzol e passar o tempo a baixo custo. Uma caminhada(ou trilha) apreciando a paisagem. Assistir a algo do interêsse na medíocre TV aberta, que algumas vezes oferece bons programas é outra opção a custo baixo(não precisa ser num aparelho de plasma de mais de 50 polegadas). E, o mais difícil, pois o brasileiro tem aversão, até parece ser alérgico à leitura: ler. É passatempo proveitoso, uma vez instrutivo e desenvolvedor não só de uma linguagem menos pobre como de uma imaginação mais apurada.
 
Você, o que acha?
 

 Voador da Terrafugia, por US$ 279 mil: Carrovião ou Aviancarro?

Fotos: Divulgação
Carro voador da Terrafugia custará US$ 279 mil

Híbrido de carro e avião pode decolar de qualquer aeroporto civil nos Estados Unidos


Levantar voo pode ser uma boa saída para fugir do trânsito cada vez mais engarrafado das grandes cidades. A empresa americana Terrafugia resolveu levar a ideia adiante e irá mesmo produzir o Transition Street-Legal Airplane, espécie de carro-avião que é homologado para rodas nas ruas. A apresentação oficial do modelo ocorreu no Salão de Nova York em 2012 e a fabricante já aceitava encomendas, por US$ 279 mil (cerca de R$ 510 mil na epoca) – com um sinal reembolsável de US$ 10 mil ou não reembolsável de US$ 2.500.

No final de março, o protótipo do carro voador realizou com sucesso seu voo inaugural, a partir do aeroporto internacional de Plattsburgh, no estado de Nova York. Duas unidades do avião serão testadas para aprimorar o modelo até a entrega da primeira unidade que, de acordo com a fabricante, deve acontecer já em 2013. O Transition pode ser dirigido nas estradas, estacionado em uma garagem e, como avião, voar usando gasolina automotiva sem chumbo.

O veículo tem autorização para decolar de qualquer aeroporto civil. Com espaço para duas pessoas, o carro voador desenvolve velocidade de cruzeiro de 172 km/h e alcança a máxima de 185 km/h. Na estrada, a velocidade máxima é de 105 km/h. A autonomia do Terrafugia Transition é de 787 km, distância suficiente para voar de São Paulo a Belo Horizonte. Em caso de pane, os ocupantes contam com um para-quedas projetado para possibilitar um pouso de emergência.

 CORES NO RASTRO DAS ESTRELAS

 

O australiano Lincoln Harrison fotografou o rastro que as estrelas deixam no céu durante a rotação da Terra. Cada imagem precisou de um período de 13 a 15 horas de exposição para ser capturada. O fotógrafo acampou nas margens do lago Eppalock, no Estado de Victoria, no sudoeste da Austrália, para fotografar. Imagem divulgada na internet em setembro 2011.

BRILHO DA NATUREZA BIOLÓGICA EM PRAIA

   Spiaggia si trasforma in mare di stelle con plancton che si illumina di notte 

A praia fica nas ilhas Maldivas, próximas à Índia. O que brilha com milhões de pontos azuis são fitoplânctons bioluminescentes. O movimento das ondas chegando na areia da praia é o  que ativa as pequenas criaturas, que também "acendem" sob pressão, quando pisadas por pessoas que caminhem pela beira d' água na areia da praia. É interessante. Ou não?
 

Spiaggia si trasforma in mare di stelle con plancton che si illumina di notte

 

 

PRAIA ESPECIAL, COM AJUDA DO HOMEM?

Próximo a Puerto Vallarta, no México uma interessante formação rochosa junto ao mar apresenta ^crateras^ sendo que sob uma delas há uma praia, na qual é possível banhar-se ao sol ou refugiar-se à sombra.

A Playa de Amor ou Hidden Beach fica escondida dentro de uma caverna gigante com um enorme buraco no teto

Chamada Playa de Amor ou Escondida é realmente diferenciada, vista por dentro ou por cima da rocha que a emoldura

Também chamada como


Não se sabe exatamente como se formou a cratera no teto da caverna, mas acredita-se que os testes militares que ocorreram durante décadas na região possam ter interferido na formação rochosa As aberturas na formação rochosa podem ser resultantes dos testes militares realizados na região, utilizando mísseis 

A Playa Escondida só é acessível a nado, pois os barcos não conseguem passar pela pequena fenda na rocha

 

 

 

 

 

                                                                             

      Embarcações não passam pela pequena " porta" desse paraíso marinho.

    Acesso só a nado após desembarcar junto à parte externa da formação  


 

 

 

 

 

BRITÂNICA CENTENÁRIA SERVE DRINKS POR MAIS DE SETE DÉCADAS!

Prestes a comemorar seu 100º aniversário, Dolly Saville não tem planos de se aposentar

Tirando chopes desde 1940, e atualmente trabalhando três dias por semana no bar do Hotel Red Lion em Wendover, no Reino Unido, a centenária senhora teve a homenagem do seu nome ser dado ao estabelecimento, onde trabalha há 74 anos. O atual Dolly's Bar. Entre os famosos atendidos por ela Pierce Brosnan e Elizabeth Taylor.

Parece que essa atividade  prolonga a vida: Hideko Arima, do Japão, era, antes de Dolly, a mais antiga bartender do mundo. A japonesa trabalhou em um pequeno bar no distrito de Ginza, em Tóquio, por 52 anos, até os 101 anos de idade. Faleceu em 2003.

Mensagem "SOS" em pequeno banco de areia salva cinco pessoas na Austrália

23/04/14

Grupo foi resgatado após conseguir escrever uma mensagem de socorro em um banco de areia

Grupo foi resgatado após escrever uma mensagem de socorro em um banco de areia. Uma iniciativa salvadora.

O grupo de cinco pessoas foi resgatado na Austrália, dia 21/04/14, graças a essa idéia, após "perderem" seu barco. A embarcação foi ancorada próxima a uma ilha de rochas, e a âncora quebrou, enquanto passeavam. O barco foi encontrado pela polícia a cerca de 30 km da ilha onde os três homens e as duas mulheres ficaram isolados durante nove horas até o resgate. Queimaduras pelo sol e desidratação Vivos!

Jardim atua como isolante(redutor) acústico junto a aeroporto na Holanda  

Jardim foi criado para reduzir o barulho dos aviões, antes ouvido a 30 km do aeroporto

O aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, gerava poluição sonora causada pelos aviões, e que segundo moradores, podia ser ouvido a 30 km.

Em 2008, os administradores do aeroporto descobriram que o barulho diminuía nas épocas em que os agricultores da região aravam os campos, já que os sulcos na terra absorviam os ruídos.

Após a descoberta, arquitetos, engenheiros e designers se uniram para criar um jardim gigante, com o objetivo de reduzir o barulho causado pela operação das aeronaves no aeroporto. 

O projeto do holandês Paul De Kort se inspirou no estudo conhecido como Figuras Sonoras, criado pelo físico e músico alemão Ernst Chladni em 1787.  

O jardim acústico foi construído com 150 sulcos dispostos simétricamente no solo.

Concluído em outubro de 2013 , a obra é chamada Buitenschot Land Art Park. Os 810.000 metros de paisagens labirínticas do parque foram responsáveis por diminuir o ruído pela metade! Ótimo resultado. 

(Fotos: Divulgação/Schiphol Airport)
Projeto respeitado na execução da obra que apresenta resultado bastante satisfatório

CASAMENTO DEBAIXO D' ÁGUA HÁ MAIS DE 60 ANOS!  

Usando chumbo por baixo das roupas os noivos viram muitas borbulhas antes mesmo do Champagne nessa original cerimônia realizada em 1954 nos Estados Unidos, em San Marcos, no estado do Texas

casamento aquatico 

 Beijo foi ao voltarem à tona, evitando engolir água. Bem pensado!

Convidados? Também foram pra baixo d'água, dentro de compartimento estanque, assistindo a cerimônia inusitada e permanecendo secos para poder comemorar sem se resfriar ou precisar trocar as roupas. 

ACONTECEU ANTES DO SULACONTECE.COM ESTAR ON LINE. VALE REGISTRAR

Último trimestre 2011

RELUZ E É OURO PURO

Maior moeda de ouro do mundo: a rainha Elizabeth II na frente e tem a silhueta de um canguru no verso. Dia 27 na Austrália. Avaliada em US$ 55,7 milhões

 

BELEZA RECONHECIDA

Serra de Tramuntana, na ilha espanhola de Maiorca. Tramuntana é um dos 25 lugares escolhidos pela Unesco como patrimônio mundial

INSTINTO

A chimpanzé Anjana assumiu o papel de "mãe" de dois filhotes de tigre branco num zoológico da China. A adoção aconteceu depois que os felinos foram separados de sua mãe verdadeira, que ficou agressiva após a passagem de um furacão pela região. Além de cuidar dos tigrinhos, a chimpanzé  também tem ajudado a cuidar de leopardos, leões e orangotangos.

RARIDADE EM LEILÃO

Dia 1º de dezembro(2011), o leilão anual de automóveis antigos e itens de colecionador relacionados ao automobilismo que a casa britânica Bonhams realiza teve entre relíquias essa! Trata-se de um "personagem" do filme "A Corrida Maluca".

PASSEIO OU BRINCADEIRA DE MILIONÁRIOS?

Ferraris destruídas em acidente em Yamaguchi, no Japão, que envolveu 14 carros sendo oito Ferraris. Dez pessoas ficaram levemente feridas