SULACONTECE.com
 
Atividades Diversas # Auto News # Beleza da Mulher # Curiosidades # Eventos # Feiras # Festas # Esportes # Lazer # Turismo # Gastronomia

www.sulacontece.com

GASTRONOMIA: 423 imagens de fazer água na boca

DICAS GASTRONÔMICAS, COM ALGO SELECIONADO DO MELHOR DO SUL DO BRASIL

Essas, de Chopps artesanais deixam qualquer gourmet sedento...

E essa bebida aí abaixo?

 POR ENQUANTO, NA EUROPA...

Acredita-se que exista um tipo de vinho para cada pessoa. Se você ainda não encontrou o seu, a notícia de junho 2016: lançado um vinho azul! Segundo a marca que o criou, a Gik Live, a bebida tem tudo para ser o hit do verão europeu.

Feita na Espanha, contém uvas brancas e vermelhas, misturadas a um pigmento comestível e antocianina – flavonoide derivado da casca da uva. As frutas são provenientes das regiões de La Rioja, Zaragoza, León e Castilla-la Mancha. Com 750 ml, a garrafa custa U$11 (R$ 37) é feita para ser consumida fria.

Atualmente, o produto é vendido somente no e-commerce da marca, mas a empresa visa expandir seus negócios além da Espanha, exportando para França, Reino Unido, Holanda e Alemanha.

MAIS ABAIXO OUTRAS CERVEJAS ARTESANAIS E VINHOS ESPECIAIS, DIFERENCIADOS PELA EXCLUSIVIDADE DA PRODUÇÃO LIMITADA OU POR PREMIAÇÕES DIVERSAS EM EVENTOS IMPORTANTES

 

DICAS GASTRONÔMICAS, COM ALGO SELECIONADO DO MELHOR DO SUL DO BRASIL 

PRIMAVERA 2017 NAS SERRAS CATARINENSE E GAÚCHA

II FENATRUTA NO I FESTIVAL GASTRONÔMICO DE URUBICI

 

Com início dia 22 de setembro coincidindo com a Primavera e término em 15 de outubro, o II FENATRUTA tem participação de 15 restaurantes da cidade serrana catarinense.

O turista tem 15 diferentes opções de pratos, todas bastante interessantes. Realização da Pouserra - Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici com apoio da Setur - Secretária da Indústria, Comércio e Turismo.

Apenas quatro restaurantes servem exclusivamente sob reserva. Mas, para facilitar, 10 dos 15 ficam na mesma avenida principal do centro da cidade.

O SULACONTECE.com foi conferir a Pizza de Truta Defumada da Pizzaria Rota da Neve.

 

 

Após a degustação, a boa notícia de que a opção da Pizza de Truta Defumada(à D na foto) deve ser incorporada ao cardápio da Rota da Neve.

 

Mais imagens percorrendo a página até Santa Catarina e então até Urubici.

 

GRAMADO REALIZA FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA

Entre 05 e 15 de outubro acontece a nona edição do Festival reunindo 18 restaurantes, cervejarias e vinícolas. Em três locais: Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti. A programação inclui Oficinas e Palestras, Festins, Shows e Tour Gastronômico. Motivo adicional para ir até a bela cidade da serra gaúcha.

 

DECORAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NÃO ENCHEM ESTOMAGO MAS "ENCHEM" OS OLHOS

OUTUBRO 2016                           EVENTO CERVEJEIRO EM JURERÊ INTERNACIONAL

Kombi adaptada com capacidade para oferecer 10 variedades de Chopp

Malt Beer Kombi, uma "viatura" montada em Porto Alegre, com 10 torneiras instaladas, permitindo servir 10 diferentes opções de marcas e sabores, Monareta Food Bike servindo três variedades de pizzas, Cervejarias Badenia Greifenbier - de Santo Amaro da Imperatriz, Sambaqui - da Ilha de santa Catarina, e Unika - de Rancho Queimado são os novos Parceiros a partir outubro 2016. Confira:

A simpática bike                                                                                                                             Pizza de Filé de Picanha, Cebola e Queijo Provolone, com a massa fina e crocante

A "bebezinha" entre as Cervejarias artesanais catarinenses inicia com estrutura completa

Subindo a serra, em Rancho Queimado, a Cervejaria Unika é a parada dos apreciadores. Com início da produção em setembro 2016 com nove variedades e três marcas: Unika, Madre e Bruxa. A produção de 15 mil litros mês deve ser atingida em novembro 2016 e em dezembro o pub da Cervejaria passa a atender aos visitantes. Impressiona o que e como foi edificada a estrutura física da Unika em área rural. A beleza da região faz da ida às instalações um passeio muito agradável.

      

 Equipamentos modernos. A fachada de madeira abriga o pub, visitado, porém mantido em segredo, aguardando pela inauguração, que acontece em dezembro 2016

 

 _________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sambaqui na Ilha de Santa Catarina tem a sua cervejaria com o nome do bairro. Experimentei a que tem aromas defumados e senti realce para o sabor bacon, interessante. _________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Lei Alemã é seguida

A Cervejaria Badenia de Santo Amaro da Imperatriz tem restaurante classificado como "Brewpub" e batizado Gasthaus, que serve comida típica alemã aos domingos no almoço, nas quartas e quintas a partir das 19 h e nas sextas e sábados a partir das 17h.

CONTINUANDO NAS BEBIDAS, QUE NAS REFEIÇÕES VÊM ANTES DAS COMIDAS E NO ALFABETO, TAMBÉM, "B" VEM ANTES DO "C"

Em Canela-RS- Morro Calçado

ALAMBIQUE FLOR DO VALE

Instalações que impressionam e a possibilidade de fazer um tour por toda a sequência de produção da Cachaça valem, e muito, a visita.

  

 Dos tonéis para as garrafas e para as prateleiras

GRANJA DA TELHA VINÍCOLA

Tem desde o Suco da Uva aos vinhos Merlot e Cabernet Sauvignon, mais sofisticados. A ida até a Vinícola é parte do passeio pela localidade onde tem Alambique(acima) e outra vinícola, aliás muito premiada.

 

VITIVINICOLA JOLIMONT - Morro Calçado

A Jolimont que em 2018 completa 60 anos e já planejou formas para comemorar, tem tido motivos para comemorações com seu Espumante Moscatel, que conquistou Medalha de Ouro em 2014, 2016 e 2017. Na Argentina, em Mendoza 2016 marcou o Doble Oro, repetindo o feito de 2014, ano em que também foi considerado o melhor no ? realizado em Bento Gonçalves. Em 2017 a consagração definitiva, máxima e total: Na capital da terra do Champagne, a Medalha de Ouro no Concurso de Paris.

 O Kit comemorativo alusivo à importante vitória em Paris inclui quatro taças e balde, em peças que registram o ano da mais significativa conquista sem demérito às demais ou aos eventos nos quais foram obtidas.

FLORIANÓPOLIS

Na Costa da Lagoa tem mais um bom motivo para ir. Basta o rótulo acima conferir

GRAMADO

CERVEJA GRAMADO, A MAIS RECENTE ATÉ O FINAL DE 2016

 

Lançada em novembro de 2016 a Cerveja Gramado é iniciativa da Cristais Gramado. O rótulo do primeiro produto homenageia os artesãos que moldam as peças em cristal.       A estampa para o próximo rótulo já está definido, foi confidenciado ao webmaster do sulacontece.com e será oportunamente mostrado aos internautas.

URUBICI

 Esse vinho da família Zilli tem os parreirais em Urubici e é um Assemblage de uvas Cabernet Sauvignon e Merlot sendo envasado por vinícola já tradicional de Rodeio-SC

JUNHO 2016

PRA COMEMORAR A TEMPORADA DE FRIO FOMOS CONFERIR O FESTIVAL DE MASSAS DO COMIDARIA, NA VIA GASTRONÔMICA DE COQUEIROS, EM FLORIANÓPOLIS

COMIDARIA GOURMET RESTAURANTE E CREPERIA 


 

O final do nome indica o início da Casa que mantem a oferta de Crepes à noite, serve buffet a quilo no almoço e criou o Festival de Massas no jantar de segunda a quinta.

Para não esquecer: Nas quartas o buffet no almoço é temático, alternando cozinha brasileira e do mundo. Quando o tema é arábe a Carol avisa e lá vamos nós.

Óbvio que sempre é bom, apenas uma questão de gosto e preferencia.

O agradável visual de frente para o mar é constante nos dois pisos do Comidaria.

FESTIVAL DE MASSAS        

Oito tipos de massas sendo três recheadas, uma integral, uma sem glutem e três com opções de molhos variados. O mix varia a cada semana. Na abertura do mês de junho em nossa degustação apreciamos a seguinte sequência: Nhoque ao Creme de Aspargos; Canelone de Ricota com Espinafre; Espaguete Integral com Abóbora e Sálvia; Penne sem Glúten ao Frango Thay; Fusilli Tricolore ao Perfume do Mar; Lasanha de Filé com Cheddar; Gemelli de Salaminho Cremoso; Meia Lua de Gorgonzola Nozes e Mel. Como tempero especial tivemos a presença e a atenção da Chef Janaina.

O serviço é cordial, eficiente e intenso devido a troca de prato a cada massa do Festival que se pode(ou deve) chamar de Menu Degustação.

N.E. Dificuldades técnicas impediram a inclusão das imagens feitas quando da primeira experiênca. As publicadas são do menu da primeira terça feira de julho, composto das delícias listadas na foto inicial abaixo

As porções são servidas de acordo com a proposta Menu Degustação, e podem ser repetidas. A última imagem mostra outra porção do Conchilhone fotografada bem mais aproximada que na terceira a partir do alto. Experimentei 16 variedades nas duas visitas e afirmo com segurança que na minha sincera opinião a idéia "Degustação" e a qualidade/sabor dos pratos merecem prêmio.

OBS: Comidaria deixou de atender desde junho 2017.

FEVEREIRO 2016

FESTIVAL GASTRONÔMICO NO THERMAS PIRATUBA PARK HOTEL

                 Tudo começou no jantar da sexta-feira com gastronomia italiana, nacionalidade de origem da colonização e maioria piratubense. Repare nos frios na mesa das saladas

"Dio mio!" Como resistir a esse atentado a qualquer dieta? O doce mais escuro, cortado em quadradinhos é a Paglia. À direita o Sagu no tom da uva e o Creme Delicato

ALMOÇO À BRASILEIRA

                     E, não combina muito bem? Chopp no salão do restaurante deve ser consultado se liberado. Abaixo, novas delícias doces, verdadeiros atentados...

JANTAR MEXICANO, NO SÁBADO

Começo promissor! E os pratos típicos fizeram jus, com sabor e variedade

As tentações, sempre constantes nos cardápios do Thermas Piratuba Park Hotel. E já tinha quem pensasse que Cocina mexicana não incluia a farta mesa de saladas

N.E. Descrição(quase memorial descritivo) dos Cardápios do Festival Gastronômico do Thermas Piratuba Park Hotel, realizado entre 19 e 21 de fevereiro 2016 está na página Atividades Diversas

ALMOÇO ENOGASTRONÔMICO NA VIGNA MAZON - URUSSANGA-SC

DATAS CONFIRMADAS:

Aos domingos mediante consulta e reserva de grupos antecipadamente.

PROGRAMAÇÃO:

Das 10hs as 15hs: atendimento na Vinícola Mazon com degustação e venda de vinhos;
 
A partir das 11 horas – Recepção no restaurante com antepastos italianos
 
12:30 – Almoço (Pratos extras com o tema Serra):
SALADAS:
•    Salada verde mista;
•    Radicci com bacon;
•    Mista de legumes cozidos;
•    Salada de batata com maionese caseira (feita com ovo cozido)
CARNES:
•    Costela suina desossada recheada;
•    Contrafilé grelhado ao molho madeira; 
•    Frango ensopado ao molho de vinho Goethe;
ACOMPANHAMENTOS:
•    Arroz;
•    Farofa com bacon;
•    Polenta cortada no fio;
•    Fortaia de queijo;
MASSAS: 
•    Rondelli de presunto e queijo ao molho mesclado
•    Caneloni de puina com espinafre ao molho branco
•    Spaghetti ao molho do frango (com vinho Goethe) e outra massa escolhida na semana
 
SOBREMESAS:
•    Sagu de vinho tinto com creme de baunilha;
•    Pudim de leite;
•    Mousse de uva e outra 
 
OPEN BAR SELF SERVICE: suco de uva, vinhos da linha Vecchio Giggio (incluidos na refeição)
 
Preço por pessoa:     R$ 45,00 
Acompanhante criança até 5 anos não paga 
Acompanhante criança de 6 a 11 anos: R$ 20,00
 
RESERVAS: (48) 3465-1500 / 9921-9616 ou mazon@mazon.com.br
 
ALMOÇO ENOGASTRONÔMICO NA VIGNA MAZON 

 

 SERRA GAÚCHA REGIÃO DOS VINHOS

Em Bento Gonçalves-RS

DI PAOLO

A casa tem unidades também em Caxias do Sul e Gramado. Experimentamos o Galeto em sequência na que fica entre Bento e Garibaldi.

 

A mescla da arquitetura de castelo em pedra com a personalidade de uma casa gastronômica italiana cria o ambiente agradável

 

 

O sabor do galeto não é possível expressar por escrito. Portanto vá conferir.

 

 

A degustação inicia pelo tradicional Capeleti in Brodo, Salada de folhas verdes, Maionese de Batata, Polenta Frita e o Queijo Assado num ponto perfeito! As opções em vinhos são ecléticas. O vinho branco servido em taça é boa pedida no horário do almoço e com a temperatura externa mais elevada.

DON PEPE DI BENTO, ONDE TUDO COMEÇA E TERMINA EM PIZZA!

Já experimentou pizza de mousse de pêssego? Não sabe o que perde! Ao menos se for a preparada pela Don Pepe Di Bento, localizada diante da igreja da Pipa, no formato de uma “pipa” de vinho.

Três variedades de pizzas doces, num atentado a qualquer gourmet

Ambiente agradável, atendimento correto e grande variedade de sabores de pizzas compõem o cardápio noturno da Don Pepe. O título dado a esse texto, na verdade vale para a noite, uma vez que no almoço o sistema da casa privilegia a livre opção do cliente que se serve no bom buffet self-service, com saladas, pratos quentes e a mesa de sobremesas, além do capeleti in brodo, que se não é obrigatório, é imperdível.

DOPPIO MALTO BIRRERIA

Aberta em 2011 a Birreria(ôpa, a Cervejaria, afinal embora a região seja de colonização italiana, no Brasil nem todos sabem a tradução) tem 7 variedades, identificadas por nomes exóticos, como Cachorro Ovelheiro, Los Cuervos, Santo Coyote, Thor e White Cat(essa, de Trigo).

A imagem não traduz o sabor dessa combinação, provada e aprovada

O ambiente descontraído é propício às conversas entre amigos ou à paquera. Experimentamos a pizza de frango com catupiry, com massa crocante e servida cortada em pedaços pequenos, como um aperitivo: deliciosa. E o chopp escuro é dos melhores. A Doppio Malto fica no centro gastronômico da cidade, no bairro Planalto, na XV de Novembro, que faz esquina com a Henry Dreher.

ESTAÇÃO BANGALÔ, NOVA OPÇÃO, COM ATRAÇÃO DIFERENCIADA

Uma miniatura de Rede Ferroviária, através da qual réplica da ’Maria Fumaça” circula pelo salão transportando o drink pedido é a criação que emprega tecnologia e aplica a chamada mecatrônica(sistemas e automação). Afinal, uma “engenhoca” requer engenharia, e nesse caso, especializada. A previsão do empresário Eduardo Santa Rosa, em meados de dezembro 2011 era a de que o sistema deveria estar a “pleno vapor” em janeiro 2012.

Experimentei porção de Cascudinho, que veio muito bem servida. A Estação tem drinks não alcoólicos interessantes. Serviço de boa qualidade como ponto em comum com as casas acima citadas.

OFICINA BEER: AQUI O CHOPP CONSERTA QUALQUER MAL

A Cervejaria Oficina Bier existe desde 1999. E tem como diferencial a opção do Chopp Frutado. Na prática nem só frutas compõem essa caixa de ferramentas cujos sabores atraem pessoas dos mais variados gêneros. Afinal a curiosidade é natural do ser humano. Anis, Café, Chocolate Branco, Hortelã com Pimenta, Maracujá, Morango e o que não poderia faltar na terra do vinho, Uva. É válido esclarecer que os sabores são ofertados alternadamente, um a cada dia. Portanto não é possível fazer a degustação dos diversos frutados. Mas, pode-se saborear o Gold, o  Imperial, o Lager(tipo Pilsen), Malzbier, Negro( tipo Bock), Pale Ale, Porter, Red Ale, o Weiss(trigo), e as variações do frutado.

 

Para “dar Chopp na boca”, a família que fundou e administra a Cervejaria instalou o Chopp Bar, na rua que concentra parte representativa da gastronomia da cidade. A referência é o Hotel Dall’Onder, pois fica exatamente em frente.

As irmãs Andreia e Roberta comandam o atendimento no Salão. A mãe, Sra. Ieda é quem prepara as delícias que vão à mesa para acompanhar o Chopp. Sim, aqui o “prato” principal é o Chopp, em qualquer das 10 variedades. Mas, que o Filé que tive o privilégio de provar é “squisito”, isso garanto. Imperdível, e acompanhado por salada e bem servida porção de batatas fritas.

Três das opções gastronômicas acima, Don Pepe, Estação Bangalô e Oficina Beer, estão localizadas na mesma rua, Henry Hugo Dreher, em Bento Gonçalves-RS. O nome te lembrou de outra bebida? Sim, o conhaque.

VALE UMA PARADA

Sem trocadilho: Estando no Vale dos Vinhedos, percorrendo a RS 444 não deixe de fazer uma parada no Nona Francesca. Difícil é voltar à estrada sem comprar algo! Experimente.

 

Em Garibaldi-RS

FENACHAMP, O ANO TODO, EM MEIO À NATUREZA

O Parque da FENACHAMP (Festa Nacional do Champagne) abriga o restaurante Fenachamp que atende durante todo o ano para sorte de quem tenha oportunidade de uma pausa para almoçar junto a muito verde e com vista para os lagos do Parque.

A reenergização para quem esteja a trabalho, na chamada “correria” é notável pela soma da boa e farta alimentação disponibilizada e o ambiente natural e relaxante. A passeio é uma parada interessante. Em tempo, não deixe de provar(e repetir?) a sopa de capeleti, o famoso capeleti in brodo. O atendimento é cordial, o que é habitual na região.

O Fenachamp está localizado na margem da estrada entre Garibaldi e Carlos Barbosa, no sentido Carlos Barbosa/Garibaldi/Bento Gonçalves.
 
VINÍCOLA GARIBALDI
 
Com o nome da cidade e do herói de dois mundos, Giuseppe Garibaldi, a Cooperativa Vinícola Garibaldi é um dos destaques no segmento, não só na serra gaúcha, mas principalmente a nivel nacional. Com visitação de instalações aberta ao público, Museu fotográfico e loja de varejo num só lugar é atração e facilita a diversão do turista.
 
Talvez você já tenha apreciado um produto da Garibaldi sem se dar conta de qual é a vinícola que o produz. Aí vai a relação de rótulos da Garibaldi: Acquasantiera; Da Casa(orgânicos); Gotas de Cristal; Granja União; Lorena; Precioso; Relax; Vino di Bartolo. Com a marca Garibaldi estampada no rótulo, a Cooperativa Vinícola tem a linha de Espumantes e a Integral, de sucos.

 

JÁ QUE O ASSUNTO ATÉ AQUI É A REGIÃO DO VINHO NA SERRA GAÚCHA, VAI UMA PEQUENA GRANDE DICA QUE VALE  PARA A DAS HORTÊNSIAS QUE COMEÇA A SEGUIR:

ATALIBA VINHOS que tem os melhores vinhos nacionais, especialmente os gaúchos, e algo diferenciado entre os importados. Em Gramado na Av. Borges de Medeiros 2017, desde 2005 colaborando com a difusão da boa enocultura. O empresário atravessou a Avenida e se instalou, e muito bem, no 2016 da mesma, estabelecendo a Vinha Gramado. A família criou seu vinho próprio e conquistou a distinção de Medalha de Ouro 2016.

O rótulo Villa Castro, nome da família que montou com todo o capricho e administra a Vinha Gramado é detalhe na loja que tem os principais vinhos produzidos na Serra Gaúcha e também cervejas artesanais, queijos, taças e acessórios. O Merlot Reserva 2012 é medalha de Ouro 2016 na Grande Prova Vinhos do Brasil realizada em Bento Gonçalves, em votação realizada por júri especializado/qualificado em prova degustativa às cegas.

A linha Grand Reserva Villa Castro permanece por 12 meses em barricas de carvalho. A linha básica por seis meses.

Estoque variado em espaço agradável, bem organizado, de fácil circulação e visualização dos produtos

                        Bom gosto na montagem e decoração da loja, marca da Vinha Gramado            Flagramos a chegada de remessa do vinho de rótulo próprio!

JOLIMONT GANHOU MEDALHA DE OURO NO CONCURSO INTERNACIONAL DE VINHOS 2014

A vinícola do Morro Calçado, em Canela-RS ganhou medalha de Ouro no VII Concurso Internacional de Vinhos do Brasil com seu Espumante Moscatel.

  Jolimont Moscatel Medalha de Ouro Garrafa "condecorada", o sabor da vitória.

A participação de vinícolas de 18 países dá a dimensão da importância da conquista, devidamente comemorada e já destacada pela empresa, como pode-se ver na foto menor. Cada paladar deve ser respeitado, mas além do agora "dourado" premiado, recomendo o Rosado. O evento, a sétima edição do Concurso aconteceu em abril, na serra gaúcha.

Nem só de vinhos vivem os bons gourmets. Por isso a Ambarina, mais nova cervejaria de Gramado, inaugurada em 2015, merece ser citada e vale a visita por ser artesanal de fato.

SERRA GAÚCHA REGIÃO DAS HORTÊNSIAS

Em Aratinga-RS

Café Aratinga

Fogão a lenha garantindo o sabor da boa comida caseira e a grande variedade de artigos merecem a parada do viajante que passa pela Rota do Sol entre o litoral e a serra do Rio Grande do Sul. A presença constante dos proprietários é garantia de que tudo contribua para agradar seja ao turista ou aos clientes fiéis. Veja as imagens abaixo, e o entendimento será natural.

Guloseimas e artigos típicos gaúchos, festa para os olhos

Em Canela-RS

CHEZ LYS BLANC

Requinte e funcionalidade expressam a Casa, denominada "Fondue-Restaurant", inaugurada em junho 2014

Além da Sequência de Fondue(Aí, meu Deus!), Aves, Filés, Peixes e Sobremesas a La Carte, incluindo os Fondues que podem ser pedidos separadamente: Queijo, Carnes na Pedra ou Chocolate.

O significado do nome da Casa, traduzido do francês é Casa do Lírio Branco.

A opção foi conferir a Sequência.

Para completar e facilitar engolir a água formada na boca(de quem só vê essas imagens):

O diferencial é o Trufado, além do tradicional chocolate. E, tem a opção Chocolate Branco.

DALLA RISTORANTE

A Casa da Famiglia Dalateia brinda os canelenses e turistas com ótimas opções seja durante o dia ou à noite. No almoço saboroso e bem apresentado Buffet com saladas, grelhados, pratos quentes e sobremesas(não tem dieta que resista!). Para o jantar, Buffet de Sopas e saladas ou a La Carte onde pode-se escolher entre Cremes e Sopas, Filés, Peixes, Massas, Petiscos e Sobremesas.

Depois de todas as saborosas variedades salgadas, 15 delíciosas sobremesas!

Com ambiente tematizado que remete à história da chegada da família em 1878 o Dalla Ristorante fica na Av. Oswaldo Aranha, via de passagem natural para quem esteja buscando a ligação de Canela com as vizinhas Gramado e São Francisco de Paula.

ESTAÇÃO CANELA

O Chef Fernando Leidens tem a família trabalhando junta numa equipe bem sintonizada no restaurante que faz reverência à época do transporte ferroviário e está localizado no inicio da estrada que leva à Cascata do Caracol no Parque Caracol, ponto turístico obrigatório.

   

Dormentes utilizados em ferrovia agora são degraus entre os dois pisos do Estação Canela.    Cerveja artesanal gaúcha para acompanhar delícias como a Truta ao molho de Alcaparras

ou o Entrecot bovino acebolado(abaixo). Carne bem preparada é especialidade dos gaúchos

 

  Trilhos originais da Estrada de Ferro. Detalhes por todos os lados

 Decoração diferenciada em ambiente rústico junto à natureza, ótimo atendimento e o principal para os gourmets, comida bem preparada com toques de sabor que só os Mestres da Culinária conseguem.
 
O filho Marcel comanda o salão repleto e a D. Vera satisfaz aos mais variados paladares com os 10 molhos/temperos colocados junto ao Buffet de Saladas, que ela prepara assim como também faz com as sobremesas.
 
As carnes e as massas são servidas à mesa. São seis massas e apesar de cada pessoa ter sua preferência recomendo não deixar de provar o Conchiglioni ao molho de Ervas.

Em se tratando de reduto gastronômico gaúcho, a carne é tratada com a merecida atenção e o resultado são deliciosas porções de degustação composta por Filé bovino ao molho de Ervas, Picanha ao Alho, Entrecot Acebolado, Filé suíno ao molho de abacaxi e Filé de Truta com alcaparras. Difícil indicar algum. Adotar o procedimento menu degustação e curtir cada sabor é a melhor receita.

 
A bebida escolhida para acompanhar o almoço em um dia de sol e céu azul foi cerveja artesanal gaúcha, de trigo. Na sobremesa o Sagu não deve deixar de ser experimentado.

 

FAROL CERVEJARIA

A história dessa cervejaria tem origem na Alemanha em 1763 e portanto completará 250 anos em 2013.
A atração pelo farol marítimo alemão se reflete no detalhe arquitetônico que nomina o empreendimento. A torre em formato de farol tem 32 metros de altura. Para ir até o Mirante são 137 degraus.
Inscrições indicam as direções do centro de Canela, Gramado e São Francisco de Paula.

O restaurante oferece na parte interna ambientes em dois pisos mais o bar, e o Bier Garten na área externa. Pode-se optar por pratos ou petiscos.

A produção atual, informada pelo mestre cervejeiro Mateus da Silva, é de cerca de 7 mil litros, que representa 70% da capacidade instalada que é de 10 mil litros. A receita é a da cerveja alemã que foi criada pela família Bausch nos arredores de Stuttgart há quase um quarto de milênio(!)

Pode-se comprar e levar uma caneca da Cervejaria. E não estranhe a turbidez do Chopp Pilsen, comum a essa bebida produzida artesanalmente, quando o processo não inclui a filtragem.

Funciona de terça a quinta a partir das 17 horas e na sexta, sábado e domingo desde 11 horas. Tem o dia do Chopp em dobro, que em março de 2012 quando lá estivemos, era às terças.

GALETERIA NANOMA

O almoço executivo aqui é diferenciado: Galeto al Primo Canto, Polenta Brustolada, Saladas, Sopa de Capeletti, e Spaghetti com três tipos de molhos colocados à mesa e torradas temperadas. As porções servem duas pessoas. Essa opção a um custo bem interessante vale de terça a sexta.

                          Aqui na Nanoma tudo começa pela tradicional Sopa de Capelleti in Brodo

       

E termina num Café de preparo e sabor especial, acompanhado por Canela em pó, Chantily e deliciosos mini suspiros. Só suspirando...

Decoração aconchegante inclui lareira no salão que tem também boa iluminação natural durante o horário do almôço

ME GUSTA Hamburgueria                                       OUTUBRO 2016

Hamburgueria com loja também em Gramado e na capital gaúcha. Decoração "transada" em ambiente que mescla alegria, rusticidade e estilo vintage. As 170 gramas de carne satisfazem e os temperos como a maionese Me Gusta, Mostarda com Mel e molho Barbacoa(citando os que acompanham o hamburguer que foi degustado) em combinação com alguma das muitas opções em cervejas artesanais formam um duo bem afinado. Área externa tem até espaço lounge.

Decoração agrada pelas cores e motivos 

PARADOURO RURAL - MORRO CALÇADO

Natureza por todos os lados, ambientes externos em decks suspensos e interno rústico aconchegante

 

Fogão a lenha e comida farta com aquele sabor natural de campo que a fumaça da chaminé anuncia e atrai

 

REI DO CORDEIRO

Sete cortes das carnes de Cordeiro, cinco variedades de carne bovina, Galeto "primo canto",  Coração de Frango e Linguiça, tendo como acompanhamentos: Carreteiro de Picanha, Risoto de Cordeiro, Arroz, Feijão, Mandioca, Spaghetti, Maionese de Batata. Tudo precedido por salada e Escondidinho de Cordeiro, e as carnes podendo ser regadas pelos molhos Chumy Churri, Mostarda e Mel ou Hortelã e por geleias de Amora e Menta, as variedades ofertadas quando da nossa refeição.

O salão é elegante com sobriedade e alguns detalhes interessantes chamam a atenção. A adega na parte do fundo do salão é mais uma atração da Casa. Apesar disso optamos por cerveja artesanal gaúcha

Ao ingressar na Casa já se entra no clima campeiro e de churrascaria

N.E. Não adianta ficar com água na boca. O restaurante Rei do Cordeiro foi desativado.

DELICIOSO PEIXE EM CASA DE FONDUE COM VARIADA COZINHA

REPÚBLICA DO FONDUE SERVE TODO TIPO DE PRATO

Filé Mignon, Frango, Massas, Peixes, Risotos e a Sequência de Fondue - tendo o de carne Filés Bovino, Suíno e de Frango e 13 tipos de molhos; o de Chocolate 7 variedades de frutas e o tradicional de Queijo, o  que inicia, servido com batata, goiabada, pão e polenta frita. A República do Fondue do Xico localizada na RS 235, via de ligação Canela/Gramado, em local de ótima visibilidade.

  

Além do variado cardápio a La Carte, tem opção de pratos econômicos tendo como base Bife Bovino ou Frango grelhado com três sugestões, tanto durante o dia como à noite. E serve pestiscos.

Optamos pelo Salmão Grelhado e acertamos! Realmente muito bom. A travessa com palmito fez água na boca do garçom colaborador da Casa e que nos atendeu e serviu... 

Ambiente agradável e serviço correto como é o padrão nas Casas que o SULACONTECE.com seleciona.

Descontração com conforto

 

TEMPERO CASEIRO

Um charmoso chalé em madeira, desde a fachada e do piso ao teto na parte interna localizado bem em frente à Praça de Canela é ótima pedida para quem esteja na correria seja de compras, entre passeios, a trabalho.

O Buffet self service garante a agilidade, e o ambiente, o clima de montanha que os turistas buscam na serra gaúcha

Cada dia é um menú, mas não deixe de experimentar o feijão preto com uma couve temperada de forma indescritível. Tem que provar. Se tiver a sorte de ir lá no dia que tenha. E, dedique alguns instantes para aguardar o preparo e saborear um Petit Gateau, e agradecerá a sugestão.

TUCANO

A família catarinense tem uma trajetória geográfica interessante. Desceu a serra, de Lages para o litoral Sul catarinense, onde o Tucano “nasceu” e existiu até 2009 no centrinho da Praia do Rosa. Teve uma temporada argentina e voltou a subir a serra, dessa vez, no Rio Grande do Sul, estabelecendo-se em Canela.

A Chef Valdirene desenvolveu suas habilidades culinárias no período da estada em fazenda argentina. Ao Zair, natural de Curtibanos, como bom patriarca cabe a supervisão da casa, que tem três ambientes internos e outro no deck. As jovens Pamela e Agda dividem o atendimento. Apesar do clima aconchegante, a capacidade apenas no piso inferior é de 76 pessoas. O piso superior é reservado ao Fondue. Conseguimos saber o prato predileto do Zair: Bacalhau a Gomes de Sá.
 

Experimentamos o Involtini recheado com ricota e nozes e aprovamos.

Mas, antes já tínhamos degustado e apreciado a deliciosa
entrada de bacalhau desfiado e gratinado.

Em Gramado-RS

AL MORETTO
Num ambiente aconchegante, com atendimento atencioso pode-se curtir o verdadeiro ritual que é apreciar uma Sequência de Fondues. Iniciado pelo de Queijo no qual mergulha-se pão, batata, brócolis e goiabada é seguida pelo de Carnes(bovina, de frango e suína) grelhadas na pedra acompanhadas por 14 molhos e concluído pelo de Chocolate(a cidade é chamada de Terra do Chocolate) com diversas frutas fresquinhas.

Sobremesa está "embutida" na Sequência de Fondue

BERCARI

No almoço, Buffet Livre com sobremesa diferenciada! Confira logo abaixo. À noite Fondue, em sequência. Música ao vivo durante o dia nos finais de semana. Na alta temporada, diáriamente

Carnes em destaque(pois é território gaúcho), saladas e pratos quentes variados todo bom Buffet oferece. Mas, o "mini fondue" de chocolate é surpresa na sobremesa! 4 frutas, waffler e suspiro

CAFÉ PONTO

A torrada americana foi aprovada. Um lanche que satisfaz e sustenta.

A tentação levou a provar a Marta Rocha, e aprovar sem ressalvas

O Café Ponto apesar do nome também serve buffet self service no almôço. Para uma refeição rápida, seja comida variada ou um sanduíche delicioso fica a sugestão.

Detalhes mostram o capricho

CANTINA DE VICOLOS

Tortei de Abobora e Noz Moscada foi a escolha numa noite fria, clima em que o Vinho Tinto Demi Sec produzido em 2008 na serra gaúcha se adequou perfeitamente

             "Tacinha"(hehehe!) de Sagú, a sobremesa vinícola. E, a mesa de antepastos, frios, e saladas

                  Para facilitar a escolha da massa, o prático mostruário!                                                 Completando a decoração, o "parreiral" sobre algumas mesas é um belo detalhe

CANTINA DI CAPO
A decoração típica de cantinas e trattorias é alegre e de bom gosto. As cores da bandeira italiana predominam.

Recomendamos entre tantos pratos tentadores o delicioso Tortei a Di Capo. Para sobremesa, o também delicioso Tartufo.

Tortei, "bello e buono"

O sistema de  climatização garante o conforto, pois fizemos o teste almoçando com a temperatura externa a 31 graus. Isso mesmo, na Serra Gaúcha também faz calor em janeiro. Comece circulando ao redor do Buffet Antipasti.

A Adega no interior da Di Capo é um atrativo a mais nessa casa diferenciada.

CASA DAS DELÍCIAS
Na hora do almoço, a praticidade do sistema de Buffet, enriquecido pelo Churrasco. Afinal você estará em terras gaúchas. À noite, como que para combinar com o ditado “tudo acaba em pizza”, 39 opções de redondas.
Mas, as Delícias da Casa são ecléticas e pode-se optar por Cremes no Pão, Filés, Massas, Pastéis e Prensados. Com sorte sua mesa poderá ter visão do bem cuidado aquário.

CHAMA DE FOGO
Em terras gauchescas não provar um espeto corrido é como “ir a Roma e não ver o Papa” conforme conhecido dito popular.
Conferimos o resultado de carnes selecionadas preparadas com conhecimento. O resultado é a felicidade e satisfação de qualquer gourmet. Mas, relacionar os diversos tipos de carne servidos seria como “chover no molhado”.

Então aqui vão as dicas: Não despreze o buffet de saladas; saboreie o queijo coalho no espeto; não refugue o pão com alho servido quentinho e recheado por queijo; cheque as sobremesas, mas em hipótese alguma deixe de experimentar o delicioso abacaxi com canela servido à mesa, no espeto. O serviço é cordial e eficiente como parece ser a regra na serra gaúcha.

Frios, Massas e Saladas num atraente Buffet                    Alcachofra, Damasco, Palmito e Salmão! Como resistir?

E, seja para abrir o apetite ou para auxiliar a digestão faça um pit stop junto à mesinha à direita da entrada do salão(ou à esquerda quando se está de saída) e tome um talago de cachaça ou licor.

Novidade inaugurada em novembro 2014 na mesma estrutura física do HOTEL SKY, que já tem a bem sucedida Casa de sopas SOPAS DA SERRA. Os turistas que forem curtir essa temporada do Natal Luz serão brindados com mais uma iniciativa da empreendedora família Krauspenhar. O SULACONTECE.com deseja pleno sucesso aos Amigos e Parceiros também nesse empreendimento.

                    No piso térreo do Hotel Sky, a Casa de Fondue tem o diferencial da música ao vivo

              "Fondue", vem do ponto de fusão do queijo pelo calor. Então, acima, o que significa a Seqüência de Fondue: Carnes, na pedra quente e Chocolate meio amargo igualmente aquecido para derreter. Note que 12 molhos acompanham as carnes bovina, de frango e suína e oito frutas mais waffles fazem a alegria dos apreciadores de chocolate. E, quem não é? Ou quem é que não aprecia fartura e variedade à mesa? Vale a pena conferir. 

COLOSSEO

A Casa enriquece a gastronomia gramadense desde 87. Carnes exóticas e Fondues fazem parte do cardápio. Optamos pela Truta ao molho de laranja  e gengibre acompanhada por batatas souté e purê de maçã. Para não ter arrependimentos Tiramisu para encerrar.

Ambiente requintado cria clima de romantismo, acentuado pelas velas acesas nas mesas ocupadas. Atendimento ao nível do padrão da decoração e da cozinha.

COSTELÃO NA VALA

O galpão onde está instalado o COSTELÃO NA VALA é um bom diferencial. Mas, o detalhe, se não o destaque, é a carne que dá nome à Churrascaria, e que fica numa “vitrine” durante o preparo, sobre a vala da qual vem o calor da brasa que assa cada Costelão, a peça de costela bovina, parte saborosa e das mais apreciadas pelos humanos carnívoros. Junto à passagem dos clientes seja entrando ou saindo do salão, cachaça pura, com abacaxi, canela ou limão estão disponíveis para abrir o apetite ou ajudar na digestão.

Nome da casa tem justificativa 

O Buffet com saladas, pratos quentes mantidos sobre o fogão a lenha e sobremesas completam o rodízio com cinco variedades de carnes(Mini Buffet) ou com 12 tipos de  carnes, chamado Completo. Além das carnes, o queijo no espeto e o abacaxi com canela são itens que garantem a satisfação dos mais variados paladares. Shows típicos gaúchos na tela da grande televisão completam o clima que se inicia pelos itens da decoração desde a entrada desse recanto típicamente gaúcho.

ODE À CULTURA GAÚCHA

 

O programa Martinho Francisco foi gravado no galpão da Churrascaria Costelão no final de setembro 2012.

O Missioneiro Xirú se apresentou na noite daquela quarta-feira que teve temperaturas próximas de zero grau no ínício do dia na serra gaúcha, inclusive com neve a poucos quilometros de Gramado, em São Francisco de Paula. 

 

O Buffet de sobremesas esteve especialmente caprichado, com 20 doces! O webmaster, à epoca editando o Floripa Motor News foi convidado e agradece pela oportunidade. 

 

O SULACONTECE.com lamenta informar que as instalações do COSTELÃO NA VALA foram totalmente destruídas por incêndio em 15 de maio de 2015. O editor acredita no ânimo e fôrça empreendedora do proprietário e de sua família para que em prazo possível volte a oferecer os prazeres da sua cozinha aos amigos, clientes e novos turistas.

 

Em outubro 2015 as novas instalações foram inauguradas a poucos metros do galpão da sede anterior. Agora com dois pisos e Espaço Kids no piso superior. A Costela preparada na vala é o ponto-chave, mantido junto à entrada

 

Salão no piso térreo recebe iluminação natural.                   Fogão a lenha que segundo se acredita dá melhor sabor a qualquer que seja o alimento

 

O SULACONTECE.com apostou na agilidade e fôrça do Zenildo e família "Costelão" e congratula-se pela capacidade de superação provada.

 

GUADALUPE, O RECANTO MEXICANO

A alegria das cores, o mistiscimo e a religiosidade estão presentes e são destaque junto com os saborosos pratos típicos e drinks coloridos e deliciosos. Até a sobremesa é diferente em se tratando de restaurante, e apetitosa.

Nachos, porção bem servida e com seis molhos                                Mojito e caipirinha de morango, disputa acirrada. Vai do gosto...

                Recheio tem várias opções                                                           Pinturas impressionantes e detalhes como luminárias em chapéus

Churros não é sempre que se pode apreciar à mesa. Geléia de pimenta para reforçar a tipicidade e não esquecer da origem da gastronomia do Guadalupe, inaugurado em dezembro 2015 e já em ampliação do espaço

    Ambiente descontraído                                                                               Nossa Senhora de Guadalupe, sobre a lareira na entrada do salão

 

REVISITANDO, OUTUBRO 2017

O SULACONTECE.com conferiu o novo espaço do Guadalupe e percebeu que o pessoal manteve "a mão" na decoração e na boa cozinha

 

Explicando essa "fotinho": Por uma bobeada do Webmaster a opção degustada na revisita ao Guadalupe não foi fotografada. A administração nos enviou a imagem acima. O nome da delícia é Doggo.

 

BUFFET LIVRE NOTA 10 NO ITA

 

E, com 10 variedades de sobremesas(na segunda-feira em que visitamos).

 

Carnes preparadas na hora: Frango, Alcatra, Costela e Maminha bovina, Matambre, Medalhão e Nuca suína acompanhadas por cinco tipos de farofas ou farinhas e molhos, abaixo:

 

 

Temperos e azeites diversos junto à Sopa de Capeleti. Mas, um Buffet de almôço começa pelas saladas.

No ITA Brasil encontramos 19 travessas repletas de verduras ou legumes!

 

  E, 10 pratos quentes à escolha                                                            As citadas sobremesas do início, são mostradas agora, acima e a seguir

  Explicando esse pavê: É pra "comê" e não só pra vê(Hehehe!). Biscoito de chocolate faz a diferença. Faltava algo? Tá aí a salada de frutas...

 

O IRLANDÊS STEAKHOUSE & PUB

 

Um ambiente descontraído como deve ser um PUB, e ao lado num salão maior o restaurante com alguma sofisticação sem comprometer a descontração.

A cozinha é das boas e um Chopp escuro de origem irlandesa acompanha muito bem o Entrecot de Filé acompanhado de cebolas grelhadas cortadas em anéis e batata recheada com bacon e creme sour.

 

Agradável música ao vivo completa o prazer de ser atendido por uma família que se dedica unida à gastronomia. Não perca a oportunidade de um papo com o Paulo. Escolher entre a carta de vinhos e chopps importados é tarefa prazeirosa.

 

Água na boca, né?

 

II SEMANA DA BAVÁRIA, NO RITTA HOPPNER

Com a presença do príncipe da Bavária Heinrich Prinz von Bayern, o Hotel Ritta Hoppner realizou de 03 a 06 de outubro 2013 programação gastronômica com pratos típicos dessa região da Alemanha. A noite de abertura foi regada a vinhos e cervejas de produção gaúcha e teve os pratos preparados pelo Chef alemão Alexander Zimmerman, que veio ao Brasil em função do evento. Na noite de abertura, a oportunidade inédita de provar uma gelatina de carne(!) com vinagrete de raíz -forte, depois do creme de queijo picante da Bavária acompanhado por Pretzel.

Na sequência sopa de parmesão, indescritível. Carne bovina braseada com strudel de repolho roxo e batatas austríacas. E, que dizer dos anéis de maçã assados com zabaione de baunilha?

 

Cardápio saboroso e com leveza surpreendente para quem tem por base da culinária alemã as carnes suínas. A névoa, dia 3, contribuiu para o "clima"

LA PLACE D'OR                                                            NOVEMBRO 2017

 Cozinha eclética, ambiente externo e música ao vivo fazem parte do cardápio da Casa que mescla descontração e sofisticação.

Mix de Peixe foi o prato degustado: Salmão, Truta e Costela de Tambaqui com arroz, batatas, brocolis, cenoura, couve flor e ervilhas

MAXIMILIA

O chef e empresário Paulo, também proprietário da Cantina Di Capo e sócio do Torre Café Colonial faz homenagem à sua falecida mãe, cozinheira na década de 70, ao dar o nome da progenitora à Casa gastronômica inaugurada em julho de 2013 no mesmo prédio das outras duas já citadas.

E, bela homenagem, pois o Restaurante tem ambiente sofisticado, ótima cozinha e atendimento de primeira. O Maximilia tem as opções de Fondues ou a la carte, incluindo frutos do mar.

 

A variedade escolhida pelo Sulacontece foi o Bacalhau a Gomes de Sá, uma farta porção que é capaz de saciar três pessoas com bom apetite.

E fechando com chave de ouro o Petit Gateau na temperatura perfeita.

 

 

ME GUSTA Hamburgueria                                       JANEIRO 2017

Hamburger e Chopp

 

 Decoração "descolada" cria ambiente agradávelmente informal

 

A sobremesa com nome da Casa, aprovada

Na Me Gusta não tem como não "gustar". Hehehe... Confira

 

 

RIVIERA

Variedade com qualidade. Assim pode ser definida a Casa que oferece Fondue, Massas, Peixes, Carnes e Cremes e Sopas no Pão. E, para completar música ao vivo. Para quem esteja sem transporte próprio, a comodidade de ser buscado no hotel e levado de volta depois de apreciar a refeição escolhida.
 

Ao jantar no Riviera, a opção por um Creme de Milho no Pão e uma massa com molho leve. A escolha foi o Penne a Moda da Casa, acertada para quem prefere um prato suave à noite. A carta de vinhos é farta.
 

Fernando, o Gerente, nos adiantou estar em fase final de preparação para inaugurar em outro local pizzaria temática, tendo o Faroeste por inspiração. Embora nova, a pizzaria poderá ter “velho” na composição do nome! Algo como Velho Oeste, por exemplo. (Só um palpite do editor).

 

SABOR de FAMILLE

O casal formado pelo gaúcho Ademilson, natural de Bom Jesus e pela catarinense Margareth(criada na serra gaúcha) coloca na Casa ao lado da igreja São Pedro o mesmo amor empregado na família. E essa filosofia se traduz no carinho durante o atendimento aos clientes. Música ao vivo é um ítem que agrada e completa o clima para os que optam por degustar os Fondues. Filés, Peixes, Sopas, Massas, Cremes no Pão, Saladas e Petiscos completam o poder gastronômico da Casa.

 

Prato degustado: Tortei com filé grelhado

Adega eclética. "Chave de ouro" foi no sabor morango

 

 

SKY HOTEL

Café da manhã tem 60 ítens ou mais. Verdadeiro Café Colonial.

Cartão postal de Gramado, o Hotel Sky tem atendimento familiar e a presença constante da família Krauspenhar, que tem como base do sucesso empresarial atingido a união da fôrça de trabalho de cada integrante dessa família de origem alemã. E, como trabalham! Em novembro 2013 foi inaugurada a quarta ala, com a conclusão da terceira obra de ampliação.

Circulando em volta do Buffet do café da manhã do Sky

Esse sabor de bolo conheci no Sky e não perco oportunidade de degustar

SOPAS DA SERRA
O espaço anexo ao Hotel Sky oferece Buffet com cinco variedades de caldos, cremes ou sopas. Saladas, Carne, Massa e Sobremesas satisfazem a todas as exigências. Caso haja Creme de Tomate Seco entre as variedades da noite, não deixe de experimentar. A de Capeletti in Brodo é tradicional e todas as opções são saborosas.

O local já se transformou num dos points das noites frias da cidade serrana. Há também a opção pela Sopa no Pão.

ST GALLEN

Fachada no estilo chalé alpino já alimenta os olhos

A Sequência de Fondue foi degustada, com batatas, quadradinhos de polenta frita e de goiabada e também pão mergulhados no queijo fundido;

14 tipos de molhos para variar junto com as carnes na pedra(aqui destacamos nossa preferência pessoal pelo mignon e pela picanha, não desfazendo do peito de frango ou da carne suína também oferecida);

o Chocolate fundido contracenou com fatias de morango, maçã, banana, mamão, abacaxi, laranja, melão, uvas e biscoito waffle.

Da Carta de vinhos, ficamos com um branco.

SWISS COTTAGE

 

Desde 95, com cozinha internacional oferecendo opções em Carnes Nobres, Massas, Peixes e Risotos, Fondue À La Carte, Raclette e Sequência de Fondues(Queijo, Carne e Chocolate). A decoração requintada e sóbria confere charme e personalidade à casa que tem uma fachada atraente.

 

O vinho para acompanhar? Converse com o Gustavo Tomasini, Sommelier Internacional.

Gramado é também chamada Cidade do Chocolate. Acima o Fondue da delícia, servida com oito variedades de frutas e biscoito waffles

 

TABERNA Petiscaria

O casal Carla e Gustavo criou uma opção descontraída, com petiscos saborosos como os bolinhos de salmão e iscas de viola que degustamos.          A decoração feita com peças de demolição é de bom gosto e tem charme indiscutível.

 Abaixo os petiscos que provamos e aprovamos. À direita, tampo da mesa era uma porta

 

 

Aparelhos de TV para que os clientes possam curtir o que seja do agrado e interêsse, e bom serviço tornam interessante a experiência de estar nessa "Taberna".

 

TORRE CAFÉ COLONIAL

Instalado num predinho que tem uma torre, localizado próximo à prefeitura, e com o atendimento pelo Daniel, o simpático sócio-gerente da casa o Torre Café Colonial tem delícias capazes de fartar a fome e a gula dos mais diversos gostos e paladares num ambiente confortável.

Confira nas imagens a seguir. E, estando em Gramado vá conferir os sabores. Tortas, bolos e doces na geladeira, sempre à vista: irresístivel, mesmo. Incluídos vinhos branco e tinto, seco ou suave.

 

 

VITTORIO

Tem tanta guloseima gostosa que fica difícil indicar. Mas, aí vai:Torta Turca, que tem uma porção de ingredientes deliciosos numa perfeita combinação. Entre os sorvetes com matéria prima importada da Itália, o webmaster, à epoca editor do Floripa Motor News, recomenda que não se deixe de experimentar o Nociola del Piemonte e chama a atenção para o exotismo do sabor Rosa. A variedade de chás de origem alemã impressiona. Sugestão:Macadamia com Avelã. A VITTORIO é uma casa eclética: Gelateria - Bistrô - Casa de Chás.

VQP VALE QUANTO PESA

Pizza é unanimidade. Para atender a todos os gostos, a VQP tem dois sistemas: A La Carte ou Rodízio, com 66 variedades incluídas as doces.          A Casa trabalha com Buffet a Quilo no horário do almoço. E tanto com cerveja como vinho da serra gaúcha.

Do forno a lenha saem as fatias, no caso do rodízio, ou as "redondas" nos pedidos individuais. Acima, a de Picanha. Massa é caprichada até no visual

Delícias doces satisfazem "crianças", independente das décadas de idade! Aqui a surpresa é o buffet de salada além da sopa de capeleti

PIZZA EM CLIMA DE VELHO OESTE

 

No velho Oeste as coisas acabavam em duelo com armas de fogo. Aqui, na Texas Saloon tudo começa e termina em pizza. São 43 sabores além das 15 variedades doces. O capricho está claro desde o uniforme até a idéia usada no cardápio. A massa fina levemente crocante é o destaque. Recomendar uma das variedades não é tarefa fácil, mas, não deixe de "desafiar" a do Xerife, que é a da Casa. Música ao vivo ou clips country dão o toque de "Saloon".

 

O webmaster adiantou a inauguração da casa temática na edição 18 do Floripa Motor News (da qual é o editor) que circulou em março. E, orgulha-se por haver sugerido nome ligado ao Velho Oeste, por constatar a inscrição "Old West" numa das belas pinturas nas paredes desse "Saloon".


NO "INTERIOR" DE UMA "MINA"

Gramado-RS

A nova atração turística A Mina, no Km 31 da RS 235 (na saída de Gramado para Nova Petrópolis) reserva também uma boa surpresa gastronômica: O Ágata Café tem o que se pode chamar de quitutes deliciosos. O webmaster, à epoca editando o Floripa Motor News, recomenda a torta de café. Boa oportunidade de agradar ao paladar e aos olhos, podendo escolher entre apreciar o verde da natureza ou o show room de vendas da Bortoluzzi Mineração.

 

CHARME NO CHÁ DA TARDE

Gramado-RS

A partir das 16:00 horas no Otto Restaurante é servido um charmoso Chá da tarde, num ambiente agradável com vista para o jardim e com atendimento impecável. Vizinho ao Mini Mundo. Vale citar o Waffle. O webmaster, à epoca editando o Floripa Motor News, recomenda o chá de pessego(se disponível).

 

SABOROSA NOVIDADE Em Setembro 2012

Gramado-RS 

A Salumeria, localizada na rua ao lado da igreja matriz, oferece a possibilidade de se experimentar o tradicional salame com recheios variados e que atendem aos mais variados paladares.

Inovação em sabores. Vale experimentar 

 

A marca recebeu o nome Matorenzo, uma combinação dos nomes dos pequenos Matias e Lorenzo, filhos do casal de empresários que inaugurou a loja exatamente no dia em que se completou 1 ano 1 mes e 1 dia do início da fábrica! São 14 variedades de "temperos" nos salames, além das copas gorda e magra. Em dezembro 2012, tivemos informação de que já são 22 as variedades dos salames, incluindo abacaxi, erva-doce e uva branca.

 

Em Nova Petrópolis-RS
GALETO PICCOLO POLLO

Desde 91 o Galeto com 10 itens servidos na mesa é sucesso. Basta experimentar e entender. Se ao olhar parece muita comida, após se deliciar com o galeto, as massas, a salada, o queijo à milanesa e a polenta frita percebe-se a leveza da comida preparada com ingredientes de qualidade. A decoração remete à Itália, nessa cidade que tem predominância germânica.

 

OPA'S CAFÉ COLONIAL

A casa aberta em 1986 pela família Kolb serve 45 variedades de guloseimas num ambiente com decoração caprichada e uma privilegiada vista.

 Esmero nos detalhes e atendimento primoroso. O que mais se pode pretender? Não deixe de tomar o chá de maçã.

Vale dos Sinos

 

Em Novo Hamburgo

 

OUTUBRO 2016

 

FAT BULL Cerveja Artesanal

Homenagem à cadela da raça pitbull que por ser "gordinha" originou o Fat (do inglês) no pré nome da cerveja, batizada com o sobrenome da raça.

Marcelo e Tiago"Bird" no estande na FENAC 2016. Fat Bull já tem toda a estrutura de marketing

 

Em São Leopoldo

 

OUTUBRO 2016

 

SAINT GERMAIN Pizzaria e Restaurante

Buffet no almoço e Pizzas à noite, com opção a la carte ou rodízio que pode ser a melhor opção para quem gosta de experimentar variedade de ingredientes e sabores, e que inclui as também deliciosas "redondas" doces! Confira mais abaixo...

 

Depois de tudo isso acima, ainda tem tudo isso abaixo!                            Charme no salão e no deck

                                   À noite, iluminação valoriza arquitetura diferenciada e tem mesa de saladas e frios

À moda da Casa: Filé Mignon, Cebolas e Tomate picado                           Imagine-se diante das pizzas mousses! Não afogue com água na boca...

 

A história do experiente jovem empresário Clebson merece registro: Com 20 anos de experiência em unidade de rede de churrascaria gaúcha, localizada na capital paulista, o catarinense, que foi o mais jovem Gerente da rede e chegou a Supervisor, agora aos 37 anos de idade, decidiu empreender no RS, demonstrando ecletismo. A Saint Germain iniciada em agosto de 2016, é segundo ele, o embrião de projeto que prevê uma nova Casa gastronômica a cada ano. Haja empreendedorismo! 

Especial mesmo: Ambiente, atendimento, variedades e sabores                 Confiando em que sorvete auxilia a digestão. Hehehe...

 

 

Na Estrada, em São Francisco de Paula
ROTA 453 é o nome da parada recomendada na rodovia de mesma sigla, chamada rodovia do Sol, que liga a BR 101 à Serra Gaúcha, no município de São Francisco de Paula. Vinhos, Bombas, Cuias, Erva Mate, Chocolates, Produtos Coloniais podem ser encontrados. O ROTA 453 tem 30 anos de estrada(trocadilho intencional). Fica além do acesso a Canela e a Gramado(a chamada Região das Hortênsias). É passagem para quem esteja a caminho da região dos Vinhos, indo para Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha ou para quem venha dessa região para o litoral gaúcho ou catarinense.

 

Na Estrada, em Itati

 

BISTRÔ COLONIAL

Descendo a Rota do Sol, no início da serra, desde dezembro 2014 o viajante pode desfrutar a qualquer hora entre as 6 e as 23 h do mini Café Colonial composto por variadas delícias, numa parada rápida e revigorante.

E, pela imagem acima dá para perceber que vai ser difícil ir embora sem levar algum produto ou quitute colonial

 

O GALPÃO CRIOULO é local com vista privilegiada e comida campeira na RS 453. Atenção para o ponto onde nos dias de semana o Buffet tem 15 opções de pratos quentes, 10 saladas e duas sobremesas. E nos finais de semana, a variedade ofertada aumenta para 25 quentes, 15 saladas e tres sobremesas. Convenhamos: 27 ou 43 diferentes preparos não deixam de atender a ninguém. Então vamos ao ponto: Para quem sobe a Rota do Sol, logo após o segundo túnel, na primeira curva, que é para a esquerda, o Galpão Crioulo está à direita. A Casa existe desde 2007.

Só de olhar já dá para imaginar o "gostinho" da comida. Vá  conferir e sentir o sabor

 

MIRADOR RESTAURANTE E CAFÉ

A cor do título é para fazer referência e não deixar esquecer da bela paisagem com vista para as montanhas e o verde da serra. O atendimento gentil pelo proprietário faz parte do cardápio desse estabelecimento, onde além da boa comida pode-se comprar algum souvenir ou produto colonial. Vamos ao Buffet servido numa segunda-feira, dia em que fizemos nossa parada no Mirador: 10 pratos quentes, 11 variedades de saladas e oito sobremesas!

E, estando falando de restaurante gaúcho, nada mais normal que as diversas carnes caprichosamente preparadas na chapa. Aí das dietas e regimes!  E, nos finais de semana, espeto corrido.

 

Na Estrada, em Mostardas-RS (entre Rio Grande e Osório)

 

Restaurante e Lancheria São Simão "Pensa numa Bóia Boa"

O Slogan gerou o nome pelo qual o local é conhecido: Bóia Boa. E, não é só o nome.

No km 158 da RST 101, onde tem a Lagoa São Simão, que dá nome à Casa. Confira:

O prático e sem erro prensado de queijo no "Bóia Boa" no km 158 da RST 101. Muito bem preparado!

                               O Buffet que dispensamos por ter mais 5 horas de viagem pela frente, até Floripa. Sobremesas, pratos quentes e “no andar de cima” as saladas. Ficou para a próxima parada...

CAMPOS DE CIMA DA SERRA,  REGIÃO DA SERRA GAÚCHA:

Em São José dos Ausentes-RS

CHURRASCARIA CHARQUEADAS

Espeto corrido em terra gaúcha é tradição na alimentação. Influência italiana comprovada no frango com gnocchi à bolognesa

Já que a serra gaúcha é grande produtora vinícola, a sobremesa com sabor de uva é adequada

LITORAL GAÚCHO

 

Rio Grande-RS

Ambiente acolhedor e muito bem cuidado

                                                                                                                                                                    Até 4 mil combinações são possíveis considerados todos os ingredientes imagináveis


Torres-RS
ALDEIA MÁGICA
Na Praia Grande da cidade gaúcha que faz divisa com Santa Catarina, o Aldeia Mágica funciona durante o ano todo, o que é um diferencial em se tratando de restaurantes instalados no litoral e em frente ao mar. Durante a semana serve o a La Minuta com opção de Chuleta suína, Carne Bovina, Frango ou Peixe. Nos finais de semana o Buffet livre.


Não tem como não ficar à vontade no ambiente descontraído e com a hospitalidade do Cesar Kruger.

 

Santa Catarina

Em Alfredo Wagner

Paradouro km 111                                                                                                                                                                        No km 111 da BR 282, essa é uma parada interessante pelo todo: A bela construção em madeira e com grande área em vidro, a vista da paisagem relaxante, o atendimento e o cardápio além do canto com peças de decoração diferenciadas expostas para venda.

  

Lanches, Salgados e Tortas preparados com capricho. Ambiente com ótima iluminação natural durante o dia

 

 Pães, Geléias, Vinhos e Acessórios para viagem ou para presentear. O Frapé de Chocolate com Menta é uma das boas pedidas...

Em Bom Retiro

Café da Serra                                                                                                                                                         No acesso à cidade pouco antes do portal. Vale a pena pegar o acesso e conhecer o local onde são feitas delícias para todos os paladares.

Linha de biscoitos está fazendo sucesso    

Pousada Colinas da Serra

   Tilápia do lago da Pousada, com Aipim, Batatas Fritas, Arroz e Salada. Só experimentando! Degustado no Galpão rústico, o prato ganha um toque de sabor especial 

Em Fraibrurgo-SC Dezembro 2017

JHONNY CHICO'S Bar Pizzaria e Restaurante

Pizza de Bife (macio e saboroso) Acebolado e Rucula com Tomate Seco combinaram com o Chopp criado por fraiburguense e produzido em Curitiba-PR

 Decoração agrada a quem prefira vinhos ou cervejas. Aquário é detalhe

Em Lages -SCDezembro 2017 

LIV IN Café & Gastrobar Desde julho 2017

 Acolhedor, Diferenciado, Interessante. E, delícias para os mais variados bom gostos

Torta de Frutas Vermelhas. O pecado da gula se torna prazer... Experimentamos e aprovamos também Tapioca de Carne Seca

Em  PalhoçaDezembro 2017 

SEU VAGEM

O primeiro Bar Vegano do Brasil fica no bairro Pedra Branca junto à UniSul. Na esquina da Rua da Universidade com o Passeio Pedra Branca

Combo Árabe, uma das interessantes opções do menú. Fomos em uma sexta-feira com DJ fazendo o som

Em Rancho Queimado      

JANE CHURRASCARIA

Buffet completo com Saladas, Pratos Quentes e Sobremesas com qualidade e preço justo em ambiente com boa iluminação e serviço eficiente. Tudo o que tive a oportunidade  de experimentar muito saboroso. Será que tive sorte? Vá conferir e degustará pratos bem preparados. E para os carnívoros, as carnes serão capítulo importante.

TREZE TÍLIAS Outubro 2017

Biergarten

Essa pizza é a primeira a sair do forno a lenha cuja instalação terminou no dia em que visitamos a Casa. E o Filé a Parmegiana foi igualmente aprovado

Vinho da Casa acompanhou muito bem as duas opções.

 Decoração tem detalhes interessantes

BOLICHE Pizzaria, Restaurante e Choperia            

Pizza muito saborosa com massa em ponto raro. Na cidade do Strudel, aceite a sugestão e prove a pizza

EISKAFFEE TRUDI Cafeteria e Sorveteria

Taças simpáticas? Experimente e concordarás que são deliciosas.

Tilápia, peixe da região. E diversos pedaços tinham formato de peixinhos! Coincidência intrigante. Cafeteria e Café junto a lago e Mini Golfe

Em Urubici

BARBA PREMIUM

 

 Restaurante e Pub com boa cozinha e bebidas de qualidade num ambiente bem elaborado é a receita do sucesso do Barba Premium

Pratos com Filé bovino ou a Truta, típica da cidade serrana

LENHA NO FOGO No caminho de acesso ao Morro da Igreja e à Serra do Corvo Branco um lugar que vale a parada. Confira os motivos nas imagens e informações abaixo das mesmas.

Um Café Colonial serrano num local agradável dotado de boa iluminação natural, cercado por natureza e com detalhes bem cuidados. O que mais? Atendimento familiar atencioso, produtos próprios como os sucos de Maçã e de Uva, Mel e Biscoitos, além de produtos regionais como Vinho Colonial e Cachaça.

PIZZARIA ROTA DA NEVE

Ambiente agradável e a "fábrica" das delícias redondas. Durante o II Fenatruta degustamos a de Truta Defumada com Tomates Secos e Azeitonas(à D na foto) e Mignon com Palmito picado.

      O vinho foi o da Casa. Por falar em bebida, no hall de entrada um simpático bar(abaixo). E pra continuar nos líquidos, a redonda experimentada e aprovada pra deixar água na boca

Em Floripa

FESTIVAL DE "BAR EM BAR" 2014 - de 06 a 30 de novembro, em Florianópolis, Palhoça e São José

Essa edição teve 22 Casas participantes, nas quais em dois dias da semana um petisco foi oferecido pela metade do valor. Tá aí uma oportunidade de happy hour mais feliz!

DI TARONI TRATTORIA

A Casa inaugurada em 2007 em frente ao Parque de Coqueiros ganhou em 2011 mais um salão com a abertura do piso superior, dobrando sua capacidade para atender aos clientes, tanto os novos quanto os da La Pergoletta. A decoração é eclética e até uma sala com as paredes revestidas por páginas do jornal Fanfulla, tradicional órgão de mídia no idioma italiano, existente desde 1893 no Brasil. Confira pequenas amostras da Trattoria e as deliciosas opções degustadas pelo SULACONTECE.COM:

 

            Bruschetta alla Romana                                                                                                              Polenta alla Pizzaiola, com Mignon em tiras e mozarella di búfala. La bella polenta...

Acesso ao piso superior e um "canto" da Trattoria. Abaixo a presença de  "Guga", o ilustre manézinho, tenista campeão, na decoração

Depois de um giro pela Casa, hora do Profiteroles(Carolinas recheadas com creme Zabaione). Uma outra dica: Portafogli Di Taroni (Filé Mignon com Gnocchi) squisito como se diz em italiano

O Tiramisu dispensa apresentação. Mas não é dispensado pelos bons gourmets

Para terminar, a Ponte Hercílio Luz cartão postal catarinense, avistável da  varanda da Trattoria

A Di Taroni Trattoria consegue reunir ambiente agradável(decoração e vista externa), boa cozinha(o chef é um dos sócios), atendimento correto e profissional.


PAPPATORE Forneria e Pizzaria
Mais do que um simples restaurante, o PAPPATORE é destaque gastronômico em Florianópolis.

Uma das casas precursoras da via gastronômica de Coqueiros, abre à noite de segunda a sábado e aos domingos oferece também uma ótima opção de almoço, com os famosos e bem servidos Galeto ou Ossobuco.

Daí saem deliciosas "redondas"

O ambiente refinado inclui o prazer da visualização do preparo das pizzas no forno a lenha. Há também a descontração do deck externo.

Pizzaiolo Bianca

Entre tantas delícias, recomendações do SULACONTECE.COM: Salmão a Diletto e Pizza de Alcachofra.  O cardápio é eclético e todos os gostos e paladares serão satisfeitos. A supervisão é feita diretamente pelos proprietários, sempre presentes.

AÇORES Bar e Restaurante

Em Santo Antônio de Lisboa, ao lado da igreja de Nossa Senhora das Necessidades( e não de Santo Antônio como muitos pensam) o Açores num casarão do Século XVIII tem um diferencial gastronômico: Serve Feijoada no último domingo de cada mês. E, temperada com Samba ao vivo! Daí o nome "FeijoSamba".  A casa tem variada e atraente carta de cervejas. Cachaça artesanal é cortesia da casa que tem atendimento atencioso, eficiente e simpático, como é o ambiente.

Na decoração uma dedicatória do atleta do Século, o Rei do Futebol, Pelé, numa bandeira do Brasil, que ele tão bem representou nos campos mundo afora e continua a representar, como um verdadeiro embaixador do País.

OFICINA CAFÉ

O empresário e ex-piloto de competição Rodrigo Gonçalves levou seu carro dos autódromos para o salão da Casa inaugurada em outubro de 2015 no centrinho comercial da Lagoa(da Conceição) na Ilha de Santa Catarina no município de Florianópolis. O curitibano que conquistou e acumula diversos títulos no Rali e também no automobilismo de pista teve experiências nos ralis ao volante de Chevette(pela equipe GM), Peugeot 206(pela equipe da montadora), Fiat Palio, VW Gol e Subaru. O primeiro título foi um Catarinense(sim, já houve esse Campeonato) a bordo de Chevette. No ano seguinte, a tríplice coroa: Brasileiro, Catarinense, Paranaense!!! Por duas vezes foi Campeão Sulamericano. Só no Rali de Erechim-RS obteve seis vitórias. Seus navegadores em grande parte das provas foram Ricardo Simão ou Sady Bordin. Passando para as pistas em circuitos fechados mais títulos: Em 2008 o Paranaense de Marcas com um Gol e em 2010 o Brasileiro de Endurance com o carro exposto no Oficina Café, equipado com motor 2.0 com quase 300cv e câmbio Hewland sequencial de operação manual para a troca das marchas. Esse título mais recente foi ganho em dupla com Fabricio Colla. Esse mesmo bólido, em algumas provas, chegou a ser dividido com Beto Richa proeminente político paranaense. Na area gastronômica, Rodrigo tem a experiência da Casa All Blue, em Balneário Camboriú. No Oficina, petiscos diferenciados são o ponto forte. E, diáriamente tem música ao vivo. Vai lá e mata a curiosidade...

       Decoração temática em ambiente descontraído

             Espírito esportivo combina com o astral da Ilha que não tem autódromo, só kartódromo        Porção de frango ao molho quatro queijos, farta e saborosa

RANCHO AÇORIANO

A Fazenda de Ostras no Ribeirão da Ilha abastece as duas casas. Estivemos na do continente na via Gastronômica de Coqueiros. Escolhemos o Camarão à Moda dos Açores, gratinado com maçãs e lascas de côco, arroz com açafrão e amêndoas. Acompanha salada mista. Uma delícia. Só provando. As sobremesas, um bombom de sorvete de chocolate com damasco e uma torta gelada de sorvete de creme com calda de chocolate e com parte de merengue(suspiro), ambas leves e aprovadas. Bebida é fator que depende do prato, do dia e do gosto de cada um. Optamos por Chopp claro e cerveja escura, saboreados separadamente num mix interessante. A bonita vista para o mar e as pedras de Itaguaçu fazem bem à alma e aos olhos, assim como os ambientes decorados com capricho e praticidade. Além dos frutos do mar, pode-se saborear um filé mignon a parmegiana ou um peito de frango grelhado.

A torta gelada: quase uma refeição!                                              Bombom de sorvete acompanhado pela Cachaça do Patrão

Pintura típica manézinha: bela e colorida Encontre-a no salão de Coqueiros

Sorveteria do Espanhol

Na estrada do Cacupé, de frente pro mar, com vista para a Ponte Hercílio Luz, a chance de degustar um dos 20 sabores disponíveis dentre as cerca de 50 receitas dessa sorveteria artesanal. Na oportunidade mais recente, degustei Tangerina e Menta, boa combinação contrastante e refrescante. 

Em Gaspar-SC

Com acesso na estrada de ligação entre Gaspar e Brusque, a TRUTICULTURA BERTOLDI é o templo das trutas, servidas em variadas formas de preparo: Patê, Postas Fritas, Ao Vinho, Alcaparras, Alho e Óleo, Amendôas, Agri-doce Abacaxi e Defumada! Humm, uma mais deliciosa que a outra...

Em meio ao verde da natureza, e aos tanques de criação a temperatura é entre 3 e 5 graus abaixo da registrada no centro de Gaspar.

Vinho catarinense pode acompanhar a refeição que inclui mandioca com bacon, polenta frita e salada de terça a sexta. Nos feriados e finais de semana, também bufffet com carne, arroz, feijão e massa. Na Bertoldi, a garantia do bom atendimento familiar. Almoço das 11:30 às 14:30 horas. Fechada às segundas.

Pode ser usado o sistema Pesque-Pague. Nesse caso o cliente deve levar a truta para prepará-la em sua cozinha. Funciona até as 17:00 horas em todos os outros dias. A partir de Florianópolis são 140 km. É boa opção de passeio para almoçar num local diferenciado.

Em Jaguaruna-SC

BIG CAFÉ

Surpreenda-se com o Buffet de Café Colonial com mais de 50 ítens e ainda mais com o extremo bom gosto na decoração. O salão é agradávelmente chique e claro. É uma experiência que vai agradar aos mais exigentes. Anexo à Big Pão, no piso superior. A partir das 14:00 horas.

Essa torta, tive o "gostinho" de cortar a primeira fatia!                                                                Esmero nos detalhes é a filosofia adotada

Antes de ir, consulte, pois já houve epoca em que o serviço de atendimento do Café Colonial do Big Café esteve suspenso

Em Laguna-SC

Na margem do canal da Barra Sul, dois tradicionais restaurantes seguem em segunda e em terceira geração brindando os gourmets visitantes e turistas em geral com variada oferta de Frutos do Mar e outras opções. Área interna e externa é característica comum a ambas as Casas. Cortesia no atendimento, serviço eficiente e porções fartas também são encontrados nos dois points gastronômicos de Laguna. 

ACESSO: A partir de Laguna, pode-se usar a travessia no barco com capacidade para até 32 pessoas ou utilizar a balsa caso se prefira ou necessite ir com o carro. Bicicletas podem fazer a travessia no barco.

BOIÃO
Apelido que tomou o lugar do nome do fundador e se tornou marca da Casa que está sendo gerida pelos filhos do Boião. Optamos, pra fugir do que é típico da localidade e localização, pelo Filé a Parmegiana e ficamos satisfeitos com apresentação, acompanhamentos e acima de tudo pelo sabor. Por ser no período da noite, a cerveja escolhida foi uma escura. E para finalizar a tradicional Banana Split.

O jarro na prateleira de cima à esquerda deu origem ao apelido e nome da Casa

GERALDO

A terceira geração já está na ativa, e o funcionamento sob os olhos do dono é muito bem "azeitado". Carta de cervejas merece especial atenção. Então iniciamos por uma pilsen artesanal catarinense para acompanhar o Filé de Pescada, delicioso.

A cerveja ou, à escolha, beer, birra, cerveza, tem destaque no Geraldo

LAGUNA TOURIST HOTEL, BOM NA GASTRONOMIA TAMBÉM. SEJA DIA, OU NOITE!

Localização privilegiada, no alto de uma colina com vistas pras dunas, praia, e mar e pras montanhas e lagoa não é a única característica positiva do Laguna Tourist Hotel. O restaurante Iró's nome da praia diante da colina onde a estrutura inclui, boate, mirante, restaurante no corpo da construção principal, piscinas externas e interna aquecida, sauna seca e úmida, salas para massagem, loja e sala de TV, além de salas para eventos, fica junto à piscina.

                  Para combinar com o ambiente e localização, Linguado Grelhado com arroz, farofa, maionese de camarão e salada com palmito, pepino, tomate cereja, azeitona, cenoura, cebola roxa e alface

            Bolinhos de Camarão de entrada, e durante toda a refeição, o acompanhamento da paisagem vista do salão do Iró's e que inclui vegetação, dunas, praia, ondas do mar e montanhas. Show!

À NOITE, BUFFET QUE SATISFAZ

         Variedade de saladas                                                                                                                Massas: Lasagna a italiana e Spaghetti com Bacon e Parmesão

             Carnes: Filé Mignon ao Molho Madeira e Frango a Tourist                                                       Frutos do Mar: Linguado e Risoto de Camarão, que tem em Laguna grande produção

Torta de Abacaxi e Pudim de Leite para uma doce noite após variada degustação

LALIS CAFÉ

Família tubaronense forma a alma da equipe de atendimento, culinária e administração desse Café caracterizado pelo sabor bem definido em tudo o que se experimente.

Café da manhã, uma reenergizada no almoço, café da tarde, refeição leve à noite

Escondidinho de Camarão: Cliente encontra muito do crustáceo originário da cidade

Beirut           Carne Seca e Tomate Seco foram as variedades saboreadas, ambas aprovadas

                    Fatia faltante? Olha a imagem ao lado. Rápido! Comemos após os salgados...                              Abaixo, torta de Banana com Creme de Ovos degustada no café da tarde no dia seguinte

             Decoração interessante e balcões refrigerados expondo as delícias tornam agradável a permanência no Lalis Café, que é eclético e oferece ótimo atendimento

BAIUKA RESTAURANTE E POUSADA no Farol de Santa Marta

                    Anchova grelhada pelo João no Baiuka e abaixo o peixe recém capturado visto em nosso caminho pouco antes de degustarmos a iguaria. Pratos a La Carte incluem Buffet de Saladas, Arroz, Feijão e Farofa

                             A linda vista da praia do Cardoso, Ilhote e dunas faz parte do menú do Baiuka. O por do sol é espetáculo incluso na diária de quem se hospeda

                     Baiuka: Restaurante e Pousada em local privilegiado, vizinha ao Farol de Santa Marta e com visual da natureza aos seus pés. Canto inusitado no salão do restaurante personifica o ambiente descontraído 

Em Nova Trento-SC

CAFÉ COLONIAL(Desativado)

Nova Trento-SC

Bolachas, Docinhos, Frios, Frutas, Geléias, Pães, Salgadinhos. Meros complementos para uma grande variedade de Bolos e Tortas Doces, acompanhadas por Chocolate, Sucos ou Vinho. Tudo começava, ou podia começar pelo Capeletti in Brodo ou outra sopa. Maioneses e Tortas salgadas. Tudo muito bem apresentado e saboroso.

 

 Fartura agrada aos olhos antes de saciar a vontade de degustar cada opção

 

O Vinho produzido na cidade podia ser branco ou tinto, seco ou suave. Além da comodidade do estacionamento, a localização privilegiada do Trentino Café Colonial, em meio à Mata Atlântica permitia avistar parte da cidade. Funcionava aos domingos das 14:00 às 20:00 horas. O Café Colonial que já é tradição no Sul do Brasil, tinha ganho um belo refôrço com a inauguração dessa casa em abril de 2012. Ficava no acesso ao Morro da Cruz. 

Em Nova Veneza-SC
CASA DO CHICO
Inaugurado em junho 2012, em prédio que era Empório. Fotos antigas no hall de entrada e os tijolos aparentes se combinam. Localizado na Praça da Gondola. 

Tivemos oportunidade de conferir o Buffet de Comida Típica Italiana, com Mix de Folhas Verdes, Polenta, Frango, Fortaia, Ovos com Salame entre outras delícias da "Cucina" italiana, preparadas e servidas durante o "Carnevale di Venezia". O espaço está dividido em três salões.

A CASA DO CHICO Galeteria e Pizzaria
fecha às terças. Embora recém nascida a casa é de gente do ramo, os mesmos proprietários do Ghellere. 

Em Passo de Torres-SC

CANTINHO DO RIO

Na margem catarinense do rio Manintuba, a parada para refeição com a agilidade desejada pelos que viajam, graças ao sistema Buffet, com grande variedade e a qualidade apreciada por todos. Peixes, Frutos do Mar, Massas, Carnes, Saladas, com opção Livre ou a Quilo. Inclui sobremesa e café.

Reflexo interestadual. Na janela do restaurante catarinense os edificios da vizinha cidade gaúcha

Junto à primeira rotatória em território catarinense, ao transpor a ponte que liga RS a SC para quem venha do estado gaúcho. Quem esteja em SC deve fazer parada para se reabastecer antes de chegar à ponte.

Em Pomerode-SC 

WUNDERWALD Restaurante Colonial

A reunião das cozinhas alemã e italiana numa construção simpática e com esmerado atendimento fazem a receita de sucesso. Detalhes como os uniformes da equipe de atendimento e a música ao vivo são diferenciais do WunderWald. A presença do Mazico, proprietário e também músico da Casa dão o toque de familiaridade e segurança de se estar num local bem cuidado. Entre as carnes de aves(Marreco e Frango), bovina ou peixes optamos por experimentar a bovina em dois pratos diferentes: Filé Mignon grelhado e Goulash, ambos muito bem preparados e com o sabor dos molhos. Acompanhamos com cerveja catarinense tipo Bock que combina com a carne bovina. Nos finais de semana sem reserva, chegando além das 12:00 horas é quase certa a espera por um tempo que nem todos têm para aguardar. Então anote os fones: (47) 3395.1700 e 3387.4167.     Onde fica? Quem vem da BR 470 para Pomerode 9 km antes de chegar à cidade, na margem esquerda da rodovia. O amplo estacionamento fica lotado nos finais de semana.

Páscoa era o motivo da decoração quando de nossa visita ao reduto gastronômico que tem fama não só no Vale Europeu e em Santa Catarina

Acompanhamentos do Goulash                                                                                                   Os destemidos gourmets encontram coragem para encarar a mesa de sobremesas após a refeição

Em Porto Belo-SC 

PETISCARIA PRAINHA

Fica junto ao mar, na Praia do Araçá. O nome camufla a boa cozinha do restaurante, comandada por D. Angelica. O atendimento familiar se completa pelo Sr. Domingos e o filho Toni. 

O salão rústico como convém a quem busca contato direto com a natureza e a simplicidade do caiçara e do pescador, tem vista privilegiada para o porto que abriga os coloridos barcos pesqueiros.

 

Além de frutos do mar, a PETISCARIA PRAINHA tem no cardápio Peito de Frango à Parmegiana e Alcatra entre outras opções.

Experimentamos e aprovamos a Isca de Peixe e o Pastel de Camarão. Melhor seria rebatizá-lo Pastelão. E, ainda faria rima com o molusco.

Pela localização é prático para não dizer perfeito para quem desembarca do passeio da manhã do Piratas do Caixa D'Aço ou para quem aguarda o embarque no passeio da tarde na Escuna Príncipe do Porto.


Em Urussanga-SC

ALMOÇO TÍPICO ITALIANO NA VINÍCOLA

A Vigna Mazon serve aos domingos um delicioso cardápio típico italiano em meio à natureza e em instalações de rara beleza rústica, num ambiente agradávelmente descontraído

    Começamos pela sobremesa. Afinal quem é que não olha as delícias doces antes de degustar os antepastos, as saladas, as massas e as carnes?

 

Bratchola e Gnocchi não poderiam estar fora dessa refeição que homenageia e remete às tradições italianas

Pra quem já estava pensando que não teve saladas ou que havíamos esquecido de fotografar. Especialidade da Casa: Vinhos de produção própria, incluindo os da uva Goethe

Espaço amplo, arejado e com boa luminosidade natural completa a receita de sucesso dos almoços da Vigna Mazon. No Salão, essa obra está na vertical. Será que foi muito vinho? Hehehe!

ESTAÇÃO DO CAFÉ
A surpresa fica por conta das opções do cardápio. Difícil não encontrar algo do agrado. O deck externo confere um charme à casa. Sugestão que é boa combinação para uma refeição a dois: Salada de Frango Grelhado e Spaghetti Matriciana. Numa cidade de origens e cultura italiana nada como "Galetto e Pasta" per mangiare.  

PIATTO D'ORO
Rodízio de Pizzas + Salada + Massas + Carnes. À beira do caminho de quem passa por Urussanga, indo ou vindo de Criciuma, Morro da Fumaça ou Orleans, a casa com 30 anos de tradição é solução prática para quem busca variedade, com qualidade e rapidez.

PIRAGO
O "Menu degustazione" do Ristorante PIRAGO, que completa 16 anos em 2012, instalado em edificação de pedra com arquitetura impressionante é uma experiência gastronômica diferenciada e que todo apreciador da boa mesa deveria experimentar. Risotto de Funghi, Spaghetti, Gnocchi, Frango com Abobrinha zucchine, Filé ao molho Mostarda(suave), acompanhados por vinho que o cliente escolhe diretamente na Adega. Preferimos um Branco Demi Sec, da uva Goethe, típica da região. Para completar, a sobremesa que pode variar, e na nossa refeição foi o trio de sorvetes nos sabores Doce de Leite com pedaços de Nozes, Chocolate meio amargo (parecendo um mousse) e Limâo (cremoso). Indescritível o paladar. É preciso fazer reserva: (48 3465.2907 / 9904.3834.

Adega do Pirago, onde o cliente escolhe o próprio vinho

Na Estrada ===================================================================

Na Serra Catarinense

Em Alfredo Wagner

ChurrascariacKretzer                                                                                                                                                                                                                                                Junto ao trevo de acesso a Alfredo Wagner/Rio do Sul na BR 282, boa pedida para parar para refeição é a Churrascaria Kretzer, com Buffet completo e a opção de incluir o espeto corrido. Dica para os motoristas: O totem do posto Kretzer indica o local, na margem da estrada, no sentido Florianópolis/Lages.

EmBom Retiro

Paradouro111                                                                                                                                                          O número corresponde ao quilometro da BR 282. E essa é uma parada interessante pelo todo: A bela construção em madeira, a vista da paisagem relaxante, o atendimento e o cardápio além do canto com peças de decoração diferenciadas expostas para venda.

No Litoral Catarinense

LAGOS DE PEDRA
Na beira do km 446 da BR 101, no município de Santa Rosa do Sul, o Lagos de Pedra é um verdadeiro oásis para os motoristas que trafegam no sentido Sul/Norte.

 

O lago transmite tranquiidade e colabora para o descanso dos que tem a oportunidade de fazer esse pit stop. A rapidez do Buffet livre é prática para quem está na estrada. O atendimento é feito pelos proprietários.

Material da construção explica o nome do local

 

Meio-Oeste

São José do Cerrito-SC

Restaurante Garcia

Iluminação natural do salão com vista para o verde em volta, e o lago que desperta a vontade de fotografar já valeriam a parada. O atendimento familiar e a Tilápia incluída no Buffet Livre justificam plenamente a escolha. É um local para se reenergizar em meio a uma viagem. Fica no Km 267 da BR 282.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

              Nota-se capricho em todos os detalhes. A Tilápia servida é catarinense

Vale do Itajái-SC
ENGENHO DO VALE
Na margem da 470, parada imperdível. A Cachaça do Engenho, douradinha e produzida na vizinha Blumenau é boa lembrança do local.Tem uma roda d'água junto à entrada.
E, o caldo da cana moída por tração bovina é atração. Fica no município de Gaspar.

PARANÁ

Curitiba

PaniCiello PÃES ESPECIAIS & DELÍCIAS

Na capital paranaense, o bairro gastronômico da Santa Felicidade(de alimentar-se com fartura e sabor) tem a Pani Ciello, que além dos Pães comuns a panificadoras tem variadas delícias que fazem jus à forma como se apresenta. Especial não são só os Pães dessa simpática Casa que por todo o conjunto merece a visita e tem capacidade para satisfazer pessoas de bom gosto e com paladar apurado. Biscoitos, Bolos, Cafés, Cucas, Docinhos, Pães, Salgados e Tortas podem  causar o problema da dúvida antes do pedido, com a certeza da satisfação após degustar qualquer que seja a opção.

                     A Paniciello tem salão para consumo no local, e oferece estacionamento privativo para seus clientes. Fica na Av. Manoel Ribas. Abaixo a singela opção do experimento. À direita, "Catarina"

 


Em Morretes-PR

Café Bar Beira Rio 2                                           NOVEMBRO 2016

Localização privilegiada no centro histórico com vista para o leito do rio Nhundiaquara. Apreciar a paisagem degustando alguma das caprichadas delícias dessa Casa é experiência duplamente agradável. A brisa leve parece acariciar o turista ou o cliente habitual. Esses fatores mais a presença do dono tornam a refeição um ritual interessante. O famoso e tradicional Barreado com a farinha(bem branquinha e fininha), arroz, salada e a fruta local, a banana preparada ao ponto certo. Essa foi a escolha marcante.

 

 Paisagem relaxante e quando calor, refrescante

Se a temperatura baixar ou cair uma chuvinha tem o aconchego do ambiente interno. A fachada pode mudar de cor. Atente para o nome, Beira Rio

Estação Graciosa

O Barreado, prato típico do litoral paranaense pode ser apreciado num dos ambientes desse restaurante que é o mais próximo da estação ferroviária da cidade. Basta atravessar a praça e avistá-lo poucos metros à esquerda. O salão interno tem decoração descontraída e a varanda coloca os clientes junto à natureza local. Não deixe de experimentar a cachaça e/ou o licor de banana, fruta que é base da economia de Morretes ao lado do turismo. 

Nota do Webmaster: No mesmo local funciona o Estação Morretes, substituto do Estação Graciosa.

FUGINDO DO ÓBVIO

Ponte Velha

 

O prato típico do litoral paranaense é o Barreado. O restaurante Ponte Velha oferece essa iguaria e também Frutos do Mar. Só pra não ficar na obviedade optamos pela alcatra, prato suficiente para dois. As águas transparentes do rio Nundiaquara e a exuberante vegetação às margens além da ponte que nomina a casa são bom complemento. Excelente parada após descer ou antes de subir a Serra da Graciosa

Sabor em porção suficiente para duas pessoas

 

Aliás percorrer a Graciosa é fugir do caminho óbvio entre Santa Catarina e Curitiba ou São Paulo, num roteiro que pode incluir travessia de balsa entre Caiobá e Guaratuba. A duração da viagem aumenta mas garanto que a curtição aumenta em maior proporção. Taí a dica de um passeio ecoturístico.   



EXTRA SUL

Maceió-AL

BODEGA DO SERTÃO

Restaurante típico de cozinha regional com decoração exaltando a cultura alagoana e nordestina é atração. Pode-se dizer que ir a Maceió e não conhecer a Bodega do Sertão é como ir ao Vaticano e não ver o Papa. Fica no bairro Jatiuca.

       Buffet farto, colorido e que satisfaz. Sobremesas junto aos pratos quentes e em balcão refrigerado. Na foto à esquerda o motivo de ser chamado por restaurante do Bule

 

 Decoração é destaque. Abaixo à direita um dos salões

Entrada e saída pela "Bodeguinha", que em outros lugares seria chamada de lojinha

São Paulo-SP

JUKEBOX BURGER

Para quem aprecia música e para os que curtem uma decoração ligada aos veículos a motor, ir ao JUKEBOX BURGER é uma boa pedida.

O piso quadriculado branco e preto, o balcão do bar coberto pela lateral de Cadillac na cor Pink, as paredes com posters com fotos de celebridades dos palcos norte-americanos e das telas(em preto e branco) e plaquetas de publicidade de época compõem o ambiente descontraído e diferenciado.

O som da Jukebox acompanha as refeições, e a casa oferece diversas promoções, que podem variar, como por exemplo, determinadas sobremesas a partir de certo valor consumido por pessoa na mesa, ou o Chopp em dobro.

Os “combo” da Jukeboxburger foram batizados Cadillac e Lambreta.

Para os apreciadores de veículos de duas rodas e saudosistas em geral, é indispensável ir ao piso superior, onde o destaque no centro do salão é um exemplar da clássica Vespa! Quem gosta de máquinas e/ou tem sangue italiano não fica indiferente.

A casa inaugurada em 2012 promove noites acústicas, com música ao vivo. Para saber a programação, pode-se acessar facebook.com/jukeboxburger

O sofá(à esquerda na imagem) é no "porta-malas" dum Cadillac rabo de peixe

Fica no bairro Panamby, em São Paulo-SP. O endereço é Rua Itatupã 01, uma travessa da Av. João Sussumo Hirata, que faz esquina com a Av. Giovanni Gronchi. O site é www.jukeboxburger.com.br

Tatini

Reconhecido pelos gourmets há décadas como reduto da buona cocina italiana, o Tatini Restaurante agrada não só aos mais exigentes paladares como pode-se dizer "faz bem à alma" de quem sabe diferenciar requinte de luxo. O Tatini é simples, e aí está o "chic". Ambiente confortável, decoração sóbria, atendimento de primeira e pratos deliciosos fazem a receita de sucesso, garantido pela atenção dos proprietários Mario e Fabrizio, e esse tempero, não vai ser encontrado em nenhuma outra casa gastronômica.

Menú eclético com massas, carnes e peixes. O carrinho de doces é um verdadeiro atentado. Vale a pena encarar. Entre os peixes, os filés Uva Branca e Tatini(com molho de alcachofras) e o pintado na brasa estão entre as preferências do webmaster e ficam como sugestão.

Medalhão de Filet Mamma Mia - com catupiry, acompanham batatas cozidas e cenoura Foto: Leonardo Dellarole

O Tatini está no bairro do Jardim Paulista, na Rua Batataes. Não abre às segundas, e aos domingos trabalha apenas o almôço.