SULACONTECE.com
 
Atividades Diversas # Auto News # Beleza da Mulher # Curiosidades # Eventos # Feiras # Festas # Esportes # Lazer # Turismo # Gastronomia
 

www.sulacontece.com

 

ATIVIDADES DIVERSAS NO SUL DO BRASIL

 

 

 Confira o Hotel inaugurado em novembro 2017

 

www.skycentrohotel.com.br

Confira o SPA pertencente ao Grupo Sky a partir de fevereiro 2018

 

 

 

 

O único hotel temático em pedras preciosas do Brasil!

Ambiente de Energias Positivas beneficiando os hóspedes. 
                          www.hoteldaspedras.com.br
 
           AMETISTA DO SUL - RS (55) 3752-1099

          

 

         LAGES-SC 49 3221.5411

 

                

 

 

 

2018

 

DICAS

LAGUNA-SC Passeio Paisagem Cutural do SESC. São 2 horas de caminhada pelo Centro Histórico. Informações SESC em Laguna (48) 3644-0152.

 

URUBICI-SC Subir ao Morro da Igreja de onde se avista a formação conhecida por Pedra Furada requer autorização prévia, que pode até ser obtida no dia da subida, dependendo do número de visitantes não ter sido atingido.

 

JUNHO Dia 6

TREZE TÍLIAS-SC

ATELIÊ WERNER THALER

Família de escultores, os Thaler têm continuidade provável no jovem Vinicius, filho de Werner. Sem procurar passei diante de três atêlies com o nome Thaler!!!

Werner trabalha a madeira, o bronze e a pedra e e também modelagem em argila.

Essa peça é especial pela história que a envolve, a exemplo de como as mãos acolhem o bebê. O pai de Werner a adquiriu com a condição de que a Obra   

ficasse no centro do salão térreo do showroom do artista.

  Admiração e justificável orgulho paterno se repete na exposição das peças inicialmente esculpidas por Vinicius Thaler(acima), filho de Werner

Ambiente com boa iluminação e circulação facilitada pela distribuição das Obras

 

ABRIL Dia 27

IOMERÊ-SC TREZE TÍLIAS-SC

FRUTOS DA TERRA

Produtos variados garantem ao

 turista ou viajante encontrar algo para uso pessoal, utensílios, peças decorativas ou para presentear quem quer que seja

Bombas, cuias, facas, cachaças, vinhos, geléias, imagens sacras, brinquedos, cosméticos são alguns dos ítens. O Frutos da Terra tem Caldo de Cana e Amendoim

Na saída da cidade em direção a Videira. Ou pouco antes de chegar a Iomerê, vindo de Videira, de onde está a 7 km. De Treze Tílias 20 km por estrada nova e com paisagem espetacular dominada pelo verde da natureza. O SULACONTECE.com recomenda a parada. E garante: Não tem como não gostar.

 
 

ABRIL Dias 03 e 04 Piratuba-SC

 

Evento de 20 anos do Thermas Piratuba Park Hotel reúne convidados e parceiros

 
Solenidade marcou o lançamento da nova identidade visual do hotel  e o lançamento do audiovisual que apresenta toda a estrutura e serviços do hotel.
 
Uma noite que ficará marcada na memória de todos que acompanharam a comemoração das duas décadas da fundação do Thermas Piratuba Park Hotel. Projeto ousado iniciado em 1998, com a visão de desenvolvimento turístico e cultural de Piratuba e região, promovendo prestação de serviços de qualidade e experiências gastronômica, lazer, ou simplesmente de relaxamento aos turistas.
 
O empreendimento referência em hospedagem na região Oeste de Santa Catarina localizado em um dos melhores paraísos de águas termais, reuniu cerca de 100 entre jornalistas, agentes de viagem e autoridades, dia 03 de abril.  Arquitetado em estilo germânico para difundir, retratar e resgatar a cultura e colonização do município, possui destaque para a gastronomia e a realização de festivais gastronômicos no Restaurante Espaço Jardim Gourmet, que valoriza os sabores regionais e também destaca pratos da cozinha internacional. O hotel possui ainda o Espaço Wellness, especial para relaxamento, cuidados com o corpo e a mente, além de atividades recreativas para crianças e adultos.
 
O administrador do Thermas Piratuba Park Hotel, Wilson, agradeceu o empenho dos colaboradores em todos esses anos de história. "Nesses 20 anos de trabalho tivemos muitas alegrias e muito trabalho. Tivemos insucesso e sucesso, com o raciocínio de ser referência em alguma coisa. Então a gente enxerga o respeito que o mercado tem pela gente e nós temos pelo mercado e isso é um grande sucesso", disse. "Além disso temos que agradecer a principal razão de existirmos, nossos hóspedes, afinal estamos aqui para servi-los e fazemos isso com o maior capricho possível".

 

Wilson Macedo e esposa, anfitriões tão discretos quanto simpáticos. Simplicidade e funcionalidade parecem ser regras para o Casal

 
Para marcar a noite de homenagens a colaboradora Mary Terezinha Molin Surdi com 16 anos trabalhos prestados no hotel recebeu um certificado da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis - de Santa Catarina – ABIH-SC, pela dedicação à empresa, das mãos do Sr. Wilson, ex-presidente, e do gerente de Alimentos e Bebidas, Jackson Ravaneli e recebeu ainda um buquê de flores.
 
Ainda durante a noite os convidados foram agraciados com a presença do jovem talento piratubense, o cantor Luiz Henrique Schultz, que chegou a semifinal do The Voice Kids, abrilhantou o evento do Thermas Piratuba Park Hotel.
 
Também foi promovido um sorteio durante o evento. O hotel que, a cada solicitação de vinho à suas mesas, tem por característica marcar a rolha com nome e número de apartamento de seus hóspedes. O sorteado, Celso Cavaletti, da cidade de Criciúma, que esteve hospedado em outubro de 2017, foi o sorteado e contemplado com duas diárias com acompanhante – com pensão completa, como cortesia do hotel.
 
Os convidados puderam participar de uma programação especial, com a oportunidade de realizar visitas guiadas pelo hotel e no Espaço Jardim Gourmet, onde acompanharam a solenidade e apreciaram o jantar com cardápio elaborado pela chef Edilaine Carvalho.
 
Na quarta-feira, dia 04, após um delicioso café da manhã, tiveram oportunidade de realizar passeios pelos principais pontos turísticos de Piratuba entre eles: Centro de Eventos, o Complexo Termas de Piratuba, Cervejaria Berg Bier e o tradicional passeio de Maria Fumaça até estação no nunicípio gaúcho de Marcelino Ramos/RS.

A bordo de vagão da ABPF com Wilson Macedo(E). Jornada agradável.                             Foto Rosa Dellarole

 Pub na Sede  recém inaugurada da Cervejaria da cidade                                                             Foto Luciano Dellarole

 

NOVA MARCA
O evento marcou o lançamento da nova identidade visual do hotel e o audiovisual que apresenta toda a estrutura e serviços do Thermas Piratuba Park Hotel, além de promover a cidade. Construído em uma técnica de produção aprimorada chamada de "storytelling" - onde o roteiro conta com colaboradores da empresa – exercendo suas reais funções dentro do hotel, criando assim um vínculo com o hóspede que ao assistir o vídeo e ao visitar o hotel – terá contato com os reais personagens que fazem parte da nossa história.
 

Nova logomarca na fachada do Hotel, instalada dia 03/04/2018                             Foto Luciano Dellarole

 

Já sobre a nova marca, desenvolvida pela Nativa Comunicação segue a ideologia de modernidade e evolução onde se optou por trocar os traços arredondados para os traços retos de ângulos perfeitos. Os dois ícones receberam cores de fundo mostrando serem objetos tridimensionais – ou seja – em movimento e constante evolução. Também as fontes receberam novo formato – adaptando-se aos apelos comerciais e as normas de um designer gráfico e publicidade modernas.  As cores, remetem ao descanso, sobriedade, responsabilidade e organização. Juntamente com luxo e excelência, mesma excelência apresentado pelo ícone que nos remete ao diamante
 
A aplicação da nova identidade visual está correta tanto para versão na horizontal quanto vertical e a partir desta data, assinará toda sinalização e campanhas de marketing promovidas pela empresa.
 
Sobre o Thermas Piratuba Park Hotel - está localizado a 100m da avenida principal do município e a 300 metros do Balneário Termas de Piratuba, na Rua Florianópolis, 88. Sua estrutura dispõe de duas piscinas internas com água aquecida e uma piscina externa com água em temperatura ambiente, 56 apartamentos amplos e confortáveis, todos com banheiras e sacadas com vista para a natureza.
O Thermas Piratuba Park Hotel oferece recreação profissional para adultos e crianças. No Espaço Wellness, dispõe de saunas a vapor e seca, além de massagens. Possui ainda restaurante, coffee shop na área das piscinas com serviço de bebidas, lanches e porções, sala de TV e chimarrão, espaço para realização de eventos, play ground, sala de recreação infantil, wifi gratuito, serviços de lavanderia e estacionamento.

Informação acima recebida de Nativa Comunicação Integrada     Assina Paula Patussi

 

OBS: A programação foi intensa com ótima organização e horários cumpridos. Na Cervejaria, degustação de Pilsen. No Passeio de Maria Fumaça, no retorno cada passageiro recebeu um pacote de bolachas da Casa da Bolacha em Ipira. Gastronomia do Thermas Piratuba Park Hotel é excelente na apresentação, com variedade, qualidade e sabor. Serviços merecem elogios, em todas as áreas. No jantar comemorativo aos 20 anos de fundação do Hotel, ótimos vinhos e as apresentações musicais de Luiz Henrique Schultz e João Soares.

 

Em ITÁ-SC

FAMÍLIA QUADROS

 

Aqui é tudo. Poderia ser o slogan do empreendimento que soma Cachaçaria e Vinícola e vai além produzindo Cervejas, Geleias e Licores. Não bastasse a diversidade, pode-se visitar o Museu da Garrafa e ver implementos agrícolas antigos. Organização e limpeza parecem nortear cada parte da propriedade de 10 mil metros e com uma linda vista. Pra quem gosta de carros ou de off road, o Velho Billy é o jipinho Willis pronto pra qualquer viagem.

Na beira da SC 154 no Km 135. Ah, pra completar oferece hospedagem

 

Garrafas dos mais variados tipos e usadas para os mais diversos produtos                      Equipamentos agrícolas transformados em peças decorativas

A abertura dessa viagem visual pelas instalações começou pelo Alambique da Cachaçaria e termina com os barris de envelhecimento da Cachaça

O SULACONTECE.com recomenda a visitação desse impressionante empreendimento.

 

MARÇO

 

HOTEL DAS PEDRAS TEM SUÍTES TEMÁTICAS, EM AMETISTA DO SUL

 

 

A cidade tem o Hotel das Pedras entre seus atrativos. A possibilidade de visitar minas de extração da Ametista é a principal atividade turística

 

SKY, EXPANDINDO MAIS AS ATIVIDADES EM GRAMADO

Sucesso do Hotel Sky se reflete no crescimento físico da unidade principal do grupo, que no último ano inaugurou o Sky Serra, que entre outros atrativos tem piscina e elevador panorâmico, assumiu a Pousada Chalés da Montanha em meio a vegetação natural, oferecendo o charme e o conforto de lareiras e em janeiro adquiriu o SPA Clinipel, que logo será rebatizado Sky Centro SPA. É o resultado do trabalho de uma família que trabalha unida em prol do objetivo de constante crescimento e evolução dos empreendimentos. Em curto período, na mesma edificação do Hotel Sky, a instalação de Casa de Sopas e outra de Fondue. Parabéns aos Krauspenhar, liderados pelo Hilario, que é apoiado pela esposa, Sra. Nair, pelos filhos Arlei e Kelvin e pela nora Elisa.

 

 

2017

 

AMPLIANDO AS ATIVIDADES EM GRAMADO

A Família Krauspenhar que está à frente da administração do famoso Hotel Sky de Gramado, e dos restaurantes Sopas da Serra (casa de sopas) e Chatêau Allemand (casa de fondue) e também da Gramado Receptivo (agência de turismo, viagens e receptivo) assumiu também a administração da Pousada Chalés da Montanha, onde também oferece uma proposta diferenciada: são 18 chalés suíços em meio à mata nativa, construídos com troncos de madeira e pedra lascada, decorados com objetos modernos unindo o rustico ao requinte, ideal para quem procura descanso, aconchego e privacidade. A pousada fica localizada em um condomínio fechado a 3Km do centro de Gramado. O Hotel Sky é um verdadeiro cartão postal da cidade com sua bela fachada. E tem no café da manhã o diferencial de oferecer aos hóspedes um completo "Café Colonial" com no mínimo 60 ítens.

Cumprindo os planos para 2017 os Krauspenhar brindaram a cidade serrana e os turistas com nova unidade hoteleira, o Sky Serra, inaugurado e em operação desde o dia 02 de novembro.

O Sky Serra foi construído com as mais recentes tecnologias, os apartamentos têm o conforto já encontrado no Sky e está localizado no bairro Pórtico, em rua tranquila(Rua Tirol), pouco antes do pórtico para quem sai de Gramado em direção a Nova Petrópolis.

O prazo de construção foi acelerado. A obra, acompanhada atenta e diáriamente. A força de trabalho e dedicação da família é a receita do sucesso dos empreendimentos.

 

OUTUBRO

ATRAÇÃO PARA PASSEIO EM TREZE TÍLIAS

A Prema Vidros e Velas no km 5 da SC 355 que liga Treze Tílias a Água Doce produz velas aromáticas, votivas, para castiçal - torneadas e lisas e semi jóias, suportes e objetos em vidro como relógios de parede e até cubas para pias. Tem também incensos e essências. A visita vale tanto pela simpatia da proprietária e sua família quanto pelo caminho de acesso à loja da fábrica a partir da rodovia, ladeado por lagos e ovelhas, num passeio que se torna um programa relaxante e agradável sob todos os aspectos.

 

 

 

 

Natureza e beleza reunidas

 

 

 

 

 

Não tem como não se encantar com as cores e os formatos.

 

 

É arte em cera e em vidro.

 

 

Olhar com atenção resultará em encontrar algo que irá lhe parecer feito sob medida.

 

É programa interessante sem dúvidas.

 

Estando nas proximidades de Treze Tílias(Água Doce, Ibicaré, Joaçaba, Tangará, Videira, Salto Veloso) não deixe de conferir.

 

 

É sugestão do SULACONTECE.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SETEMBRO

PRIMAVERA 2017 NA SERRA CATARINENSE

II FENATRUTA NO I FESTIVAL GASTRONÔMICO DE URUBICI-SC

 

Com início dia 22 de setembro coincidindo com a Primavera e término em 15 de outubro, o II FENATRUTA tem participação de 15 restaurantes da cidade serrana catarinense.

O turista tem 15 diferentes opções de pratos, todas bastante interessantes. Realização da Pouserra - Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici com apoio da Setur - Secretária da Indústria, Comércio e Turismo.

Apenas quatro restaurantes servem exclusivamente sob reserva. Mas, para facilitar, 10 dos 15 ficam na mesma avenida principal do centro da cidade.

 

CAMINHADA ECOLÓGICA, EM OUTUBRO, NO RS

1a. Caminhada no Caminho do Coração será dia 22/10 com saída na BR 470 km 281 às 9:00 h Inscrições: Ecobooking.com.br
Para participar da caminhada não tem custo a não ser a compra de bebidas e comidas pelo caminho e as duas opções de almoço no final. Durante a caminhada terão algumas programações especiais e no ponto de saída / chegada terá uma feira com produtos agroecológicos, flores, cervejas e artesanato. O local de saída é a Dcor Antúrios que fica na Br 470 km 281 a 8 km de Montenegro na direção de Salvador do Sul.
A Caminhada faz parte do Anda Brasil, um movimento de Caminhantes Nacional filiado ao IVV movimento internacional de esportes populares.
A Caminhada é no Caminho do Coração devido a proposta de valorização de vários produtos em formato de coração e que fazem bem ao coração, em especial os antúrios, morangos e produtos orgânicos. Também foi baseado no Livro da escritora Marelise Griebeler Além do Grande Quadro - Caminho do Coração.
A proposta da Caminhada foi de divulgar este Circuito Turístico, incrementar o Calendário de eventos, integrar os dois municípios de São José do Sul e Pareci Novo e criar nos produtores e empreendedores rurais a nova possibilidade de renda e divulgação dos seus produtos.
O evento tem apoio das prefeituras municipais, KAS Consultoria, Dcor Antúrios, Sitio das Acácias, Anda Brasil, Ecobooking, Ibia Hotel, cervejaria Abadessa, Hart s Natural, Vale da Felicidade e Emater.

Informação recebida de KAS Consultoria

 

TECNOLOGIA "LIMPA"

 

VOLARE.E, O FUTURO AQUI E AGORA

Caxias do Sul (RS), 29 de agosto de 2017 – A Volare está desenvolvendo, em parceria com a BYD - empresa líder mundial no desenvolvimento de powertrain para veículos elétricos, o modelo Volare.e, com motorização 100% elétrica. O novo Volare elétrico é único em sua categoria em todo o mundo, pois tem comprimento e peso reduzidos e oferece piso baixo, suspensão pneumática e zero emissão de poluentes.

 

Totalmente novo, é ideal para utilização nos centros urbanos e está sendo projetado para oferecer maior espaço interno, com a configuração das baterias e do powertrain em posição que proporcionem o máximo de eficiência, redução de custos operacionais e de peso total (um dos grandes desafios dos veículos elétricos para o transporte de passageiros).

 

A engenharia da Volare desenvolveu o veículo de acordo com cálculos estruturais para que o powertrain BYD se ajustasse à carroceria, com as baterias no teto e na traseira. Outro diferencial é que a recarga total poderá ser feita em apenas três horas.

 

O novo veículo tem 9.150 mm de comprimento, 3.380 mm de altura e 2.360 mm de largura, com piso baixo, motores nas rodas traseiras e capacidade para cerca de 45 passageiros (20 sentados e 25 em pé). A motorização será BYD, com dois motores de 90 kW de potência e 450 Nm de torque máximo. Para tornar mais eficiente a utilização da energia, o novo veículo conta ainda com sistema de regeneração da energia da frenagem. 

Informação acima recebida de Secco Consultoria de Comunicação

N.E. Os veículos híbridos/elétricos são realidade. Fusion, Leaf e Prius são exemplos de automóveis de passeio disponíveis no Mundo. No Brasil Fusion e Prius podem ser comprados.

 

 

CATARINENSE VENCE E É MESMO MASTER CHEF

 

Nascida em Florianópolis e morando em Palhoça, a jovem Michele Crispim venceu a quarta edição do Concurso Master Chef Brasil.

Michele, aos 28 anos, já morou no Japão, Russia e Turquia países onde aprendeu a cozinhar e criou o hábito de conversar com os chefs dos restaurantes que frequentava, absorvendo as dicas. 
O prêmio de R$ 200 Mil é acompanhado por bolsa de estudo para frequentar a escola francesa Cordon Bleu, em Paris.
Embora tenha ganho o Concurso na versão Brasil a catarinense pode e deve ser considerada desde já uma Chef, ou melhor, Master Chef internacional.

 

 

EXTRA SUL

 

JULHO 2017

RITZ LAGOA DA ANTA EM MACEIÓ TEM ATRATIVOS INIMAGINADOS

O Hotel tem andares temáticos, piscinas com cascatas e ponte sobre a água, ótimo serviço na recepção e no restaurante Le Sururu que oferece Buffet saboroso e variado, no mesmo salão em que é servido o farto café da manhã(Ai, que saudades!). Mas tem no terceirizado Restaurante Damasco de cozinha árabe, recém inaugurado um diferencial. Ambiente acolhedor, discreto e relaxante onde a dica é a sequência árabe. A música típica completa o clima.

Ambiente do Damasco favorece o romantismo

O belo lustre no lobby do Ritz Lagoa da Anta é um detalhe a mais a ser apreciado por quem vai jantar no Damasco

 

Relaxante é o SPA Zena, do Ritz.

Imagens do Zena: Divulgação

 

OPÇÃO DE DIVULGAÇÃO NO BRASILEIRO DE RALLY

 

A dupla formada pelos irmãos Leo e Fred Zettel obteve a quarta colocação no ROTA SC. Foi a segunda prova dos paranaenses com o 4x4 de 330 cv de potência. Mais bons resultados acontecerão.    Questão comum no automobilismo brasileiro, a dupla está sem patrocínio suficiente para disputar a etapa paulista que demanda maior custo devido à logística necessária em função da maior distância.

Caso tenha empresa ou marca e julgue interessante e oportuno divulgar no esporte através do Rally em evento de âmbito nacional contato@zettelsport.com.br

 

Grupos vocais paranaenses concorrem ao Prêmio de Música Brasileira

Tao do Trio e Viola Quebrada entram na disputa com canções da letrista Etel Frota

 

    Dois conjuntos vocais do Paraná estão entre os indicados ao 28º Prêmio da Música Brasileira. 

    Viola Quebrada disputa com o Grupo Rodeio e Serelepe o título de melhor grupo vocal regional. Tao do Trio concorre ao lado de MPB 4 e Quarteto em Cy na categoria melhor grupo vocal de MPB. Esta é a segunda vez que o Tao do Trio participa da seleção do prêmio. Há 15 anos, chegou à final competindo com Os Cariocas e Sá, Rodrix & Guarabyra. Os vencedores do 28º PMB, criado em 1987, serão conhecidos no dia 19 de julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com uma homenagem ao cantor Ney Matogrosso. 

    A escritora e letrista Etel Frota qualifica a indicação como um olhar para a produção musical alternativa e contemporânea e o reconhecimento de vozes privilegiadas que ecoam pelo país, levando a poesia ao público em forma de notas musicais. “Eles estão de parabéns. Já são vitoriosos por estarem disputando o prêmio com nomes tão consagrados do cenário vocal brasileiro”, destaca. Ao mesmo tempo, a poetisa sente orgulho e satisfação porque os trabalhos do Tao do Trio e Viola Quebrada concorrentes apresentam letras compostas por ela. 

    O Tao do Trio concorre ao prêmio com “Flor de Dor – Tao do Trio canta Etel Frota”. Formado pelas cantoras Cris Lemos, Fernanda Sabbagh e Suzie Franco, o CD apresenta 13 composições com letras de Etel Frota em parceria com Iso Fischer, Rubens Nogueira, Luis Felipe Gama, Luiz Otávio Almeida, Angel Roman, Claudio Menandro, Renato Lucce, Lydio Roberto, Zé Rodrix, Rafael Altério e Cris Lemos. O Vocal Brasileirão, o Grupo Molungo e Helena Bel (que cantou no trio em sua primeira formação) fazem participações especiais. O trabalho foi lançado no ano passado sob a direção musical e arranjos de Vicente Ribeiro, premiado arranjador e maestro. 

    O Viola Quebrada concorre ao prêmio com “Meus Retalhos”. O CD traz quatro músicas com letras escritas a quatro mãos por Etel Frota e Oswaldo Rios: “Meus Retalhos”, “Caminhos do Campo”, “Violeiro e Poesia” e “Flor de Algodão”. Formado em 1997, o grupo é composto por Oswaldo Rios, Margareth Makiolke, Rogerio Gulin e Rubens Pires. Deste trabalho, participaram Mari Amatti, Sandro Guaraná, Marcão Saldanha, além dos convidados especiais Álvaro & Daniel, Katya Teixeira e Consuelo de Paula. As vozes são acompanhadas por violão, viola caipira, sanfona, contrabaixo, percussão e bateria. 

    Etel Frota avalia que a lista de indicados ao 28º Prêmio da Música Brasileira é diversificada e apresenta jovens revelações e artistas veteranos com presença marcante no panorama musical do país. Portanto, ressalta, “a indicação mostra a importância da participação das vozes paranaenses neste universo”. 

Informação recebida de NCA Comunicação

 

 

DO SUL PARA O NORDESTE: PARANAENSE REPRESENTARÁ SC EM FINAL DE CONCURSO DE BELEZA

A curitibana Mayara Stival é a selecionada para representar Santa Catarina na final do Bela da Praia que acontece em Jericoacoara, na região Nordeste do Brasil.

 

NEOBUS ENTREGA 13 ÔNIBUS MEGA PLUS PARA OPERADORAS DE TRANSPORTE DE JOINVILLE

Veículos vão proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros

 

Caxias do Sul(RS) – 3 de julho de 2017 – A NEOBUS fez a entrega de 13 novos ônibus do modelo MEGA Plus para duas das principais operadoras de transportes urbano de Santa Catarina, Gidion e Transtusa. Os veículos serão utilizados no transporte e melhoria da mobilidade da população da cidade de Joinville.

 

“É muito importante que as empresas, mesmo com a crise econômica que o país vem enfrentando, continuem fazendo investimentos na compra de novos veículos. A Gidion e a Transtusa possuem sistema de renovação de frota contínua. Isso demonstra o compromisso das operadoras para oferecer mais conforto e segurança aos seus passageiros”, explica Alexandre Pontalti, diretor da NEOBUS.

 

O modelo MEGA Plus se destaca pela extrema robustez, amplo espaço interno, design moderno e foi projetado para atender às necessidades do transporte urbano, aliando conforto e desempenho. Para aumentar a segurança e a facilidade de condução, o posto do motorista possui melhor ergonomia com comandos posicionados para acesso e acionamento.

 

Os ônibus NEOBUS MEGA Plus fornecidos para as operadoras têm chassi VW 17230 OD Euro V, com capacidade de transportar 34 passageiros sentados, sistemas de ar-condicionado e de áudio, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e itinerário eletrônico. Os veículos receberam ainda conjunto ótico frontal com iluminação diurna DRL. A iluminação interna e as lanternas traseiras são em LED.

Informação acima recebida de Secco Consultoria de Comunicação.

 

FREIO E MOTORES, COM CAVALOS DE TIPOS DIFERENTES! No último final de semana do primeiro semestre

Em Chapecó o Freio de Ouro escolhe os 16 melhores cavalos da raça Crioula dos plantéis de Paraná e Santa Catarina.

Em Criciuma o Arena Cross, prova internacional realizada no CTG, onde ao invés dos relinchos dos equinos, ouve-se o ronco emitido pelos cavalos de potência das motos, também às vezes chamadas "cavalos de aço".

 

ARTE EM CANECAS (e outras peças) PINTADAS À MÃO

A CanecArte de Laguna, com o dom de Astrid

 

A artista, blumenauense radicada em Laguna reproduz casarios, paisagens, animais ou flores em canecas, pratos e peças de louça ou em tecidos

Para saber onde a artista Astrid Ziegler estará expondo seu trabalho e/ou como fazer para comprar, 48 99931.0182

 

 

Maio

VOLARE ACCESS É DESTAQUE NO TRANSPORTE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Caxias do Sul (RS), 25 de maio de 2017 – A Volare, montadora líder brasileira na produção de veículos leves para o transporte de passageiros, fez a entrega de duas unidades do modelo Volare Access para a Expressul, concessionária do transporte coletivo urbano, linha turística Bondindinho, linha panorâmica e linha seletiva em Balneário Camboriú, Santa Catarina. O modelo foi escolhido por suas características e ser o primeiro miniônibus do mercado brasileiro com piso baixo, suspensão pneumática “Full Air” e motor traseiro. Transporta 26 passageiros e tem área exclusiva (box) para cadeirantes

 

A cidade tem concentração de moradores idosos, daí a importância de transporte dos mais seguros, confortáveis, ergonômicos e silenciosos.

 

Característica positiva é a ampla visibilidade proporcionada pelos enormes vidros do salão de passageiros.

.

O Volare Access possui suspensão ‘Full Air’ pneumática, sistema de rebaixamento total, rampa de acesso, que torna mais fácil, ágil e seguro o embarque e o desembarque de crianças e de pessoas com necessidades especiais. A suspensão pneumática ‘Full Air’, com seis bolsas, reduz significativamente as vibrações transmitidas pelo pavimento, proporcionando a todos os passageiros um rodar suave e confortável.

 

O Volare Access é equipado com motorização traseira Cummins ISF 3.8, com potência de 162 cv e torque de 600 Nm a 1.500 rpm e direção hidráulica. O motor com sistema de refrigeração gerenciado eletronicamente com quatro eletroventiladores, garantindo baixo nível de ruído e assegurando temperatura constante de funcionamento

 

Março

ARTE EM OBRA. OU, OBRA COM ARTE

Mais uma Obra está prestes a ser entregue pela Engenho – Construindo com Arte, a Portobello Shop de Campinas, em São José. A parceria entre a Engenho e o artista Thiago Furtado (que assina suas artes por Valdi) estampou no tapume, durante aproximadamente 6 meses, um dos grafites mais bonitos do artista, o qual ainda foi admirado por pessoas do mundo todo através das redes sociais.

Desta vez a parceria, que já contabiliza 6 anos, inovou criando um quadro que continha o grafite com uma moldura dourada e cuidadosamente iluminada, que chamou a atenção de todos que ali passavam.

“Esta é uma parceria que muito nos orgulha, pois há uma identificação entre o diferencial das Obras da Engenho, com o talento impar dos grafites de Valdi”. Comenta o Diretor da Engenho, Estevão Knabben.

Na última semana foi o momento de presentear a cidade de Florianópolis com este mesmo tapume, transferindo-o para uma Obra que iniciamos na Lagoa da Conceição. Recebemos algumas propostas pelo grafite, que despertou o interesse de pessoas que se identificaram com o projeto e, principalmente, pela expressão e emoção que brota no retrato do tapume de Valdi, mas seguimos direcionando-o aos nossos canteiros de Obra.

O projeto “Construindo com Arte” surgiu com o desejo de conectarmos e homenagearmos o trabalho de alto nível realizado pela mão de obra da construção civil às nossas construções, que, muito mais que obras de alto padrão, são verdadeiras obras de arte, razão pela qual nosso primeiro tapume grafitado trazia uma remissão aos operários “ourives” da construção civil. Esse projeto, que não para de crescer, foi além dos grafites assinados pelo Valdi nos tapumes de nossas obras , estendendo-se para as camisetas utilizadas pelas equipes de mão de Obra, viabilizadas pela Engenho e assinadas por diferentes e renomados arquitetos da nossa cidade.

Para assinalar a parceria com chave de ouro, o artista ainda é mencionado, em janeiro de 2017 como um dos 10 melhores grafites do mundo.

Informação acima transmitida pela Engenho

 

PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA NO SUL É ALTA

 

Santa Catarina é o estado com maior área proporcional à original de Mata Atlântica preservada com 23,1% e é o terceiro estado que mais regenerou no período 1985 e 2015. O Paraná é o líder em regeneração absoluta nessas três décadas com 75.612 hectares contra os 24.964 hectares recuperados em terras catarinenses. Em percentual de Mata preservada, em que SC lidera, o Paraná é o quarto estado com 11,7%. O Rio Grande do Sul tem o nono maior percentual com 7,9%.

 

2016

DEZEMBRO

 

BLUMENAUNSE É PROFESSORA MAIS CRIATIVA DO BRASIL

 

Angelita Muller foi agraciada com o Prêmio Abrinq 2016 por ter aplicado sistema de ensino infantil com o uso de brinquedos, dentro do conceito de que brincando também se aprende. Crianças estão sempre prontas a aprender e a brincar. Estudar, na idade do ensino infantil, nem sabem do que se trata, ou algumas poderão pensar ser uma chatice e há as que não aceitam obrigatoriedade. Com mais idade vão perceber que obrigatoriedade faz parte da realidade. Até lá que vivam o leve mundo das fantasias e aprendam de uma forma agradável, brincando.

 

UNIANDRADE OFERECE BOLSAS DE ESTUDO DE ATÉ 60%

 

A Uniandrade oferecerá bolsas de até 60% para candidatos que tenham interesse em iniciar a graduação em 2017. A estratégia da Instituição se deu em virtude da crise econômica que o Brasil vem enfrentando, fator que dificultou o acesso da população ao ensino superior.

 

Para conseguir o desconto, basta que o interessado agende a prova de vestibular. Se aprovado, deverá direcionar-se à Instituição e solicitar o recurso. Estudantes que tenham realizado o ENEM em 2016, com nota geral de 450, poderão solicitar a bolsa e matricular-se na Instituição sem realizar o vestibular.

Os casos serão analisados individualmente, de acordo com a oferta de cada curso.

 

A Uniandrade é reconhecida com excelência pelo MEC, com conceito 4 pelo MEC, em uma escala que vai de zero a cinco. Oferece  35 cursos nas mais diversas áreas de atuação, como saúde, negócios, educação, tecnologia, design, engenharias, e conta com cursos de Pós-graduações presenciais e a distância e um Mestrado na área de Letras, reconhecido em todo o Brasil.

 

UNIANDRADE- Rua Marumby, 283. Santa Quitéria - Curitiba/PR

                            Alameda Dr. Muricy, 706- Centro - Curitiba/PR

Informação acima recebida da Assessoria de Imprensa da UniAndrade

 

ENTRA EM OPERAÇÃO ÔNIBUS 100% ELÉTRICO COM TECNOLOGIA BRASILEIRA E CONCEITO DE DESLOCAMENTO PRODUTIVO

 

Veículo começou a rodar em Florianópolis no trajeto entre os campus da UFSC

 

Diadema (SP) – 21 de dezembro de 2016 – O primeiro ônibus 100% elétrico com tecnologia brasileira de baterias alimentadas por energia solar (fotovoltaicas) e desenvolvido com tecnologia brasileira começou a rodar em Florianópolis, SC, esta semana.

 

O veículo, Marcopolo Torino Low Entry, com plataforma Mercedes-Benz O500U Elétrico,  foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Possui sistema de tração elétrica com tecnologia da Eletra, responsável também  pelo projeto de integração, com motores elétricos WEG.

 

Com o inovador conceito de deslocamento produtivo, o ônibus passou a rodar no trajeto de 25,3 quilômetros entre dois campus da UFSC, no Sapiens Parque, em Canasvieiras, no norte da ilha, e o Campus Central. Segundo o professor da UFSC, Ricardo Rüther, o objetivo é demonstrar como é viável e sustentável aliar a tecnologia limpa e proporcionar sensível ganho de tempo e eficiência quando se faz uso de transporte coletivo inteligente.

 

Alternativa para o transporte coletivo na próxima década

 

A modernidade do projeto não está somente na adoção de tecnologia limpa e sustentável, mas também na aplicação do deslocamento produtivo. “Com mesas de reunião, wi-fi, tomadas de energia e saídas USB, é possível, durante a viagem, trabalhar e, consequentemente, ser mais eficiente e produtivo. O nosso objetivo é tornar esta realidade mais clara e concreta para a população”, enfatiza o professor.

 

O ônibus tem 200 kW de potência, sistema de tração movido 100% por energia elétrica que garante zero emissões e é uma opção para reduzir a poluição da atmosfera e também sonora nos grandes centros urbanos. A tecnologia é totalmente nacional e envolve as empresas parceiras da UFSC, Eletra, Marcopolo, Mercedes-Benz e WEG.

 

Segundo Iêda Maria de Oliveira, gerente comercial da Eletra, em medições realizadas em São Paulo, os ônibus elétricos mostraram-se até 26% mais econômicos que um convencional a diesel, apenas comparando o custo da energia elétrica com o custo do diesel. “Além de todos os ganhos para o meio ambiente e também para a sociedade, a frota com veículos elétricos ou elétricos híbridos é comprovadamente mais eficiente na operação do que o diesel convencional”, destaca.

 

“Temos a dificuldade do investimento inicial e infraestrutura, mas o ganho ambiental imediato e a rentabilidade que se comprovará com a implementação de frotas de ônibus elétricos, afloram a necessidade de políticas públicas e a responsabilidade dos gestores para com o futuro das nossas cidades”, enfatiza Iêda de Oliveira. 

 

Com comprimento total de 12.710mm, o ônibus transporta 38 passageiros sentados em poltronas estofadas, é equipado com rampa de acesso para portadores de necessidades especiais e sistema de ar-condicionado. A geração de energia elétrica é realizada por intermédio de módulos solares fotovoltaicos integrados.

 

OUTUBRO

Criando o Hábito Alimentação Saudável

 

Estudantes são premiados em concurso de culinária

O projeto Mestre Cuquinha selecionou as 37 melhores receitas com leguminosas preparadas por crianças de Santa Catarina.

Os prêmios são entregues no mês de outubro como parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação.

 

    Tablets e aventais personalizados são as premiações recebidas por 37 alunos de escolas estaduais que criaram as receitas vencedoras do concurso Mestre Cuquinha, realizado entre estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de Santa Catarina. A iniciativa partiu das empresas responsáveis pela alimentação escolar Nutriplus e Risotolândia, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. 

    O objetivo do concurso era de despertar nas crianças um maior interesse por alimentos saudáveis, fazendo com que elas participem na prática da elaboração de receitas com alto teor nutritivo. 

    A ação envolveu 987 unidades escolares, em 282 cidades de Santa Catarina, sendo que cada escola podia indicar um estudante para concorrer ao título de Mestre Cuquinha em cada Gerência Regional de Educação. Os participantes apresentaram receitas de entrada, acompanhamento, prato principal ou sobremesa, usando sempre alguma leguminosa como ingrediente principal, já que este alimento foi tema do projeto de educação nutricional realizado pelas empresas durante o primeiro semestre do ano. 

    Os 390 pratos inscritos foram avaliados conforme sabor, criatividade, valor nutricional da receita, facilidade e tempo de preparo. Todos os 37 alunos vencedores receberam tablets e aventais personalizados para representar o Mestre Cuquinha em suas regiões. A premiação está sendo entregue em cada escola neste mês de outubro como forma de marcar também o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. 

VENCEDORES LITORAL:

Gered  Florianópolis

Lorena Couto - 10 anos

EEB Joaquim João Cardoso

QUIBE DE LEGUMES

 

Gered Itajaí

Jhuan Philipi Vieira Serafim – 10 anos

EEB Maria Nilza  F. Evaristo

PATÊ PICANTE

 

Isabele Beatriz kroenke – 11 anos

EEB São José

SOPA CREMOSINHA DE GRÃO DE BICO

Informacão recebida de  Julia Santos da Agência Comunicaz

 

MARCOPOLO RECEBE PRÊMIO DESTAQUE TECNOLÓGICO NO CONGRESSO SAE BRASIL 2016

 

Poltrona Antisleep para motoristas de veículos comerciais foi um dos destaques do Congresso SAE como tecnologia inovadora e aplicável ao mercado brasileiro

 

Caxias do Sul(RS) – 31 de outubro de 2016 A poltrona Antisleep desenvolvida pela Marcopolo para aplicação em veículos comerciais foi eleita um dos destaques do 25º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL 2016, realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, em São Paulo. Participantes do evento e o Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL selecionaram, entre 34 expositores, três inovações tecnológicas apresentadas, premiando Marcopolo, Bosch e Mercedes-Benz.

 

Desenvolvida em parceria com o CEMSA – Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes e a Woodbridge, a inédita poltrona Antissono, chamada Antisleep Seat, tem como objetivo prolongar o estado de alerta e atuar durante as fases de sonolência e fadiga do motorista de veículos pesados (ônibus e caminhões) e, assim, reduzir o alto índice de acidentes causados no transporte de pessoas e de carga. A poltrona é equipada com dispositivos de distração mecânica e fisiológica que atuam para prolongar o estado de alerta nesses profissionais nos momentos e horários críticos.

Informação acima, recebida de Secco Consultoria de Comunicação. Texto resumido para publicação
 

 

MARCOPOLO DESENVOLVE POLTRONA ANTISSONO

Protótipo será apresentado no Congresso SAE Brasil 2016

 

Caxias do Sul(RS) – 21 de outubro de 2016 – A Marcopolo, por intermédio de seu Innovation Center (MIC), e em parceria com o CEMSA – Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes e a Woodbridge, está desenvolvendo de maneira pioneira e inédita uma poltrona Antissono para os seus ônibus. O protótipo, em testes, será apresentado pelo gerente de 

de design e inovação da companhia, Petras Amaral, no Congresso SAE Brasil, que será realizado nos próximos dias 25, 26 e 27 de outubro, em São Paulo.

 

A nova poltrona, chamada Antisleep Seat tem como objetivo prolongar o estado de alerta e atuar durante as fases de sonolência e fadiga do motorista de veículos pesados (ônibus e caminhões) e, assim, reduzir o alto índice de acidentes causados no transporte de pessoas e de carga. A poltrona é equipada com dispositivos de distração mecânica e fisiológica que atuam para prolongar o estado de alerta nesses profissionais nos momentos e horários críticos.

 

As empresas desenvolveram em conjunto a patente de um sistema de monitoramento de fadiga para motoristas, por intermédio de estímulos provocados pela poltrona. Estudos apontam que os principais motivos e causas da sonolência ao volante são fadiga física e mental, Privação / restrição de sono, muitas horas acordado (mais de 16 horas), situações de monotonia, e homeostasia corpórea por resfriamento da temperatura central associados aos fatores acima, entre outros.

 

Para prolongar o estado de alerta do motorista, bem como a velocidade de reação, as empresas desenvolveram uma poltrona com distratores (o que distrai ou serve para distrair) que atuam para evitar a fadiga, por intermédio de áudio, vibração eletromecânica, refrigeração e aquecimento, além de provocar o estresse térmico, reduzindo assim a sonolência e promovendo o estado de alerta.

 

UNIANDRADE OFERECE TRATAMENTO GRATUITO PARA REPARAÇÃO DE CICATRIZES

 

O curso de Fisioterapia da UNIANDRADE está oferecendo tratamento gratuito para prevenção e tratamento de alterações na cicatrização, cicatrizes inestéticas, fibroses, aderências e retrações de pele nos pacientes submetidos às cirurgias plásticas reparadoras ou estética, pacientes queimados e pós bariátricos. Os atendimentos acontecerão no pós- operatório imediato ou tardio. Serão utilizados os seguintes recursos da fisioterapia: terapias manuais, eletrotermofototerapia e bandagens elásticas.

 

Os interessados deverão fazer o agendamento pelo e-mail fisioterapia@uniandrade.edu.br ou pelo 3219-4290

 

Atendimento por ordem de inscrição: terças-feiras, das 14 às 17h, na Clínica de Fisioterapia da UNIANDRADE, sala 13.

Informação acima recebida da Assessoria de Imprensa da UniAndrade

 

 

EM NOVO HAMBURGO-RS

 

FENAC, de 06 a 16 com 1 milhão de pares de calçados a preços atraentes. Acontece também a 5 Mostra da Cerveja. O pavilhão tem Praça de Alimentação e o estacionamento, capacidade para 2 mil veículos.

 

 

HONEYWELL APRESENTOU NA AUTOMECHANIKA FRANKFURT 2016 SUA LINHA DE TURBOS GARRETT PARA A REPOSIÇÃO

 

Líder da indústria mostrou a sua mais recente tecnologia disponível e os produtos que abrangem veículos leves e aplicações comerciais

 

Caxias do Sul(RS) – 27 de setembro de 2016 – A Honeywell Transportation Systems, fabricante dos turbos Garrett, apresentou seu amplo portfólio de produtos para o mercado de reposição na Automechanika Frankfurt 2016. A empresa expôs algumas de suas mais avançadas tecnologias para veículos a diesel e gasolina, o mais recente turbo de dois estágios para aplicações em veículos comerciais e a linha Reman de turbocompressores remanufaturados, para aqueles que procuram produtos com a mesma garantia, desempenho e confiabilidade dos originais, com preço mais competitivo.

 

"Nossas seis décadas de experiência em turboalimentação, combinadas com os diferenciais e vantagens de pesquisa e desenvolvimento como parte da Honeywell Aerospace, contribuem para tornar a linha de turbos Garrett a solução ideal para o Aftermarket, com máxima eficiência, confiabilidade e desempenho", disse Eric Fraysse, vice-presidente da divisão de Aftermarket e gerente-geral em Sistemas de Transporte Honeywell. "Lançamos, em média, cerca de 100 novas aplicações de equipamentos originais a cada ano e continuamos a ampliar o nosso extenso portfólio para o pós-venda."

 

A Honeywell intensifica a sua atuação na reposição, com produtos construídos com as especificações dos equipamentos originais, desempenho e nível de emissões significativamente melhores que os turbos não originais, que acabam gerando maior consumo de combustível e aumento das emissões.

 

Veículos Leves

 

Turbo VNT de duplo estágio (GT12 e GT20)

 

Projetados para a densidade de potência máxima, os dois modelos de turbocompressor de duplo estágio e geometria variável são projetados para motores diesel de até 200kW de potência. O modelo é equipamento original do motor de 2.0L BMW e colabora para proporcionar melhor desempenho. Tem rolamentos de baixo atrito no estágio de alta pressão, ajudando a melhorar a resposta em acelerações, bem como design otimizado para melhor eficiência.

 

Terceira Geração de turbos para motores a gasolina

 

Com a nova tecnologia em todos os seus sistemas, a mais nova plataforma de turbos Garrett para motores a gasolina tem projetos aerodinâmicos que são customizáveis para diferentes necessidades de motores e veículos que variam de 40kW a 250kW de potência. Este novo produto de alto desempenho foi projetado para as rigorosas exigências de emissões de Euro 6,  futuras normas de CO2 e economia de combustível. Características que permitem esse nível de desempenho incluem rolamentos mais eficientes e sistemas de vedação, bem como uma válvula de descarga avançada com sistema de acionamento elétrico.

 

Veículos Comerciais

 

Turbo de duplo estágio em série (GT37 e GT47)

 

Com design personalizado e inovador, a Honeywell apresenta o turbo desenvolvido para o motor MAN 15.0L  do caminhão pesado (MAN TGX D38 EUVI). A aplicação é utilizada com as variantes de potências de 520hp, 560hp e 640hp, e foi concebida para maior durabilidade e menor consumo de combustível.

 

Alto desempenho

 

GTX30 com tecnologia Ball Bearing (GTX30 76R)

 

O turbo de alta potência para o mercado de reposição é projetado para quem procura potência confiável para aplicações extremas, tais como competições, autocross. drifting e rali. Tem uma classificação de potência de 360hp para 640hp, para motores de 1.8L a 3.0L. Possui rotor do compressor forjado e totalmente usinado, aerodinâmica melhorada, tecnologia Ball Bearing dupla e carcaça do compressor para aumentar a resistência.

 

Linha Reman Garrett

 

Turbo VNT Reman com atuação elétrica

 

O turbo da Honeywell, fornecido como equipamento original para a Daimler e Fiat Chrysler no motor 3.0L dos veículos Mercedes-Benz E-Class, M-Class, R-Class e Jeep Grand Cherokee é disponível também na linha Reman. A empresa só utiliza componentes novos e peças de reposição com as mesmas especificações das originais, além de testar e calibrar cada turbo remanufaturado para oferece produtos com o mesmo desempenho do equipamento original.

 

MARCOPOLO PARTICIPA DO PROJETO DE ÔNIBUS URBANO 100% ELÉTRICO  
 
Fabricante destaca que tem capacidade para produção imediata em série do novo modelo
 
Caxias do Sul(RS) – 2 de setembro de 2016 – A Marcopolo participa do projeto do ônibus 100% elétrico - Ônibus Elétrico Assistido por Energia Solar Fotovoltaica do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC - apresentado no 12º Salão Latino-americano de Veículos Elétricos, que aconteceu em São Paulo-SP.
 
O projeto da UFSC -Universidade Federal de Santa Catarina conta com a parceria das empresas Eletra, Marcopolo, Mercedes-Benz e WEG e envolve o conceito de “deslocamento produtivo” aliado a um veículo de propulsão 100% elétrica e para o qual a geração de energia é realizada por intermédio de módulos solares fotovoltaicos integrados. O ônibus é o Marcopolo Novo Torino Low Entry, com plataforma Mercedes-Benz O500U Elétrico, sistema de tração elétrica de 200 kW de potência, desenvolvido pela WEG - de Jaraguá do Sul-SC, e  projeto de integração e tecnologia da Eletra.

 

Um dos grandes desafios do novo ônibus elétrico foi conciliar as dimensões e pesos da tecnologia elétrica e otimizar o espaço para passageiros. A Marcopolo desenvolveu uma carroceria que proporciona mais espaço, conforto e segurança para os usuários em relação a qualquer outro modelo, respeitando os limites de PBT.
 
De acordo com a UFSC, no conceito de deslocamento produtivo, os usuários do ônibus são transportados em um ambiente extremamente seguro e confortável, com poltronas estofadas, Wi-Fi e sistema de ar-condicionado. O projeto, coordenado pelo Prof. Ricardo Rüther, da UFSC, foi financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
 
O ônibus tem comprimento total de 12.710 mm, capacidade para 37 passageiros sentados, rampa de acesso para portadores de necessidades especiais, e pontos USB.
 
PROPULSOR 100% ELÉTRICO
 
O motor elétrico WEG Trifásico 250 L com 200/400 kW de potência tem autonomia de até 200 quilômetros, com quatro recargas de seis minutos. O projeto de integração e tecnologia desenvolvido pela Eletra possui baterias de tração tipo Ions de Lítio (Energia de 128 kWh com oito “Packs” e tempo de recarga de 2,5 h com carregador lento e 0,5 h com carregador rápido.
 

ALÉM SUL DO BRASIL

 
 
EQUADOR, IMPORTANTE MERCADO PARA A MARCOPOLO
 
Caxias do Sul(RS) – 25 de agosto de 2016 – O Equador vem se transformando em um importante mercado para a gaúcha Marcopolo. Nos últimos meses, a empresa forneceu 34 novos ônibus rodoviários para algumas das principais operadoras de transporte do país.
 
Por intermédio da Sudamericana Camiones y Buses Ltda., representante da Marcopolo no Equador, a empresa exportou unidades dos modelos Paradiso 1200 (duas), Paradiso 1800 Double Decker (sete) e Viaggio 1050 (25 unidades), com diferentes configurações e utilizados em viagens de turismo e em rotas internacionais.
 
Os ônibus fazem parte de um contínuo programa de renovação das empresas, fornecidos para as operadoras Azuay, Baños, Flota Imbabura, Loja, Reina, Santa e Turismo Oriental e têm ar-condicionado, calefação, sistema audiovisual com monitores, sanitário e poltronas leito e semileito revestidas em couro.
 
  _____________________________________________________________________________________
 

ALÉM SUL DO BRASIL

MARCOPOLO EXPORTA ÔNIBUS DOUBLE DECKER PARA A BOLÍVIA
 
 
Caxias do Sul(RS) – 26 de julho de 2016 – A Marcopolo vai exportar seis ônibus para a operadora Flota Bolivar, de Cochabamba, na Bolívia.
 
O Paradiso 1800 DD possui desenho arrojado, com para-brisas panorâmicos, maiores e curvos, que ampliam a visibilidade para o motorista e passageiros. Isso faz com que os viajantes da parte dianteira superior tenham a percepção de “visão total” do trajeto e da paisagem.  O modelo tem 15 metros de comprimento e duas configurações de chassi (Mercedes Benz O500 RSD 2742 e Volvo B450R), ambas com capacidade para 12 passageiros no piso inferior e 31 pessoas no piso superior,
 
   Suspensão pneumática, espelhos retrovisores externos elétricos, duas geladeiras, sistema de monitoramento, ar-condicionado, calefação, tomadas de força com entrada USB em todas as poltronas para carregar aparelhos eletrônicos, rádio AM/FM com entrada CD e MP3, aparelho de DVD e oito monitores LCD garantem o conforto. Todos os assentos são poltronas-leito e contam ainda com saídas individuais para ar-condicionado, plugue para fone de ouvidos e controle de volume do som. Os amplificadores de áudio são individuais.
 
O sanitário é mais prático, confortável e espaçoso com cores e iluminação diferenciadas e nova entrada de ar-condicionado.
 
  _____________________________________________________________________________________

 

 As 10 informações acima, recebidas de Secco Consultoria de Comunicação, Textos editados, resumidos para publicação, exceto o da Honeywhell

 

ENCONTRO DE BUGGYS EM LAGUNA

No primeiro final de semana de julho, "bugueiros" de todo o Brasil se reuniram no Laguna Tourist Hotel em evento do Buggy Club de Tubarão.

 

SANTA CATARINA PRODUZ MELHOR MEL DO MUNDO

Araranguá no litoral Sul catarinense é sede da Prodapy

Em 2015 a edição da Apimondia realizada na Coréia do Sul premiou o produto brasileiro em quatro categorias!!!!

Em anos anteriores esse reconhecimento já acontecera na Austrália e na Ucrânia.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

   

 28 ÔNIBUS PARADISO 1800 DD PARA A CRUCERO DEL NORTE, DA ARGENTINA

 

Caxias do Sul(RS) – 9 de maio de 2016 – A Marcopolo fechou contrato para fornecer 28 novos ônibus rodoviários Paradiso 1800 Double Decker para a Crucero del Norte, uma das principais operadoras de transporte da Argentina. Os veículos serão utilizados em viagens de turismo e em rotas nacionais e internacionais(para o Brasil, Chile e Paraguai) atendidas pela empresa.

A Crucero del Norte é um tradicional cliente Marcopolo que todos os anos renova sua frota com os modelos da marca.
 
O Marcopolo Paradiso DD 1800 possui desenho arrojado, com para-brisas panorâmicos, maiores e curvos, que ampliam a visibilidade para o motorista e passageiros. Isso faz com que os viajantes da parte dianteira superior tenham a percepção de “visão total” do trajeto e da paisagem. O veículo conta com conjunto ótico em LEDs nas luzes de direção e Daytime Running (luz de posição diurna), que aumentam a eficiência luminosa e a durabilidade e reduzem a necessidade de troca/manutenção.
Internamente, o principal destaque é o elevado padrão de conforto e de segurança. O veículo tem portas, mais largas, e escadas com desenho inédito para os degraus, que tornam a operação de entrada e saída mais confortável e agradável. A segurança também é garantida pelos corrimãos posicionados de forma mais acessível e iluminação em LEDs por meio de sensores de presença que acendem e apagam as luzes automaticamente.
A iluminação do salão de passageiros é toda em LEDs, com luzes indiretas, que criam um ambiente de comodidade e sofisticação. As luzes de leitura também são em LED, com acionamento por toque, e os porta-focos contam com saídas individuais para ar-condicionado, plug para fone de ouvidos e controle de volume do som. Os amplificadores de áudio são individuais e integrados ao porta-focos.

 

 Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação,texto reduzido para publicação

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  107 ÔNIBUS PARA OPERADORES DE TRANSPORTE DE FORTALEZA, NO CEARÁ
 
Os veículos serão utilizados no sistema de transporte da capital cearense
 
Caxias do Sul(RS) – 25 de abril de 2016 – A Marcopolo fornecerá 107 ônibus para operadores de transporte urbano, rodoviário e de fretamento de Fortaleza. As empresas optaram pelos modelos Ideale, Paradiso 1200, Senior Turismo, Senior Urbano e Torino.

 

  Todos são equipados com sistema de ar-condicionado, atendendo a determinação da lei que prevê que 100% dos ônibus urbanos tenham climatização. Os veículos serão incorporados à frota de nove empresas.
 

Com 78 unidades, o Torino foi o modelo mais adquirido pelas empresas de Fortaleza. O veículo foi projetado para oferecer mais espaço, conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador.

 

 Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação,texto reduzido para publicação

 

MVC LANÇA NOVOS PROCESSOS PARA PRODUÇÃO DE COMPONENTES PARA O SETOR EÓLICO
 
Tecnologia permite fabricar as maiores peças já produzidas pela empresa
 

São José dos Pinhais(PR), 13 de abril de 2016 - A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente às Empresas Artecola e à Marcopolo, desenvolveu um novo processo para a fabricação de peças de aerogeradores para atender o setor eólico. O inovador processo denominado RTM Skin, permite a produção de componentes de grande porte (as maiores peças em compósitos produzidas pela empresa), com melhor produtividade, acabamento e menor impacto no meio ambiente.

 

Segundo Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, o novo processo, assim como os já consolidados processos de infusão e RTM Light, estão sendo utilizados para a produção de conjuntos de aerogeradores do modelo G114 2.1 MW (conversores de energia eólica em elétrica) para a Gamesa Eólica Brasil, na Bahia. “O projeto da nova peça foi elaborado pela engenharia da Gamesa, na Espanha. Com o auxílio da equipe da MVC, foram desenvolvidos métodos e processos para ser fabricada no Brasil, atendendo os requisitos de qualidade e disponibilidade de materiais do mercado nacional”, explica.

 

Os materiais utilizados nas peças são tecidos de fibra de vidro, núcleos, resina ortoftálica e gel coat isoftálico. Por se tratar de um produto em gel acabado, a peça deixa o molde com acabamento final, sem nenhuma necessidade de pintura. Também são utilizados componentes metálicos e fixadores que fazem parte da montagem posterior. 

 

“A grande vantagem destes processos é que permitem fabricar um aerogerador de dimensões maiores, com menor impacto ambiental, e com qualidade excepcional”, avalia Gilmar Lima. “Estamos nos antecipando e atendendo à nova tendência existente no mercado de criação de máquinas cada vez maiores. A carcaça da nova Nacelle (palavra utilizada para definir o corpo do aerogerador) que estamos produzindo para Gamesa é a maior peça em compósitos já fabricada pela MVC”.

 

A carenagem do rotor dos aerogeradores (Spinner) – local onde há o acoplamento das pás - é desenvolvida e produzida pelo processo de infusão, apropriado para peças grandes - cada spinner possui mais de 4 m de altura - e alto teor de fibra. O procedimento de fabricação da MVC permite a obtenção de componentes que oferecem padrões de desempenho mais elevados e acabamento superficial, maior resistência a intempéries e melhores propriedades mecânicas (resistência e durabilidade).

 

A MVC estuda o mercado de energia eólica desde 1998 quando, com apoio do FINEP e da PPE (Centro de Tecnologia Francês, atualmente denominado Composite Integrity), desenvolveu um novo conceito para a fabricação, em compósitos, das pás e dos demais componentes.

 

 Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

MARÇO

Da serra gaúcha para o litoral catarinense

EMPRESAS CATARINENSES ADQUIREM 28 ÔNIBUS MARCOPOLO

 

 Operadoras de transporte de passageiros renovam suas frotas com modelo Torino

Caxias do Sul(RS) – 14 de março de 2016 – A Marcopolo acaba de fornecer 28 ônibus do modelo Torino para algumas das principais operadoras de Santa Catarina. Os veículos, adquiridos pelas empresas Canasvieiras, Insular e Transol, possuem diferentes configurações e serão utilizados no transporte coletivo de cidades do litoral catarinense.

 

Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, as operadoras adquiriram os veículos para elevar a qualidade do transporte na cidade e região. “O investimento é um exemplo que deve ser replicado para todos os municípios. O objetivo é proporcionar importantes benefícios e vantagens para os cidadãos, além de melhorar a mobilidade urbana com ônibus modernos e confortáveis”, explica o executivo.

 

Para a Canasvieiras Transportes, a Marcopolo irá fornecer seis ônibus Torino, com chassi Mercedes-Benz OF 1721L com suspensão a ar. A Insular Transportes Coletivos optou por cinco unidades com as mesmas características. Já a Transol Transporte Coletivo Ltda., adquiriu 17 unidades com chassi VW 17230 OD também com suspensão a ar.

 

Com visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, o ônibus Marcopolo Torino possui maior largura interna, o que garante amplo espaço para circulação e proporciona mais conforto para os passageiros. Todos os veículos são equipados com poltronas do tipo Urbana de 860 mm de largura, estofada e com encosto alto, preparação para bilhetagem eletrônica e sistema de gravação de imagem.

 

 Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

 

 

AGRALE FORMALIZA CONTRATO COM A FOTON PARA MONTAR CAMINHÕES DA MARCA CHINESA
Início de operação está previsto para junho
 

Caxias do Sul (RS), 10 de março de 2016 – A Agrale fechou acordo com a Foton Aumark do Brasil para montar, em sua unidade 2, localizada em Caxias do Sul, os caminhões leves da marca chinesa. Pelo contrato, a empresa brasileira será responsável por toda a operação de produção, que envolve desde o recebimento de componentes, passando pela montagem, testes e controles de qualidade, até a entrega do produto final pronto para embarque.

 

Para a Agrale, o novo negócio representa a consolidação da expertise internacional da empresa como montadora de veículos comerciais e comprova o elevado padrão de qualidade e processos fabris da sua unidade montadora.

 

“Fomos pioneiros, em 1997, como sistemista integral da indústria automobilística nacional, quando iniciamos a montagem dos caminhões médios e pesados da International, uma parceria de 15 anos de muito sucesso”, destaca Hugo Zattera, diretor-presidente da Agrale. “Agora, essa excelência como montadora de veículos é destacada novamente pela escolha da Foton”, complementa o executivo.

 

O acordo permitirá que a Agrale utilize melhor os seus ativos e que a Foton abrevie os prazos de nacionalização de sua linha de veículos.

 

Para o atendimento à Foton, a Agrale já dispõe de instalações adequadas, visto que sua unidade 2 já monta os caminhões Agrale das Linhas A, S e LX, além de chassis de ônibus e utilitários 4x4 Agrale Marruá.

 

 Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

 

RBS(GLOBO) MUDA DE MÃOS EM SC
Os empresários Carlos Sanchez, paulista, de grande influência no setor farmacêutico brasileiro e Lírio Parisotto, gaúcho, entre os 30 mais ricos do Brasil compraram a RBS, afiliada da Globo em Santa Catarina.
Ambos de origem humilde, Parisotto, hoje é dono da petroquímica Innova, controlador da Usiminas e foi o fundador da Videolar(mídias virgens). Sanchez controla o EMS, um dos maiores fabricantes de medicamentes genéricos do país. Sanchez terá 75% e Parisotto 25% das seis emissoras de TV que atingem 6,7 milhões de telespectadores, e as operações de rádio e jornais em SC que até o dia 07 de março de 2016 pertenceram ao grupo RBS.

 

POMERODE REALIZA SEU ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS DURANTE A OSTERFEST

A Cidade tem a maior Osterbaum, árvore de Páscoa do mundo. E no primeiro final de semana do mês o SULACONTECE.com conferiu o enorme público nas ruas da cidade. No final de semana de 18 a 20 é a vez dos antigomobilistas e apreciadores de automóveis antigos. Acontece também Exposição de Bicicletas Antigas. Bandas e serviços de Restaurante e Bar vão reabastecer o animo de expositores e visitantes.

 

Programação Gastronômica do Thermas Piratuba Park Hotel pela Páscoa
Dentro da programação do feriado de Páscoa, os hóspedes são recepcionados na quinta-feira (dia 24) com o jantar temático "Uma viagem à Itália", com repertório de música italiana. Na sexta-feira (dia 25), será realizado o "39º Festival da Truta" no almoço e o "2º Festival Sabores do Mar" no jantar. Sábado (dia 26) está previsto um "Almoço Brasiliana" com pratos tradicionais da cozinha nacional e no jantar está previsto o "35º Festival do Morango e Chocolate". Para domingo (dia 27), a programação gastronômica do Thermas Piratuba Park Hotel prevê o "Almoço de Páscoa com Churrasco e Bacalhau". Mais informações pelos fones (49) 3553-0000 / (49) 3553-0001.

Informação acima recebida de NCA Comunicação - Novo Conceito Assessoria em Comunicação

FEVEREIRO

 

Instituto paranaense participa de expedição de resgate de peças do navio Kasato Maru

 

ITAPAR e Sociedade Geográfica da Rússia assinam termo de cooperação técnica e científica para expedição de resgate de peças do navio que trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil                e está submerso em águas russas desde 1945

 

O Instituto Tecnológico e Ambiental do Paraná - ITAPAR e a Sociedade Geográfica da Rússia - SGR (Russian Geographical Society) assinaram termo de cooperação técnica e científica para realização da Expedição Científica Kasato-Maru, o navio que, em 1908, trouxe para o Brasil os primeiros imigrantes japoneses, e afundou em águas russas em agosto de 1945, após ser bombardeado por aviões russos. Além do resgate das peças da embarcação (âncoras, sino, leme, timão e demais artefatos), serão feitas pesquisas que envolverão questões como aquecimento global, biologia marinha, estudo da zona de mistura rio-mar e análise de lagos vulcânicos. A assinatura do termo acontecerá via Skype entre o presidente do ITAPAR, Acef Said, Aleksandrov D.G. e Sergey M. Fazlullin, respectivamente diretor executivo e vice-presidente, da Sociedade Geográfica da Rússia, e Yuriy Mozgovoy, primeiro secretário da SGR, representado o embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Sergey Akopov,. A assinatura aconteceu dia 16 na sede do Instituto, em Curitiba.

 

A expedição

De acordo com o presidente do ITAPAR, a sua participação e início das tratativas para a realização do resgate de peças do Kasato-Maru começaram em 2011 junto ao governo da Federação da Rússia. Em 2013, "recebemos oficialmente a primeira autorização para os projetos necessários. Em abril de 2015, o governo do Paraná e o Senado Federal manifestaram-se favoravelmente a respeito e formalizou-se o pedido, entregue pessoalmente ao embaixador russo Sergey Akopov. Dois meses depois, a Embaixada da Federação da Rússia emitiu nota oficial endereçada ao Ministro da Cultura do Brasil informando que o ITAPAR seria a única instituição autorizada a fazer a expedição", explicou Acef Said.
 

O governo da Rússia designou a Sociedade Geográfica da Rússia, instituição que tem 170 anos de existência e é uma das maiores do mundo, para coordenar os trabalhos de resgate. Acef Said esclarece que os mergulhadores e demais técnicos envolvidos serão exclusivamente russos. A expedição contará também com professores e alunos de universidades russas e brasileiras e tem apoio de diversas entidades representativas, dentre elas, a Câmara de Comércio Brasil Japão.

Cronograma dos trabalhos

Em maio deste ano, será realizada uma expedição precursora, com a finalidade de avaliar o local do acampamento base de mergulho e geolocalização exata do navio, bem como a contratação de técnicos, tripulação, equipe de resgate de emergência e demais equipamentos de campo.

 

 

Em julho e agosto, ocorrerá o resgate das peças. Entre setembro e dezembro, as peças resgatadas serão catalogadas, certificadas e remetidas ao ITAPAR no Porto de Paranaguá.
 

As peças percorrerão o Brasil em exposições itinerantes. Uma delas poderá ser destinada ao governo japonês para ficar exposta definitivamente no Porto de Kobe, local de partida dos primeiros imigrantes. Acef coloca que o país abriga a maior população de descendentes japoneses fora do Japão.

O navio, três nomes e três finalidades

O navio foi construído na Inglaterra (Liverpool) a pedido do Governo Russo, em 1900. Primeiramente, se chamou Potosi e depois Kazan. Foi utilizado como navio-hospital durante a Guerra Russo-Japonesa. No final do conflito bélico, foi capturado pela marinha do Japão e adaptado para ser um navio de passageiros, transportando soldados que regressavam do combate na Manchúria, já com o nome de Kasato Maru. Em seguida, passou a ser utilizado para transporte de imigrantes japoneses. Em 1908, trouxe o primeiro grupo oficial de imigrantes japoneses para o Brasil. A viagem começou no Porto de Kobe e terminou 52 dias depois no Porto de Santos. Vieram 165 famílias (781 pessoas) que foram trabalhar nos cafezais do oeste paulista.
 

Depois de algum tempo, Kasato Maru foi transformado em navio cargueiro e ainda voltou ao Brasil uma segunda e última vez, em 1917, transportando cargas. Em 1942, foi requisitado pela Marinha Imperial do Japão e passou a fazer parte da esquadra japonesa na Segunda Guerra Mundial como navio de apoio.


No dia 9 de agosto de 1945, foi bombardeado por três aviões russos e afundou no mar de Okhtosk, nas águas russas próximas da Península de Kamchatka. Está atualmente submerso a uma profundidade estimada de 18 metros e em bom estado de conservação
.

Informação acima recebida de NCA Comunicação - Novo Conceito Assessoria em Comunicação

Adequação temporal e ligeiros ajustes efetuados pelo editor

 

ACIMA DA CRISE

A WEG de Jaraguá do Sul-SC apresentou em 2015 maior lucratividade que em 2014. O frigorífico da JBS de São Miguel do Oeste-SC deve concluir em agosto obras que permitem dobrar a capacidade diária de abate, para 2 mil suínos. A Marcopolo, de Caxias do Sul-RS esxportará 14 ônibus do modelo Paradiso 1200 para Abu Dhabi, adquiridos pela Emirates Nuclear Energy Company. A empresa gaúcha também concluiu em fevereiro a entrega de 238 novos ônibus urbanos para as empresas operadoras de transporte coletivo de Porto Alegre. Os veículos, do modelo Torino, nas versões Convencional, Express Articulado e Low Entry, fazem parte do programa de renovação de frota e passarão a ser utilizados na capital gaúcha a partir de março próximo.

 

FEVEREIRO

 

ENCONTRO DE ANTIGOS E FESTIVAIS GASTRONÔMICOS EM PIRATUBA-SC

A cidade de águas termais sediou o VIII Encontro de Autos Antigos que aconteceu entre os dias 19 e 21 e faz parte das comemorações pelos 67 anos da cidade do Oeste catarinense. O SULACONTECE.com foi conferir com o apoio do Thermas Piratuba Park Hotel, que realizou Festivais Gastronômicos para festejar o aniversário da cidade e oferecer mais uma atração aos turistas.  Na sexta-feira (dia 19), o jantar temático "Uma Viagem à Itália", que conta com repertório italiano. No sábado (dia 20), teve Almoço à Brasiliana e jantar "Arriba México". E no domingo (dia 21), o almoço reuniu duas delícias: "Churrasco e Paella Valenciana". Haja apetite! Confira os cardápios:

 

SEXTA, JANTAR ITALIANO
Carne a italiana, Frango crocante, Codorna, Gnocchi a putanesca, Lasagna quatro queijos, Penne ao molho quatro queijos, Risoto três tomates, Spaghetti aglio i olio, Tortelli ao molho sugo, Polenta cremosa com catupiry, polenta frita, Calabresa na chapa, Sopa de Agnoline, Mesa de Saladas com 13 variedades. E pra adoçar a noite, afinal o espírito é o da Dolce Vita: Delícia de bis, Pudim de leite, Creme de amendoim,  Mousse de limão, Abacaxi, Maçã e Mamão em calda, e tipicamente italianos, Sagu e Creme Delicato e Paglia italiana.
 

SÁBADO, ALMÔÇO BRASILEIRO

Arroz branco e carreteiro, Cozido a brasileira, Espaghete na manteiga, Rigatoni a bolonhesa, Aipim com bacon, Couve mineira, Banana a milanesa, Moranga em calda, Peixe empanado, Pernil temperado, Polenta com queijo. E Feijoada com a laranja fatiadinha. A mesa de saladas chegou às 14 variedades separadas em travessas individuais. Os doces em calda receberam reforço do Figo.Canjica, Flam de morango, Mousse de Chocolate,Torta prestígio, e pra ninguém esquecer a origem italiana da cidade, Panacota.

 

JANTAR MEXICANO

Ao adentrar o salão a boa surpresa da mesa repleta de copos com Tequila e a borda "salada" (coberta por camada de sal). O cardápio: Arroz com curry, Arroz branco, Burritos(Carne moída, guacamole e alface), Frijoles(pasta de feijão), Chilis rellenos, Lombo suíno com pimentões, Espaghete na manteiga, Nachos calientes(Nachos, carne moída,cominho, queijos chedar e mussarela), Tacos calientes(Fajitas de carne ,Frijoles e Sour cream), Fajitas de carne(tiras de carne com tricolor de pimentões),Tacos rellenos(Carne suína e Sour cream), Torta mexicana, Batatas fritas, Peito de frango. A mesa de sobremesas: Sagu e Creme Delicato, quatro doces de frutas em caldas, Delícias de morango e de coco, Mosaico de gelatina, Mousse de pêssego.  A mesa de saladas chegou ao ápice do final de semana com 17 opções!
 

CHURRASCO E PAELLA NO ALMOÇO DO DOMINGO

 
Filé mignon, Alcatra, Maminha e Coração de Frango na chapa. Arroz branco, Feijão vermelho, Legumes ao perfume de oliva, Espaghete ao pesto, Lasanha de presunto e mussarela, Torteli ao molho sugo, Canja brasileira, Lombo suíno, Tilápia, Fornada brasileira( Miolo de pão, tomate, orégano, peito de frango defumado e queijo).
 
JANTAR DOMINGO

Encerrado(?) o Festival Gastronômico, os hóspedes que permaneceram foram brindados com o seguinte cardápio na noite do domingo: Sopa de Capeletti, Espaghete na manteiga, Lasanha de Salmão, Nhoque a putanesca, Feijão carioca, Arroz branco e piemontês, Soufle de legumes e Picanha suína com crosta de provolone. As habituais muitas variedades de saladas, dessa vez 13 mais queijo e salame. Para adoçar o fim do final de semana que teve 1 hora a mais, sete opções de doces.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Além da carta de vinhos e boas opções de cervejas, o Thermas Piratuba Park Hotel oferece a possibilidade de se experimentar o Chopp produzido na cidade.

 
CAFÉ DA MANHÃ
 
Composto por mais de 40 itens, incluindo pães, bolos, biscoitos, frios, frutas e sucos já é refeição reforçada para iniciar o dia com energia total. Cheguei a contar 45 itens numa das manhãs. Repetindo, haja apetite!

Arquitetura interessante do Thermas Piratuba Park Hotel na parte externa e na interna com o Hall visível de todos os pavimentos

Centro de Eventos da cidade, em frente ao Hotel, e a Casa que comercializa produtos regionais também chamam a atenção

Dois atrativos: Águas Termais e Passeio de Trem à vizinha cidade gaúcha. Na foto locomotiva em escala reduzida da ABPF e o chafariz na via de acesso à região onde se concentra o comércio e a rede hoteleira de Piratuba

 
N.E. Sobre os Autos Antigos acesse a página Automóvel é o Assunto www.sulacontece.com/autonews.htm ou a partir da página inicial.

JANEIRO

Dia 30

GRAMADO GANHA RECEPTIVO

A cidade da serra gaúcha, de reconhecida importância turística recebe importante reforço com a inauguração da Gramado Receptivo, instalada na Avenida das Hortênsias 433 e apta a atender aos turistas facilitando a definição e escolha da programação durante a estada na cidade, incluindo as diversas atrações e roteiros locais ou pelas cidades vizinhas. A mais nova operadora de turismo de Gramado é mais um serviço ao público disponibilizado pela empreendedora família Krauspenhar - Hotel Sky, Sopas da Serra e Chateau Allemand (Fondue com música ao vivo). Além do atendimento On Line pelo www.gramadoreceptivo.com.br consultas podem ser feitas através dos fones (54) 3295 1268 e (54) 9107 1264.

 

Dia 29

CAVALGADA DO MAR, COMEÇA DIA 30. E TERMINA EM 06 DE FEVEREIRO

Com início em Torres-RS, passando por Arroio do Sal, Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Pinhal e terminando em Dunas Alta a edição 32 da Cavalgada poderá ter até 500 cavaleiros.

 

LINTEC CRESCE CERCA DE 70% EM 2015

Demanda por geradores para energia ampliou resultados

 

Caxias do Sul (RS), 26 de janeiro de 2016 - A Lintec, empresa do Grupo Agrale, registrou, em 2015, crescimento de cerca de 70% em suas vendas de grupos geradores em relação ao ano anterior. O principal motivo para o significativo aumento foi a maior demanda, no Brasil e no exterior, por motores e geradores para fonte de energia.

 

Segundo Rogério Valiati, gerente de vendas da Lintec, um número cada vez maior de empresas tem buscado motores e geradores como fonte de energia auxiliar para atender suas necessidades, quer seja para a produção na área industrial; em hospitais, shopping centers e até mesmo em condomínios residenciais. “A demanda por geradores é muito grande em todo o Brasil e, com as constantes falhas no fornecimento de energia elétrica, mais empresas têm adquirido esses produtos para garantir o perfeito funcionamento de suas instalações, inclusive por questões de segurança e para evitar prejuízos”, salienta.

 

Nos últimos anos tem crescido o número de pequenos e médios estabelecimentos que instalam grupos geradores. De padarias a pequenos supermercados. O principal motivo é garantir o abastecimento e evitar os prejuízos decorrentes da falta de energia, como deterioração de produtos ou o não funcionamento de máquinas e equipamentos. A maior procura está na faixa de até 250 KvA de potência, que atende pequenos e médios estabelecimentos.

 

“Os grupos geradores têm grande procura em virtude das necessidades emergenciais. Pode ser usado em aviários, por exemplo, para evitar perdas na produção quando falta energia. Além disto, oferecemos geradores para clínicas, hospitais, postos de combustíveis, hotéis e empresas, entre outros”, revela o executivo.

 

“Nossos grupos geradores estão enquadrados no Finame o que proporciona acesso a linhas especiais de financiamentos e facilita a aquisição por parte do agricultor. O mercado de geradores está aquecido e a Lintec oferece para o mercado uma ampla gama de produtos para as mais diversas aplicações”, finaliza Valiati.

 

Um dos destaques da linha de produtos de força da Lintec é a torre de iluminação, que pode ser utilizada por bombeiros, polícia rodoviária, exército e prefeituras em atividades no período noturno, onde há pouca iluminação. 

 

Com produtos econômicos, robustos, de baixo custo operacional e de manutenção,  a linha de força Lintec pode ser utilizada nos mais variados segmentos, como agricultura, telecomunicações, hospitais, postos de combustível, agências bancárias, indústrias, residências, fazendas, aviários, clínicas de saúde e supermercados, entre outros.

 

 A Lintec Veículos e Motores Ltda. atua no mercado com produtos de força, composto por motores, grupos geradores, motobombas e de movimentação de materiais, composto por empilhadeiras, transpaleteiras e rebocadores, além de comercializar os motores da marca Agrale. A empresa trabalha continuamente para oferecer ao mercado produtos econômicos e robustos, de baixo custo operacional e de manutenção, aliados a uma facilidade na reposição de peças.

 Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

 

MARCOPOLO EXPORTA 64 ÔNIBUS PARA A COSTA RICA

Veículos vão atender operadores dos segmentos urbano e rodoviários

 

Caxias do Sul(RS) – 22 de janeiro de 2015 - A Marcopolo acaba de fechar um novo contrato para a exportação de ônibus para algumas das principais operadoras de transporte da Costa Rica. Os veículos, com diferentes configurações, serão utilizados em deslocamentos nas cidades, em viagens de turismo e rotas interestaduais daquele país.

 

“Há muito tempo temos nos dedicado a ampliar as vendas de ônibus, principalmente para outros países da América Latina. O resultado não é imediato, mas já estamos colhendo bons frutos com a concretização de vários negócios”, destaca Ricardo Portolan, gerente de exportação da Marcopolo.

 

Os novos ônibus fazem parte de um contínuo programa de renovação das empresas costarriquenhas. Os veículos serão fornecidos para Auto Transportes Caribeños S.A., COMTRASULI (Compañia de Transportes del Suroeste), Empresa Guadalupe, Eurobus, Ferjovi, Gemon de Cartago, Mepe, Musoc Ltda., Rovicsa, Skyline, Transaro de Turrialba, Transcesa, Transportes Mepe, Transmonteverde, Transnica, Transportes del Tortuguero Exoticos e Transportes Unidos San Antonio.

 

A Marcopolo entregará 38 unidades de veículos rodoviários sendo 12 Paradiso 1800 Double Decker (dois pisos); 11 Paradiso 1050; quatro Paradiso 1200; dois Senior e nove Viaggio 1050. Para o segmento urbano serão 26 ônibus do modelo Torino.

 Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

Dia 19

 

Festival de Música de Santa Catarina, até o dia 30 em Jaraguá do Sul

Com 700 participantes do Brasil e do exterior a décima primeira edição do Femusc terá variada programação para o deleite dos apreciadores de todo estilo musical.

 

Dia 17

Mais passageiros nos aeroportos de Santa Catarina em 2015

O terminal aereo de Joinville teve a maior movimentação de passageiros de sua história. Mais de 518 mil pessoas por ali desembarcaram ou embarcaram durante o ano, volume 5% maior que o registrado em 2014. Importante ressaltar que há apenas cinco anos(2010) o número não chegou aos 300 mil. No período, o crescimento é superior a 70%. Aeronaves particulares de pequeno porte reduziram significativamente suas operações o que fez com que o número de pousos de decolagens em 2015 tenha sido 17% menor que o de 2014, em Joinville.

No aeroporto de Navegantes o aumento em 2015 foi de mais de 9% comparado ao de 2014, com a passagem de 1,47 milhão de pessoas, enquanto o de Florianópolis acolheu 3,65 milhões de pessoas ao longo de 2015, média de 300 mil a cada mês. Já os pousos e decolagens tiveram queda de 6,7%. Foram mais de 50 mil movimentações a menos que em 2014 no Hercílio Luz.

Em Chapecó o aumento no número de passageiros foi de 6% com 25 mil pessoas a mais que em 2014, e atingindo novo recorde com 446 mil. O impressionante é que há 10 anos apenas 20 mil passageiros utilizavam a estrutura do Serafim Enoss Bertaso a cada ano. O volume atual é 22 vezes maior!

 

Vindima Goethe, em Urussanga-SC

Na região conhecida por Vale da Uva Goethe, a cidade realiza a oitava edição da Vindima da uva da espécie Goethe, que atualmente é o único produto catarinense constante do mapa de indicações geográficas do IBGE. As festividades acontecem a partir do dia 21. A Vigna Mazon é uma das vinícolas que engrandecem o evento.

 

Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras-SC

Aberto há um mês, recebeu mais de 11 mil visitantes. É o segundo maior museu do genêro em todo o mundo! Espécies raras de cetáceos, raias e tubarões podem ser apreciadas assim como lobos e leões-marinhos. O visitante tem a oportunidade de fazer uma viagem pela história da exploração dos oceanos e descobertas decorrentes. Em dias de maior afluxo de público o museu recebeu mais de mil pessoas.

 

Hering encolhe

A tradicional marca catarinense fechou as fábricas de Rodeio e a de Ibirama, buscando ajustar-se a situação de mercado.

 

Beto Carrero World bate recorde

O Parque localizado em Penha-SC obteve em 2015 seu recorde de público, com 2 milhões de visitantes. Esse ano, como parte de comemoração pelos 25 anos, visitas noturnas ao Zoo e uma nova área temática em parceria com a Dreamworks devem ser algumas novidades.

 

Dia 01

SHOW PIROTÉCNICO NO REVEILLON EM FLORIPA: Aula de Engenhosidade!

A "Cascata" que despencava da Ponte Hercílio Luz não fez falta! A engenhosidade da produção brindou o público com labaredas sobre a água do mar junto à Ponte, e espetacularmente com fogos sendo disparados das chamas que literalmente andavam sobre a superfície escura, por ser noite, da água da Baía Norte. Foi uma bela surpresa! Parabéns à produção que soube superar a grandiosidade do espetáculo em anos anteriores.

 

2015

DEZEMBRO

Dia 28

REVEILLON EM FLORIPA: Sem "Cascata" na Ponte Hercílio Luz

A Queima de Fogos será espetacular com 19 T e duração de 22 minutos. Seis balsas com os artefatos ao longo da extensão da Beira Mar Norte, no Centro, e outras duas diante da Beira Mar Continental, no Estreito. A "Cascata" que despencou da Ponte em anos recentes e a todos encantou está suspensa esse ano devido a material depositado sobre a estrutura da ponte para as obras de restauração que prosseguem.

Dia10

Reabertura do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

O público volta a ter acesso às trilhas que foram reestruturadas assim como o Centro de Visitantes. O Parque, em Palhoça-SC tem destaque para as bromélias e micro-orquídeas na vegetação. Antas, Capivaras e Jacarés integram a fauna que inclui pássaros nativos da região.

Dia 07

REGATA VOLTA À ILHA TEM MESMO VENCEDOR DE 2014

O barco Katana foi o "fita azul", como se identifica o campeão de uma regata. A competição por distância de 65 milhas naúticas, algo em torno de 117 km, teve condições climáticas adversas.

Dia 04

Iluminação de Natal da Ponte Hercílio Luz ativada

A impressão de que a Ponte está chorando ou lacrimejando se deve ao efeito das luzes, num resultado bem bonito de se ver. É Natal no cartão-postal catarinense.

Dias 05 e 06

VOLKSFRIENDS, em Pomerode-SC

A nona edição do Encontro de Fuscas e Derivados pode reunir quase 2 mil carros.

 

FESTIVAL FOOD TRUCK em Floripa

Na Beira Mar Continental. 11 grandes tendas brancas já estavam montadas dia 04 para o evento que promete agradar a qualquer paladar.

 

Três apresentações gratuitas marcam o encerramento do Projeto “Cultura no Parque” 2015

Consolidando-se como um dos principais movimentos culturais da região, projeto realizado no Parque Ambiental Tractebel celebra o sucesso da temporada com espetáculos de música e teatro, nos dias 06 e 13 de dezembro.

 

Nos últimos três meses, os moradores da região sul de Santa Catarina tiveram acesso à uma diversificada programação artística através do projeto “Cultura no Parque”, realizado dentro do Parque Ambiental Tractebel, em Capivari de Baixo. E para celebrar o sucesso e encerrar a temporada em alto estilo o projeto apresenta três espetáculos nos dias 06 e 13 de dezembro.

 

Neste domingo (06), o músico Felipe Coelho, considerado "Melhor Instrumentista 2014" pelo Prêmio da Música Catarinense, apresenta com seu trio, o trabalho "Hora Certa" que  une a música brasileira com influências da música instrumental mundial como Avishai Cohen, Dhaffer Youssef, Tigran Hamasyan entre outros. O show tem início às 20h.

 

Já no dia 13 de dezembro, a programação é teatral e inicia às 16h com o Circuito de Teatro Infantil. apresentando o espetáculo “Mix Circus”, do grupo Circus Fever, de Florianópolis. A companhia, considerada uma das mais importantes do cenário circense em Santa Catarina, promete divertir os participantes com números de malabarismo, acrobacia e muita palhaçaria. Na sequência, às 20h, é hora de encantar-se com a magia do Natal e o espetáculo “Em busca da Magia” apresenta uma história com muita dança e música. Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos serão distribuídos uma hora antes da atração, na recepção do Parque.

 

De acordo com o gestor do Parque Ambiental Tractebel, Leandro Piazza, o parque tem muito pra comemorar. “Modificamos a relação da comunidade com o consumo da cultura, arte e entretenimento. Somente com a programação do Cultura no Parque registramos a participação de mais de 10 mil pessoas em 22 eventos realizados em três meses. A sensação é de que este é o início de uma nova realidade cultural para a região da AMUREL”, destaca


O “Cultura no Parque” é uma realização da Associação Jorge Lacerda, com patrocínio da Tractebel Energia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura; Apoio Parque Ambiental Tractebel, Incentive Projetos e Eventos e Marte Inovação Cultural.

  

NOVEMBRO

Grupo ALL é destaque no Cool Awards 2015

 

O Grupo ALL, presente há mais dez anos no mercado de entretenimento, concorre na categoria Melhor Produtor de Eventos pelo Cool Awards, maior premiação relacionada a entretenimento e moda no Brasil, com 31 categorias que envolvem temas como música, moda, entretenimento, publicidade e sustentabilidade. Não por acaso, o Grupo também concorre em mais tres categorias, atingindo diferentes targets: Winter Play como melhor festa, Second Jurerê para melhor bar e Pacha SC como Super Club.

 
Esta é a quinta vez consecutiva que o Winter Play foi indicado para o prêmio Cool Awards, na categoria melhor festa. O evento ganhou quatro troféus nos últimos anos, consagrando-se como o evento que mais esquenta o inverno brasileiro. Os players, vindos de diversas partes do Brasil, reúnem-se para três dias de muita badalação aliada ao luxo e uma plateia formada por formadores de opinião, vips e famosos.
 

A votação é aberta ao público e pode ser feita pelo site coolmagazine.com.br até dia 5 de dezembro.

 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

DREAM ROUTE Evento aberto a participação de carros esportivos teve entre as cidades-sedes com paradas durante o roteiro, Curitiba-PR, Penha-SC e Florianópolis, ponto final no dia 29.

 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

 

Florianópolis recebe Congresso Brasileiro de Anestesiologia de 14 a 18

Tres mil médicos tiveram a oportunidade de assistir a palestras com profissionais de 11 países.

 

                         

MARCOPOLO ASSINA CARTA DE INTENÇÕES COM OS CONTROLADORES DA NEOBUS

Companhias continuarão com gestão e atuação independentes no mercado

 

Caxias do Sul(RS) – 4 de novembro de 2015 - O Conselho de Administração da Marcopolo aprovou a assinatura de uma carta de intenções, não vinculante, que tem por objetivo estabelecer as bases e os princípios para uma potencial incorporação da L&M, controladora direta da San Marino Ônibus Ltda. (Neobus), pela Marcopolo. Após a assinatura dos documentos definitivos e o fechamento da operação, as cotas da L&M serão transferidas para a Marcopolo. As duas companhias continuarão a atuar de maneira independente nos mercados nacional e internacional, em termos de produtos, rede de comercialização e serviços.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     A carta de intenções prevê que os atuais controladores da Neobus assumirão posição de acionistas da Marcopolo, permanecendo na gestão direta das operações da Neobus, como forma de preservar os fatores competitivos da marca.

 

Texto resumido a partir de Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

 

OUTUBRO

Para 2016?

Fala-se num roteiro turístico pelo rio Itajaí-Açu entre Blumenau e o Oceano Atlântico. Pontos para embarque/desembarque também em Gaspar e Ilhota, em locais considerados adequados. A operação poderia estar ativa já por ocasião da Oktoberfest 2016. É esperar, para saber se a idéia vingará e estará colocada em prática no prazo ou se está sendo aperfeiçoada e permanece como projeto ou se terá sido descartada.

    

 

OUTUBRO ROSA -  UNIANDRADE REALIZA COLETA  GRATUITA DE PREVENTIVOS

Evento ofereceu diversos serviços para a população, como corte de cabelo e massoterapia.

 

O Centro Universitário Campos de Andrade- UNIANDRADE organizou um mutirão para coleta de preventivos, neste sábado, na Unidade de Saúde Sabará.  A iniciativa, em apoio ao OUTUBRO ROSA, contou com um ciclo de palestras sobre Hipertensão, Diabetes, Nutrição, Prática de Atividade Física e Saúde da Mulher.

 

Verificação de pressão arterial, glicemia e relaxamento com um delicioso spa para as mãos, além de uma sessão de massoterapia foram os benefícios aos visitantes que também receberam orientação sobre o auto exame das mamas e cortes de cabelo além de  participar de diversas atividades recreativas.

 

Quem compareceu  ao evento  no dia 24 concorreu a vários brindes e desfrutou de um delicioso lanche.

 

GUGA NOMEADO EMBAIXADOR PARAOLÍMPICO
 
O manézinho Gustavo Kuerten junta-se ao grupo formado por Emerson Fittipaldi, Flávio Canto, Fernanda Lima, Luiz Severiano Ribeiro, Rodrigo Hilbert, Romário, Ronaldinho Gaúcho e in memorian, Ayrton Senna.
O anúncio da nomeação de Guga aconteceu dia 11durante a Semana Guga Kuerten, realizada em Florianópolis, na final do Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas que contou pontos para o ranking internacional e teve premiação total de R$ 65 mil.
Na final masculina o brasileiro Daniel Rodrigues, campeão em 2014 perdeu para o australiano Adam Kellerman. Na final feminina o título foi brasileiro com Natália Mayara vencendo Louise Hunt, da Grã-Bretanha.
 

NOTAS RÁPIDAS

# Santa Catarina, que conquistou o título de maior polo naútico do Brasil é o único estado representando o Brasil em Feira Náutica que acontece em Genova, na Itália desde o dia 1.

# Passeio ciclístico acontece em Florianópolis no dia 04 promovido pelo Sest Senac.

# Encontro de Autos Antigos acontece dia 04 no Km 92 da BR 101, em Barra Velha-SC.

# Dia 8: A Marcopolo fechou contrato de exportação para o Omã e irá fornecer 32 ônibus Viaggio 900 para a Royal Oman Police. Fazia 10 anos que a empresa não vendia para o Omã.

# Almoço Típico Italiano na Vigna Mazon, em Urussanga-SC, dia 11. Confira o cardápio, nas atividades de agosto, mais abaixo. E algumas imagens na página de Gastronomia.

# ExpoLages de 13 a 18 no Parque Conta Dinheiro. Leilões de animais dias 15,16 e 17. Em Lages-SC.

 

Dias 12 e 13 em Curitiba

 

 Folclore do Chile é atração do Teatro Paulo Autran

Grupo Vitacurta faz uma homenagem ao Dia da Hispanidade

O Grupo Folclórico Municipalidad de Vitacura do Chile apresenta-se, em Curitiba, no Teatro Paulo Autran, do Shopping Novo Batel. O espetáculo integra as comemorações do Dia da Hispanidade e a entrada foi gratuita.

O grupo é formado por bailarinos e músicos que se dedicam a preservar as raízes folclóricas do Chile. É mantido pela municipalidade de Vitacura, comunidade de aproximadamente 80 mil habitantes localizada a noroeste da capital, Santiago. O espetáculo se inspira nas diferentes culturas que formam a nacionalidade chilena.

O Dia da Hispanidade é comemorado em 12 de outubro pelas nações de língua espanhola. No Chile e em outros países latino-americanos também é conhecido como o Dia da Raça, que marca o nascimento do patrimônio cultural hispano-americano, resultante da fusão dos povos originários do continente com os colonizadores espanhóis.

A vinda do Grupo Folclórico de Vitacura é promovida pela Colônia Chilena de Curitiba, em parceria com o Centro Cultural da Espanha. O folclore também pode ser apreciado non dia 13, no Espaço Cultural Capela Santa Maria, da Fundação Cultural de Curitiba.
 

Informação acima recebida de NCA Comunicação - Novo Conceito Assessoria em Comunicação


 

SETEMBRO

POWERMAN tem vitórias de catarinenses

Florianópolis sediou a primeira prova da maior série do duatlo mundial no dia 27. Sob chuva os catarinenses Matheus Ghiggi e Mariana Borges foram os campeões masculino e feminino. Os 20 km de corrida a pé e os 60 km pedalando uma bike foram completados em pouco mais de 2 horas e 40 minutos por Matheus e em pouco mais de 3 horas pela Mariana. O atleta masculino é de Balneário Camboriú e a atleta feminina é de Floripa.

 

A manezinha Diana Dias e o baiano Levi Lima, vocalista da banda Jammil e Uma Noites, gravaram dia 24, o clipe da música Céu Infinito, com produção exclusiva do Grupo ALL

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Foto Tiago Ribeiro

 Informação acima recebida da assessoria do Grupo All

 

EM CURITIBA Evento discute mobilidade urbana com participação da comunidade

A Uniandrade se reunirá com autoridades da URBS e do SETRAN para discutir melhorias na mobilidade da cidade. O evento, que comemora a Semana do Trânsito, será aberto à comunidade, para que leve suas sugestões e reclamações aos órgãos competentes.

O encontro acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, na Cidade Universitária, às 19h30min. Neste período, a Instituição também abrirá espaço para o público externo participar de palestras gratuitas envolvendo o tema, com especialistas da área.

 

33º ENCONTRO ECONÔMICO BRASIL-ALEMANHA ACONTECE EM JOINVILLE

A partir do dia 20, com objetivo de implementar melhorias para os portos brasileiros, atrair investimentos alemães no Brasil e buscar privilegiar empresas brasileiras de pequeno e médio porte.

 

           3ª Caminhada Eco-Musical de Vidal Ramos acontece dia 26

Cidade catarinense tem evento diferenciado

A Caminhada Eco-Musical é uma atividade desportiva e ao mesmo tempo cultural e de educação ambiental, por associar duas importantes referências da cidade de Vidal Ramos: natureza e música.

Trata-se de uma caminhada em locais naturais, aprazíveis e seguros, com atrações visuais exuberantes. Ao longo do trajeto de 8 km, ocorrerão apresentações em pontos pré-determinados com músicos e intérpretes locais, amadores e profissionais, proporcionando uma experiência original e singular aos caminhantes."

Esta saudável atividade acontecerá no dia 26/09/2015, as 15 horas, com saída na Praça Nereu Ramos. No local haverá feira de doces e produtos coloniais e também exposição de orquídeas. 

Haverá almoço da Acolhida na Colônia ao preço de R$ 20,00 (reservas até 22/09) e após a caminhada, Café Colonial, ao preço de R$ 30,00 por pessoa.

Faça sua inscrição no site: sc.caminhadas.info ou na Prefeitura Municipal, com Camila, André ou Fábio. Fone da Prefeitura 47 3356-2321.  Boa caminhada!
 

Dia 15

ACONTECE EM FOZ DO IGUAÇU DIA 17

Sest Senat de Foz promove palestra sobre educação e respeito no trânsito

Evento acontece nesta quinta-feira e faz parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito

Nesta quinta-feira (17), a unidade de Foz do Iguaçu do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) iniciará as atividades da Semana Nacional do Trânsito com uma palestra sobre educação e respeito no trânsito. As inscrições são gratuitas.

Para participar da palestra, que acontecerá a partir das 19h30, no auditório da unidade, foram convidados Raone Nogueira, da Polícia Rodoviária Federal, Silvana Silva, da Escola de Trânsito de Foz do Iguaçu, tenente Murilo Mendes da Polícia Militar, Josnei Fagundes Marquardt, inspetor da Guarda Municipal de Foz, e tenente Eduardo Castro do Corpo de Bombeiros.

Serviço
Semana Nacional do Trânsito - Palestra sobre educação e respeito no trânsito
Dia: quinta-feira (17 de setembro), às 19h30
Local: auditório do Sest Senat - Rua Rufino Vilhordo, 155 - Pq. Presidente - Foz do Iguaçu
Informações: (45)3526-7000
 

Dia 10

Grupo ALL consolida agência promocional em Santa Catarina

Com mais de 20 profissionais, a agência de promoção ALL Promo, torna-se um dos segmentos de negócios que lidera um novo ciclo de investimentos do Grupo sediado em Florianópolis


 

A empresa que inovou no mercado de marketing e comunicação de eventos em Santa Catarina e, atualmente, desponta como a maior produtora de eventos no Sul do País, o Grupo ALL, investe em uma equipe de alta performance, voltada para a promoção de marcas. O segmento de marketing promocional do Grupo, a ALL Promo, tem o compromisso de transcender o marketing de experiência a um patamar único, com o know-how de uma equipe voltada ao live marketing. O mantra estratégico dessa operação é gerar desejo no consumidor com foco em tornar cada momento de contato com a marca inesquecível.


À frente desse produto está a gerente de negócios Gabriela Castro que afirma: “somos referência em ações ousadas e divertidas para construir, fortalecer e fidelizar marcas com um time composto por profissionais com bagagem e experiência de trabalho em grandes centros publicitários do país”. Além de atender as marcas do Grupo, a ALL Promo vem se consolidando como a agência que cria soluções de comunicação para clientes de peso no mercado catarinense. Entre os cases já desenvolvidos pela agência, estão ativações do porte de Winter Play, considerada por quatro anos consecutivos a melhor festa do Brasil pela revista especializada Cool Magazine, ativações de marcas de grande apelo nacional como Schin, TIM, Mastercard, Brasil Kirin, Grupo LVMH (Veuve Clicquot, Belvedere, Don Perignon, Moët Chandon), Feel Good, Heineken, CFL, Grey Goose, entre outras de relevância nacional e regional.


“Criar uma experiência única ao público para a ALL Promo é gerar relacionamento, prospecção, divulgação e venda do produto, mesmo enquanto o público se diverte com os shows e as festas onde as ativações acontecem”, observa Gabriela. De acordo com ela, as ativações também estão presentes em eventos e em pontos de venda de ingressos, dando ainda mais visibilidade para o produto.  


Entre os profissionais que trabalham na ALL Promo estão os núcleos de Criação, Produção, Digital e Assessoria de Comunicação, formados por diretores de arte e criação, videomakers, coordenador de mídias digitais, webdesigner, redatora, coordenadora de assessoria de comunicação e gerente de planejamento de marketing. São mais de 20 profissionais no time, que desenvolvem desde espaços customizados, até o uso de tecnologia avançada e inovação digital na ativação de marcas, passando por degustação, lançamento, merchandising, organização de eventos e casting.


De acordo com Doreni Caramori Junior, diretor executivo do Grupo ALL, a equipe da agência foi formada para criar com pertinência e atender aos mínimos detalhes com excelência de entrega, sempre atento aos desafios orçamentários acordados com o cliente. “Tais características fazem nosso trabalho se destacar no mercado das agências de Florianópolis, uma vez que nenhuma outra empresa mantém um dream team como esse sempre estimulado e ativo, devido aos demais negócios do Grupo ALL”, avalia. Para o diretor, essa expertise só é possível graças a uma escala de negócio rara para o mercado promocional de Santa Catarina.

 

O GRUPO ALL

Há mais de 10 anos no mercado de Entretenimento, o Grupo ALL atua em seis vertentes de negócios: Eventos, Venues, Artistas, Shops, Promo e Sports.

A empresa está sediada em Florianópolis (SC), onde possui empreendimentos de destaque no setor. Através deles, contribui ativamente para fazer da cidade um destino de grande interesse para turistas nacionais e internacionais durante todo o ano. O ALL assina, também, diversos e premiados eventos em várias cidades do Brasil e exterior, como weekend parties e eventos itinerantes que já passaram por cidades da América do Sul, dos Estados Unidos e da Europa.

 Informação acima recebida da assessoria do Grupo All

MAIOR FEIJOADA DO BRASIL, FEITA NO SUL

Prudentópolis, no Paraná, entra para a história da gastronomia brasileira por preparar e servir a maior feijoada do País, durante a Festa Nacional do Feijão Preto. O caldeirão(ou tachão?) onde o prato típico do Brasil foi preparado pesa 12 Toneladas e tem 2 metros de altura. Foram usados 3 mil litros de água e uma retroescavadeira para retirar a iguaria numa concha enorme. O prato é do Brasil, o recorde é do Sul. 

 

MAIS DE MIL BAILARINOS DE OITO ESTADOS E DO CHILE EM FLORIPA

Terminando dia 29 a sexta edição do Prêmio Desterro foi absoluto sucesso, com belíssimas apresentações no Teatro Ademir Rosa(CIC).

Gaspar(SC) foi a cidade vencedora na categoria danças populares conjunto sênior.

 

MARCOPOLO COMEMORA A PRODUÇÃO DE 400 MIL ÔNIBUS, E TEM MAIS A COMEMORAR EM AGOSTO


Marca recorde consagra história de 66 anos de sucesso no Brasil e em todo o mundo

 

A Marcopolo comemorou  dia 6 de agosto, a produção do ônibus 400 mil e os seus 66 anos de atividades. O veículo 400 mil, um Paradiso 1350, o mais recente modelo rodoviário da Geração 7 lançado no mercado brasileiro recebeu pintura exclusiva alusiva à comemoração. Na cor prata, nas laterais o adesivo "400 mil #somosfeitosporvocês". O modelo tem grande capacidade para bagagens (até 20,75 m³).

 

Projetado e desenvolvido pela engenharia da fabricante, da unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, o Paradiso 1350 é o primeiro a oferecer as novas poltronas fabricadas pela Marcopolo, mais ergonômicas e confortáveis, além de novos revestimentos internos, porta-focos e sanitário.

 

 O volume de 400 mil ônibus produzidos pela Marcopolo também demonstra o ritmo acelerado de crescimento da produção da empresa nos anos recentes. Em 1998 atingiu 100 mil ônibus. Em 2007, as 200 mil unidades e, em 2012, chegou às 350 mil unidades.

 

Sucesso nas estradas latino-americanas

 

Apesar de ter sido projetado e desenvolvido no Brasil, o Paradiso 1350 começou a ser fabricado inicialmente na unidade da Marcopolo do México, para atendimento da demanda dos operadores locais por veículos com maior capacidade para bagagens e elevado padrão de sofisticação. Desde o final de 2013, o modelo alcançou sucesso no mercado mexicano e em países vizinhos.

 

 A Marcopolo já fabricou em sua unidade Ana Rech, em Caxias do Sul, mais de 100 unidades do modelo, para utilização nas viagens de longa distância entre países da América Latina.

 

TBS-TRAVEL ADQUIRE 10 NOVOS ÔNIBUS MARCOPOLO

Veículos serão utilizados em serviço de fretamento para transporte  dos funcionários da Fiat Chrysler, em Goiana

 

A Marcopolo, encarroçadora gaúcha, de Caxias do Sul vai entregar 10 ônibus Viaggio 900 para a operadora TBS-Travel Bus Service, de Recife, Pernambuco. Os veículos serão utilizados para o transporte dos funcionários da fábrica da Fiat Chrysler onde é produzido o Jeep Renegade. O Viaggio 900  utiliza chassi Iveco S170 e tem 12,5 metros de comprimento.
 

MARCOPOLO VENDE 80 ÔNIBUS PARADISO 1200 PARA O EXPRESSO GUANABARA
 

A Expresso Guanabara, empresa de transporte interestadual e intermunicipal de passageiros, com sede em Fortaleza (CE), adquiriu 80 ônibus da Marcopolo. Os veículos, do modelo Paradiso 1200, serão utilizados nas rotas da empresa nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

 

A Expresso Guanabara cuja frota é  formada por cerca de 400 veículos tem a política de renovação constante,  com idade média  dos ônibus de apenas dois anos. A empresa

opera em 12 estados e no Distrito Federal, abrangendo mais de mil localidades com suas cerca de 200 linhas, com movimentação que atinge o transporte de 500 mil passageiros por mês. A distância mensal percorrida por toda a frota soma quase 7 milhões de quilômetros.

 

Os  Paradiso 1200  tem capacidade para transportar 46 passageiros sentados  e possuem chassi Mercedes-Benz O500 RSD 2436.

 

Textos sobre Marcopolo foram editados a partir de Informações recebidas de Secco Consultoria de Comunicação

 

AGRALE LANÇA NOVO TRATOR 7215 Agrale 7215 é o modelo de maior potência da marca e foca na eficiência para grandes propriedades

 

Caxias do Sul (RS), 12 de agosto de 2015 – A Agrale lança o Agrale 7215, com 215 cv, o trator de maior potência fabricado pela marca e desenvolvido para atender a agricultura empresarial, inclusive ao plantio de precisão. Com o novo modelo, a empresa ingressa em um dos segmentos mais competitivos do setor.

 

Ideal para grandes propriedades, o novo Agrale 7215 se destaca pelo baixo consumo de combustível e pelo alto desempenho, sobretudo em culturas como soja, milho, trigo, arroz e algodão, em função de suas características que proporcionam economia operacional e garantem uma ótima relação custo/benefício.

 

De acordo com Flavio Crosa, diretor de vendas da Agrale, o novo trator Agrale 7215 é robusto, de simples operação e focado na agricultura empresarial. “O modelo apresenta o melhor escalonamento de marchas da categoria, que permite um grande número de velocidades de trabalho, trazendo maior produtividade para o agricultor. Este trator foi desenvolvido segundo as necessidades do produtor brasileiro e de acordo com as características do solo e das culturas”, enfatiza o executivo.

 

O Agrale 7215 conta com uma cabine desenvolvida exclusivamente para o modelo e que propicia maior conforto e segurança, pois foi dimensionada para que todos os comandos fiquem bem próximos ao posto do operador. Tem como principais diferenciais o novo painel de instrumentos, direção com regulagem de altura e inclinação e sistema de ar-condicionado de série. Também oferece ampla visibilidade e sistema de iluminação avançado com novo conjunto ótico de oito potentes faróis e conta com assento para o condutor auxiliar.

 

Outros destaques do modelo são a barra de tração reforçada, que permite o acoplamento de implementos como plantadeiras e semeadeiras, para o preparo de solo com grades pesadas, e a tomada de força (TDP) independente, com acionamento eletro-hidráulico.

 

O novo trator Agrale é equipado com o motor MWM Maxx Force 6.0 A, com seis cilindros, turboalimentado e intercooler, com 215 cv de potência que garante desempenho superior, menor consumo de combustível e baixo custo de manutenção. Também possui transmissão sincronizada de 16 marchas (12 à frente e quatro à ré), freio de acionamento hidráulico, direção hidrostática e sistema hidráulico de vazão (210 l/min à 2.300 rpm) e válvula de vazão contínua de série, com 10 vias para acoplamentos, sendo 6 vias para controle remoto e 4 vias para o controle de vazão.

 

Tecnologia de precisão agrícola

O trator Agrale 7215 disponibiliza o piloto automático de fábrica como opcional. Equipado com tecnologias de precisão, propicia redução nos custos de produção, otimização do plantio, variando a quantidade e a qualidade da aplicação dos insumos e na facilidade do controle e gerenciamento dos custos envolvidos. Também auxilia no aumento da rentabilidade e qualidade da cultura, mantendo o registro dos dados, ajudando na tomada de decisão do agricultor.

 

“Além do piloto automático, GPS e barra de luz incorporados, o trator 7215 dispõe também de sistema que permite a utilização da taxa variável, corte de seção e monitor de plantio. Todos estes itens proporcionam ao agricultor importantes ganhos no plantio”, finaliza Crosa.

 

Rede de distribuidores

 A Agrale possui uma rede de 90 distribuidores estrategicamente localizados em todo o território nacional, bem como na América do Sul, Central e África com mecânicos treinados na própria fábrica e amplo estoque de reposição para atendimento ágil e eficiente.

 

A Agrale ainda dispõe de uma rede de financiamento direto de fábrica em convênio com o banco De Lage Landen (DLL) o que proporciona maior agilidade e comodidade ao cliente final.

 

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

 

Dana conquista Prêmio Proteção Brasil 2015 com Programa de Capacitação de Pessoas com Deficiência

Empresa também foi escolhida como o melhor case da região Sul do País

 

Gravataí (RS), 10 de agosto de 2015 -  A Dana conquistou, no início de agosto, a distinção Ouro no Prêmio Proteção Brasil de Saúde e Segurança no Trabalho 2015, na categoria Qualidade de Vida no Trabalho. A empresa foi reconhecida pelo Programa de Capacitação de Pessoas com Deficiência Mental Moderada. O case ainda foi escolhido como o melhor da região Sul do País.

 

O Prêmio Proteção, promovido pela revista de mesmo nome desde 2005, em sua edição de 2015 contou com 104 trabalhos inscritos em 12 categorias, apresentados durante a Feira Expo Proteção em São Paulo, nos dias 5, 6 e 7 de agosto.

 

Segundo Luís Pedro Ferreira, responsável por Relações Institucionais da Dana, a conquista destaca a importante ação que a empresa vem realizando para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “É motivo de orgulho podermos, como empresa e grupo de colaboradores, contribuir para a evolução da sociedade na procura por oferecer iguais condições de desenvolvimento do potencial de cada um, sem preconceitos ou limitações. A cidadania é um direito que começa pela conquista da autonomia e auto-confiança para contribuir ativamente na sociedade e fazer a diferença. Vemos isto se manifestar através de cada um dos mais de 40 indivíduos que participam do programa. É muito inspirador”, explica o executivo.

 

O projeto de inclusão social Dana também se diferencia pela abordagem holística do processo ao reconhecer o papel da família neste grupo de indivíduos e por contar com a parceria do SENAI e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Gravataí. Tem como objetivo capacitar os alunos de 18 a 45 anos no curso de aprendiz direcionado à indústria. Com 800 horas de duração, os alunos recebem aulas teóricas sobre etiqueta, expedição, qualidade, segurança, entre outros conteúdos, finalizando com estágio prático de 440 horas de duração na empresa, com possibilidade de efetivação ao final do processo.

 

“Um dos fatores de maior destaque quando iniciamos o programa foi que 1/3 do total do quadro de colaboradores da Dana Gravataí se apresentou como voluntários para o acompanhamento dos aprendizes na fase prática. Cerca de 500 profissionais se dispuseram a abraçar a causa e ajudar na formação do grupo. Acreditamos que a pessoa – com deficiência ou sem –bem preparada e com treinamento eficaz, ganha em produtividade, independentemente de suas limitações de qualquer natureza. Eles se deram conta que podem também contribuir para a melhoria do processo e do próprio ambiente e serem protagonistas em suas vidas. Sem falar que em algumas linhas tivemos ganhos de produtividade da ordem de 25%, uma prova de que embora existam deficiências, trazem talentos para o grupo,” afirma Ferreira.

 

Para conhecer mais sobre este programa assista ao link no canal do YouTube mantido pela empresa ou entre em contato através de canal@dana.com.br .

 

A Dana é líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão, vedação e gerenciamento térmico com alta tecnologia que melhoram a eficiência e o desempenho de automóveis, veículos comerciais e fora-de-estrada, com motorizações convencionais e de energia alternativa. Atendendo a três mercados principais – veículos de passageiros, caminhões e equipamentos fora-de-estrada – a Dana oferece produtos locais, serviços e suporte aos clientes de equipamentos originais e do mercado de reposição.

 

Fundada em 1904 e com sede em Maumee, em Ohio, nos Estados Unidos, a empresa emprega mais de 23.000 pessoas em 26 países e seis continentes. Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador, que empregam cerca de 3.650 pessoas. Presente há 68 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Diadema e Sorocaba (SP), e conta com aproximadamente 2.150 colaboradores.

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

  

Dia 21

Laguna recebe o projeto"Rede SESC de Música" com shows do músico Dudu Fileti

Turnê marca o lançamento do disco "Amizade",  primeiro trabalho autoral do músico

com participação do renomado Alegre Correa

 

Geralmente, a carreira musical é formada por importantes marcos e o catarinense Dudu Fileti já está pronto para viver mais um: a estreia do seu primeiro trabalho autoral "Amizade", após suas comentadas participações no reality show "The Voice Brasil" em 2013 e 2014. A turnê de estreia terá início no dia 21 de julho, com sete apresentações gratuitas dentro do circuito "Rede SESC de Música".

 

"Amizade", tal qual recebe o nome do disco, é uma palavra que baliza as relações do músico e que levaram ao tão sonhado trabalho autoral. "Hoje me vejo em um momento de transição que mescla tudo aquilo que eu gosto e com um novo posicionamento. Tenho uma bagagem eclética e por isso o disco apresenta rock, samba de boêmio e até mesmo milonga, que mostra como tudo foi feito com base de muita amizade", explica Dudu.


E para mostrar este repertório, o músico passará pelas cidades de Joinville (21), Jaraguá do Sul (22), Florianópolis (25), Laguna (26),  Urubici (27), Lages (28) e Chapecó (29), com apresentações gratuitas. "O público vai poder conhecer dez músicas autorais e uma regravação, uma versão bem interessante de "Trem das Onze", que já fazia parte dos meus shows", detalha.

 

O disco começou a ser construído há cerca de dois anos depois de longas reuniões e ensaios com o músico Alegre Corrêa, músico, compositor e produtor musical que, dentre muitas conquistas, tornou-se o primeiro estrangeiro eleito Músico do Ano na Áustria. "Além de ser um músico gênio ele é uma pessoa muito simples na vida e com a música, e isto foi de estrema importância no processo criativo meu e da banda", explica Dudu.  Para o disco, Dudu Fileti se apresenta com um "Power Trio", formado com os músicos  Moisés de Jesus (baixo),  Diego Nunes (guitarra) e  Narciso Farias (bateria). O disco deve ser lançado ainda em 2015. 

 

Todas as apresentações são gratuitas. O projeto Rede Sesc de Música é uma realização do Sesc/SC.

 

Serviço Dia 26 de Julho - Laguna Local: Cine Teatro Mussi - Centro Histórico de Laguna Horário: 20h Entrada Gratuita

Foto feita em 18 julho 2015 por Luciano Dellarole 

 

Informação recebida de Atré Comunicação

 

Dia 20

VOLARE É ELEITA UMA DAS MELHORES EMPRESAS DO SETOR AUTOMOTIVO BRASILEIRO

 

Caxias do Sul (RS), 20 de julho de 2015 – A Volare, Unidade de Negócios da Marcopolo S.A. e líder brasileira na produção de veículos leves para o transporte de passageiros, conquistou o Prêmio “Melhores do Setor Automotivo - AutoData 2015, na categoria Encarroçador de Ônibus. A conquista destaca o sucesso da estratégia da marca no lançamento contínuo de novos produtos, como o Volare Access, o primeiro miniônibus com piso baixo, motor traseiro e suspensão totalmente pneumática.

 

O Volare Access foi projetado e concebido para oferecer total acessibilidade, além de mais conforto e segurança para os passageiros, e atender à crescente demanda nacional por um veículo de menores dimensões, mas com tecnologia e equipamentos que garantam o mais elevado padrão de qualidade no transporte coletivo urbano.

 

“Este prêmio é o reconhecimento dos nossos esforços, como empresa, para investir e continuar crescendo no Brasil e no exterior, mesmo neste delicado momento da economia nacional. Quero agradecer os nossos clientes, parceiros e, principalmente, o entusiasmo de todos os nossos colaboradores, que se dedicam intensamente na produção dos veículos Volare”, destacou Mateus Ritzel, diretor comercial da marca.

 

Promovido pela AutoData Editora, o prêmio é um reconhecimento às empresas, produtos e profissionais do setor que mais se destacaram ao longo do ano na busca de objetivos determinados, inovações, tecnologia e produtividade. Em sua 15ª edição, foram agraciadas 51 empresas, divididas em 21 categorias.

 

MARCOPOLO FORNECE 25 ÔNIBUS PARA O SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO DE LUANDA, EM ANGOLA

Unidades do Novo Torino foram adquiridas pela empresa Angoaustral

 

Caxias do Sul(RS) – 20 de julho de 2015 - A Marcopolo fez a entrega de 25 unidades do ônibus urbano do modelo Novo Torino para a empresa Angoaustral, um dos maiores operadores do transporte coletivo da cidade de Luanda, em Angola. Os veículos fazem parte do programa de renovação de frota da operadora angolana e serão utilizados no transporte urbano da cidade.

 

Segundo Ricardo Portolan, gerente de exportações da Marcopolo, o negócio é muito importante porque demonstra a forte presença da empresa na África. “Angola e o continente africano representam um grande mercado para os produtos brasileiros. Nos últimos anos, o país tem adquirido mais veículos, tanto rodoviários quanto urbanos”, enfatiza o executivo.

 

Os ônibus Marcopolo Novo Torino, com chassi Volkswagen VW 17.230, têm capacidade para 48 passageiros sentados e configuração com duas catracas. Os veículos foram concebidos para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador.

 

Com visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, o modelo possui maior largura interna, o que garante amplo espaço para circulação, novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que proporciona mais segurança no trânsito urbano, e painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas. Internamente, conta com iluminação em LEDs, poltronas City mais ergonômicas, que facilitam a movimentação dos passageiros, e nova decoração.

Informações acima recebidas de Secco Consultoria de Comunicação

 

DANA RECONHECIDA NO PRÊMIO BENCHMARKING BRASIL 2015 COM CASE DE  RECICLAGEM DE BORRACHA

 

Gravataí (RS), 6 de julho de 2015 A Dana, uma dos principais empresas do setor automotivo brasileiro e com 68 anos de atividades, acaba de ser reconhecida, pela segunda vez, no Prêmio Benchmarking Brasil 2015. A fabricante ficou entre os projetos Top 10 com o case de Reciclagem de Borracha.

 

"É motivo de orgulho ter o nosso case de reciclagem de borracha entre os Top 10 do Benchmarking Brasil e ver o nome da Dana tão bem representado entre outras grandes organizações do nosso País é uma manifestação da força dos nossos valores corporativos e prova da dedicação dos nossos times. Mesmo sem a existência de uma cadeia de suprimento desenvolvida como a de pneus para reciclar a borracha, os profissionais da Dana buscaram por anos uma solução que nos permitisse chegar mais perto dos nossos objetivos. Isto nos inspira e fortalece em nosso caminho", enfatiza e comemora Raul Germany, country manager da Dana para o Brasil.

 

Sheila Castro, gerente de Gestão Ambiental e Risco da Dana, considera que o prêmio destaca, em especial, a dedicação e empenho dos colaboradores. "Valorizamos a resiliência do nosso time na busca por uma alternativa que aplicasse o triângulo da sustentabilidade: ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. Este case contempla os três", explica.

 

Esta foi a 13ª edição do Prêmio Benchmarking Brasil e a segunda vez que a Dana participa. Foram apresentados 58 cases, dos quais 28 classificados.

 

O case vencedor foi o Mais Peixes, da Itaipu Binacional, seguido pela Cargill, com o case Pomarola. A diferença de pontuação entre os dez primeiros foi mínima, de apenas 0,63 pontos, o que demonstra o equilíbrio da disputa.

 

Reciclagem de Borracha na Dana

 

Desde agosto de 2011, a operação de produtos para vedação do Complexo Industrial da Dana em Gravataí, no RS, passou a reciclar cerca de 50% de todo resíduo de borracha gerado na fábrica. Uma iniciativa colocada em prática graças à persistência de uma equipe determinada e consciente de seu papel na preservação do meio ambiente.

 

A legislação permite que os resíduos de borracha sejam enviados para um aterro homologado. Apesar disto, a empresa sempre buscou alternativas mais eficazes e que causassem o menor impacto ambiental possível. A solução foi encontrada na prática dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

 

Tudo começou há mais de 10 anos, quando, alinhada com a sua Política Ambiental, e empresa buscou reduzir o impacto ambiental de suas operações e começou a desenvolver alternativas para reciclar as peças sucateadas e os resíduos de borracha. Em 2010, fechou parceria com a empresa  Batistela, situada em Nova Santa Rita, RS, e atuante no segmento de reciclagem de pneus com mais de 40 anos de atividades, para o desenvolvimento de uma solução que permite reciclar os resíduos de borracha oriundos do processo produtivo da Dana.

 

Hoje, mais de 50% dos resíduos de borracha gerados na operação são enviados para reciclagem, volume em permanente processo de ampliação. Na outra ponta, a Batistella também está se preparando para receber maior carga.

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

                                                                                                                                                                                      Aficionados por motos antigas e clássicas terão encontro em Curitiba

Evento será realizado no dia 12 de julho e sorteará brindes a motoqueiros com máquinas antigas


 

No próximo dia 12 de julho (domingo), os aficionados por motocicletas terão a oportunidade de apreciar relíquias e modelos clássicos no XIV Encontro de Motos Antigas em Curitiba e Região. Na Chácara Sapolândia, no bairro Alto Boqueirão, estarão expostos motos, motonetas, vespas, lambretas, peças e acessórios, das 10h30 às 17h30. No final do encontro serão sorteados brindes para os motoqueiros que vierem com motos, vespas ou lambretas antigas.

Organizado pelo colecionador Franz G. Goossen, o encontro, além da exposição, servirá um almoço italiano de confraternização com todos os presentes. Goossen lembra que os visitantes podem trazer suas máquinas, revistas, fotos, peças. "O evento tem por objetivo a troca de ideias, experiências. Os participantes também poderão contar suas aventuras em duas rodas", observa.

Serviço
XIV Encontro de Motos Antigas em Curitiba e Região
Data - 12 de julho (domingo), das 10h30 às 17h30
Local - Chácara Sapolândia (Rua Des. Antonio de Paula, 3695), Alto Boqueirão
Organização - Franz G Goossen, colecionador
Informações - (41) 84230-1947 e 9820-2614

Informação recebida de NCA Comunicação - Novo Conceito Assessoria em Comunicação

 

 

Dia 04

SISTEMA BRT DE CAXIAS DO SUL QUER SER MODELO PARA TODO O BRASIL

 Marcopolo fornece 31 ônibus dos modelos Viale BRT Articulado, Viale BRS Low Entry e Novo Torino - Veículos serão utilizados no novo sistema de transporte da cidade

Caxias do Sul(RS) – 30 de junho de 2015 - A Marcopolo concluiu recentemente a entrega de 31 novos ônibus dos modelos Viale BRT Articulado, Viale BRS Low Entry e Novo Torino para a Viação Santa Tereza (Visate), operadora do transporte urbano de Caxias do Sul (RS). Os veículos serão incorporados à frota e utilizados no SIM Caxias - Sistema Integrado de Mobilidade Urbana, novo sistema de transporte da cidade, com corredores exclusivos, que entrará em operação em janeiro de 2016.

 

Segundo Paulo Corso, diretor comercial da Marcopolo, a Prefeitura de Caxias do Sul está investindo muito em mobilidade urbana e na elevação ainda maior do transporte coletivo. “A cidade, mesmo não sendo uma metrópole como as capitais nacionais, quer ser modelo para todo o Brasil em termos de aplicação das melhores soluções para o transporte”, explica Corso.

 

Os veículos adquiridos pela Visate são seis Viale BRT Articulado, duas unidades do Viale BRS Low Entry e 23 do Novo Torino. Os ônibus, que entraram em operação imediatamente, vão proporcionar mais conforto, segurança, comodidade e qualidade de vida para a população caxiense.

 

Montado em chassi Volvo, o Marcopolo Viale BRT articulado possui 21 metros de comprimento e capacidade para 180 passageiros. Internamente, conta com conceitos de melhor ocupação de espaço e de ergonomia para ampliar o conforto e a segurança dos passageiros. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona ampla área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. A altura interna também é maior, o que permite a instalação de alto-falantes e amplo espaço para propaganda nas laterais superiores.

 

O Marcopolo Viale BRT articulado, com piso baixo, é o modelo mais moderno em produção no Brasil e incorpora, entre outras tecnologias, motorização entre os eixos do primeiro carro, com baixa emissão de gases poluentes, câmbio automático, freio a disco e EBS - um sistema de controle eletrônico que proporciona mais eficiência e estabilidade às frenagens -, controle de aceleração inteligente, dispositivo que garante que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, reduzindo o consumo de combustível.

 

O veículo oferece elevado padrão de conforto e segurança, com sistema de ar-insuflado através do equipamento City Vent, câmera de monitoramento interno, acessibilidade por rampa pela porta central, box para cadeirante, dois conjuntos de portas duplas para desembarque e pintura diferenciada. Ideal para o transporte urbano, o Viale possui sistema de segurança para que não se movimente com as portas abertas e atende todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque existentes no País, com opção de porta com 1.100 mm de vão livre na frente do rodado dianteiro e piso elevado, adaptados à acessibilidade.

 

Empresa modelo no segmento, a Visate é responsável pelo transporte urbano de Caxias do Sul desde 1986. A empresa possui uma frota com 344 ônibus com idade média de cinco anos. Em 2014, a frota rodou, cerca de 23 milhões de quilômetros.

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

 

Dia 25

AGRALE LANÇA PRIMEIRO TRATOR ISODIAMÉTRICO DO BRASIL

Modelo inovador possui rodados do mesmo tamanho e tração integral 4X4

 

Caxias do Sul (RS), 24 de junho de 2015 - A Agrale, principal fabricante de tratores no segmento destinado à agricultura familiar, lança o trator 4233, primeiro modelo isodiamétrico (rodados do mesmo tamanho) produzido no Brasil. Proposta inovadora, o novo trator possui dimensões reduzidas, tornando-se ideal para trabalhos em culturas baixas e estreitas, que exigem equipamentos de dimensões reduzidas, como na viticultura (uva latada), fruticultura e avicultura, entre outras.

Segundo Silvio Rigoni, gerente de vendas de tratores da Agrale, o novo trator 4233 possui rodados dianteiro e traseiro com as mesmas dimensões, o que faz com que o operador trabalhe mais próximo do solo e amplia a segurança em terrenos irregulares e íngremes. "Procuramos inovar e atender às necessidades dos clientes por um equipamento de elevada produtividade. O grande diferencial do novo trator é ser mais baixo, confortável e potente que os modelos disponíveis no mercado, ideal para trabalhar em culturas adensadas e baixas, proporcionando maior eficiência, pois não danifica o plantio, além de conforto e segurança ao operador", explica o executivo.

O novo trator Agrale 4233 é equipado com motor Agrale M790, com 30 cv de potência, fator que proporciona melhor desempenho e economia. Possui altura mínima até o assento de apenas 760 mm - a menor de seu segmento. Sua largura total também é reduzida, com 1.120 mm. É equipado com transmissão de 12 marchas (oito à frente e quatro à ré), capacidade de levante hidráulico de 1.050 kg, com controle remoto de série e arco de segurança retrátil. Outro destaque é a ergonomia, com todos os comandos próximos do condutor, o que garante jornadas de trabalho mais longas com menor desgaste físico.

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação Crédito da foto: Gilmar Gomes


Dia 23

MARCOPOLO CONQUISTA PRÊMIO INTERNACIONAL HERMÈS DE L´INNOVATION 2015 

 

Premiação foi entregue no dia 16 de junho, em Paris

 

Caxias do Sul(RS) - 23 de junho de 2015 - A Marcopolo recebeu, no último dia 16, o prêmio internacional Hermès de I'Innovation 2015, concedido pelo Instituto Europeu de Estratégias Criativas e de Inovação e pelo Clube de Paris de Diretores de Inovação. O prêmio reconhece empresas e organizações voltadas a produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento da sociedade.

 

A Marcopolo venceu pela inovação aplicada na concepção e produção de ônibus e é a única empresa brasileira entre as oito organizações premiadas na edição de 2015. O prêmio foi recebido pelo gerente de design e inovação da Marcopolo, Petras Amaral. "Devemos aproveitar este reconhecimento inédito e mostrar para a sociedade todos os avanços e contribuições que a companhia, por intermédio da inovação e tecnologia, proporciona para a melhoria da mobilidade, do transporte coletivo e do bem-estar da sociedade", enfatiza o executivo.

 

Petras Amaral fez uma apresentação sobre o programa que a Marcopolo tem focado em inovação e tecnologia e que inclui, não somente os ônibus desenvolvidos, mas os processos produtivos para tornar a empresa mais competitiva e permitir ganhos para os passageiros e a comunidade, inclusive na preservação ambiental e na sustentabilidade.

 

O Instituto Europeu de Estratégias Criativas e de Inovação foi fundado em 2003, por Marc Giget, um dos maiores especialistas em inovação do mundo. O instituto atua como articulador de ideias, centro de pesquisa, de reflexão e de suporte metodológico às estratégias de inovação e renovação na Europa e no mundo.

 

O critério para escolha dos premiados é do próprio instituto. A entrega do Hermès de l'Innovation 2015 aconteceu durante o 8º Encontro Nacional de Diretores de Inovação, que foi realizado nos dias 16 e 17 de junho, em Paris, e que reuniu em torno de mil profissionais de inovação e diretores de grandes empresas de todo o mundo.

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

Dia 11

FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE ACONTECE DE 22 DE JULHO A 01 DE AGOSTO

Apresentações no Centreventos Carl Hansen e no Teatro Juarez Machado

Ingressos à venda desde o dia 19 de junho.

 

CENTENÁRIO DO CLUBE NAÚTICO FRANCISCO MARTINELLI, DE FLORIANÓPOLIS 

Dia 25 de julho acontece regata para comemorar os 100 anos

 

MARCOPOLO CONQUISTA PRÊMIO REI COM PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL

Projeto Envolver promove a inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho

 

    Caxias do Sul(RS) – 11 de junho de 2015 - A Marcopolo conquistou o Prêmio REI, na categoria Responsabilidade Socioambiental, com o Programa Envolver – Programa de inclusão de pessoas com deficiência (PCD`s) no quadro de empregados da Marcopolo e, consequentemente, no mercado de trabalho. A premiação foi entregue ontem, dia 10 de junho, em São Paulo.

    Iniciado em 2008, o Projeto Envolver transformou o ambiente de trabalho da Marcopolo e proporcionou ganhos sociais e resultados positivos. Um dos motivos que têm garantido o sucesso do Programa Envolver é o engajamento e a participação dos diferentes profissionais da empresa no processo de inserção e desenvolvimento das pessoas com deficiência. No dia a dia da fabricante de ônibus, vários  colaboradores atuam como facilitadores, contribuindo para o acolhimento dos participantes do Programa Envolver, respeitando as diferenças e aprendendo com a troca de experiência.

    O programa teve início com a contratação de 73 pessoas com deficiência. Durante o seu desenvolvimento, percebeu-se a necessidade de qualificação profissional dos candidatos e de adequação da proposta junto à empresa e também às famílias para o melhor rendimento e realização desses profissionais. Hoje são mais de 400 colaboradores com deficiência nas unidades da Marcopolo em Caxias do Sul (RS) e em Duque de Caxias (RJ), onde o programa foi implementado em 2011. 

    Devido aos resultados alcançados, o Projeto Envolver já havia sido escolhido, em 2013, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS como exemplo de experiência bem-sucedida de inclusão de pessoa com deficiência no trabalho. 

    Instituído pela editora Automotive Business, o Prêmio REI – Reconhecimento a Excelência e Inovação - elege os melhores cases da indústria automobilística em 13 categorias. Em sua quinta edição, contou com 65 finalistas que foram escolhidos por um júri de 19 integrantes convidados pela editora.

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação


MAIO

Dia 31

A BRASILEIRA ARIANE MONTICELLI É CAMPEÃ NO IRONMAN, E COM RECORDE

Uma provação mais que uma prova. Na verdade são tres provas integradas. Cada triatleta tem que nadar 3,8km, pedalar por 180km e correr 42,2km!!!

Em 2014 a gaúcha já fazia parte da elite feminina no Ironman

 

Na categoria masculina vitória do belga Marino Vanhoenacker, também com novo recorde de tempo total. O brasileiro Igor Amorelli, campeão da prova em 2014 foi o quarto colocado e também superou o recorde anterior, baixando das 8 horas seu tempo de prova. Timothy O'Donnel, o recordista anterior, terminou em segundo, melhorando em 6 minutos o seu recorde.

 

Dia 30

IRONMAN MOVIMENTA FLORIANÓPOLIS

Em época de baixa estação no litoral do Sul do Brasil, o evento esportivo reúne cerca de 10 mil pessoas na capital catarinense. E, como num passe de mágica, a Ilha da Magia ganha fôlego nas áreas de gastronomia e hotelaria. No dia da prova, 31, em 2015, o tráfego de veículos tem alterações e limitações.

 

ÁRVORES PARA COMPENSAR CARROS

Londrina-PR já decretou que a cada carro vendido deverá ser plantada uma árvore pela concessionária(ou será por conta da concessionária) responsável pela venda. A íntenção é a de compensar a emissão de poluentes. Detalhes como o local do plantio, espécie e distância entre as mudas serão especificados.

 

Dia 25

ELEPHANT PARADE FLORIPA 2015

Até o dia 31 é possível inscrever projeto para a customização das esculturas.

Florianópolis é a primeira cidade do continente a receber a exposição, que acontece entre novembro e o final de janeiro de 2016.

Os elefantes vão receber as personalizações em setembro e outubro.

 

Dia 22

Sest Senat do Paraná participa de ação em parceria com a Polícia Rodoviária Federal

A 2ª etapa do Comandos de Saúde nas Rodovias de 2015 aconteceu no dia 20 de maio e abordou o tema tabagismo

 

O Serviço Social do Transporte - Sest, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - Senat e o Departamento de Polícia Rodoviária Federal - PRF realizaram a segunda etapa do projeto Comandos de Saúde nas Rodovias de 2015, no dia 20.  A ação aconteceu em  26 trechos de estradas que cortam o país.

Nesta edição, o tema abordado foi o tabagismo e a ação está alinhada à campanha nacional de saúde de combate ao tabagismo, visando alertar os caminhoneiros sobre os riscos provocados pela principal causa de morte evitável do planeta.

Na primeira edição anual do evento, realizada em março, profissionais de saúde levaram informações aos caminhoneiros sobre alongamento diário para a coluna e saúde e segurança no trabalho e foram atendidos no país 2.950 caminhoneiros. As próximas edições estão previstas para acontecer nos dias 19 de agosto e 21 de outubro.

Sobre o Comandos de Saúde - A ação orienta os motoristas sobre a importância dos cuidados básicos com a saúde. O projeto tem como intuito prevenir acidentes e garantir mais segurança nas rodovias, além de obter indicadores estatísticos sobre o perfil de saúde física e mental dos motoristas profissionais. Desde 2006, mais de 80 mil caminhoneiros participaram da ação. Em 2014, foram realizados aproximadamente 14 mil atendimentos nas quatro etapas do Comandos de Saúde nas Rodovias.

Sobre o Sest Senat/PR - O Serviço Social do Transporte - Sest e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - Senat no Paraná são administrados pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina - Fepasc. O Sest tem a missão de promover a qualidade de vida dos trabalhadores do transporte e seus familiares por meio de atendimento na área de saúde e oferta de atividades esportivas, culturais e de lazer. O Senat promove o desenvolvimento dos trabalhadores do transporte e a formação e qualificação de novos profissionais por meio de cursos, palestras e outras ações que contribuam com o avanço da qualidade dos serviços. Possui nove unidades no Paraná: Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Guarapuava, Santo Antonio da Platina, Vitorino, Cascavel e Foz do Iguaçu.
 

Dia 12

GESTÃO AMBIENTAL NO TURISMO
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul - ABES/RS, a Universidade de Caxias do Sul - Campus Universitário da Região das Hortênsias, em parceria com a Secretaria de Turismo de Canela, realizaram o II Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos, que teve cerimônia de abertura no Auditório da UCS/Canela no dia 11.

 

Dia 06

Gustavo Moreira lança terceiro livro editado pela Chiado

Lançamento será nesta quinta na Livrarias Curitiba e no sábado na Chain

Amanhã (quinta-feira, 7), às 19h30, nas Livrarias Curitiba, do Shopping Palladium, o autor curitibano Gustavo Moreira, 21 anos, lança seu terceiro livro. "Vida Real Imaginada", publicado pela Chiado Editora, é uma coletânea de 23 contos e crônicas que abordam fatos comuns, mas com doses oníricas, absurdas e imaginativas. Pelas páginas desfilam personagens imperfeitos, às vezes, medrosos, sonhadores e loucos, mergulhados em futilidade, fantasia, problemas pessoais e sociais. No sábado (9), a sessão de autógrafos será na Livraria do Chain, às 10h30 horas.

Serviço
Lançamento e sessão de autógrafos do livro "Vida Real Imaginada", de Gustavo Moreira
Dia - 7 de maio (quinta-feira), às 19h30
Local - Livrarias Curitiba do Shopping Palladium
Dia - 9 de maio (sábado), às 10h30 horas
Local - Livraria do Chain (Rua General Carneiro, 441)

 

Shopping Novo Batel doa veículo ao Hospital Erasto Gaertner

Veículo doado contribui para melhorar atendimento da instituição que recebe mais de 92% dos pacientes pelo SUS

O Shopping Novo Batel fez a doação de um veículo para a Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC), principal mantenedora do Hospital Erasto Gaertner. A entrega foi oficializada na última quarta-feira (dia 4), pelo empresário do shopping Dr. Luiz Celso Branco e contou com a presença de representantes do hospital, da LPCC e da Rede Feminina de Combate ao Câncer. A inciativa segue a política de responsabilidade social da empresa e visa colaborar com o trabalho desenvolvido pelo hospital.

"Sempre procuramos estar atentos às demandas sociais de nossa cidade. Em um encontro na Associação Comercial do Paraná soubemos da necessidade de um veículo, para melhorar o atendimento aos pacientes, razão pela qual fizemos a doação", disse o empresário Dr. Luiz Celso Branco.

Por ser uma instituição privada e filantrópica e atender mais de 92% dos pacientes pelo SUS, iniciativas como esta, do Shopping Novo Batel, são muito bem-vindas e demonstram a importância da solidariedade e da preocupação com o próximo.

"Só temos a agradecer e ressaltar que iniciativas como essa, do Shopping Novo Batel, têm servido de exemplo para outras grandes empresas que se solidarizam cada vez mais e apoiam, seja com patrocínio de projetos ou recursos para as alas do hospital, para tratamentos inovadores, entre outros", afirma Edmundo Kosters, sócio da Liga Paranaense de Combate ao Câncer.

 

ABRIL

Dia 13

AGRALE APRESENTA NA LAAD 2015 A NOVA GERAÇÃO DO UTILITÁRIO 4X4 AGRALE MARRUÁ

Veículo está configurado para as forças policiais

 

Caxias do Sul (RS), 10 de abril de 2015 - A Agrale escolheu a LAAD Defence & Security 2015 – Feira Internacional de Defesa e Segurança, para apresentar a primeira unidade da nova geração do utilitário 4X4 Agrale Marruá. A empresa vai expor uma versão do Agrale Marruá AM 200 cabine dupla, equipado para aplicação de forças policiais. 

 

A apresentação do novo veículo na LAAD 2015 tem como objetivo ampliar o seu uso por forças de segurança policial e corpo de bombeiros, em virtude do seu desempenho off-road e potencial para utilização em aplicações severas, pois permite trafegar em lugares de difícil acesso, aonde outros veículos não conseguem.

 

A nova geração do utilitário 4X4 Agrale Marruá incorpora diversos avanços estéticos, que o tornam mais bonito e atraente, sem perder a sua consagrada identidade visual. O veículo está maior e mais largo, o que amplia o espaço interno e de carga. A nova geração ganhou novos protetores dos para-lamas e laterais, que destacam o visual arrojado e agressivo, e a nova tampa traseira removível da caçamba torna mais fáceis as operações de carregamento e descarregamento.

 

O novo Agrale Marruá vem equipado com sistema de freios com ABS e EBD, que permitem maior segurança e controle durante a condução, sobretudo em situações críticas, motor Cummins de 150 cv de potência e transmissão Eaton, além da opção de caixa reduzida. 

Viaturas Militares 

No estande Agrale na LAAD também estarão em exposição algumas unidades  da família de viaturas para aplicações militares. São quatro diferentes modelos, nas versões de reconhecimento, como o VTL Rec, e transporte de cargas e tripulantes,  com capacidades entre 1,5 a 5 t, considerando carga e reboque;  o VTNE 1½ t, VTNE ¾ t e o VTNE 2 ½ t.  

A LAAD Defence & Security reúne fabricantes e fornecedores de tecnologias, equipamentos e serviços para Marinha, Exército, Força Aérea, forças policiais, forças especiais, gestores de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica. O evento acontece de 14 a 17 de abril, nos pavilhões do Riocentro, no Rio de Janeiro.

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

MARÇO

Dia 23

FOTOS DA ILHA DE SANTA CATARINA NO CARROSSEL DO LOUVRE, EM PARIS

O fotógrafo Cleber Valério tem a primazia de expor na capital francesa. As imagens feitas na "Ilha da Magia", capital do estado de Santa Catarina projetarão ainda mais Floripa a nível internacional.

 

AUDIOVISUAL DO CAMPECHE - SUL DA ILHA DE SANTA CATARINA, EXIBIDO NA LAGOA DA CONCEIÇÃO

Outono-Inverno no Campeche integra a programação comemorativa aos 289 anos de Florianópolis com apresentações dias 25, 26 e 27 às 20 horas na Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição.

 

PÁSCOA NO PARQUE DA OKTOBERFEST

Não é só de Festas da Cerveja que o Parque Vila Germânica interage com o público blumenauense e turistas de toda parte. A Vila de Páscoa - Osterdorf inclui Casa do Coelho e atividades como pintura de casacas de ovos e oficina de artesanato. Tem ainda a feirinha de quitutes. Osterbaum é o nome alemão da árvore decorada com motivo Pascal.

 

Dia 16

Cervejaria Palta, de Curitiba fatura medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cerveja em Blumenau

Cervejaria conquistou júri com a Smoked India, novidade apresentada com exclusividade no maior encontro cervejeiro do país

A cerveja curitibana Palta conquistou medalha de prata na categoria smoked beer do 3º Concurso Brasileiro de Cervejas, que integra a programação do Festival Brasileiro de Cerveja, de Blumenau. A revelação dos vencedores aconteceu na noite de terça-feira (dia 10), no Teatro Carlos Gomes, onde um júri experiente avaliou 874 rótulos, em várias categorias, produzidos em todo o Brasil.

O prêmio consagra uma novidade: a Palta Smoked India, uma cerveja elaborada com maltes tostados e defumados, com toque especial do envelhecimento em madeiras nobres. "Estamos muito satisfeitos, afinal, a Smoked India nem foi lançada e já vai nascer premiada", celebra o cervejeiro Vinícius Sampaio.

Apresentada em primeira mão no Festival Brasileira de Cerveja, o maior encontro cervejeiro do país, a Palta Smoked India é a nova criação da marca, que tem lançamento oficial apenas no inverno. No evento, que terminou dia 14 com a presença de mais de 125 expositores, no Parque Vila Germânica, os visitantes puderam degustar a novidade em primeiro gole, exclusivamente na forma de chopp.

Informação recebida de NCA Comunicação - Novo Conceito Assessoria em Comunicação
Feita adequação de tempo devido ao fato do material ter sido transmitido dia 11 durante período do evento

 

FEVEREIRO

Dia 27

SUL LIDERA BLOQUEIOS EM ESTRADAS COM 80% DAS MANIFESTAÇÕES

Rio Grande do Sul 38 bloqueios,  Paraná 19 bloqueios, Santa Catarina 14. Em Mato Grosso, as informações oficiais indicavam nove interdições

 

O total de 91 bloqueios deixa claro que os Caminhoneiros não aceitaram o que o governo "öfereceu". Na realidade e na prática nada além da previsão de aumento do diesel dentro de seis meses.

Redução do preço atual do combustível ou das tarifas de pedágio, nem passou por consideração.

 

Dia 24

SUL INICIOU O PROTESTO DOS CAMINHONEIROS PELA REDUÇÃO PREÇO DIESEL E PEDÁGIOS

Os estados do PR,RS e SC tiveram a iniciativa da manifestação que já atinge 12 estados: MG, MS, MT, GO, SP, BA, CE, ES, PA

PROBLEMAS IMEDIATOS

# O Porto de Paranaguá-PR recebeu na terça-feira menos de 8% dos caminhões que transportam soja para exportação. Vai demorar dias para que os descarregamentos e embarques em navios sejam regularizados.

# Mais de 30 mil produtores de leite em Santa Catarina estão afetados pela paralisação. E, o produto não pode ficar acumulado nos úberes das vacas leiteiras.

# Sem os grãos para a alimentação de aves e suínos, oito unidades fabris no PR e SC estão inativas. Os abates foram suspensos.

# O abastecimento de combustíveis pode ficar comprometido.

 

Então, os caminhoneiros estão prejudicando o Brasil? Não. A classe abriu a luta da população brasileira contra as elevadas taxações de impostos em todos os setores. Haverá prejuízos a setores diversos. Mas alguma manifestação se fazia necessária para demonstrar a insatisfação dos cidadãos. "Sem caminhão o Brasil não anda" ou "Sem caminhão o Brasil para" são frases verdadeiras.

A ganância dos governos, em todas as esferas, ávidos por arrecadação é a causa do movimento, que poderá ter sequências em breve entre outras classes na dos Professores e na dos Médicos.

                                                                                                                                                                                                                                                                                        Luciano Dellarole

 

Em março, na serra gaúcha

Exposição Fotográfica – Adotados por Elas

 

   Para celebrar o mês da mulher, comemorado em março, a fotógrafa Ana Pacheco criou a exposição Adotados por Elas. O projeto visa incentivar a adoção responsável de qualquer animal de estimação.

 

A fotógrafa selecionou 20 mulheres gramadenses e as fotografou em locais casuais, como a casa ou escritório, com seus animais de estimação adotados. Gatos, cachorros e até mesmo tartarugas fazem parte da exposição.

Com o intuito de incentivo à adoção, Ana Pacheco colocará suas fotos à venda e parte desta renda será revertida em prol da Associação Amigo Bicho de Canela – espaço que contém centenas de animais abandonados e necessita de doações diariamente.

Além das fotos, a exposição contará, em sua inauguração, no dia 06 de março, com um espaço destinado à doação de ração, potes, cobertores e dinheiro que, posteriormente, serão encaminhados a Associação Amigo Bicho.

Também na inauguração, na área externa do Centro de Cultura de Gramado, a Associação disponibilizará alguns animais para receberem um novo lar e fazer parte da vida de algumas famílias. 

O mês da mulher ganha uma data ainda mais especial, unindo a comemoração de ser mulher com um dos mais belos gestos da humanidade: a adoção.

 

O evento: Exposição Fotográfica – Adotados por Elas    Fotógrafa responsável: Ana Pacheco
Realização: Centro de Cultura de Gramado                   Apoio: Secretaria de Cultura de Gramado
Local da realização: Centro de Cultura de Gramado       Data: 06 a 31 de março de 2015

 

Informação recebida da fotógrafa

Dia 13

Em março: PARA QUEM QUER ALIAR ESTUDO A TURISMO NO REINO UNIDO

UK Universities Tour 2015 traz a Curitiba 14 universidades britânicas

A iniciativa é realizada pelo British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais

O interessado em estudar no Reino Unido tem uma oportunidade imperdível para conhecer os programas dos cursos universitários de longa e curta duração em todas as áreas do conhecimento.

Representantes de 14 instituições da Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales estarão em Curitiba, no próximo dia 11 de março, participando da feira UK Universities Tour. A edição 2015 do evento traz à capital paranaense palestras com informações práticas sobre a vida do estudante no Reino Unido, exames de proficiência em língua inglesa, o sistema de ensino britânico, vistos, dentre outras. No evento, que tem entrada gratuita, representantes das universidades estarão presentes e disponíveis para interagir com o público.

A iniciativa em Curitiba, que acontecerá ainda no Recife (PE) e em Porto Alegre (RS), é realizada pelo British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. As inscrições para a UK Universities, que será realizada das 14 às 20 horas, no Radisson Hotel, poderão ser feitas pelo site http://www.britishcouncil.org.br/

Na edição de Curitiba também estarão presentes para esclarecimentos Eric Klug e Fernanda Medeiros, diretores de educação do British Council.

Expositores - A edição 2015 da UK Universities em Curitiba contará com representantes de 14 universidades do Reino Unido: Aberystwyth University, Anglia Ruskin University, University of Brighton, Coventry University, University of Derby, University Of Dundee, Edge Hill University, Edinburgh Napier University, Goldsmiths - University of London, University of Greenwich, Leeds Beckett University, London South Bank University, Middlesex University e University Of Westminster.

Informação recebida de NCA Comunicação - Novo Conceito Assessoria em Comunicação

 

Dia 11

FUNDAÇÃO MARCOPOLO ENTREGA 22 MIL CADERNOS ESCOLARES

Ação contribui para a economia doméstica dos colaboradores da Marcopolo

 

Caxias do Sul(RS) – 11 de fevereiro de 2015 - A Fundação Marcopolo fez a distribuição de mais de 22 mil cadernos escolares para os filhos dos colaboradores da Marcopolo em idade escolar. O programa Todos na Escola foi iniciado em 2003 para apoiar os pais na educação de seus filhos, contribuindo para a economia das famílias, com a redução dos gastos com material escolar. Nesses 12 anos de programa foram distribuídos mais de 200 mil cadernos. A distribuição aconteceu entre os dias 3 e 6 de fevereiro, nas unidades de Caxias do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

 

Segundo Osmar Piola, diretor da Fundação Marcopolo, o programa vem cumprindo os seus objetivos, especialmente em momentos em que se requer das famílias um bom planejamento financeiro, sem descuidar do mais importante, o futuro dos seus filhos. Os pais retiraram os kits mediante apresentação do comprovante de matricula de 2015.

 

Os alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental receberam quatro cadernos e os alunos do 5º ano do ensino fundamental até o 3ª ano do ensino médio receberam cinco cadernos universitários, todos de capa dura e personalizados. Este ano, as capas dos cadernos pequenos seguem o tema “8 Jeitos de Mudar o Mundo” e os cadernos universitários contam com gravuras dos ônibus em países onde a Marcopolo possui unidades fabris.

 Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

JANEIRO

Dia 22

Cervejaria de Curitiba faz sucesso até no Nordeste

Com menos de um ano no mercado e uma produção de 5 mil litros/mês, a curitibana Palta consolida vendas nas regiões Sul e Sudeste e surpreende com rápida aceitação de cervejas artesanais nos estados da Bahia e Pernambuco

O mercado cervejeiro vive um momento de forte crescimento no Brasil, tanto na produção quanto no consumo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), as chamadas cervejas especiais - que reúnem as artesanais, as importadas e as industriais de categoria premium -, ocupam hoje 5% do mercado e devem dobrar este número nos próximos cinco anos. Antes mesmo de completar um ano de operação, a Cervejaria Palta, de Curitiba, tem conseguido através da aceitação de seus rótulos, expandir as vendas para outros estados.

Além do Paraná, berço da micro cervejaria fundada oficialmente em 2014, a Palta vem sendo distribuída em outros seis estados (já consolidada em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro). E quebrando um paradigma de que as cervejas artesanais são mais adequadas para se consumir em climas frios, a Palta vem mostrando ótima aceitação em Pernambuco e na Bahia. "Assim que começamos a distribuição no nordeste percebemos que, apesar do clima quente, a aceitação à nossa cerveja foi excelente. Hoje, Pernambuco já figura entre os estados de melhor consumo da Cerveja Palta. E a Bahia, onde a Palta começou a ser comercializada em dezembro, já foi ampliado o volume de pedidos, demonstrando assim grande potencial de consumo", afirmou Bruno Sperandio, um dos sócios da Cervejaria Palta.

Assim como muitas cervejarias espalhadas pelo Brasil, a Palta começou como um hobby em 2010, até se tornar uma cervejaria de verdade. Oficialmente, a Palta foi fundada em 2014 e hoje sua produção atinge a marca de 5 mil litros/mês. Através da união de quatro empreendedores, a cervejaria nasceu com objetivo de enriquecer o mercado e democratizar as cervejas artesanais. A Palta segue a proposta de desenvolver cervejas com riqueza de aromas e sabores, sempre com equilíbrio para não incomodar o paladar dos menos conhecedores. "Nossos rótulos têm conquistado tanto o especialista em cervejas gourmet, quanto os descobridores desse novo mundo de cervejas artesanais", define Bruno.

Rótulos
O primeiro rótulo foi a Red Planet Ale, uma cerveja estilo Irish Red Ale com características regionais, lançado em março de 2014, no Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau. Seu nome "Red Planet Ale" faz alusão à Marte (planeta vermelho), remetendo à coloração deste estilo. Nesta receita, a Palta busca adequar o estilo artesanal ao clima e ao costume brasileiro. O resultado é uma cerveja de corpo médio, amargor médio-baixo, teor alcoólico equilibrado, refrescante e de excelente drinkability. O diferencial na receita é o lúpulo japonês Sorachi Ace, um ingrediente raro, com toque cítrico e um harmonioso toque amanteigado. "A Red Planet Ale tem a proposta de agradar aqueles que estão descobrindo o universo das cervejas especiais, pois é uma cerveja leve e equilibrada, porém, pela sua complexidade, encanta também os mais entendidos no assunto", afirma o cervejeiro Vinicius Sampaio.

Em setembro de 2014, a Palta lançou a cerveja XLager, uma Vienna Lager turbinada, que traz uma surpreendente carga de lúpulo para completar o corpo rico em maltes. "É uma cerveja que busca sua inspiração na delicadeza da agressividade. Sua característica principal é a combinação perfeita entre a sutileza do malte com a porrada do lúpulo", define Vinícius. Se o primeiro rótulo lançado focava o consumidor que está descobrindo o universo das cervejas artesanais, a XLager foca o público que já é "bebedor".

Lançamento
E os fãs das cervejas Palta podem aguardar por novidades. Em março, durante o Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau, um novo rótulo será apresentado pelos empresários.

 

Informação recebida de NCA Comunicação - Novo Conceito Assessoria em Comunicação
Apenas incluído "até" no título

 

Dia 08

AGORA SAI?

 

Ilustração do projeto inicial do Parque Hotel Marina Ponta do Coral,

em Florianópolis (SC), que foi alterado para evitar a necessidade  de autorização federal para o licenciamento ambiental, que agora depende apenas do governo estadual. As licenças ambientais provocam aumento nos prazos de obras como as da BR 101 no Morro dos Cavalos, município de Palhoça e do Anel Viário que retirará a maior parte do grande volume de caminhões que trafegam pela BR 101 nos municípios de Biguaçu, Sáo José e Palhoça, na Grande Florianópolis. Antes de 2017 não há a menor chance do Anel Viário estar concluído. Obras nem iniciadas.

 

2014

DEZEMBRO

Dia 31

NOVA SANTA REPRESENTA TAMBÉM A GEELY ALÉM DA SSANGYONG EM CRICIUMA E SÃO JOSÉ

A boa novidade que soube na minha ida no último dia do ano à loja de São José é que as concessionárias NOVA SANTA passam a representar além da coreana Ssangyong também a chinesa Geely. As linhas se complementam, uma vez que os modelos  Ssangyong têm motorização a diesel(by Mercedes Benz) e tração 4x4: Korando, Kyron, Rexton e a pick-up Action Sports. Os carros da Geely, o simpático hatch GC 2 - conhecido como Panda pelo design da dianteira e o sedan EC 7 são movidos a gasolina. As linhas das duas marcas estão em faixas de preços bem diferentes: Os 4x4 com motores a diesel turbocomprimidos passam dos R$ 100 mil enquanto o "Panda" custa menos de R$ 30 mil completo. O motor é 1.0 de tres cilindros, enquanto o sedan vem com 1.8 quatro cilindros, por R$ 50 mil também completo. A Geely é a atual proprietária da Volvo, a marca sueca que se notabilizou pela segurança dos carros que fabrica. Sucesso também com a Geely é o voto que faz o SULACONTECE.com à NOVA SANTA, empresa Parceira no OFFLORIPA 4x4 2014 através da Ssangyong.

 

NOVEMBRO

Dia 23

 

na mesma estrutura física do HOTEL SKY, que já tem a bem sucedida Casa de sopas SOPAS DA SERRA. Os turistas que forem curtir essa temporada do Natal Luz serão brindados com a novidade inaugurada esse mes em mais uma iniciativa da empreendedora família Krauspenhar. O SULACONTECE.com  deseja pleno sucesso aos Amigos e Parceiros também nesse empreendimento.

 

Dia 14

Nova Trento participou da 26ª edição do Festival de Turismo de Gramado

 

A cidade catarinense de Nova Trento, representada por seu Secretário de Turismo e Cultura, Eluísio Antônio Voltolini participou da 26ª edição do Festival de Turismo de Gramado-RS entre os dias 06 a 09.

O evento é considerado o mais importante do gênero no país e a presença no Festival divulga o município neotrentino, bem como as atrações turísticas da Capital Catarinense do Turismo Religioso.

A cidade, além do Santuário de Santa Paulina, tem algumas vinícolas conforme tradição italiana e integra o calendário das Festas catarinenses com a Incanto Trentino.
 

Sistema wood frame da Kürten é referência para setor florestal

Prêmio foi concedido pela inovadora tecnologia importada da Alemanha com pioneirismo por Waldemir Kürten

 

O empresário Waldemir Kürten recebeu, na noite do dia 10 de novembro, o Prêmio Referência 2014, concedido à Construtora Kürten pela utilização da tecnologia wood frame, sistema construtivo alemão. A honraria foi promovida pelo Grupo Jota, empresa responsável pela publicação de revistas dos setores florestal e madeireiro. O prêmio reconhece trabalhos e iniciativas que mudaram para o melhor o setor de base florestal.

Ao agradecer o prêmio, entregue pela jornalista Flávia Santos, da equipe do Grupo Jota, Kürten lembrou que a construtora paranaense foi pioneira ao trazer da Alemanha a tecnologia wood frame. "O sistema está entre as tecnologias mais avançadas em construções sustentáveis no mundo. O processo inovador possibilita a construção de espaços com recursos que preservam o meio ambiente", disse o empresário. De acordo com ele, ao utilizar o sistema a Construtora Kürten promove uma maior durabilidade e segurança em seus produtos".

Em seu pronunciamento, Kürten dirigiu-se aos diretores do Grupo Jota Fábio Alexandre Machado e Pedro Bartoski Junior, e destacou o trabalho que a empresa desenvolve para o setor florestal. Parabenizou os empresários pela forma de gestão sustentável de seu negócio.

Sobre o wood frame - A tecnologia wood frame, importada em 2011 da Alemanha com pioneirismo pelo Grupo Kürten, comandado por Waldemir Kürten, está de acordo com as premissas da PRNS - Política Nacional de Resíduos Sólidos. Comparado às construções tradicionais, o wood frame é mais sustentável porque reduz a emissão de CO2 na atmosfera pelo uso de madeira de reflorestamento (pinus), matéria-prima renovável, contribui para a redução no desperdício de materiais e reutiliza os resíduos na própria fábrica para produção energia. Os sistemas de isolamento térmico adotados nesse modelo asseguram um menor consumo de energia com aquecedores, e os projetos podem incluir sistema de captação de água de chuva para reaproveitamento. O resultado é uma obra seca e limpa. Recentemente, o sistema construtivo da Kürten integrou o rol de atividades do Curso de Especialização em Construções Sustentáveis, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPr. Estudantes de Arquitetura da disciplina "Tecnologia da Construção", da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP conheceram a tecnologia do sistema wood frame e outras alternativas de construção em madeira.

O prêmio - A premiação é concedida pelo Grupo Jota, responsável pelas revistas "Referência Florestal", "Referência Industrial", "Produtos de Madeira", "Celulose e Papel" e "Biomais". O prêmio está na 12ª edição e tem o objetivo de divulgar iniciativas relevantes para o setor. A cada ano são eleitos 10 nomes, entre entidades, personalidades e empresas. Durante a seleção são levados em consideração atitudes ligadas ao campo do empreendedorismo, defesa dos interesses da atividade de base florestal, sustentabilidade, fomento da informação, realizações, datas emblemáticas que fortalecem entidades ou projetos.

Informação recebida de NCA Comunicação - Novo Conceito Assessoria em Comunicação
 

Dia 27

AGRALE COMEMORA 16 ANOS DO PROJETO GIRASSOL Na edição deste ano participam 327 estudantes da comunidade caxiense 

Caxias do Sul(RS) – 22 de outubro de 2014 - A Agrale comemora o 16º ano do Projeto Girassol, que envolve crianças e adolescentes no cultivo de hortas e em atividades educativas, principalmente com foco na agroecologia. Desenvolvido pela empresa com o apoio de entidades parceiras de Caxias do Sul, o projeto beneficia diretamente 327 estudantes das escolas municipais e estaduais de Caxias do Sul.

 

Segundo Paulo Ricardo dos Santos, gerente de Recursos Humanos da Agrale, o cronograma de atividades está relacionado tanto com ações socioambientais como o planejamento dos jovens para o mercado de trabalho. “Estamos muito felizes pelo sucesso alcançado pelo projeto, pois recebemos diversos prêmios pela iniciativa. O projeto acontece praticamente o ano inteiro e são desenvolvidas ações quinzenais no ambiente escolar, que estimulam a preservação ambiental entre outras coisas”, explica o executivo.

 

O Projeto Girassol tem como objetivo desenvolver, no espaço escolar, ações que permitam ao aluno aprender na prática noções de preservação do meio ambiente e também desenvolver habilidades de planejamento de seu futuro social, juntamente com professores, colegas, familiares e todos os interessados em evitar problemas ambientais e/ou dificuldades sociais. Idealizado pelo Conselheiro de Administração da Agrale, José Angeli, o Projeto Girassol está sendo realizado na Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli – CAIC -, na Escola Municipal Rosário São Francisco e na Escola Estadual Erico Veríssimo.

 

Com oito meses de duração, os trabalhos práticos começaram em abril, com a realização de palestras educativas e os preparativos para a construção de hortas comunitárias nas escolas e nas comunidades onde estão inseridas. Na etapa atual, o Projeto Girassol envolve crianças e adolescentes no cultivo das hortas e em atividades educativas, principalmente com foco na agroecologia. No mês de outubro é realizada a tradicional distribuição de sementes de girassol em diferentes pontos da cidade e nas três unidades da Agrale, em Caxias. Em novembro, ocorre a Rústica Girassol e a Mostra do Projeto Girassol.

 

“Este ano, distribuiremos mais de 4.500 saquinhos com sementes e a cerimônia de encerramento acontecerá no dia 25 de novembro, quando todas as turmas participam da Mostra do Projeto Girassol, onde serão apresentadas às entidades convidadas o aprendizado do projeto durante o ano”, finaliza Paulo Ricardo.

 

O Projeto Girassol conta com o apoio da Dolaimes Comunicação e Eventos, Rádio São Francisco, Fazenda Três Rios, Produtos Pioneer, Pedreira Caxiense Fagundes, Transportes Giratur, Parceiros Voluntários de Caxias do Sul, FTEC, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Inclusão Social, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal da Agricultura, CODECA.

 Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

 

___________________________________________________________________________________________

Dia 15

CAMISETA FEITA EM SANTA CATARINA ENTROU PARA O GUINESS BOOK

Para chamar a atenção(e conseguiu!) para o mes do combate ao câncer de mama, a empresa Equilibrius da cidade de Navegantes no litoral Norte catarinense, confeccionou a maior camiseta do mundo. Com 93 metros de altura por 62,7 metros de largura. Depois do recorde homologado, a peça gigante será transformada em 10 mil camisetas para vestuário. Na cor rosa, em tecido ecológico, cada camiseta teve preço fixado em R$ 25 dos quais R$ 10 irá beneficiar a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Para comprar, acesse amaiorcamisetadomundo.com

 

Dia 14

Los Paleteros inaugura fábrica e movimenta economia de Barracão-PR

 

Marca especializada na produção paletas mexicanas investiu R$ 14 milhões, gerando oportunidades e abrindo novos postos de trabalho na região sudoeste do Paraná

 

A Los Paleteros inaugurou em Barracão, no sudoeste do Paraná, sua segunda fábrica e uma Loja Conceito. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 14 milhões, gerando 70 empregos diretos, número que deve chegar a 100 novos postos de trabalho no início de 2015. Presente à festa inauguração, o prefeito da cidade Marco Zandoná destacou os avanços que a nova fábrica trará a economia local. "Nossa cidade passa por forte transformação econômica e a instalação da fábrica da Los Paleteros garante mais oportunidade aos nossos moradores, gerando emprego e renda, além de trazer mais qualidade de vida", afirmou o prefeito.

Foto Bebel Ritzmann



Além dos empregos criados em Barracão, as operações da marca de paletas mexicanas, que está presente em sete estados e no Distrito Federal, geraram mais de 2000 empregos indiretos em todo país. A localização geográfica de Barracão é considerada estratégica para os planos da Los Paleteros em relação ao Mercosul. "Nossa fábrica conta com um maquinário de alta qualidade, com o padrão europeu de exportação, para levar a Los Paleteros a outros mercados, como o Mercosul, Europa e Estados Unidos", afirma o diretor executivo Gean Chu. Durante a inauguração Chu afirmou que a empresa vem investindo constantemente em inovação e qualidade. "Mais que vender sorvetes a Los Paleteros focada em oferecer uma verdadeira experiência de consumo aos fãs da marca", destaca Chu.

Com a nova fábrica a rede de franquias de paletas mexicanas eleva sua capacidade produtiva a 1,2 milhão de paletas ao mês, número que dobra até o fim do ano, com a implantação de novos maquinários. Segundo o diretor financeiro da Los Paleteros, Gilberto Verona Filho, esta é a primeira fábrica no mundo a produzir paletas mexicanas em larga escala. "Com os planos de expansão previstos para 2015, a fábrica de Barracão chegará à sua capacidade máxima de produção, que é de 3 milhões de paletas por mês, com a qual conseguiremos dar suporte à rede de franquias", pontua o Verona Filho.

Instalada em uma área de 5 mil metros quadrados, a fábrica da Los Paleteros em Barracão tem um total de 3,2 mil metros de área construída. Anexo à unidade fabril foi inaugurada também uma Loja Conceito, com 100 m2 de dimensão. Além do atendimento direto ao consumidor da região, a Loja Conceito foi projetada para treinamento de novos franqueados e suas equipes, visando maior aproximação com o cliente e sua fidelização.

A produção das duas fábricas (além de Barracão a marca conta com fábrica em Curitiba) é encaminhada para as unidades franqueadas através de dois centros de distribuição, localizados em São Paulo e Curitiba. Segundo os proprietários, dois novos centros serão criados pela rede Los Paleteros no próximo ano, para atender a demanda das franquias abertas. Atualmente a Los Paleteros está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

Inaugurada em dezembro de 2012, a rede Los Paleteros vem apresentando crescimento acelerado. No primeiro ano de operação a Los Paleteros teve um faturamento de R$ 6 milhões. Este ano, marcado por inaugurações em ritmo acelerado, a marca projeta alcançar o número de 70 unidades em operação e um faturamento de R$ 60 milhões.

Responsabilidade Social
Durante a inauguração de sua nova fábrica, a Los Paleteros repassou à APAE de Barracão um cheque no valor de R$ 25.000,00, resultado de uma ação de responsabilidade social da empresa. No Dia do Sorvete, celebrado em 23 de setembro, a rede de franquias de paletas mexicanas realizou o "Dia Paletero". Na oportunidade, a marca reverteu o valor de R$ 1,00 sobre cada paleta comercializada em suas unidades, em prol de uma instituição beneficente. Ação pioneira no mercado de sorvetes, a campanha Dia Paletero envolveu 47 unidades da rede. O valor total com as vendas foi repassado diretamente para a entidade, não sendo utilizada para fins de deduções fiscais.

 

SETEMBRO

o

________________________________________________________________________________________________________________________________

Dia 25

AGRALE CONQUISTA PRÊMIO TOP SER HUMANO 2014

Programa Agregar beneficia pessoas com deficiência

Caxias do Sul(RS) - 25 de setembro de 2014 - A Agrale conquistou o prêmio Top Ser Humano 2014, na categoria Empresa, com o Programa de Inclusão Social - Agregar. Promovida pela ABRH - RS (Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul), a premiação reconhece as empresas e profissionais que apresentam as melhores práticas na área de gestão de pessoas.  O evento de premiação será realizado no dia 1º de outubro em Porto Alegre, RS. 

Criado em 2013, o programa Agregar prioriza a qualificação profissional de pessoas com deficiências, para que possam ser incluídas no mercado de trabalho. O projeto contribui para a inserção desses profissionais, tendo como foco central o desenvolvimento e o suporte para a superação de limites e obstáculos no decorrer da vida social e produtiva. 

O Top Ser Humano realizado desde 1993, já premiou 375 cases em todo o Estado, com a participação de organizações de diversos segmentos e 16 personalidades que se destacam por suas ações em prol da responsabilidade social e gestão de pessoas do Rio Grande do Sul.

 Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

Texto foi resumido.

________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Dia 24

Musical que homenageou os 70 anos de Chico Buarque no Teatro Fernanda Montenegro dias 19 e 20,

em Curitiba-PR foi sucesso de público num show performático

Foto Mary Derosso

Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa: Interação do trio com o público merece ser registrada. A performance das atrizes impressionou muito positivamente. Produção(Arranjos, Cenário, Iluminação) um Show só!

________________________________________________________________________________________________________________________________

Dia 24

Dia do Sorvete: Los Paleteros lança campanha que reverterá vendas para projetos sociais

No dia 23 de setembro, A marca de paletas mexicanas destina R$ 1,00 sobre cada paleta comercializada em prol de instituições beneficente

 

A Los Paleteros preparou uma campanha para marcar uma das datas mais saborosas do calendário nacional. No Dia do Sorvete, celebrado em 23 de setembro, a rede de franquias de paletas mexicanas realiza o Dia Paletero, uma ação de responsabilidade social que se tornará uma deliciosa tradição. Na data, o valor de R$ 1,00 sobre cada paleta comercializada será revertido para instituições beneficentes.

Ação pioneira no mercado de sorvetes, a campanha Dia Paletero envolverá todas 47 unidades da rede, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Neste dia, para alavancar os resultados da campanha, a Los Paleteros movimentará a hashtag #diapaletero nas redes sociais, acompanhando as vendas, o engajamento das lojas e divulgando a participação dos consumidores da marca, conhecidos como paleteromaníacos.

Ao destinar uma porcentagem do lucro com as vendas, a Los Paleteros pretende minimizar problemas sociais, contribuindo com entidades voltadas ao público infantil. Segundo o coordenador da campanha, como se trata de uma primeira edição, a instituição será definida com base nos resultados alcançados. O valor total com as vendas será divulgado ao fim da ação e repassado diretamente para a entidade, e não servirá para fins de deduções fiscais.

Sobre a Los Paleteros
Marca fundada em Curitiba, no ano de 2012, a Los Paleteros conta atualmente com 47 unidades, em sete estados brasileiros e no Distrito Federal. A expectativa da rede é atingir, até o final do ano, a marca de 100 estabelecimentos abertos. Com suas saborosas paletas mexicanas, a Los Paleteros aposta no mercado premium de sorvetes, tendo como diferenciais o tamanho, a adoção de ingredientes naturais e excluindo os corantes e conservantes artificiais de sua lista de ingredientes. Por parecerem verdadeiras frutas no palito é que as paletas caíram no gosto no brasileiro.

 Informação recebida de NCA Comunicação - Novo Conceito Assessoria em Comunicação

________________________________________________________________________________________________________________________________

Dia 18

NOVA SANTA INAUGURA LOJA SÃO JOSÉ COM APRESENTAÇÃO DA LINHA SSANGYONG 2015

A representante da marca SsangYong em Criciuma e São José realizou duas ações no evento que aconteceu na noite chuvosa do dia 18. Os novos Korando e Rexton cobertos com panos azul escuro, resplandesceram seus designs destacados pela pintura na cor branca ao serem descobertos sob as luzes do show room da loja da Leoberto Leal, em Barreiros. A boa-vinda aos participantes do coquetel ficou por conta da pick-up Actyon Sports estacionada diante da loja.                                Texto e Fotos Luciano Dellarole

            A Equipe Nova Santa São José e convidada especial                                                               A nova frente do top de linha Rexton                                                                                                   

                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

                                   A bela Natalia e os novos modelos, de portas abertas

                                                  assim como as portas da nova loja

 

Dia 17

Musical celebra os 70 anos de Chico Buarque no Teatro Fernanda Montenegro dias 19 e 20, em Curitiba-PR

Poeta carioca que sempre traduziu universo feminino é homenageado no espetáculo "Palavra de Mulher",

que recebeu duas indicações ao prêmio Bibi Ferreira como Melhor Musical Brasileiro e Melhor Direção

 

Homenagem das consagradas artistas Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa, aos 70 anos do compositor Francisco Buarque de Holanda, o musical "Palavra de Mulher" chega a Curitiba, com apresentações nos dias 19 e 20 de setembro, no palco do Teatro Fernanda Montenegro. Reconhecido por traduzir com perfeição o universo feminino, o poeta carioca Chico Buarque empresta canções de seu repertório como "Flolhetim", "O Meu Amor" e "Bem Querer" neste musical, que tem duas indicações ao Prêmio Bibi Ferreira 2014, nas categorias "Melhor Musical Brasileiro" e "Melhor Direção" a Fernando Cardoso.

O feminino toma conta do espetáculo que une música e histórias das cantoras atrizes, que se misturam às histórias do universo feminino criado por Chico Buarque. Um espetáculo sedutor, que prende a atenção do espectador do início ao fim. Traz em cena atrizes com forte presença de palco.

São três mulheres fortes em cena e a direção comandada por Fernando Cardoso soube extrair o melhor de cada uma, equilibrando perfis e características individuais em relação às personagens das canções. Uma boa utilização do espaço cênico e dos adereços. Musicalmente impecável pela leveza, pela interação dos músicos com o ambiente e com as atrizes, mas, principalmente, pelos arranjos e desempenho dos músicos. O espetáculo é música, é feminino e as letras são palavras de mulher que tocam a todos.

Serviço:

Musical "Palavra de Mulher"

Data: 19 e 20 de setembro

Horário: 21h

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) R$ 25,00 ( meia entrada);

Local: Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel)

Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 517, Batel, Curitiba - PR

Ficha técnica
Intérpretes: Virgínia Rosa, Lucinha Lins, Tânia Alves
Direção musical e piano: Ogair Júnior
Contrabaixo acústico: Robertinho Carvalho
Bateria e percussão: Ramon Montanhaur
Cenografia: Fernando Cardoso
Figurinos: criação coletiva
Iluminação: Cristiano Paes
Direção geral: Fernando Cardos
o


                                                                          Informação recebida de NCA Comunicação - Novo Conceito Assessoria em Comunicação

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Dia 13

OFF ROAD BENEFICENTE DOA QUASE MEIA TONELADA DE ALIMENTOS

 

O OFFLORIPA 4x4 realizado desde 2007 soma a arrecadação de 4 Toneladas de alimentos doadas a Entidades Assistenciais de Florianópolis, São José e Balneário Camboriú.

 

O apoio da mídia na divulgação das atividades tem indiscutível importância. A cada jornal, revista, site, programa de TV que ajudou a propagar suas atividades o OFF ROAD ADVENTURE TEAM agradece. Igualmente agradece a confiança de cada usuário de 4x4 que se aventurou pelos belos caminhos alternativos fora de estrada, selecionados com critério, visando a máxima satisfação com a preservação da segurança.

 

Em 2014, o OFFLORIPA 4x4 é o Passeio comemorativo pelos 15 anos de atividades do OFF ROAD ADVENTURE TEAM . No dia 13 de setembro  o evento teve início em São José e término na região da Grande Florianópolis, após o grupo almoçar em Fazenda em Anitápolis.

 

A Parceria da NOVA SANTA  - Ssangyong com lojas em São José e Criciúma, através da cessão do veículo usado pela Organização na função de "madrinha", o carro-guia do Passeio, viabilizou o evento. O modelo, o Actyon Sports - pick-up cabine dupla com transmissão automática de seis velocidades e comando para troca das marchas no volante. Motor turbo diesel com intercooler.

 

O volume de alimentos para doação no Passeio 2014 atingiu 484,4 Quilos. As Entidades beneficiadas são: Leocádio José Correia e Seara dos Pobres, ambas sediadas em Florianópolis.

 

A Organização colocou 444,4 Quilos no local da saída para que os participantes tivessem oportunidade de ver. O volume (com quatro dígitos 4 formando dois numerais 44 faz referência ao sistema de tração 4x4). Apenas um detalhe. Pensado.

_____________________________________________________________________________________

 

AGOSTO Dia 16

TURISMO DO SUL DEVE GANHAR NOVO PASSEIO FERROVIÁRIO EM 2015

 

A linha com cerca de 60 quilômetros entre as cidades gaúchas de Estrela e Guaporé inclui 33 túneis e 17 viadutos. No trajeto, o traçado da nova via férrea passa por Roca Sales, Vespasiano Corrêa, Colinas, Muçum e Dois Lajeados. A operação no Rio Grande do Sul estará a cargo da Serra Verde Express, que já tem atividade turística ferroviária no Espírito Santo, em Mato Grosso do Sul, e no Paraná. O roteiro paranaense entre Curitiba e Morretes, da linha que liga a capital à portuária Paranaguá já foi conferido pelo SULACONTECE.com  e está na página Passeios. Investimento no projeto gaúcho é de R$ 1 milhão. A concessão da via pertence à ALL.
 

JULHO Dia 16

 

FEIRA DO EMPREENDEDOR EM FLORIANÓPOLIS

Entre os dias 17 e 20 na capital catarinense. Ingresso R$ 5,00.

 

JUNHO Dia 16

ENERGIA LIMPA NO RS

Santa Vitória do Palmar deve receber até o final de 2014 investimento de R$ 1 bilhão em usinas eólicas

 

Chamados Parques Eólicos, os centros geradores de energia a partir do vento tem na paranaense Atlantic Energias Renováveis a viabilizadora dos investimentos, detentora do Know how e realizadora dos projeto . No próximo leilão que deve acontecer em setembro a Atlantic tem a intenção de se apresentar novamente, tentando habilitar-se à geração de outros 200 MW em área vizinha. A empresa tem em SC uma hidrelétrica de pequeno porte(10 MW). As atividades não se limitam ao Sul do Brasil: No Rio Grande do Norte seus parques eólicos geram 60 MW e na Bahia está em fase de construção Parque com capacidade de 180 MW.

 

MAIO Dia 31, em Curitiba

 

Músicas da jovem guarda com Gogó à Brasileira no Teatro Fernanda Montenegro

Renda do espetáculo será revertida para o Centro Sócio Educacional Esperança, de Curitiba

 

"Os Brotos Comandam a Jovem Guarda" é o espetáculo que o grupo vocal Gogó à Brasileira mostra neste sábado (31), às 20 horas, no palco do Teatro Fernanda Montenegro, do Shopping Novo Batel. A apresentação tem renda revertida ao Centro Sócio Educacional Esperança, que atende crianças e jovens na região do Pinheirinho, região Sul de Curitiba.

O grupo Gogó à Brasileira apresenta um repertório composto por canções que fizeram sucesso na época da Jovem Guarda, importante fase da música brasileira, que consagrou Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa, Jerry Adriani, Ronnie Von, Wanderley Cardoso, Martinha, Vanusa e as bandas Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, Os Incríveis e The Fevers.

O Centro Social Esperança ampara 200 crianças e adolescentes que vivem na comunidade carente Bolsão Ulysses Guimarães, no Pinheirinho, e atua para amenizar os problemas sociais enfrentados pela população local. O Centro oferece alimentação saudável, educação, abrigo, roupas e atenção dos profissionais e voluntários que auxiliam nas atividades diárias da entidade.


Serviço:
"Os Brotos Comandam a Jovem Guarda", com Gogó à Brasileira
Local: Teatro Fernanda Montenegro - Shopping Novo Batel


                                                                          Informação recebida de NCA Comunicação - Novo Conceito Assessoria em Comunicação

_________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

 

JANEIRO

É DE SANTA CATARINA O PRIMEIRO VEÍCULO DO MUNDO COM TRÊS SIMULADORES VIRTUAIS DE TIRO

PARA TREINAMENTO DE POLICIAIS

 

Equipamento proporciona mais segurança e permitirá treinar policiais com economia, redução de custos e preservação ambiental

 

Florianópolis (SC), 23 de janeiro de 2014 -  Será apresentado, no próximo dia 30 de janeiro, ao governador do Estado, Raimundo Colombo, ao secretário de segurança pública do Estado, César Augusto Grubba, e à secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Maria Filomena de Luca Miki, na sede da Secretaria de Segurança Pública, em Florianópolis, o primeiro veículo do mundo com três simuladores virtuais de tiro para treinamento policial e de segurança.

 

Santa Catarina será o primeiro Estado do Brasil a adotar o inédito equipamento. Montado em um caminhão, utiliza a tecnologia de Sistema Virtual de Tiro e faz parte do Projeto Escola Itinerante para capacitação na disciplina de tiro policial, fruto de uma parceria/convênio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Será utilizado para a formação de policiais civis e militares e treinamento de legítima defesa, técnicas e táticas policiais, sobrevivência e direitos humanos.

 

O caminhão-escola da Secretária de Segurança Pública foi adquirido através de processo licitatório, sendo fornecido e fabricado pela empresa Athos Brasil, que adotou tecnologia de simulação de tiro virtual da fabricante Federal Defender BR em parceria com Taurus, e tecnologia de software de gestão de unidade móvel e atividades de capacitação da desenvolvedora de software Roncat Soluções. A aquisição representou investimento de R$ 1,2 milhão e vai proporcionar mais segurança e permitir treinar policiais com economia, redução de custos, preservação ambiental e melhor gestão.
 
Equipamento inédito

O tenente-coronel da Polícia Militar de Santa Catarina, Claudio Gomes, diretor de Formação e Capacitação da SSP, é um dos responsáveis pelo projeto com base em equipamentos semelhantes utilizados nos Estados Unidos. “Com o simulador, após se formar na academia militar, os policiais poderão fazer testes de reciclagem periodicamente, com total segurança. Atualmente, em treinamentos, cada policial realiza a média entre 500 e mil tiros, com naturais riscos de acidentes, além de comprometer o meio ambiente, pela contaminação provocada pelo chumbo e outros elementos químicos presentes nas munições”, explica.

 

Com a eliminação do emprego de munição real, o programa de treinamento virtual elimina a probabilidade de acidente, assim como permite grande economia. Com o uso de munição real, um programa que envolva um milhão de tiros tem custo aproximado de R$ 3 milhões, enquanto nos exercícios pelo simulador, que substitui o emprego de munição, contribui drasticamente para a redução de custos, e o valor é reduzido para cerca de R$ 1.000,00.

 

Além disso, o equipamento impede integralmente a probabilidade de incidentes com bala, pela adoção de um sistema de ar comprimido. Outro aspecto importante é que, por ser itinerante, o simulador, também elimina os gastos com o deslocamento, munição e estada de centenas ou milhares de policiais para a realização de um programa de treinamento de rotina.

 

Vantagens

Além da modernização dos recursos da Secretaria de Segurança do Estado, que a posiciona entre as mais avançadas, e do aperfeiçoamento profissional dos policiais, a adoção do simulador virtual de treinamento apresenta uma série de vantagens, especialmente em segurança, custo e meio ambiente. Por se tratar de um simulador de tiro, elimina a probabilidade de contaminação do ambiente.
 

 Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

(Realces em negrito por conta sulacontece.com)

 

DEZEMBRO

Dia 09

A PUJANÇA DA PECUÁRIA CATARINENSE

 

No período janeiro/setembro 2013 as exportações brasileiras de Suínos foi de 331 mil Toneladas, sendo 112 mil T produzidas em Santa Catarina. Do Valor total de US$ 915 milhões, a produção catarinense também respondeu por mais de um terço, com US$ 310 milhões. Outro dado impressionante: A procução de Leite em SC aumentou de 1 bilhão de litros em 2000 para 2,7 bilhões em 2012, um incremento de 170%. Também na produção de Soja o estado sulino registrou em 2013 safra recorde de 1,5 milhão de sacas. Para 2014 a expectativa é de aumento de mais de 8% nesse recorde.

 

NOVEMBRO

Dia 25

 

FÁBRICA DE MOTORES EM JOINVILLE PREMIADA

A fábrica de motores da GM ficou em segundo lugar na categoria Sustentabiidade no Prêmio Americar 2014 pelo uso de Energia fotovoltaica nessa unidade. O resultado dos votos de 56 jornalistas de 11 países ressalta a importância a cada dia mais evidente de se buscar formas de minimizar impactos ambientais e ainda obter energia a menor custo e renovável. Os paises com representantes na eleição desse ano: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai, e Venezuela. A conquista é importante pois abrange toda a América Latina.

 

Dia 17

INFRA ESTRUTURA PORTUÁRIA: MOVIMENTAÇÃO DE CARGA AMPLIADA EM SANTA CATARINA

 

O porto de São Francisco do Sul no Norte de Santa Catarina ganhou capacidade para movimentar 2 milhões de Toneladas anuais com a conclusão das obras de ampliação no chamado berço  201. O investimento foi de R$ 35 milhões.

 

OESTE CATARINENSE GANHA PRESENTE NO DIA DE REIS 2014

 

A Aurora vai reabrir dia 06 de janeiro o frigorífico de Joaçaba, fechado em 2009. A Coopercentral Aurora investiu R$ 61,5 milhões e a unidade gera 500 empregos diretos, com projeção de outros 500 a partir de setembro. O Japão será um dos novos destinos da carne suína. A previsão de faturamento anual é de R$ 270 milhões.

 

Dia 03

 CONQUISTA CATARINENSE, UMA VITÓRIA DO BRASIL

 

Medalha de Ouro foi o resultado da participação brasileira em Congresso realizado na Ucrânia, em outubro

 

O Mel da Prodapys, de Araranguá-SC foi eleito o melhor entre os apresentados por produtores de 86 países. A matéria-prima utilizada pela empresa vem de apicultores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e também da Bahia, de Minas Gerais e São Paulo e do Maranhão e Piauí. Desde 89 a Prodapys participa dos congressos da Federação Internacional de Associações de Apicultores - Apimondia. O mel campeão ainda não é comercializado no Brasil, pelo fato do sabor não ser do agrado do paladar do brasileiro. Mas, a partir do reconhecimento internacional e por ser um alimento saudável, poderá passar a ser encontrado nos supermercados do País. Anualmente, a produção de 3 mil Toneladas da empresa catarinense é exportada para Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda e Japão.

 

OUTUBRO

Dia 10

 

 FABRICANTE SUL COREANA INAUGURA FÁBRICA DE TRATORES EM GARUVA-SC

 

A sul coreana LS Mtron inaugurou sua unidade localizada em Garuva, no Norte catarinense em terreno de 85 mil m2 para a produção de 5 mil tratores por ano. Líder no mercado coreano, a empresa tem fábrica também na China. Essa é a primeira fábrica da marca fora da Ásia.

Maquete da unidade brasileira, em Santa Catarina
 

 A área construída na fase inicial é de 38 mil m2 com investimento de R$ 30 milhões. A obra teve pequeno atraso. O plano previa julho de 2013. 

                                                                                                                                                                                                                         Luciano Dellarole

_________________________________________________________________________________________________

SETEMBRO 2013

Dia 18

 HOTEL SKY, PARCEIRO DO SULACONTECE.COM

 

Inaugurado em 2001 pelo empresário Hilario Krauspenhar, o Hotel Sky, verdadeiro cartão postal da bela cidade serrana gaúcha de Gramado teve sua primeira ampliação em 2007, dobrando a capacidade. Em 2009 incorporou o Hotel Tannenwald, construção vizinha ao Sky, com a interligação entre os prédios sendo feita através de passarelas.

O restaurante Sopas da Serra foi aberto no térreo do novo prédio.

Em 2013 o Sky inaugurará sua nova ala, com mais 55 apartamentos. Essa obra teve início em maio de 2012.

O segredo do sucesso está no trabalho integrado da família Krauspenhar, somado à colaboração da equipe de funcionários e às boas parcerias.

Abaixo da História do empreendimento e de seus empreendedores, uma singela homenagem do sulacontece.com mostrando um pouco a "cara" do Sky.

 

HISTÓRIA DO HOTEL SKY

Fruto do espírito arrojado e empreendedor do casal Hilário Krauspenhar e Nair Maria Leobet Krauspenhar, ambos descendentes de alemães, o Hotel Sky teve sua inauguração em julho de 2001. Data marcante, pois um grande sonho se tornara realidade para o casal.

Hilário Krauspenhar, natural de Nova Petrópolis-RS (Linha Brasil), em 1975 adotou Gramado para construir sua família e sua vida profissional. Durante uma visita a um hotel cinco estrelas em fase de inauguração, recebeu proposta de trabalho, o que para ele foi uma grande surpresa, pois era apenas um adolescente. Essa foi a primeira escola de hotelaria na sua vida profissional. Conforme adquiria experiência, e seguia trocando de funções devido a sua perseverança, passou a galgar os principais cargos dentro da empresa.

Nesse meio tempo, Hilário Krauspenhar conheceu sua futura esposa: Nair Krauspenhar, natural Gramado-RS (Linha Bonita). Em 1978, ambos dão um importante passo em suas vidas ao terem sua união celebrada, marcando o início da constituição de sua família. Como todo começo de vida, o casal encontrou muitas dificuldades, mas com muito trabalho e esforço conseguiu comprar o terreno (onde atualmente está erguido o hotel) e realizar mais um grande sonho, o da casa própria.

Com visão empreendedora, em 1982, o casal adquiriu a Tecelagem Sky (junto à residência), empresa que passou a ser comandada pela esposa Nair, onde eram fabricados tapetes e tapeçarias artesanais, trabalhos esses também voltados ao turismo. Enquanto isso, Hilário passou a receber novas propostas para administrar alguns hotéis da região, ampliando assim ainda mais a sua experiência, e por algum tempo, mantendo o emprego na hotelaria paralelamente à tecelagem.

Em 2001, Hilário Krauspenhar decidiu sonhar mais alto. Ao lado da tecelagem construiu um hotel com o mesmo nome do primeiro empreendimento da família: Sky. Foi mais uma aposta no turismo e no começo de uma nova vida de grande sucesso. Com apenas o Ensino Fundamental completo, passou a administrar o Hotel e a Tecelagem Sky e com a sua simplicidade, experiência e trabalho a prestar contribuição ao crescimento e evolução de Gramado.

Devido ao sucesso do empreendimento, em 2007, o hotel foi ampliando, onde duplicou sua capacidade, mas manteve o compromisso original de oferecer o atendimento familiar. Atualmente o casal administra o hotel, juntamente com seus três filhos: Arlei, Kerlin e Kelvin Krauspenhar.

Recentemente, em 2009, a Família Krauspenhar comprou o Hotel Tannenwald (construção vizinha ao Sky), o reformou e o interligou ao Sky, fazendo com que se melhorasse ainda mais a sua estrutura, pois além de mais apartamentos, o hotel agora também possui um restaurante chamado Sopas da Serra, o qual foi planejado para proporcionar mais conforto e comodidade aos clientes. O restaurante tem à frente Kelvin e Elisa, esposa de Arlei. Também está em reforma a Sala de Jogos que promete ser mais uma opção de lazer. Com uma grande área, o Sky já tem projetos para em um futuro próximo construir uma piscina e investir em sua estrutura, cada vez mais oferecendo o melhor aos seus clientes. Aguarde !

TECELAGEM SKY

Teares manuais do século XVIII fazem parte do acervo que a família Krauspenhar ainda guarda. O sonho de Hilário é criar um museu em Gramado, possibilitando que os turistas conheçam esta arte que tem forte presença na história de Gramado. A intenção é de que as pessoas vejam os teares em funcionamento.

Mais do que resgatar a origem dos negócios da família, o museu pretende apresentar uma das primeiras técnicas de artesanato incentivadas na cidade através das mãos habilidosas de artesões, como as de Elisabeth Rosenfeld, definida como mãe do Artesanato de Gramado.

O crescimento do hotel ocupou o espaço da tecelagem, mas Nair ainda mantém vivo o amor por esta técnica artesanal. No hotel podem ser vistas tapeçarias criadas por ela, como um grande anjo que no período natalino ornamenta o salão do café da manhã.

PALAVRAS DE UM GRANDE EMPREENDEDOR: HILÁRIO KRAUSPENHAR

( Matéria  do Jornal de Gramado  23/11/2007 -  Textos:  Sr. Ilton Müller)


O SEGREDO É TRABALHO, DEDICAÇÃO, UNIÃO, INOVAÇÃO, PAIXÃO, RESPEITO ...

Não costumamos prestar atenção nos nossos concorrentes. "Buscamos resultados oferecendo melhor qualidade de serviços e atendimento, com o menor custo possível para os clientes". A afirmação é de Hilário Krauspenhar, ao resumir a filosofia de trabalho adotada pelo Hotel Sky desde a sua fundação em 2001.

Hilário disse que o seu perfil profissional procura não concentrar atenção exclusiva no lucro. " O lucro é conseqüência de um trabalho bem feito, não uma meta que deve ser perseguida a todo custo", frisa. Acrescenta ainda ao perfil pessoal e profissional "a paixão pela empresa e pelos funcionários que nela trabalham. Eles atuam conosco como uma família, fazendo dela uma das razões de viver, tornando o hotel um bom lugar para se trabalhar".

Uma das características do atendimento do Hotel Sky é o relacionamento pessoal e próximo com o cliente/hóspede, o que inclui chamá-lo pelo nome. Essa proximidade, flexibilidade e atenção são pequenos diferenciais oferecidos pelo Hotel Sky que proporcionam bons resultados em termos de amizade e fidelidade. "Esse é o nosso marketing: a relação pessoal, o boca a boca e a venda direta", resume Hilário.

A presença constante da família  o casal Hilário e Nair ao lado dos filhos Arlei, Kerlin e Kelvin  tem sido um dos suportes do Hotel Sky. Essa união familiar é transmitida naturalmente aos colaboradores, que se sentem contagiados por isso.

"A família representa a continuidade dos meus sonhos", afirma ele, ressaltando que na vida "não podemos ter medo de errar, não pedir nada e sempre agradecer, principalmente a Deus, que tem nos guiado".

"Todo relacionamento deve ser verdadeiro e o conhecimento que se tem de si mesmo é o que nos permite sermos audazes e seguros, nos garantindo valiosas surpresas no amanhã", ressalta.


ESTILO GERMÂNICO ENXAIMEL DEVERIA SER MAIS INCENTIVADO

O Hotel Sky é o único hotel de Gramado que possui características arquitetônicas inspiradas no estilo germânico Enxaimel. Esta opção não se deve exclusivamente ao sobrenome da família  Krauspenhar  mas a intenção de torná-lo um diferencial, bem como o tendo inspirado nos antepassados da família, imigrantes europeus.

Na opinião de Hilário Krauspenhar, este estilo arquitetônico deveria ser mais incentivado pela municipalidade. A arquitetura moderna, na opinião dele, é encontrada em qualquer cidade. Os turistas que vêm a Gramado buscam, além da natureza e da tranqüilidade, outros aspectos que não encontram na cidade deles. E um estilo próprio de arquitetura como o Enxaimel seria um destes diferenciais que poderiam ser incentivados. "Este estilo é a identidade visual do nosso hotel e pode ser, também, da cidade", frisa.


RECONHECIMENTO A QUEM TEM APOIADO O EMPREENDIMENTO


"Nada se faz sozinho", afirma Hilário Krauspenhar, dividindo o sucesso com todos que o tem apoiado. Fazendo um agradecimento especial à equipe de funcionários, ao banco BNDS/ Fermento, amigos, fornecedores, empreiteiros, parceiros, clientes e hóspedes. "Todos são importantes para nós", completa.


RECONHECIMENTO DA COMUNIDADE


O empreendedorismo da família Krauspenhar e a exitosa trajetória do Hotel Sky são reconhecidos pela comunidade gramadense.

"Conheço o Hilário Krauspenhar há muito tempo e tenho acompanhado com entusiasmo o seu desenvolvimento profissional. A prova da sua capacidade e força de trabalho está comprovada pela maneira como dirige o seu Hotel Sky, que está em franca expansão", afirma o Prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci. "O acerto de suas estratégias resultou nesta ampliação, dobrando a capacidade do hotel. Com arquitetura típica de Gramado, o Hotel Sky é um dos cartões postais da cidade", acrescenta o prefeito. Pedro diz que "o Hilário é dessas pessoas que podemos dizer que exemplifica o espírito empreendedor do povo gramadense, que participa e interage com o poder público no fortalecimento do turismo como fonte de renda para a nossa comunidade".

Quem também atesta o trabalho comunitário do empresário Hilário Krauspenhar é a Irmã Ignes Dalmolin, diretora do Hospital São Miguel de Gramado. Além de aderir ao serviço Resgate oferecido pela casa de saúde do hospital, "ele sempre tem demonstrado interesse pelas causas do hospital. Como cidadão gramadense, reconhece que o hospital é um bem a serviço da comunidade e, por isso, se sente comprometido e empenhado com o São Miguel".

O pastor Décio Saft, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil IECLB ("Igreja do Relógio"), recorda que uma das primeiras pessoas com quem teve contato na sua chegada a Gramado foi da família Krauspenhar. "O Hilário era presidente da comunidade quando chegamos aqui há cinco anos . Foi ele que retomou as obras do pavilhão comunitário". recorda o pastor Décio. Ele acredita que "nos sentimos muito bem acolhidos pela família Krauspenhar que tem, também, liderado encontros de família, principalmente na Linha Bonita".


RECONHECIMENTO DOS FILHOS


HILÁRIO E NAIR = Uma Fortaleza !

Somos frutos de um casal que desde criança nos mostrou que, para concretizar nossos objetivos, devemos acreditar com muita fé neles. Por mais difícil que seja, somos capazes de realizá-los.

Vocês são hoje um exemplo de vida. Começaram sem nada, batalharam dia e noite, pouparam o máximo, passaram por várias dificuldades. Vivenciaram momentos tristes por causa de doenças, algumas percas que deixaram marcas (falecimento da nossa maninha Cíntia), mas souberam lidar muito bem com estas situações. Foram fortes o suficiente para mostrar para nós, seus filhos, que é possível alcançar nossas metas sem desistir, sem perder a honestidade e nosso caráter.

Agradecemos a Deus por tudo o que tem nos dado e por termos pais maravilhosos! Temos muito orgulho de sermos filhos de Hilário e Nair.
Com carinho, Arlei, Kerlin e Kelvin.

 

A "CARA" DO SKY

            Roda d' água remete às origens do casal Krauspenhar, ambos naturais do interior de Gramado                         Torre central da bela e imponente construção em estilo enxaimel

           (Hilario) e Nova Petrópolis(Sra. Nair)

Uma das torres voltadas para a avenida. Imagens feitas com típico clima serrano: Neblina

__________________________________________________________________________________________________

 

Dia 17

AUDI VOLTA A MONTAR CARROS NO PARANÁ, A PARTIR DE 2015

No que poderia ser chamada de invasão germânica, após BMW e Mercedes-Benz, a Audi anuncia a montagem de dois modelos em São José dos Pinhais

 

Na fábrica da VW já foi montado o A 3 Hatch. Agora, a marca de luxo do grupo optou pelo sedan da linha A 3, evitando concorrência com o Golf atualmente importado da Alemanha. O novo A3 montado no Brasil deve começar a circular no segundo semestre de 2015. No ano seguinte o SUV Q 3 poderá sair da fábrica em solo paranaense para as ruas e estradas de todo o País. O sedan A 3 concorre diretamente com o CLA da Mercedes.

Q 3, provávelmente acima dos R$ 130 mil mesmo montado no Brasil

 

Dia 15

 

SANTA CATARINA PODERÁ RECEBER OUTRA MONTADORA

 

A Mercedes-Benz declarou que a sua nova fábrica de automóveis no Brasil deverá ser instalada em um dos dois estados: Santa Catarina ou São Paulo

 

A também alemã BMW estará iniciando em novembro a construção de sua unidade catarinense, em Araquari, e deve iniciar a produção em 2014. Da fábrica da Mercedes, inicialmente sairão dois modelos a partir de 2015: a próxima geração do sedã Classe C e o utilitário esportivo GLA. Atualmente o modelo de entrada da série C no Brasil, o 180, custa R$ 122 mil, equipado com motor  1.6 turbo e transmissão automática de 7 marchas.  O menor custo do transporte para outros países do MercoSul poderá ser determinante para a escolha do estado do Sul do Brasil.

CLA é o menor dos sedãs da marca alemã; modelo é caracterizado pelo caimento acentuado do teto e pela traseira curta Foto: Divulgação

CLA é o menor dos sedãs da marca alemã e é caracterizado pelo caimento acentuado do teto, que chega a ser curvo quando visto pela lateral. Terá produção em Aguascalientes, na planta mexicana da Nissan, conforme acordo global firmado em 2011 entre as duas marcas. Assim o CLA poderá chegar ao Brasil com menos impostos.                                                                                              Texto: Luciano Dellarole

__________________________________________________________________________________________________

 

 

UTILITÁRIO AGRALE MARRUÁ ELÉTRICO NO SALÃO LATINO-AMERICANO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

Empresa investe em tecnologias sustentáveis para preservação ambiental

 

Caxias do Sul(RS), 02 de setembro de 2013 - O protótipo do utilitário Agrale Marruá AM 50, com motorização 100% elétrica, desenvolvido em parceria com a Itaipu Binacional, será exposto no 9º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, a ser realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, no Expo-Center Norte, em São Paulo. O evento tem como objetivo divulgar e debater a utilização de veículos sustentáveis no Brasil. 

O Agrale Marruá Elétrico é equipado com motorização elétrica de 54 cv de potência e torque de 130 Nm (13,3 mkgf), alimentado por duas baterias recicláveis e recarregáveis,  que proporcionam autonomia de aproximadamente 100 quilômetros. As baterias têm como matéria-prima o sódio, que é encontrado em grande quantidade no planeta, e são três vezes mais leves que as convencionais de chumbo-ácido.

 

“Desenvolvemos um veículo ecológico, com tração nas quatro rodas, extremamente silencioso e que não polui o meio ambiente. O Marruá Elétrico tem emissão zero de quaisquer gases poluentes”, explica Pedro Soares, diretor-técnico da Agrale.

 

O veículo-conceito mantém as principais características da família Agrale Marruá, especialmente o seu desempenho off-road, sua robustez e sua versatilidade.  

 

Organizado pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) e pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o 9º Salão Latino-Americano tem como objetivo divulgar e debater a utilização de veículos elétricos no Brasil. O evento contribui para alertar autoridades e especialistas para a necessidade de modernizar as legislações fiscais e automotivas em relação ao desenvolvimento de veículos sustentáveis.

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

__________________________________________________________________________________________________

JULHO

VOLARE LEVA MINIBUS 4X4 PARA O RALLY DOS SERTÕES 2013

Marca realiza test drive com o modelo de tração nas quatro rodas

 

Caxias do Sul(RS), 19 de julho de 2013 - A Volare, fabricante de minibus para o transporte de passageiros, participará da 21ª edição do Rally dos Sertões com a realização de test drive de um modelo desenvolvido com tração nas quatro rodas. Esta será a segunda vez consecutiva que a marca estará presente na principal competição fora de estrada do Brasil, que começará no próximo dia 25 de julho, em Goiânia (GO), e terminará no dia 3 de agosto, também na capital de Goiás.

 

Para Milton Susin, diretor-executivo da Volare, a presença da marca no principal evento fora-de-estrada nacional representa uma ótima oportunidade para tornar mais conhecidos os veículos e suas aplicações, principalmente em locais de difícil acesso e sem vias pavimentadas, como nas zonas rurais do País. “Estamos felizes por participar, mais uma vez, desta importante competição e poder mostrar, para o segmento do fora-de-estrada, os diferenciais do Volare 4x4. Vamos fornecer três veículos para a organização, com características diferenciadas de versatilidade e robustez e que poderão proporcionar um rápido e eficiente apoio durante a prova”, explica o executivo.

 

O Volare 4X4 foi desenvolvido para trafegar em locais de difícil acesso, muitas vezes sem estradas, onde um veículo com tração convencional não tem condições de ser utilizado. O modelo conta com um trem-de-força totalmente diferente dos modelos convencionais, que possuem tração somente nas rodas traseiras. E dispõe de um novo eixo dianteiro tracionado e sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2 (somente tração nas rodas traseiras), 4X4 (tração nas rodas dianteiras e traseiras) e 4X4 com reduzida.

 

“O sistema de tração do Volare 4x4 é muito robusto e permite trafegar por locais alagados ou sem pavimentação, com segurança e tranquilidade. O veículo é ideal para operar em estradas de difícil acesso, pois possui design diferenciado e características que facilitam a sua condução, mesmo em locais sob condições severas”, observa Susin.

 

O Volare 4X4 tem ângulos de entrada e saída maiores, estepe no bagageiro traseiro, proteção especial para o cárter do motor e para o tanque de combustível. Equipado com motor MWM, com potência de 110 cv e torque de 380 Nm, câmbio EATON de cinco velocidades e caixa de transferência de dupla velocidade, possui carroceria com saia lateral mais alta, suspensão reforçada, sinalização diferenciada e espelhos que permitem total visualização em torno do veículo, o que proporciona maior facilidade e segurança em manobras e deslocamentos.

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

 

Festa de Santa Paulina dia 14 em Nova Trento-SC

 

A Festa de Santa Paulina, acontece dia 14 de julho. Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina se apresenta antes da tradicional missa das 10 horas, que será presidida pelo senhor Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. Fiéis de Canelinha e Tijucas, além dos de Nova Trento participam das festividades. 

 

Para atender ao grande número de devotos no Santuário, estão programadas missas em novos horários: às 6h, transmitida pela TV Aparecida, às 8h, ao meio dia, às 14h e às 16h. A missa das 10h será transmitida pela Rede Século 21.

__________________________________________________________________________________________________

 

JUNHO 2013

29 FESTA JUNINA NA ACADEMIA R 3

 

Na última sexta-feira do mes, com  tudo o que é bom: Pinhão, Quentão, Quitutes e Bolos preparados por alunos ou seus parentes, a Academia R3, do bairro Estreito, em Florianópolis, reuniu grande número de praticantes das diversas atividades e modalidades que oferece em suas instalações, num encontro agradável e animado, com Bingo e as brincadeiras típicas das festas juninas. A R 3 é Parceira do SULACONTECE.COM

__________________________________________________________________________________________________

 

SEARA, AGORA É DO GRUPO JBS

 

A empresa catarinense fundada em 1956 já passou, desde 1981 pela Ceval, Bunge, Cargill e Marfrig que acumulou dívidas de mais de 12 bilhões de Reais

 

Negociação concluída pouco mais de seis meses após a compra da também catarinense Agrovêneto pela JBS, em novembro de 2012. Como em tudo, prós e contras.

Luciano Dellarole

________________________________________________________________________________________

02

VINHO TEM SEU DIA

 

O primeiro domingo de junho, mes em que se inicia o inverno, é o Dia estadual do vinho em Santa Catarina. O estado é o segundo maior produtor nacional da bebida, precedido apenas pelo vizinho Rio Grande do Sul.

No dia 04 acontece a III Mostra do Vinho Catarinense, realizada no hall da Assembléia Legislativa, em Florianópolis.

Oportunidade para se degustar produtos das diversas regiões. Nas andanças pelo estado, já estive em vinícolas em Itajaí, Nova Veneza, Nova Trento, Rodeio, São Joaquim e Urussanga. Já provei também produtos de Pinheiro Preto e Tubarão.                                                                                                                                                                                                                                                                                         Luciano Dellarole

 

 ESSA É DE ALÉM SUL DO BRASIL, ENVOLVENDO EMPRESA COM UNIDADES NO PARANÁ E NO RIO GRANDE DO SUL

PROJETO DE DESIGN DESENVOLVIDO PELA MVC PARA O AEROPORTO DE MONTEVIDÉU
É ELEITO O MELHOR DO MUNDO
Painéis Wall System são aplicados na cobertura do terminal de passageiros
 

São José dos Pinhais(PR), 24 de maio de 2013 -   O projeto inédito de revestimento da superfície inferior (interna) do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, Uruguai, desenvolvido pela MVC, foi eleito o de melhor design do mundo, segundo a revista americana de arquitetura Architizer. O terminal recebeu três tipos de painéis diferentes de acordo com os requisitos de resistência aos ventos.

Foto: Luciano Dellarole 

Isto demostra a flexibilidade dos materiais compósitos. Os 22 mil m2 de painéis projetados pela empresa brasileira, com tecnologia “Wall System” foram produzidos em compósitos reforçados com fibra de vidro com acabamento em Gel Coat Isoftálico resistentes aos raios ultravioleta, núcleos de EPS (poliestireno expandido) e poliuretano e colados com adesivos estruturais de alto desempenho.

Foto: Divulgação

Projetado pelo arquiteto Rafael Viñoly e inaugurado em 2009, o novo Aeroporto de Carrasco foi eleito o melhor do mundo por um júri composto por mais de 200 profissionais de arquitetura e design que o premiou como o melhor de todas as 50 diferentes categorias. O desenho do aeroporto é inspirado nas dunas de Rocha, no Uruguai, e tem como objetivo proporcionar mais funcionalidade e o maior conforto possível para os visitantes e passageiros.

 

Segundo Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, o projeto é um dos mais importantes para a empresa pela projeção internacional e pelo que representa no cenário construtivo. “O terminal do Aeroporto de Carrasco é considerado um novo ícone da arquitetura mundial, construído sob os mais rígidos padrões de segurança e tecnologia. No projeto, participamos com uma solução completa e integrada, desde os cálculos estruturais, ensaios físicos e químicos, até a logística e o treinamento da mão de obra local. Nosso desafio foi desenvolver um sistema de revestimento que atendesse aos requisitos de resistência e segurança, tivesse velocidade na implantação e que fosse aplicado sem a necessidade de equipamentos especiais e possuísse o mínimo peso possível”, explica o executivo.

 

A MVC, líder nacional no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente à Artecola e Marcopolo, é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo/transporte, energia eólica e de construção civil. Possui operações em São José dos Pinhais (PR), Caxias do Sul (RS), Camaçari (BA), Maceió (AL), Catalão (GO) e Sete Lagoas (MG). Em 2012, registrou crescimento de 26% e atingiu faturamento líquido de R$ 152 milhões. Para este ano, a perspectiva é crescer 97.4 % e superar os R$ 300 milhões.

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

__________________________________________________________________________________________________

 

24 de maio de 2013

PaneOlio é tetracampeão em arrecadações no Curitiba Restaurant Week

Pratos elogiados, casa cheia e aumento na receita foram as marcas desta edição

 

A cada nova participação no Curitiba Restaurant Week, o PaneOlio Ristorante & Caffè se destaca entre as casas com maior taxa de arrecadação de doações voluntárias pelos clientes. Pela quarta vez consecutiva, o PaneOlio foi o maior arrecadador dentre os 56 estabelecimentos participantes da 7ª edição do festival.

Segundo os números da organização, as três maiores arrecadações foram do PaneOlio (R$ 1.882,00), Allegrini Amicci - Alto da XV (R$ 1.656,00) e Vindouro Vinhos e Bistrô (R$ 1.425,00). A arrecadação total de doações voluntárias foi de R$ 23.472 e o montante arrecadado será repassado aos projetos do Instituto Ayrton Senna.

Pratos elogiados, casa cheia e aumento na receita foram as marcas desta edição, segundo o empresário Rubens Anndre Catenacci. "A cada ano vemos que os restaurantes participantes estão investindo nos cardápios dos Restaurant Week, que por consequência atrai mais público e consolida o evento no calendário gastronômico da cidade", disse Catenacci. Segundo ele, o movimento da casa durante o festival, se comparado ao mesmo período do mês anterior, subiu em cerca de 23% e a receita também foi 23% maior que a edição passada.

Para esta edição, o PaneOlio apresentou pratos básicos, de fácil preparo, mas muito saborosos. O Filetto con Risotto di Castagne foi o prato mais pedido, com 802 unidades vendidas. O Spaghetti di Limone ai Frutti di Mare (627 pratos) e o Filetto com Fettuccine al Tartufo (255 pratos) foram os mais apreciados. A sobremesa, uma tortinha de banana com nata, também foi campeã em vendas. Os chefes de cozinha Bruno Heller Mylla e Fabio Colussi Campos foram os responsáveis pela criação e execução do cardápio.

A noite, os pratos mais elogiados foram o Supplí di Porcini, entrada tradicional romana de arroz arbóreo frito, recheado com funghi porcini e o Pesce al Rockefort Gratinato, com o dourado do mar grelhado com queijo rockefort e duo de purê de batata e mandioquinha gratinados ao forno. No total foram servidos 2003 menus durante o Curitiba Restaurant Week, com mais movimento no horário do almoço.

 

Publicado a partir de material informativo recebido de NCA Comunicação. Inclusão de Curitiba no título pelo webmaster

__________________________________________________________________________________________________

 

Curitiba ganha casa especializada em erva mate

  A Chimarrão Shop foi inaugurada dia 04, no bairro Santa Felicidade, na capital paranaense

 

A erva ilex paraguariensis com a qual é preparado o tradicional chimarrão, é a estrela do espaço recém-inaugurado em Curitiba.


A Chimarrão Shop vai comercializar diversas marcas de erva mate para chimarrão e tererê, além de utensílios como cuias, bombas, garrafas térmicas e acessórios, bem como panelas de ferro e cerâmica.
 

Para demonstrar que o consumo da erva vai muito além do chimarrão, as sócias Sandra Lia Bazzo e Marilene Teló  apresentaram drinks, receitas salgadas e doces tendo a erva mate como ingrediente no coquetel de inauguração.

 

A loja fica na Avenida Manoel Ribas, 5570, bairro Santa Felicidade.

 

Texto Luciano Dellarole  a partir de material informativo recebido de NCA Comunicação

__________________________________________________________________________________________________

 

21 de maio de 2013

 

FETAESC realizou café da manhã para degustação de produtos coloniais 

Evento apresentou uma pequena parcela do que os visitantes poderão conhecer e adquirir durante a Feira de Talentos da Agricultura Catarinense

 

Na manhã desta terça-feira (21) a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de SC – FETAESC realizou em sua sede, em São José, Grande Florianópolis, um saboroso café da manhã para imprensa e convidados. O intuito foi apresentar uma pequena parte da agricultura catarinense e dos produtos que saem do campo e chegam diretamente às mesas de eventos, hotéis, restaurantes, supermercados, entre outros. São produtos coloniais dos mais diversos estilos, como geleias, pães, bolos, bolachas, salames, queijos, sucos, frutas, verduras, grãos, entre outros. Os participantes puderam apreciar um pouco do que os talentos da agricultura catarinense têm a oferecer.

 

Mas, para quem não participou, haverá outra oportunidade para conhecer e adquirir produtos artesanais e coloniais. Entre os dias 24 e 26 de maio, será realizada a Feira de Talentos da Agricultura Catarinense – FETAC. Esta edição vai comemorar o dia do trabalhador rural, 25 de maio e também abrir as festividades para os 45 anos da entidade, no dia 2 de julho.

 

Café colonial

            Durante o café, o presidente da FETAESC José Walter Dresch falou um pouco sobre a história da entidade e do orgulho de fazer parte de uma história de cuidados e políticas públicas para a agricultura familiar. “Em 2013 achamos que dava para avançar um pouco mais, fazendo esta feira para mostrar o que se produz na agricultura catarinense. A sociedade vai ver com que qualidade se produz estes alimentos que chegam às mesas, demostrando as diversas etnias e culturas”. Agradeceu as parcerias para a realização do evento e enfatizou que na próxima semana haverá a entrega da pauta estadual para o governo do Estado, reivindicando políticas públicas para a categoria.

 

O Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina, SENAR SC, Gilmar Antônio Zanluchi, que no ato representou o Presidente do Conselho Administrativo do SENAR e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado José Zeferino Pedrozo parabenizou a iniciativa. “Temos orgulho de solidificar esta parceria de longa data. Na feira se colhe o fruto da capacitação e profissionalização rural”.

O presidente Walter convidou a todos para degustarem as delícias do campo e lembrou que na feira haverá muito mais.

 

A feira

A feira busca proporcionar a visibilidade, a valorização e prevê geração de renda para as famílias, contribuindo para a organização da produção e da comercialização da agricultura familiar. Deste modo as famílias têm a oportunidade de conquistar espaço e apresentar seus produtos para novos mercados consumidores, gerando motivação e valorização. A intenção é promover a ação continuada da feira estadual e de outras atividades municipais e microrregionais, divulgando, além da agricultura em si, a força do trabalho das mulheres agricultoras e promovendo qualidade de vida.

 

Informação recebida de IBADE

__________________________________________________________________________________________________

 

14 de maio de 2013 HISTÓRIA DE FÉ

Santuário Santa Paulina celebra os 11 anos de canonização da Primeira Santa do Brasil

No dia 19 de maio de 2002, o Papa João Paulo II reconhecia a santidade de Amábile Lúcia Visintainer, a imigrante trentino-italiana, da cidade de Vigolo Vattaro, que se estabeleceu no Brasil, na cidade de Nova Trento-SC, e ali iniciou um trabalho de evangelização que ganhou o mundo. Há exatos 11 anos, o Brasil tinha reconhecida sua primeira Santa. Por isso, o Santuário celebra neste domingo, 19 de maio, missas em Ação de Graças: às 6h, 8h, 10h, 14h e 16h.

A missa das seis horas, marcada na Capela Santa Paulina, no Santuário, é transmitida, ao vivo, pela TV Aparecida. Logo mais, às 9h25min, inicia o programa Missionários Com Santa Paulina, transmitido ao vivo, pela Rede Século 21. A missa das 10 horas, também é transmitida pela mesma emissora, após o programa. A Rádio Vale, de Tijucas, e a Rádio Cultura, de Florianópolis também transmitem a missa das 10 horas, direto do Santuário.

 

João Paulo II canonizou Madre Paulina, em 19 maio 2002

 

11 anos de canonização e a 17ª Caminhada da Fé

Para celebrar os 11 anos de canonização, uma peregrinação da cidade de Brusque está agendada para domingo. É a 17ª Caminhada da Fé, organizada por uma equipe da rua Nova Trento. Estes percorrerão aproximadamente 24 quilômetros até o Santuário Santa Paulina, numa verdadeira demonstração de fé e esperança. Segundo os organizadores, esta caminhada ocorre todos os anos, sempre no 3º domingo de Maio, reunindo aproximadamente mil pessoas. Na chegada ao Santuário, estes participam da missa das 14 horas. Inscrições ainda podem ser feitas, até sábado (18), pelo telefone  3355-0795 código de área 47.

 

Processos de Beatificação e Canonização

Para a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, a comemoração dos 11 anos de canonização recorda todo o processo de beatificação e canonização de Santa Paulina. O primeiro milagre foi registrado em Imbituba (SC), no qual foi reconhecida a cura instantânea, perfeita e duradoura de Eluíza Rosa de Souza que, estando grávida, sofreu a morte intrauterina do feto e sua retenção por alguns meses; houve extração com instrumentos e revisão do útero, seguida de grande hemorragia e choque irreversível. Após análise do caso no processo científico e teológico, foi comprovado o milagre, sendo ratificado pelo Santo Padre, aprovando as conclusões da Congregação para as Causas dos Santos, levando Madre Paulina à condição de beata.

Já o segundo milagre comprovado ocorreu com a menina Iza Bruna Vieira de Souza, de Rio Branco (AC). Ela nasceu com má formação cerebral, diagnosticada como "meningoencefalocele occipital de grande porte". No 5º dia de vida, foi submetida, embora anêmica, a uma cirurgia e, depois de 24 horas, apresentou crises convulsivas e parada cardiorrespiratória. A avó da menina, Zaira Darub de Oliveira rezou à Madre Paulina durante toda a gestação da filha e também durante o período no Hospital. A menina Iza Bruna foi batizada no próprio Hospital, e se recuperou rapidamente. A cura foi atestada pelo Santo Padre e, no dia 19 de maio de 2002, o Papa João Paulo II canonizou Santa Paulina, reconhecendo suas virtudes em grau heroico: humildade, caridade, fé, simplicidade, vida de oração, entre outras.

Informação recebida de Assessoria de Imprensa Santuário Santa Paulina Texto: Elis Facchini Foto: Divulgação

__________________________________________________________________________________________________

 

 Dráuzio Varella profere palestra em Criciúma dia 22

 

Criciúma (SC), 15 de abril de 2013. Com o tema Qualidade de Vida na Infância, Meia Idade e Melhor Idade, o médico, escritor e apresentador Dráuzio Varella, profere palestra na próxima segunda-feira, 22, às 20 horas, no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma. A realização do evento é uma parceria entre Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Amrec, Betha Simplescidade e Eyecomm Comunicação e Eventos, e faz parte do ciclo de palestras Grandes Nomes  um grande nome no centro de tudo. Os interessados podem adquirir os ingressos na Alcidino, do Shopping Della ou pelo telefone 3433-4813, código de área 48.

 

Médico ficou conhecido por popularizar a medicina no país

 

Médico oncologista, escritor e apresentador de televisão e rádio, Dráuzio Varella ficou conhecido por seus programas na Rede Globo e por desmistificar a medicina para a população. Foi também um dos fundadores da Universidade Paulista e da Rede de colégios Objetivo, onde foi professor de física e química. Em sua carreira médica, deu aulas em várias faculdades do Brasil e de outros países, como o Memorial Hospital de Nova Iorque, o Instituto Karolinska de Estocolmo, a Universidade de Hiroshima e o National Cancer Institute, em Tóquio.

 

Dráuzio Varella dedicou sua carreira ao câncer e também foi um dos pioneiros no estudo da AIDS no Brasil. Na televisão, ficou famoso por apresentar diversos quadros no programa Fantástico, falando sobre o corpo humano, o tabagismo, primeiros socorros, gravidez, obesidade, entre outros. Como escritor, lançou seu primeiro livro "Estação Carandiru" - contando sobre seu trabalho com os presos do Presídio Carandiru - que acabou virando best-seller e recebeu o Prêmio Jabuti. Em 2003, a obra tornou-se filme, do diretor Hector Babenco. (Fonte: Wikipédia)

 

Informação recebida de Assessoria de Imprensa da AMREC

___________________________________________________________________________________________________

 

 

13 abril

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

 

Em Santa Catarina, a partir do dia 15, das 8:00 às 17:00 horas, em seis mil Postos de Saúde, sete mil profissionais estarão atendendo gestantes, mães que deram à luz nos últimos 45 dias, crianças até os dois anos de idade e pessoas acima dos 60 anos, que são consideradas as mais vulneráveis e propensas a ser infectadas. Esse ano o estado recebeu 1,6 milhão de doses. E não deverá faltar, pois a meta é vacinar 1,2 milhão de pessoas integrantes dos grupos de maior risco. Para evitar a contaminação uma recomendação básica: Lavar as mãos antes das refeições. Evitar cumprimentar as pessoas com apertos de mãos é eficiente e prudente, embora possa parecer estranho.

 

Dia Mundial do Parkinson é lembrado em Curitiba, com atividades no Shopping Novo Batel

Evento chama atenção para importância de diagnóstico precoce, para que portadores possam receber tratamento adequado

 

O Shopping Novo Batel foi palco no dia 11, de uma ação para marcar o Dia Mundial da Doença de Parkinson. Equipes multidisciplinares prestaram esclarecimentos sobre a doença, tratando da importância de um diagnóstico precoce. Apesar de não ter cura, o tratamento adequado do Parkinson assegura ao paciente mais qualidade de vida. A iniciativa é da Associação Brasileira de Neurologia (ABN), em parceria com a Associação Paranaense de Portadores de Parkinsonismo (APPP), com apoio do laboratório Roche.

A atividade aconteceu no piso térreo do Shopping Novo Batel, das 11h30 às 16h, com apresentação de dança, coral da APPP, distribuição de material informativo e vídeo educativo. "Chamar atenção para os sintomas, para que os portadores possam ter um diagnóstico precoce, é o objetivo desta ação", explica o gerente da APPP Francisco Carvalho . Ele lembra que na entidade, presidida por Jorge Magno Lima, é oferecido aos pacientes tratamentos multidisciplinares, que inclui fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, massoterapia e acupuntura, além de atividades recreativas e culturais.

O controle da doença também é feito a partir de remédios, fornecido pelo governo e disponível na farmácia da Associação. Doença degenerativa progressiva, o Parkinson não é uma doença nem fatal, nem contagiosa e não afeta a capacidade intelectual dos pacientes. É uma doença neurológica, que atinge geralmente pessoas acima dos 70 anos, e afeta o sistema nervoso central.

Sobre o Parkinson

Descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico James Parkinson, é uma doença neurológica, que ocorre em função da degeneração das células situadas na região da substância negra do sistema nervoso. Essas células produzem uma substância chamada dopamina, responsável pela transmissão dos estímulos relacionados aos movimentos dos músculos. A doença é ocasionada quando ocorre perda acelerada (degeneração) destas células. De maneira geral a doença afeta os movimentos dos indivíduos, causando rigidez muscular, tremores, lentidão, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita.
 

Informação recebida de NCA Comunicação (Matrerial recebido dia 10. Feita a adequação de tempo no texto)

___________________________________________________________________________________________________

 

CONCESSIONÁRIA DE CURITIBA APRESENTA NOVO MODELO KIA

 

A nova versão do Kia Cerato foi  apresentada dia 11 pela Ponto K, concessionária Kia em Curitiba. Houve coquetel e os profissionais de imprensa tiveram a oportunidade de agendar test drive para conhecer todas as características do elegante sedã. Veja Impressões ao Dirigir na página AUTOMÓVEL É O ASSUNTO.

___________________________________________________________________________________________________

 

PRAÇA DANTE ALIGHIERI VOLTA A SER PALCO PARA MAIS UMA AÇÃO SOCIAL AGRALE

 

No dia 20 de abril, das 9h às 17h, a comunidade poderá usufruir de serviços gratuitos de saúde, educação e lazer

 

Caxias do Sul(RS), 10 de abril de 2013 -  A Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, volta a ser palco, no dia 20 de abril, de mais uma edição da Ação Social Agrale, que beneficia milhares de pessoas com serviços gratuitos de saúde, assistência social e atrações culturais. O evento deste ano tem como tema “Agrale e o Voluntariado” e ocorre das 9h às 17h.

Com o apoio de entidades parceiras, os voluntários da Agrale vão oferecer verificação de glicose e pressão arterial, emissão de Carteira de Trabalho, corte de cabelo, vacinação contra a gripe, orientação nutricional, entre inúmeros outros serviços. A Ação Social Agrale é coordenada pelo Programa Agrale de Ação Social (PAAS).

 

Este é o segundo ano consecutivo que a Agrale realiza sua tradicional Ação Social na Praça Dante Alighieri. Motivada pelo sucesso da edição passada, quando foram beneficiadas diretamente 12.370 pessoas, a empresa optou por manter a ação em um ponto central da cidade para favorecer ainda mais a comunidade. “Para este ano estimamos um número maior de participantes e queremos contribuir ainda mais com a comunidade caxiense”, reforça Paulo Ricardo dos Santos, gerente de Recursos Humanos da Agrale.

 

O executivo destaca que a Ação Social Agrale é realizada desde 2004 e já beneficiou vários bairros da cidade, a maioria em situação de vulnerabilidade social. “Essas ações ajudam a disseminar o conceito de responsabilidade social da Agrale e facilitam aos cidadãos o acesso a serviços que desenvolvam e estimulem a melhoria de sua qualidade de vida”, destaca Paulo.

 

Serviço

O que: Ação Social Agrale 2013

Quando: dia 20 de abril, sábado, das 9h às 17h

Onde: Praça Dante Alighieri, centro de Caxias do Sul

 

Serviços e entidades parceiras:

 

- Verificação de pressão arterial e glicose (com Escola Hospital Pompeia)

- Orientação sobre Direitos da Mulher / Orientação Lazer Seguro e Lazer sem Embriaguez / Orientação Lei de Acessibilidade Universal (com Coordenadoria da Mulher)

- Vacinação contra a gripe / Agendamento Mamografia / Orientação Saúde da Mulher (com Secretaria Municipal da Saúde)

- Mini-circuito do Bem Estar / Orientação Nutricional (com GranSapore e Sesi)

- Orientação sobre aproveitamento de alimentos com saúde e economia (com GranSapore)

- Exame de acuidade visual (com Ótica Lauro)

- Corte de cabelo (com Senac / Embelleze)

- Massagem terapêutica (com Unopar)

- Segurança nas escolas (com Cipave / PimSmed)

- Orientação sobre meio ambiente e distribuição de mudas (com Semma)

- Exposição do trabalho voluntário na Agrale (com PAAS)

- Orientações sobre voluntariado (com Parceiros Voluntários)

- Orientação sobre escovação dentária (Sesi/Stilo Sorriso)

- Espaço de recreação para crianças (com Smel/Anhanguera Educacional)

- Avaliação auditiva (com Fátima Educação)

- Orientação em Defesa do Consumidor (com Procon)

- Orientação jurídica (com OAB)

- Emissão Carteira de Trabalho (com SINE)

- Orientação sobre uso correto de medicamentos (com UCS)

- Oficina de construção de instrumentos musicais (com Sucata Sesi)

- Distribuição de livros (com Faculdade América Latina)

- Orientações Patrulha escolar / Policiamento Comunitário/Patrulha Maria da Penha (com Brigada Militar)

- Orientações sobre prevenção de incêndio (com Unopar)

- Relógio Humano/Distribuição de mudas (com Ervas Medicinais Sais)

- Oficina de contação de histórias (com SESI)

- Orientações empreendedorismo micro e pequenas empresas (com Sebrae)

- Deixe seu currículo/monte seu currículo (com Agrale/ Lavrale)

- Distribuição de erva-mate e água quente (com Erva-Mate Ximango)

- Exposição de produtos Agrale / Lavrale

 

Programação no palco artístico

 

9h - Grupo Explosão do Sul (Agrale)

9h50min - Tenor Alexandre Borges (Agrale)

10h - abertura oficial do evento

10h30min - Tenor Alexandre Borges (Agrale)

11h - Conjunto de Projeções Folclóricas Tio Xico (Agrale)

12h - Grupo de Capoeira e Maculelê

14h10min - Apresentação Orquestra Sinfônica La Salle

15h - Conjunto de Projeções Folclóricas Tio Xico (Agrale)

16h - Dupla Léo e Rica (Agrale)

 

Agrale desenvolve o voluntariado desde 1993

 

O trabalho voluntário na Agrale é desenvolvido desde 1993, quando grupos de profissionais reuniam-se para comprar e entregar cestas básicas para famílias carentes do município. Em 2004, a empresa passou a valorizar ainda mais a ideia de auxílio social realizada por seus profissionais e criou o Programa Agrale de Ação Social (PAAS), que tem como objetivos reforçar a valorização das ações de responsabilidade social promovidas pela empresa, incentivar o trabalho voluntário, colaborar para o desenvolvimento da cidadania e ajudar na construção de uma sociedade melhor para todos.

 

Sendo assim, a Agrale começou a desenvolver ações em diversos bairros do município e passou a apoiar financeiramente algumas instituições sociais. Desde 2005, a Agrale desenvolve a Ação Social Agrale em comunidades carentes do município e região.

 

Em 2012, em comemoração aos 50 anos da Agrale, a Ação Social foi realizada na Praça Dante Alighieri, que teve por finalidade disseminar o conceito de responsabilidade social da empresa. Através de uma rede de solidariedade foram oferecidos serviços gratuitos na área da saúde, educação e lazer, facilitando a todo cidadão o acesso a serviços que desenvolvam e estimulem a melhoria de sua qualidade de vida.

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

___________________________________________________________________________________________________

 

AGRALE LANÇA NA LAAD 2013 NOVO UTILITÁRIO MARRUÁ PARA APLICAÇÕES MILITARES

Empresa expõe cinco viaturas, com destaque para novo Marruá AM 41 - 2½ t 4x4

 

Caxias do Sul(RS), 8 de abril de 2013 -  A Agrale lança na LAAD 2013 (Latin America Aerospace & Defence) a viatura Marruá AM 41 – VTNE 2 ½ toneladas 4X4.  No evento, que acontece de 9 a 12 de abril, nos pavilhões do Riocentro, no Rio de Janeiro, a empresa expõe cinco modelos da sua família de viaturas desenvolvida especialmente para aplicações militares, nas versões de reconhecimento, transporte e para Forças de Segurança.  

A nova viatura Agrale Marruá AM 41 surge para atender às necessidades das Forças Armadas no transporte de equipamento, carga e pessoal em qualquer terreno - 5.000 kg (carga + reboque). Entre as características da nova viatura estão o amplo curso de suspensão, o espaço interno da cabine, o propulsor MWM de 165 cv e a caixa de transferência de dupla velocidade com acionamento no painel. 

 

Outros destaques da Agrale são a viatura militar Agrale Marruá AM 31 - VTNE 1½ t 4X4; a viatura AM 21 VTNE ¾ t 4x4; o VTL Rec, unidade de reconhecimento; e o utilitário Marruá AM 200 cabine dupla versão polícia. Outros veículos da linha Agrale Marruá estarão expostos nos estandes da Marinha do Brasil - AM 11 TNE 4x4 AML e no da OTT Blindados - AM 200 Blindado.  

 

A família de viaturas Agrale Marruá foi especialmente projetada para atender as necessidades das Forças Armadas, fabricados de acordo com suas rigorosas especificações. Os veículos podem ser equipados com diversos aparelhos, para utilização em diferentes tipos de operações e serviços, garantindo missões bem sucedidas, a forças militares de diversos países, além do Brasil.

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

___________________________________________________________________________________________________

 

AGRALE COMEMORA PRODUÇÃO DE 80 MIL TRATORES

Fabricante tem mais de 50 anos de pioneirismo e tradição no setor agrícola brasileiro

 

Caxias do Sul(RS), 4 de abril de 2013 - A Agrale comemora a marca de 80 mil tratores produzidos. Com mais de 50 anos, a fabricante iniciou suas atividades em 1962, na fabricação de microtratores de duas rodas.

De acordo com Hugo Zattera, diretor-presidente da Agrale, o volume de tratores fabricados ao longo de sua história demonstra a presença e força da empresa no mercado brasileiro e internacional. “Superar 80 mil tratores é uma importante conquista, cuja história está ligada à evolução da agricultura brasileira, sobretudo com foco nos pequenos e médios agricultores”, destaca o executivo.

 

A Agrale foi pioneira no desenvolvimento de tratores de baixa potência, de duas e quatro rodas, e sempre investiu muito em novos produtos e tecnologias sustentáveis que atenderam as necessidades das aplicações de seus clientes. A fabricante foi também a primeira no desenvolvimento de modelos a biodiesel, em sua linha 4000, e de tratores movidos a energias alternativas, sendo uma das únicas a oferecer ao mercado versões a GLP, para aplicação industrial e na logística.

 

Hoje, a empresa conta com três diferentes linhas – 4000, 5000 e 6000 –  que vão de 15 a 168 cv de potência para atender desde o segmento de agricultura familiar até os grandes produtores rurais. Os tratores têm como diferenciais competitivos a robustez, o menor custo operacional e a versatilidade.

 

A unidade de número 80 mil é um trator Agrale BX 6180, o de maior potência da fabricante, com 168 cv.  “O sucesso das famílias 4000 e 5000, para o pequeno e médio produtor, e 6000, indicado para grandes áreas de cultivo,  tem colaborado muito para o crescimento de vendas da empresa que, em 2012, subiram 14,8%” ante os 7,6% do mercado geral”, ressalta o executivo.

 

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

_________________________________________________________________________________________________

 

IFSC deixará de utilizar copos descartáveis
Ação faz parte de programa de sustentabilidade
 

A partir de 22 de março, Dia Mundial da Água, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) deixará de utilizar copos descartáveis. A ação faz parte do Programa IFSC Sustentável, que visa reduzir o impacto ambiental das atividades desenvolvidas pela instituição nos recursos naturais e desenvolver a cultura da sustentabilidade.

Vinicius De Lucca Filho, assessor especial de eventos do IFSC e coordenador do programa, conta que todos os alunos e servidores receberam canecas para substituir os copos descartáveis. “As canecas podem ser reutilizadas. Elas foram produzidas com fibra de coco, material biodegradável e com maior durabilidade do que o plástico comum”, ressalta.

Além de deixar de utilizar copos descartáveis, o programa é composto por várias outras ações institucionais, divididas em quatro eixos: Água (uso consciente, captação da água da chuva, detecção de vazamentos); Fogo (economia de energia, lâmpadas inteligentes, uso da luminosidade solar); Terra (separação, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos, implantação do conceito de “Lixo Zero”) e Ar (ações focadas nas compras sustentáveis e no compromisso em respeitar as legislações relativas ao segmento).

Para a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, a sustentabilidade do planeta deve ser uma preocupação de todos. “Como instituição de ensino que forma cidadãos para a sociedade, temos o dever de reduzir ao máximo o impacto ambiental das nossas atividades. Sabemos que ainda temos muito a fazer e esse é só um começo. Estamos assumindo um compromisso de mudança por meio dos nossos alunos e servidores”, ressalta.

Mais do que um conjunto de ações, o Programa IFSC Sustentável busca implementar a cultura do consumo consciente na instituição, visando o uso adequado dos recursos naturais e, como consequência disso, a qualidade de vida das futuras gerações. O lançamento oficial do programa será realizado em abril, em data a ser confirmada.

 

Informação Recebida de Coordenadoria de Jornalismo IFSC

___________________________________________________________________________________________________

21 de março

 

 Prêmio Mulher Destaque 2012, em Curitiba

 

Dezesseis mulheres que se destacaram nas mais diferentes áreas de atuação foram homenageadas com a entrega do prêmio "Mulher Destaque 2012", no Teatro Fernanda Montenegro.

 

Em sua 10ª edição, a homenagem é uma realização do Shopping Novo Batel, em parceria com o Business Professional Women (BPW) e o Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial do Paraná (ACP).

Representando as premiadas, a presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Paraná (APEP) Eunice Fumagalli Martins e Scheer parabenizou os idealizadores do evento. 

Na oportunidade foi feita a entrega do título de embaixadora da BPW Curitiba para Maria Inês Borges da Silveira. "Tenho orgulho e satisfação enorme em representar a Associação das Mulheres de Negócios. Compartilho esse diploma com minha equipe de Curitiba. É muito bom ver a mulher conquistando seu espaço com seu talento e competência", afirmou.

As homenageadas no 10º Prêmio Mulher de Destaque foram as jornalistas Bebel Rtitzman, Giselle Macedo e Kátia Velo; a psicóloga Angela Fleischfresser; a dermatologista Bettina Sanson; a chef de cozinha Eva dos Santos; a hematologista pediátrica Flora Mitie Watanabe; a artista plástica Lélia Brown; a empresária do setor hoteleiro Laila Vezzozo; a desembargadora Luislinda Valois Santos; a empresária Vania Cocchieri; a vice-coordenadora do Conselho da Mulher Executiva da ACP Léa Miró Rebello; a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão; a presidente do TRT 9ª Região, a professora Neiva Chevônica; a vice-consul da Grécia Maria Lambros Comninos.

 

Publicada a partir de material informativo recebido de NCA Comunicação

___________________________________________________________________________________________________

20 de março

MVC DESENVOLVE NOVO CONCEITO DE FABRICAÇÃO DE CARROCERIAS AUTOMOTIVAS

Processo proporciona redução de peso entre 30 e 40% e do custo total em até 15%

 

São José dos Pinhais(PR), 20 de março de 2013 - A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente às Empresas Artecola e  Marcopolo, apresenta um novo conceito de fabricação de carrocerias automotivas. Batizado de Projeto Sofia, o produto utiliza vários materiais revolucionários e processos combinados, que proporcionam redução de peso entre 30 e 40%, comparado com o sistema tradicional de fabricação de carrocerias de veículos.

 

O novo conceito, apresentado este mês no Simpósio Mundial de RTM e Infusão, realizado na cidade de Saint-Avold, na França, tem como foco os segmentos automotivo e ferroviário para a fabricação de carrocerias de ônibus, automóveis, vagões de trens, vans, caminhões frigoríficos, trailers e furgões. Inovador, totalmente sustentável e desenvolvido 100% em plástico de engenharia, o produto final é um kit que pode ser montado em poucas horas e sem grandes investimentos em ferramental e meios de produção.

 

Segundo Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, a empresa é conhecida pelas constantes quebras de paradigmas. “Nesta inovadora tecnologia serão aplicados vários materiais revolucionários e processos combinados com destaque para os novos RTM-T e RTM-TS, que são utilizados nos principais componentes estruturais da carroceria. Os ganhos mais significativos do projeto são a diminuição do consumo de combustível em razão da redução de peso entre 30 e 40%, comparado com o sistema tradicional de fabricação de carrocerias; a redução de custo total em até 15%; desempenho superior (mecânico, qualidade acabamento superficial e durabilidade); simplicidade no processo, baixo investimento e materiais compósitos recicláveis e diferenciados”, explica o executivo.

 

A MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo/transporte, energia eólica e de construção civil. Possui operações em São José dos Pinhais (PR), Caxias do Sul (RS), Camaçari (BA), Maceió (AL), Catalão (GO) e Sete Lagoas (MG). Em 2012, registrou crescimento de 26% e atingiu faturamento líquido de R$ 152 milhões. Para este ano, a perspectiva é crescer 58 % e superar os R$ 240 milhões.

 

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

_________________________________________________________________________________________________

 

 
08 de março
 
AGRALE LANÇA PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
 

Objetivo é preparar a pessoa com deficiência para o mercado de trabalho

 

Caxias do Sul(RS), 8 de março de 2013 -  A Agrale lança Programa de Inclusão Social - Agregar e investe na qualificação profissional das pessoas com deficiência para que possam ser incluídas no mercado de trabalho. O projeto contribuirá para a inserção destes profissionais, tendo como foco central o desenvolvimento e o suporte para a superação de limites e obstáculos no decorrer da vida social e produtiva.

 

Para Paulo Ricardo dos Santos, gerente de Recursos Humanos da Agrale, a companhia acredita que o processo de inclusão social, diversidade, promoção e valorização humana, está baseado na construção de um modelo de gestão, onde o foco principal é o compromisso ético e transparente nas ações realizadas.  “Acreditamos que este novo cenário do mercado de trabalho vem como um desafio para a organização e, em contrapartida, é uma forma de construir um compromisso pautado na redução das desigualdades sociais, na produtividade de forma sustentável e na valorização do profissional através do desenvolvimento de suas potencialidades” esclarece o executivo.

 

Para receber a primeira turma de Aprendizagem do Programa Agregar, a Agrale preparou o Centro de Formação Profissional Francisco Stedile, montado dentro das suas dependências.  O curso de Auxiliar de Linha de Produção Industrial será ministrado em parceria com o Senai.

 

O programa Agregar tem como premissa criar a igualdade de oportunidades de qualificação profissional e crescimento na empresa. Em vista disso, os profissionais PCDs serão inseridos no regime CLT e contarão com plano de carreira e todos os direitos trabalhistas.

 

“Queremos nos transformar em uma empresa-modelo na contratação de pessoas com deficiência. Para isso, estamos investindo na formação destes profissionais, fazendo adequações na fábrica para poder recebê-los e pensando em um plano real de carreira, pois sabemos que é isso que eles mais desejam. No final do programa, os formandos poderão ser contratados pela Agrale. Nosso real objetivo é oferecer esta inclusão efetiva. O compromisso da empresa é criar oportunidade para que o profissional com deficiência conquiste o seu primeiro emprego”, explica o executivo.

 

Todos os profissionais da Agrale irão participar do processo de adaptação dos colegas com deficiência à nova rotina.  A metodologia irá assegurar a interação das pessoas com deficiência com os demais profissionais da empresa, proporcionando uma troca de experiências a todos. “Acreditamos que viver e conviver com a diversidade no ambiente de trabalho resulta em um processo de aprendizagem e, principalmente, construção de cidadania, uma vez que contamos com profissionais que acompanham todo o processo de inclusão e interação social” finaliza Paulo Ricardo.

 

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

_________________________________________________________________________________________________

 

27 de fevereiro

 

INAUGURADA FÁBRICA DE MOTORES DA GM EM JOINVILLE

 

A produção anual de 120 mil blocos e 200 mil cabeçotes para motores 1.0 e 1.4 gera 1.500 empregos em Santa Catarina.

 

A montadora, uma das três maiores no Brasil busca atingir a meta de economia de combustível de 12% até 2014, reduzindo os atuais índices de consumo e consequentemente de poluição ambiental através da menor emissão.

 

GARUVA TERÁ FÁBRICA DE TRATORES

 

A sul coreana LS Mtron vai ter unidade localizada em Garuva, no Norte catarinense em terreno de 85 mil m2 para a produção de 5 mil tratores por ano. Líder no mercado coreano, a empresa tem fábrica também na China.

Maquete da unidade brasileira, em Santa Catarina
 

 A área construída na fase inicial deverá ser de 38 mil m2 num investimento de R$ 30 milhões. A pedra fundamental foi lançada. A obra deverá estar concluída até julho de 2013. A LS Mtron vai empregar 150 trabalhadores. 

                                                                                                                                                                                              Luciano Dellarole

_________________________________________________________________________________________________

 

23 de fevereiro

PARABÉNS E PASSEIO COMEMORAM OS 10 ANOS DA CONCESSIONÁRIA TRILHA SC

 

A concessionária Troller para Santa Catarina, com sede em São José, comemorou seus 10 anos reunindo amigos e clientes para um café da manhã no seu show room, seguido de passeio por estradas de chão na região, indo de São Pedro de Alcantara a Angelina e a Rancho Queimado, onde o grupo almoça, retornando a Floripa pela BR 282.

O grupo cantou "Parabéns" para a casa Troller em Santa Catarina

Oscar Schmidt, titular da Trilha SC(camiseta azul Troller) fez o "briefing"

Texto e fotos Luciano Dellarole

_________________________________________________________________________________________________

21 de fevereiro

Cervejomaníacos estreia amanhã no litoral gaúcho

 

Premiére com 12 microcervejarias e mais de 60 rótulos de cervejas especiais harmonizadas com comidas de boteco é atração nesta sexta e sábado em Capão da Canoa

 

A montagem para o Cervejomaníacos está em ritmo acelerado. A Sociedade Amigos de Capão da Canoa (SACC), no centro de Capão da Canoa (litoral gaúcho), está em transformação para receber a Mostra Brasileira de Cervejas Especiais e Comidas de Boteco, que acontece nesta sexta-feira, 22, e no sábado, 23. Cervejomaníacos de diversas regiões do Brasil já confirmaram presença no evento. A mostra deverá percorrer o Estado já neste ano, levando a cultura da cerveja para diferentes regiões como a Serra Gaúcha e a Grande Porto Alegre.

 

Devassa, DaDoBier, Abadessa, Coruja, Babel, Barley, Caverna dos Ogros, Hunsrück, HBier, Ralf Beer, Baden-Baden e Eisenbahn são as marcas presentes nesta primeira edição, além de cervejeiros ligados a Associação de Cervejeiros Artesanais do Rio Grande do Sul (Acerva). Serão mais de 60 rótulos de cervejas especiais. Os apreciadores da bebida terão a oportunidade de degustar cervejas do tipo Blond Ale, American Amber Ale, American Pale Ale, India Pale Ale, Black India Pale Ale, Witbier, Weizen, Kölsch Ale, Premium Bitter Ale, Pilsen, Witbier Pimenta, American ESB,  Double American Pale Ale, Belgian Golden Strong Ale, entre outras.

 

Diferencial gastronômico

Cada participante recebe um copo personalizado de 200 ml para degustação de todas as variedades de cervejas expostas. Para acompanhar, haverá a oferta de combos de alimentação com típicas comidas de boteco, como pastéis, croquetes, risolis, empadinhas, fritas com frango a passarinho, espetinho de xixo, chucrute com batata e salsicha bock e o famoso buraco quente, um pão cacetinho recheado com calabresa, coração, cebola, pimentão e alho salteados. Serão 5 mil litros de cerveja e 2 mil quilos de carnes e insumos básicos.

 

Além das cervejas especiais para degustação e comidas de boteco, o evento contará ainda com encontro de cervejeiros e exposição de equipamentos e insumos para fabricação da bebida, com inscrições e informações sobre cursos de elaboração de cervejas, que ocorre em março, em Porto Alegre.

 

Os ingressos estão à venda pela internet no site http://eventicket.com.br/e/43-cervejo-maniacos.html. Podem ser adquiridos também nos pontos de venda em Porto Alegre: LAGOM Brewery & Pub, Beercode (Iguatemi e Barra Sul), Bier Markt, Apolinário Bar e WE Consultoria; e na própria SACC, em Capão da Canoa. O valor do ingresso é de R$ 100 para homens e R$ 85 para mulheres.

 

Com promoção da Acerva Gaúcha e realização da ConsulFood, de Porto Alegre, e da ConceitoCom Brasil, de Bento Gonçalves, o evento surge como opção para mostrar, exclusivamente, a qualidade e variedade das cervejas especiais ao consumidor. O Cervejomaníacos passa a integrar o calendário oficial de eventos de Capão da Canoa, contanto com o apoio da Prefeitura, da Sociedade Amigos de Capão da Canoa e do Hotel Araçá, hotel oficial do evento, onde participantes da mostra têm descontos para hospedagem.

 

Maníacos por cerveja

O vencedor da promoção “Eu sou maníaco por cerveja”, será conhecido hoje, 21, à noite. O resultado será divulgado no blog www.cervejomaniacos.blogspot.com e no Facebook/cervejomaniacos. O autor do vídeo de no máximo 30 segundos que melhor representar a paixão pela bebida será o ganhador de um ingresso para o evento.

 

SERVIÇO

Quando: 22 e 23 de fevereiro, das 19h às 24h.

Onde: SACC, Centro de Capão da Canoa

 

Mais informações: cervejomaniacos.blogspot.com.br

Informação recebida de ConceitoComBrasil

_________________________________________________________________________________________________________________________

19 de fevereiro

CONCESSIONÁRIA TRILHA SC COMEMORA 10 ANOS

 

A concessionária Troller para Santa Catarina, com sede em São José, completa 10 anos e comemora com um café da manhã para amigos e clientes no dia 23. Quem se animar poderá participar de um passeio na região, aproveitando as características do 4x4.

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

13 de fevereiro

GRENDENE UTILIZA O MÓDULO MULTIUSO OBOX COMO LOJA ITINERANTE DAS MARCAS IPANEMA E MELISSA

Espaços personalizados mostram as novidades das coleções de verão

 

São José dos Pinhais (PR), 13 de fevereiro de 2013 - A Grendene, uma das principais empresas do setor de calçados no mundo, escolheu o Módulo Multiuso de Instalação Comercial, OBOX | Portable Store, desenvolvido pela MVC e pela OBOX, para montar suas lojas itinerantes e divulgar os lançamentos das coleções de verão das marcas de sandálias Ipanema e Melissa. Em Búzios, RJ, na Rua das Pedras, está instalada a loja da Ipanema. Já a Melissa Summer Spot está localizada na Avenida Paraguaçu, na Praia Atlântida, em Xangri-lá, no Rio Grande do Sul.

 

O módulo se destaca por ser uma loja portátil que pode ser instalada em qualquer lugar, necessitando apenas de uma superfície plana e um ponto de energia. Destinado a diversas aplicações (quiosques, lojas, lanchonetes e showrooms itinerantes, entre outros), o OBOX tem como benefícios a praticidade, o design moderno e inovador e a facilidade de transporte.

 

O produto foi desenvolvido com dimensões que permitem o fácil transporte, instalação e utilização. Também tem layout flexível, que facilita a customização do OBOX de acordo com a necessidade do cliente, além de aplicação de marca e identidade visual.

 

Projetado e produzido pela OBOX, empresa de engenharia, e MVC, líder nacional de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente às Empresas Artecola e à Marcopolo, o Módulo Multiuso Portable Store conquistou os profissionais do mercado de construção e decoração pelas vantagens e benefícios que proporciona. O produto é uma solução inovadora, pois utiliza a tecnologia Wall System e também é ecologicamente responsável. É indicado para pontos de trabalho, venda ou atendimento e para todas as empresas que desejam expandir com rapidez e um moderno design a sua rede de atuação.

 

Composto por estrutura metálica e sanduíche de lâminas em compósitos reforçados com fibra de vidro e núcleo em EPS (Poliestireno Expandido), o Módulo Multiuso proporciona isolamento térmico e acústico, além de possuir grande resistência a impactos. Com 15m² de área, é equipado com piso antiderrapante, componentes elétricos e luminárias que podem ser personalizados pelo cliente. A fachada, composta por painéis e vidros ou somente vidros, também pode ser personalizada.

 

Informação recebida de Secco Consultoria de Comunicação

___________________________________________________________________________________________________

23 janeiro 

VINÍCOLA NOVA ALIANÇA LANÇA PEDRA FUNDAMENTAL EM FLORES DA CUNHA-RS 

Ministro do Desenvolvimento Agrário e Governador do RS estiveram no evento
que celebrou a união de cinco cooperativas

 

A Cooperativa Vinícola Nova Aliança lançou a pedra fundamental do seu projeto industrial no dia 18/01, em Flores da Cunha.
 

O evento contou com a presença do Governador do Estado Tarso Genro, do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e do Bispo de Caxias do Sul, Dom Alessandro, entre outras autoridades.
 

Os associados das cooperativas São Victor, São Pedro, Linha Jacinto, Santo Antônio e Aliança, no final de 2010, decidiram
unir-se e transformar-se em uma única estrutura, denominada Cooperativa Vinícola Nova Aliança, o objetivo é abrir novos horizontes para a agricultura familiar, tornar-se referência em seus segmentos de atuação, e ampliar resultados sociais e econômicos.
 

Segundo o presidente da cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Molle, a importância do projeto deve-se à melhoria da
condição socioeconômica dos cooperados, que será atingida através do lançamento de novos produtos.
 

Para o funcionamento da unidade, prevista para o segundo semestre deste ano, 800 famílias, distribuídas na região Nordeste do Estado serão beneficiadas diretamente. A nova planta industrial atuará com linhas de produtos voltadas especialmente
para sucos de uva.
 

Dalle Molle lembra que a Serra Gaúcha oferece um ótimo lugar para a produção da bebida. "Produzimos 90% de vinhos e sucos naturais de uva no Brasil".
 

O terreno que sediará a Nova Aliança possui oito hectares, e as obras estão em andamento desde agosto de 2012.

 

O total do investimento é de R$ 80 milhões. A Nova Aliança já terá resultados na safra de 2014, com uma previsão de 40 milhões
de quilos de uvas processadas, e 30 milhões de estoque.
 

De acordo com o presidente, o projeto tem financiamento de linhas do Pronaf, oriundas do BNDES e repassadas pelos Bancos BRDE e Banrisul.
 

O projeto Nova Aliança estabelece o desenvolvimento da agricultura familiar e do cooperativismo.
 

"A intenção é aumentar a rentabilidade do agricultor, oferecendo um valor justo à sua produção. Trata-se de um projeto econômico e social".
 

Cooperativa Nova Aliança
Na linha de produtos da Nova Aliança estão vinhos finos, espumantes, vinhos de mesa, sucos de uva orgânicos, integrais e adoçados. Atualmente, a cooperativa conta com aproximadamente 1.350 hectares de vinhedos em produção, junto aos seus associados, que resultam em 35 mil toneladas de uva, processadas em 10 unidades industriais localizadas em Flores da Cunha, Farroupilha, Pinto Bandeira, Nova Pádua e Santana do Livramento.


A Cooperativa Vinícola Nova Aliança foi formada pelas seguintes cooperativas:
Cooperativa Vinícola São Victor Ltda, localizada na cidade de Caxias do Sul-RS, na Rua Dr. Augusto Pestana, Nº 55, Bairro São Pelegrino. Foi fundada em 21/11/1929, e teve como último presidente, Dionísio Elizeu Lorandi.
Cooperativa Vinícola São Pedro Ltda, localizada na cidade de Flores da Cunha-RS, na Estrada Garibaldi, S/N. Foi fundada em 05/05/1930, e teve como último presidente, Lino João Pan.
Cooperativa Vinícola Linha Jacinto Ltda, localizada na cidade de Farroupilha-RS, na Linha Jacinto, S/N. Foi fundada em 15/02/1931, e teve como último presidente, Elmar Busetti.
Cooperativa Vinícola Santo Antônio Ltda, localizada na cidade de Flores da Cunha- RS, na Av. 25 de Julho, Nº 1080. Foi fundada em 12/07/1931, e seu último presidente foi Celso Chiarani.
Cooperativa Vitivinícola Aliança Ltda, localizada na cidade de Caxias do Sul-RS, na Rua Feijó Júnior, Nº 164. Foi fundada em 04/01/1931, e seu presidente é Alceu Dalle Molle, que preside a Cooperativa Nova Aliança.

 

Material publicado na edição de 25 de janeiro de 2013 do FANFULLA O Jornal dos italianos no Brasil desde 1893

____________________________________________________________________________________________________